Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289210 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:O que estás lendo?
« Resposta #3825 Online: 30 de Novembro de 2014, 20:44:58 »
Você faz o fichamento como? Ainda com cartões?

Sim... sou clássico. Tinha feito um modelo digital, mas quando perdi meu pen drive, decidi voltar ao modo antigo. :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3826 Online: 30 de Novembro de 2014, 23:09:58 »
Não usei cartões nem no mestrado e isso já faz uns 16 anos... :lol: Na época usava um programa para referências, que era basicamente um banco de dados. Hoje uso as citações do Kobo. Recentemente descobri que o Word parece que já tem embutido um banco de dados para fazer referências e fichamento. Mas não testei ainda.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3827 Online: 07 de Dezembro de 2014, 11:40:37 »
Richelieu - de François Bluche
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #3828 Online: 07 de Dezembro de 2014, 22:26:43 »
Boas histórias de ficção científica que vocês leram, alguma sugestão?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3829 Online: 08 de Dezembro de 2014, 08:50:55 »

Em português? Tem poucas opções.

Em inglês eu recomendo "Anathem" de Neal Stephenson. Livro longo, denso, mas tremendamente recompensador.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #3830 Online: 08 de Dezembro de 2014, 11:39:27 »

Os três primeiros livros da série Duna de Frank Herbert (Duna, O Messias de Duna e Filhos de Duna) são de arrombar.
É uma daquelas obras que te fazem olhar pro mundo de outra forma (pelo menos até as duas ou três primeiras semanas após concluir a leitura. Daí pra diante você só mantêm alguns conceitos-chave...)

Há pouco tempo comecei a ler a trilogia de A Fundação de Isaac Asimov. Muito está me agradando.
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3831 Online: 08 de Dezembro de 2014, 11:50:47 »
Toda vez que acesso este tópico a pergunta título fica gritando, "O que estás lendo?". O que eu sei é que nunca será outra coisa senão as linhas escritas postadas aqui, o que deixa margem para todo tipo de racionalização. A "da vez" é a de que estou vindo aqui confessar algum tipo de procrastinação com "leituras" que aqui nomeio, e por conseguinte,  evidenciando o "arcabouço psicológico" disso...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3832 Online: 08 de Dezembro de 2014, 12:11:39 »
Comecei "Matadouro 5" de Kurt Vonnegut.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Lou

• Nível 10
  • *
« Resposta #3833 Online: 09 de Dezembro de 2014, 01:07:31 »
1 - Qual foi sua última leitura? R: O Sofrimento do Jovem Werther, Goethe
2 - O que está lendo? R: O Anticristo, Nietzsche
3 - O que vai ler? R: Talvez a Metamorfose, de Kafka, ou os Ensaios de Montaigne que eu comecei e não terminei ainda.
Oi, eu sou a Luh!

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #3834 Online: 09 de Dezembro de 2014, 03:53:49 »
Qual foi sua última leitura?

Political Order and Political Decayde Francis Fukuyama, continuação do livro Origens da Ordem Política. Uma apresentação bastante "padrão" de ciência política, e virtuosa justamente por isso.

O que está lendo?

Tyranny of Guilt de Pascal Bruckner. Eu normalmente não tenho um grande interesse em filósofos continentais e menos ainda naqueles que se focam em psicologizar a história de ideias, mas como duas pessoas na qual confio no gosto literário me recomendaram (e uma promoção na Amazon), decidi arriscar. Até o momento, sinto que estou lendo um dos autores mais tediosos que li na vida, com um gosto estranho por argumentos paradoxais. Não tenho esperanças e nem vejo motivos para terminar sua leitura.

O que vai ler?

Dependendo do tempo livre que terei. Caso tenha o que espero, quero me arriscar em On Politics do Alan Ryan, e assim eu termino meu plano de ler alguns grandes livros em política e religião. Caso não tenha, eu tenho um bom interesse em Beyond Human: Engineering our Future Selves já que ainda preservo um certo entusiasmo antigo por ficção científica transhumanista e hey, é um livro pequeno.  :P
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #3835 Online: 09 de Dezembro de 2014, 06:36:16 »
Acabei a trilogia Millennium de Stieg Larsson. Muito bom, para quem gosta do gênero.

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #3836 Online: 09 de Dezembro de 2014, 17:51:36 »
Terminando de ler Calculus do Spivak, me tomou o ano inteiro pra "ler" (estudar) ele, mas valeu a pena.
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3837 Online: 09 de Dezembro de 2014, 21:38:23 »

Nomeando os clássicos que fizeram a minha cabeça :

O fim da infância e Cita com Rama de Arthur Clarke
O fazedor de estrelas de Olaf Stapleton
Music blood de Greg Bear (não conheço tradução em português mas sim em espanhol)
Tiger, Tiger! e O Homem Demolido de Alfred Bester
Ciberíada, Solaris, A voz do Mestre de Stanislaw Lem
Fahrenheit 451, As douradas maças do sol, O Homem Ilustrado de Ray Bradbury
Eu robô de Isaac Asimov
Os clâs da lua de Alfa, O homem do castelo alto de Philip K Dick

Você me fez lembrar de uma novela que comecei a ler que se chama 'O jogo do rato e o dragão'
Contos :
Aqui jaz o wub de Philip K Dick
Varios de Harry Harrison e Ray Bradbury, você acha em sebo muita coisa
Bom procurar sebos de quando havia revistas de ciência ficção

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3838 Online: 10 de Dezembro de 2014, 13:24:23 »
Estou lendo Budismo sem crenças, do Stephen Batchelor.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3839 Online: 11 de Dezembro de 2014, 09:16:26 »
Comecei a ler ontem o relatório da Comissão Nacional da Verdade. Olhei por alto o volume I do tomo II (O tomo III são só fichas dos mortos "desaparecidos".

O mais interessante é que eles botaram no papel o que todo mundo já sabia e a esquerda (Juca) fazia o possível para negar. O número de militares punidos pela ditadura é muito considerável, assim que eu tiver terminado de ler, vou ver a proporção entre militares e civis desaparecidos.

Nos livros do Gaspari, ele considera um "turning point" o momento em que as FFAA começaram a expulsar em massa militares (ele contou por alto, 1000) e proibirem eles de conseguirem colocação no trabalho formal. Com isso, eles foram empurrados para as organizações de esquerda que não tinham treinamento (o pouco que tinham era de 10, 20 membros treinados por Cuba/China) e passaram a oferecer esse know-how de combate.

Com os números da CNV, os números passam de 4000 militares punidos. Vamos ver quantos morreram pela "causa" enquanto os esquerdinhas caviar se mantinham a distância, em Paris.

O download do relatório integral está em: http://www.cnv.gov.br/option=com_content&view=article&id=571
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3840 Online: 11 de Dezembro de 2014, 09:36:27 »
Em tempo, alguém que ainda compre livros (não digitais) lá fora, sabe se está havendo algum stress na alfândega? Comprei alguns, um está vindo via DHL, o outro por uma tal de i-parcel e o outro via USPS.

Eu paguei mais caro pra ter um rastreamento mais eficiente e ver se os Correios não afanam dessa vez.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #3841 Online: 12 de Dezembro de 2014, 03:58:08 »
Estou lendo Budismo sem crenças, do Stephen Batchelor.

É um bom livro, embora eu tenha uma certa alergia ao budismo higienizado e sem elementos sobrenaturais importantes para quase todo tipo de budista tradicional que o Batchelor defende. Caso tenha gostado, creio que vá se interessar pelo Bodhisattva’s Brain do Owen Flanagan.

Em tempo, alguém que ainda compre livros (não digitais) lá fora, sabe se está havendo algum stress na alfândega?

As três últimas encomendas que fiz na Amazon, exclusivamente de livros, não tiveram problema algum ao passarem pela Alfândega, e foram todas feitas esse ano.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3842 Online: 12 de Dezembro de 2014, 11:57:56 »
Estou gostando sim El Elyon. Obrigado pela recomendação!

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3843 Online: 12 de Dezembro de 2014, 12:22:58 »

Existem vários livros do Asimov já lançados e alguns estão sendo relançados.  Existem também vários do Arthur C Clarke, inclusive os de Rama e 2001 e sequências. Tem também Solaris de  Stanislaw Lem e Um Cântico para Leibowitz de Walter M Miller

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3844 Online: 12 de Dezembro de 2014, 12:43:57 »
Para ficção científica com foco humano*, eu recomendaria livros do Kurt Vonnegut, em especial Matadouro 5 e Café da Manhã/Almoço dos Campeões.

* Quero dizer... ah, sei lá.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3845 Online: 12 de Dezembro de 2014, 20:06:41 »
Tem também os de Michael Chrichton: Esfera, Parque dos Dinossauros, Congo.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3846 Online: 17 de Dezembro de 2014, 19:24:03 »
Servidão Humana - Somerset Maugham... uma velha edição de 1959
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3847 Online: 17 de Dezembro de 2014, 19:43:24 »
Comando Vermelho - A História Secreta do Crime Organizado.

É interessante como muitos não conseguem entender que explicar como algo funciona não é o mesmo que defender.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3848 Online: 17 de Dezembro de 2014, 20:13:39 »
Li Matadouro 5: Cheio de ambiguidades, lembra O Vingador do Futuro, A Origem e Ilha do Medo

Lendo Súplicas Atendidas de Truman Capote.

Vou ler... não sei.Talvez Cosmos.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3849 Online: 17 de Dezembro de 2014, 20:22:06 »
Eu não sei o final de Matadouro 5, porque estava lendo no kindle e, em uma faxina coloquei-o na janela, de onde o Caos (i.e., um gato) derrubou, quebrando a tela. Mas até onde li, estava adorando. Pensei que, para tratar do tema que trata - o bombardeamento de Dresden - o fato do protagonista ficar "despreso do tempo" (unstuck in time) permite ver o tema em mais de uma dimensão, o que seria impossível numa narrativa linear - só restaria o horror.

Tem um filme, também.

Um dia compro o livro ou um novo kindle. :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!