Autor Tópico: A guerra pode ser justificável em algum caso?  (Lida 16087 vezes)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
Re: A guerra pode ser justificável em algum caso?
« Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2006, 15:51:17 »
   O ideal é comprar os recursos qual você necessita. O Japão está importando comida pois os recursos não são suficientes. porem eles não invadiram o Brasil para pegar recursos. A guerra é uma grande hipocrisia que os lideres de nações,fazem por puro comodismo de inves de comprar, é melhor tirar do mais fraco que tem.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Rhyan

• Visitante
« Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2006, 18:25:53 »
   O ideal é comprar os recursos qual você necessita. O Japão está importando comida pois os recursos não são suficientes. porem eles não invadiram o Brasil para pegar recursos. A guerra é uma grande hipocrisia que os lideres de nações,fazem por puro comodismo de inves de comprar, é melhor tirar do mais fraco que tem.

Não é hipocrisia atacar quando vc se sente ameaçado.

[]'s

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #27 Online: 09 de Maio de 2006, 20:03:28 »

Não invadiriam por terem outras fontes para adquirir tais recursos.

Mas se não houvesse escolha e se a população japonesa estivesse passando fome com certeza eles invadiriam aqui. (Obviamente desconsiderando as outras possibilidades econômicas e diplomáticas para se adquirir tais recursos).
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #28 Online: 09 de Maio de 2006, 20:41:15 »
Compreendo Washington,

mas é uma questão de ponto de vista.

Os Estados Unidos, por exemplo, emergiram da II Guerra Mundial como uma potência imperialista.

A Europa, por sua vez, ficou semi-destruída e a rivalidade entre muitos países permanece até hoje.
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Maio de 2006, 20:54:12 »
ah, de novo isso de 'os eua invadiram pelo petróleo'?

A Europa, por sua vez, ficou semi-destruída e a rivalidade entre muitos países permanece até hoje.
se você fala do anti-americanismo, este é bem anterior à segunda guerra. agora, rivalidade dentro da europa ocidental... nunca houve tanta paz por lá...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 10 de Maio de 2006, 10:36:12 »

Nw se pode esquecer que o Japão ja invadiu a Coréia 2 vezes e invadiu a China tb.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Maio de 2006, 17:13:33 »

qual é a hipocrisia em pilhar?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
Bloco contra EUA
« Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2006, 19:22:40 »
É uma pseudo-paz, na minha opinião.

Pois os países europeus estão unidos na UE para combater o poder norte-americano. para bem ou para mal.
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Maio de 2006, 14:51:58 »
Nem nenhum meio justifica a gerra, nem por defesa. pois o diálogo e os acordos são a melhor saída.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 20 de Maio de 2006, 14:57:25 »
Nem nenhum meio justifica a gerra, nem por defesa. pois o diálogo e os acordos são a melhor saída.

Se fosse só na conversa e acordos com o Nazismo hoje nw haveria mais judeus no mundo......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Maio de 2006, 15:12:41 »

Se fosse só na conversa e acordos com o Nazismo hoje nw haveria mais judeus no mundo......

Concordo.

Se não houvesse guerra os nazistas iriam continuar com a Solução Final até não restar mais nem um judeu na Europa.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #36 Online: 20 de Maio de 2006, 15:25:33 »
Olhem: Sou o rei X que domina o território 1, voce é o rei Y que domina o território 2, meus recursos acabaram, voce só aceita dar recursos ao meu povo se meu povo virar seu escravo.

Voces deixariam seu povo virar escravo da outra nação ou partiriam para um conflito pelo território 2?

Resumindo parece ser uma questão de sobrevivência então (obviamente após tentativas diplomáticas de resolver o problema) paulada nos caras do território 2!
mUKA

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Maio de 2006, 15:50:17 »
Se houvesse dialogos a gerra não aconteceria.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Maio de 2006, 16:45:08 »
Sim, o não teria tido guerra, e os judeus seriam expecie em extinção, sobrevivendo apenas em regiões isoladas.
"The patient refused an autopsy."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Maio de 2006, 22:55:45 »

Há situações em que o diálogo é ineficaz.

Pode pegar como exemplo a Segunda Guerra.

Chamberlain e Daladier tentaram impedir que Hitler invadisse a Polônia, eles se reuniram com ele diversas vezes mas de nada adiantaram essas reuniões.

Pouco tempo após elas os Panzers da Werchmatch estava invadindo e dominando a Polônia.

Há casos em que a guerra é iminente.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #40 Online: 21 de Maio de 2006, 02:18:51 »

Chamberlain e Daladier tentaram impedir que Hitler invadisse a Polônia, eles se reuniram com ele diversas vezes mas de nada adiantaram essas reuniões.

Pouco tempo após elas os Panzers da Werchmatch estava invadindo e dominando a Polônia.

Sou obrigado a concordar com o Nightstalker, tentativas diplomáticas de se evitar a guerra devem sempre ser utilizadas mas nem sempre diálogos resolvem situações, nem sempre uma das partes dará atenção às palavras da outra parte, um dos lados pode realmente necessitar entrar em guerra por questão de sobrevivência (onde no meu pensar é a única causa justificável, exemplo da situação hipotética que o Nightstalker propôs no início) ou por algum outro motivo que o atacante julgue ser justificável mas não é pois não é uma questão existencial.
mUKA

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 21 de Maio de 2006, 02:21:00 »

Vc esta sendo utópica...O mundo nw é tão simples assim, nw depende só de boa vontade....

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Maio de 2006, 03:39:53 »

[]'s

Mas claro que é.
Quer dizer que se o sujeito é um cagão de marca maior isto é pretexto para atacar?

Sentir-se ameaçado é muito subjetivo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Maio de 2006, 03:44:14 »

Como assim, nem por defesa?
Quer dizer que se invadissem o Brasil você não iria resistir? Não acharia valida a tentativa de repilir a ação? Você consegue dialogar e fazer acordos com um pé sobre o seu pescoço ou uma arma apontada para sua cabeça?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Maio de 2006, 03:47:42 »

Um detalhe importantíssimo... Hitler ja estava determinado a fazer a guerra, muito antes de tais tratativas... então nada mais normal admitir que pouca (ou nenhuma, como queiram) diferença faria estas negociações. Já era algo premeditado.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 21 de Maio de 2006, 04:26:01 »

[]'s

Mas claro que é.
Quer dizer que se o sujeito é um cagão de marca maior isto é pretexto para atacar?

Sentir-se ameaçado é muito subjetivo.

Se vc olha pela janela da sua casa e ve um sujeito com uma faca na mão tentando arrombar sua porta e vc tem uma arma, nw é legitimo atacar antes?Ou vc esperaria ele lhe dar uma facada?

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #46 Online: 21 de Maio de 2006, 13:20:07 »
E o significa ganhar? Ganhar objetos e territórios é mais importante do que preservar a vida humana e investir na produção criativa? Para que "roubar" o que já existe se podemos criar (multiplicar tudo)?

A necessidade de um Estado defender sua fronteira com exércitos de outras pessoas é absurda. É tratar outro ser humano como uma espécie de "invasor alienígena".

Há falta de comida? Então vamos controlar a natalidade racionalmente; vamos melhor distribuir as pessoas entre as várias nações do mundo; vamos investir mais na produção de alimentos; vamos conquistar planetas ainda maiores; etc. Não sei porque a guerra seria a única solução.

Só vejo perdas em uma guerra: médicos, cientistas, militares, crianças, sábios, geógrafos, jornalistas, químicos, físicos, etc. Não vejo propósito em destruir o meio de criação para ficar apenas com os objetos criados.
Exemplo: Adoro: a música de fulano, o game de fulano, a pintura de fulano, o livro de fulano, o filme de fulano, amigo fulano, o pensamento de fulano, o beijo de fulana  B-). Enfim, toda minha vida está cercada de pessoas.

Guerra? Só para engrandecer a humanidade "dominando o conhecimento" e contra a "irracionalidade". A humanidade pode ser "desumana", porém nada impede que seja diferente; você escolhe: sou um universo isolado de tudo ou estou englobado na humanidade?

Saindo da "utopia" e Voltando "a realidade". :)
Se a irracionalidade é a ordem máxima imperante, as regras do jogo da vida mudam e algumas guerras serão inevitáveis. Tenho certeza que em muitas guerras soldados se mataram para comer um rato imundo.
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 21 de Maio de 2006, 14:14:09 »
Se vc olha pela janela da sua casa e ve um sujeito com uma faca na mão tentando arrombar sua porta e vc tem uma arma, nw é legitimo atacar antes?Ou vc esperaria ele lhe dar uma facada?

O sujeito pode ter uma laranja na outra mão e eu ser um bunda-mole que me cago com qualquer coisa.  :wink:
Em minha bunda-molice eu somente consigo visualizar a faca.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Maio de 2006, 02:57:05 »
Ou o que tambem pode acontecer.. o sujeito tambem é outro encagaçado e ficou com medo da minha cara de louco que faço quando estou na janela a lhe observar. Temendo pela sua segurança, pois dentro do seu medo eu poderia pular da janela e tantar agredi-lo, resolveu se prevenir portando uma faca.

Então, dentro do nosso temor recíproco, nos armamos para repelir uma suposta ameaça... dai para um grande engano acontecer, não precisa muita coisa... logo a m...rda esta feita.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 22 de Maio de 2006, 08:02:17 »
Josilene, diálogo é ótimo e a melhor solução.

Diálogo também é a mais sofisticada solução, a que mais exige condições favoráveis.  Na prática, por mais triste que seja admitir, há realidades econômicas e sociológicas que frequentemente tornam impossível recorrer a essa solução.  Infelizmente tem coisas que só se aprende dando de cara com a parede.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!