A sim, aproveitando a deixa, e o que caracteriza uma opressão? Os mulçumanos na frança provavelmente se sentem oprimidos, ja que não podem mutilar os clitoris das garotas, não podem matar hereges, não podem forçar as mulheres a usar a burca, tem que respeitar as outras crenças (não que todos sejam intolerantes, mas considerando o estereotipo para o exemplo), acha certo eles começaram uma pequena guerra para impor seus costumes a frança?
Como assim??? Se sentir um 'oprimido' por não poder 'oprimir'? Para mim, os conceitos de opressão, igualdade e de direitos humanos podem ser relativos, mas não nesses casos, indesculpáveis, ainda que sejam tradição ou costume.
E quem define isso? Você? Eu? Eles? A biblia? O corão? Zeus? Odin? A civilização judaico-cristã-ocidental? Por que o seu esta certo e o deles esta errado?
E sharon, militancia pacífica só funciona se realmente afetar o opressor em grande escala. Tem que ter pressão internacional, ou tem que ser realmente em massa a militancia pacifica (o que não vai acontecer nem aqui nem na china), e os miltantes tem que estar dispostos a militar com um tanque vindo pra cima, e não voltar a trabalhar na primeira guerra.
ok! acho que escrevi rápido demais. Sobre partir do próprio oprimido, não sobre o pacifismo. Bloqueio econômico é militância pacífica. Orientação, educação, discussão são atitudes pacíficas. Apoio à liberdade de expressão pode ser pacífico.
Deixando os exemplos radicais de lado. Desigualdade social pode ser entendida como "opressão econômica"? É motivo para guerra? Viver na favela? Não ter dinheiro para dar comida aos filhos?
Bloqueio economico: Se o país não depender de produtos não produzidos localmente (o que se viver uma vida sem luxo algum e tecnologia bem baixa, é possivel, se tiver o setor industrial pronto para isso, e não depender de importações de artigos essenciais basicos, como alimentos ou matéria prima.), ele sobrevive. Não chamando Cuba de ditadura completa (que apesar de não gostar de la, não acho que seja tão ruim como uma URSS), estados unidos estão com bloqueio econimico contra eles ja a um BOM tempo, e eles ainda tão la, vivos e fortes.
Orientação, educação e discussão:
Orientação Soviética: Camarada, abaixo os porcos burgueses capitalistas, viva a ditadura do proletarieado.
Educação: Mesma coisa só que durante toda a infancia e adolescencia.
Discussão: Pessoa generica 1: Viva a ditadura do proletarieado
Pessoa generica 2: Abaixo os porcos capitalistas
Pessoa generica 3: Bem... Não querendo parecer capitalista, mas não acho que seja tão ruim assim o mundo deles.
Pessoa generica 1 e 2: Traidor. Iremos te denunciar para a policia secreta
Pessoa generica 3 é levado para a siberia.
Apoio a liberdade de expressão: Que liberdade de expressão? Vai apoia-la como? Boca a boca? Primeiro membro leal do país que denunciar para a policia secreta, quebra a organização toda.
A sim, antes que pareça que estou anti-comunista fanatico. To dando exemplo da URSS pois é onde me lembro de ter um governo totalitarista e fechado. Pode acontecer tambem num mundo capitalista (exemplo humoristico: Leia o livro de rpg Paranóia), assim como num mundo mais central (leia 1984)