E o significa ganhar? Ganhar objetos e territórios é mais importante do que preservar a vida humana e investir na produção criativa? Para que "roubar" o que já existe se podemos criar (multiplicar tudo)?
A necessidade de um Estado defender sua fronteira com exércitos de outras pessoas é absurda. É tratar outro ser humano como uma espécie de "invasor alienígena".
Há falta de comida? Então vamos controlar a natalidade racionalmente; vamos melhor distribuir as pessoas entre as várias nações do mundo; vamos investir mais na produção de alimentos; vamos conquistar planetas ainda maiores; etc. Não sei porque a guerra seria a única solução.
Só vejo perdas em uma guerra: médicos, cientistas, militares, crianças, sábios, geógrafos, jornalistas, químicos, físicos, etc. Não vejo propósito em destruir o meio de criação para ficar apenas com os objetos criados.
Exemplo: Adoro: a música de fulano, o game de fulano, a pintura de fulano, o livro de fulano, o filme de fulano, amigo fulano, o pensamento de fulano, o beijo de fulana

. Enfim, toda minha vida está cercada de pessoas.
Guerra? Só para engrandecer a humanidade "dominando o conhecimento" e contra a "irracionalidade". A humanidade pode ser "desumana", porém nada impede que seja diferente; você escolhe: sou um universo isolado de tudo ou estou englobado na humanidade?
Saindo da "utopia" e Voltando "a realidade".

Se a irracionalidade é a ordem máxima imperante, as regras do jogo da vida mudam e algumas guerras serão inevitáveis. Tenho certeza que em muitas guerras soldados se mataram para comer um rato imundo.