Autor Tópico: A guerra pode ser justificável em algum caso?  (Lida 16092 vezes)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
Re: A guerra pode ser justificável em algum caso?
« Resposta #150 Online: 05 de Julho de 2006, 13:41:02 »
conselho: manda esse livro para a fogueira....

Antes de sair queimando livros, teriamos que ver se a Josilene fez na verdade um resumo que acabou comprometendo algumas partes.

Por exemplo:
- o 'motivo qualquer' na verdade se origina na 2da Guerra Mundial
- houve de fato a 'invenção' de um estado num território muçulmano, controlado após a guerra por ingleses

...e por aí vai...

...é que queimar livros me dá arrepio :|
Eu disse o que estava escrito.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #151 Online: 06 de Julho de 2006, 10:53:52 »
E até agora nw passou o nome do autor e da editora..... Nem ao menos o nome do livro....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #152 Online: 08 de Julho de 2006, 11:16:05 »
Ops......, é verdade, eu esqueci!
O nome do livro eu já disse é do Anglo Singular de historia, se não me engano é o 1ºlivro sobre historia antiga. O nome do autor fico te devendo......
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 11 de Julho de 2006, 17:37:07 »
2-Os hábitos humanos são muito poucos influenciados por fatores de ordem biológica.Quase todas as nossas características são melhores explicadas pelas ciências sociais do que pelas biológicas.

Aí não, né?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 11 de Julho de 2006, 17:39:25 »
por que nao prestou?
Porque o simples fato de entrar em São Paulo já me dá dor de cabeça; um dia lá, me dá náuseas... Fui me inscrever, fiquei dois dias lá e quase não agüentei...

Sempre que vou pra São Paulo preciso de uma semana para me recuperar... Foda...

Preferi prestar vestibular para a faculdade aqui da minha cidade mesmo e a provinha para bolsa... Como ganhei bolsa integral, achei melhor ficar por aqui mesmo (embora ainda queira fazer uma pós eum mestrado, pelo menos, na USP).

ah, com são paulo se acostuma. aliás, a são paulo em que estou vivendo é bem diferente da que eu conhecia antes de vir pra cá...

Como é a São Paulo em que está vivendo e como era a que conhecia, Bruno?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 11 de Julho de 2006, 17:58:18 »
por que nao prestou?
Porque o simples fato de entrar em São Paulo já me dá dor de cabeça; um dia lá, me dá náuseas... Fui me inscrever, fiquei dois dias lá e quase não agüentei...

Sempre que vou pra São Paulo preciso de uma semana para me recuperar... Foda...

Preferi prestar vestibular para a faculdade aqui da minha cidade mesmo e a provinha para bolsa... Como ganhei bolsa integral, achei melhor ficar por aqui mesmo (embora ainda queira fazer uma pós eum mestrado, pelo menos, na USP).

ah, com são paulo se acostuma. aliás, a são paulo em que estou vivendo é bem diferente da que eu conhecia antes de vir pra cá...

Como é a São Paulo em que está vivendo e como era a que conhecia, Bruno?

não conhecia bem. são paulo pra mim era shopping, cheiro de esgoto das marginais e grandes avenidas pela janela do carro. a são paulo que conheço agora é repleta de bares e botecos, metrôs e ônibus, bons restaurantes e bife a cavalo de 5 reais, teatros e museus, repentistas no anhangabaú e pastores na sé. antes de ter vindo morar aqui, nunca tinha ido passear na avenida paulista ou comido um bauru no ponto chic, sentado nas escadas do prédio da gazeta ou tomado um chopp no bar brahma. pouco a pouco cada região vai mostrando sua cara, os jardins com suas alamedas, pizzarias e barzinhos, a vila madalena com suas ruas com nomes hippies e casas coloridas, moema com seu sossego, o centro com sua beleza decadente.
a cidade de repente não é mais aquela imensidão caótica. apesar de já ter ido parar lá no jardim lúcia por acidente, enfim sei andar por aqui.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #156 Online: 12 de Julho de 2006, 11:26:13 »
Para bruno............. deu mor saudade.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Eriol

• Visitante
« Resposta #157 Online: 30 de Julho de 2006, 13:19:28 »
[opinião]

a Guerra (neste caso conflito civil) é virtualmente necessária para a revolução social para a toma de poder do proletariado. Vide Chile em '73. O pacifismo de Allende e o fato de que não "limpou" o exército deu no que deu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #158 Online: 31 de Julho de 2006, 08:32:30 »
Deixando de lado por ora se sequer faz sentido pensar em tomada de poder pelo proletariado, acho que que convém se perguntar se não haveria alternativas mais serenas para essas mudanças sociais necessárias.

Na minha opinião há, pelo menos duas. 

A mais utópica é a conscientização social, o diálogo entre os vários segmentos da sociedade.  Quanto menos nítidas e isoladas forem as castas de uma sociedade, mais fácil é assimilar e processar as tensões sociais.

A mais realista, embora ainda trabalhosa, é a pulverização em territórios autônomos próprios.  O que, como sabem, na minha opinião é a melhor saída para o Brasil.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
« Resposta #159 Online: 08 de Novembro de 2006, 00:32:02 »
Acho que depois de esgotadas todas as soluções de diplomacia e comércio a guerra se justifica.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Eros

• Nível 09
  • *
« Resposta #160 Online: 15 de Abril de 2007, 11:37:45 »
A guerra é a solução adquirida por grupos, potencias ou nações, quando todos os medios diplomaticos foram esgotados, concordando com o senhor Led, aqui de cima. Contudo sou contra a guerra, e acho que quando acaba a diplomacia deve começar mais diplomacia, sei que é muito blá blá blá, mais como pacifista me recuso a aprovar uma guerra, seja ela pelo motivo que for.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #161 Online: 06 de Junho de 2010, 11:28:57 »
Olhem: Sou o rei X que domina o território 1, voce é o rei Y que domina o território 2, meus recursos acabaram, voce só aceita dar recursos ao meu povo se meu povo virar seu escravo.

Voces deixariam seu povo virar escravo da outra nação ou partiriam para um conflito pelo território 2?

O rei X não deveria ter deixado a situação chegar a esse ponto, mas como isso agora não interessa e a escravidão e a fome estão se aproximando a guerra seria justificável para o povo do território 1 mas injusta para o povo do território 2.  A guerra vai ser justificável ou não dependendo de quem ganhe. 

Pessoalmente eu tentaria tomar o território 2 e pediria ajuda a Marte, Wotan, Nergal e outros deuses belicosos    :P

Offline Gordon Nerd

• Nível 10
  • *
  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.
« Resposta #162 Online: 10 de Junho de 2010, 19:22:59 »
"O principal objetivo da guerra é a paz."
"Se numericamente és mais fraco, procura a retirada."
"Quando próximo, finja estar longe; quando longe, finja estar próximo."
"Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, alí, ataque com a sua maior força."
"Atacai-o onde não estiver preparado. Executai as vossas investidas somente quando não vos esperar."
"Aquele que é prudente e espera por um inimigo imprudente será vitorioso."
"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."
"A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota."
"A vitória é o principal objetivo na guerra. Se tardar a ser alcançada, as armas embotam-se e a moral baixa."
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."
"É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo. Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim é o cúmulo da habilidade."
"Se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que afetá-lo com rapidez. Capture, inicialmente, aquilo que for muito valioso para o inimigo. Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque."
"(...) um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados..."
"(...) qualquer operação militar tem na dissimulação sua qualidade básica..."
"(...) se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada..."
"É de suprema importância atacar a estratégia do inimigo."
"Mantenha-os sob tensão e canse-os."

se quiser tbm leia o livro dele é bem pequeno

http://www.baixedetudo.net/baixar-livro-a-arte-da-guerra-sun-tzu
Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Os homens inteligentes não podem ser bons maridos, pela simples razão de que não se casam.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #163 Online: 11 de Junho de 2010, 00:53:45 »
A Arte da Guerra de Sun Tzu é ótimo  :ok:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #164 Online: 11 de Junho de 2010, 03:23:33 »
Olhem: Sou o rei X que domina o território 1, voce é o rei Y que domina o território 2, meus recursos acabaram, voce só aceita dar recursos ao meu povo se meu povo virar seu escravo.

Voces deixariam seu povo virar escravo da outra nação ou partiriam para um conflito pelo território 2?

Ora, como uma nação sem recursos poderia partir imediatamente para um conflito e guerrear?

Talvez, para o povo do Rei X, a melhor alternativa seria por um momento se deixar escravizar, e então, posteriormente com um plano bem formatado, inferir um golpe. Na pior das hipóteses, poderiam se justificar através de pura poesia "Lutemos! Para nos livrarmos da opressão e da escravidão!"
« Última modificação: 11 de Junho de 2010, 03:25:36 por Johnny Cash »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!