Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90269 vezes)

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #925 Online: 05 de Junho de 2010, 19:16:56 »
Interessante sobre as cartas paulinas é que nelas há contradições evidentes às doutrinas de Jesus, o que já demonstrava a confusão que o cristianismo iria virar dali para frente. Por exemplo: Enquanto Jesus dava importância às mulheres, não recriminando-as em nada, nem ensinando nada sobre algum tipo de autoridade homem/mulher, Paulo bate nessa tecla com força, inclusive rebaixando o papel da mulher nas reuniões cristãs (da forma como eram feitas antes dele, como mostrado no ínicio de Atos). Não sei se todos aqui já leram os evangelhos, "oficiais" e apócrifos, mas não há nenhuma fala atribuida a Jesus (pelo menos nos mais antigos, visto que muitos teria sido escritos após as idéias de Paulo terem influenciado os cristãos) que remonte a um sistema/igreja/organização tal qual criado por Paulo.

É interessante também que Paulo, embora nunca tivesse tido contato com Jesus, tenha sido logo elevado a autoridade máxima entre os primeiros cristãos (seguindo a narrativa, lógico). Isso mostra que, se houve algum Jesus real, seus discípulos imediatos falharam miseravelmente na tarefa de evitar as confusões e prezar pelos ensinamentos reais dele.

O mais complicado sobre Jesus é quais teriam sido seus reais ensinamentos, se ele realmente existiu. Há tanta mistura, lendas reescrita, mitos revividos, números suspeitos (tudo é 12, 7, 40, 30 etc), que fica difícil negar a construção.
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade. (Gandhi)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #926 Online: 06 de Junho de 2010, 08:25:27 »
Tem aquele papo que Paulo tinha uma rixa com Maria Madalena e que ela deveria ser a lider da Igreja

Sendo assim ele tratou de esculahmabar com a imagem da moça e das mulheres

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #927 Online: 06 de Junho de 2010, 09:58:41 »
Será mesmo, que foi graças a Paulo, que surgiu o cristianismo? Porque é que ele passou de perseguidor implacável dos cristãos, a um dos líderes principais...?

Se mitra era uma espécie de cristo, é quase como dizer, que o cristianismo de certo modo já existia. Por razões dessas, sou tentado a imaginar que a história, está mal contada. Ou será que ele foi apenas uma espécie de inquisidor de hereges, um precursor da inquisição católica?

Verifique, que actualmente tem diversas heresias cristãs, que se contestam fortemente entre elas. :idea: 
O verdadeiro cristianismo era uma seita judaica, aquela dos discípulos diretos de Cristo. Esta seita provavelmente era o ebionismo, que não resistiu por muito tempo ao paulinismo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #928 Online: 06 de Junho de 2010, 12:20:58 »
RickRJ

Não sou um deus.Só sei que não existem deuses, pois não há evidências deles. Não acredito que não existam deuses, até agora as evidências apontam a inexistência de deus(es).
Abços!

E se você estiver enganado :?: 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #929 Online: 06 de Junho de 2010, 12:26:01 »
Spitfire

----------------

Hagar, o horrível

Ainda quer provas da fada do dente?

...........................................................

Sim... quero.
Prove-me que ela não existe, por favor.

Claro, que a fada do dente existe :!:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #930 Online: 06 de Junho de 2010, 15:38:10 »
puffff, saco tem limite.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #931 Online: 06 de Junho de 2010, 16:22:09 »
Agnóstico

puffff, saco tem limite.

Também acho :!: :ok: :arrow: A menos que seja um buraco negro... :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #932 Online: 06 de Junho de 2010, 18:04:42 »
Fernando Silva

Verifique, que actualmente tem diversas heresias cristãs, que se contestam fortemente entre elas.   

..............................................

O verdadeiro cristianismo era uma seita judaica, aquela dos discípulos diretos de Cristo. Esta seita provavelmente era o ebionismo, que não resistiu por muito tempo ao paulinismo.

:ok: :arrow: :)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #933 Online: 06 de Junho de 2010, 20:04:13 »
Interessante sobre as cartas paulinas é que nelas há contradições evidentes às doutrinas de Jesus, o que já demonstrava a confusão que o cristianismo iria virar dali para frente. Por exemplo: Enquanto Jesus dava importância às mulheres, não recriminando-as em nada, nem ensinando nada sobre algum tipo de autoridade homem/mulher, Paulo bate nessa tecla com força, inclusive rebaixando o papel da mulher nas reuniões cristãs (da forma como eram feitas antes dele, como mostrado no ínicio de Atos).
De fato

Não sei se todos aqui já leram os evangelhos, "oficiais" e apócrifos, mas não há nenhuma fala atribuida a Jesus (pelo menos nos mais antigos, visto que muitos teria sido escritos após as idéias de Paulo terem influenciado os cristãos) que remonte a um sistema/igreja/organização tal qual criado por Paulo.
Como assim? Acho que Paulo foi, entre todos, o que compreendeu melhor a mensagem de Jesus. Ele muitas vezes discutiu com os discípulos sobre impor ou não a lei judaica aos prosélitos. Os discípulos assim o queriam, mas Paulo não.

É interessante também que Paulo, embora nunca tivesse tido contato com Jesus, tenha sido logo elevado a autoridade máxima entre os primeiros cristãos (seguindo a narrativa, lógico). Isso mostra que, se houve algum Jesus real, seus discípulos imediatos falharam miseravelmente na tarefa de evitar as confusões e prezar pelos ensinamentos reais dele.
Acho que porque os discípulos eram indoutos e Paulo, o mais culto. Não vejo problemas aí.

O mais complicado sobre Jesus é quais teriam sido seus reais ensinamentos, se ele realmente existiu. Há tanta mistura, lendas reescrita, mitos revividos, números suspeitos (tudo é 12, 7, 40, 30 etc), que fica difícil negar a construção.

Estou absolutamente convencido de que Jesus falava 99% aos fariseus. O restante 1% foi dividido ente as demais seitas/partido judaicos, muito pouco aos gentios de então e quase nada a nós. A confusão é feita a partir do momento em que se tenta trazer ensinamentos temporais e circunstanciais, de maneira literal, ao mundo de hoje.
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 20:06:14 por famado »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #934 Online: 13 de Junho de 2010, 13:53:50 »
Estou absolutamente convencido de que Jesus falava 99% aos fariseus. O restante 1% foi dividido ente as demais seitas/partido judaicos, muito pouco aos gentios de então e quase nada a nós. A confusão é feita a partir do momento em que se tenta trazer ensinamentos temporais e circunstanciais, de maneira literal, ao mundo de hoje.
A confusão é feita a partir do momento em que se começa a escolher o que é isso e o que é aquilo.

« Última modificação: 13 de Junho de 2010, 13:58:18 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #935 Online: 13 de Junho de 2010, 16:00:18 »
A confusão é feita a partir do momento em que se começa a escolher o que é isso e o que é aquilo.

Pois é, o famado está convencido da interpretação dele, assim como cada cristão está convencido de sua interpretação particular.
E geralmente essas interpretações coincidem bem com o a opinião do autor dela, não importa quem seja ou qual interpretação seja, mesmo esta sendo diametralmente oposta a de outro cristão o autor desta sempre estará convencido que ele é que está certo.
No final isso resume todas as "interpretações", pois se for feita uma analise objetiva sem "interpretações, as evidencias apontam para a não existencia de um personagem tal como o descrito na mitologia biblica.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #936 Online: 14 de Junho de 2010, 15:49:18 »
Para um cara que viveu 33 anos sabe-se muito pouco sobre sua vida,  o nascimento milagroso, um pouco da infancia e depois os momentos finais de sua vida

É como se a imprensa e os paparazzi da epoca houvessem perdido o interesse nele.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #937 Online: 14 de Junho de 2010, 16:32:29 »
Para um cara que viveu 33 anos sabe-se muito pouco sobre sua vida,  o nascimento milagroso, um pouco da infancia e depois os momentos finais de sua vida

É como se a imprensa e os paparazzi da epoca houvessem perdido o interesse nele.

A impressão que me dá é que nunca houve muito interesse, esse interesse foi "inventado" posteriormente
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #938 Online: 14 de Junho de 2010, 17:51:34 »

Pois é, porque o cara não vem nos dias de hoje?

Garanto que a sua "mensagem" chegaria instantaneamente aos bilhões de pessoas ao redor do mundo num tapa. Internet, TV, rádio, jornais... E o cara escolhe uma época em que o povo mal tinha papel pra escrever e a coisa tinha que ser passada de boca a boca, ai já viu né, maciço vira churiço, que vira enguiço, que vira ouriço...

Pra um deus o bicho é muito burro..

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #939 Online: 15 de Junho de 2010, 10:02:09 »

Pois é, o famado está convencido da interpretação dele, assim como cada cristão está convencido de sua interpretação particular.
E geralmente essas interpretações coincidem bem com o a opinião do autor dela, não importa quem seja ou qual interpretação seja, mesmo esta sendo diametralmente oposta a de outro cristão o autor desta sempre estará convencido que ele é que está certo.
Mas é o que eu tento dizer pra os cristãos. O que passa do credo básico cristão é questão de interpretação particular. Eu, que adoro teologia sistemática, faço mil especulações (não querendo puxar a sardinha, é prerrogativa batista fazer especulação doutrinária). Não há mal nenhum nisso, aliás, é saudável. A interpretação dos textos é altamente subjetiva, mas vc se aproxima da verdade na medida em que estuda o contexto histórico, faz análise psicológica, etc. Se vc se despir do preconceito de que é tudo uma bosta só e passar a analisar com intuito investigativo, verá que é uma cachaça. Há muita coisa interessante.

No final isso resume todas as "interpretações", pois se for feita uma analise objetiva sem "interpretações, as evidencias apontam para a não existencia de um personagem tal como o descrito na mitologia biblica.

Mais ou menos. Como eu disse, uma análise desapaixonada e descrente aponta muito mais para um louco que se convenceu ser o messias que para um personagem inventado.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #940 Online: 15 de Junho de 2010, 10:09:27 »

E não deixou nada escrito, não havia cartório, sobrenome, matrícula escolar, certidão de nascimento e mais um monte de dificuldades na identificação de um homem comum. Além de pelo menos 10% da população judaica se chamar Jesus, outros 10% se chamar José. Entre as mulheres, a maioria era Maria, Raquel, Sara... Todos colocavam nos seus filhos os nomes dos patriarcas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #941 Online: 15 de Junho de 2010, 10:13:15 »
Ah, sabe o Jesus? Que Jesus, o Filho do José? Ah sei, aquele que mora ali? Não, aquele que mora naquela cidade.

Mas é o neto do seu Jacó? É. Ah tá, que veio visitar a dona Raquel? Não, esse é o irmão do Tiago... Ué, mas aquele tb... E por aí vai...

Mais tarde, acharam uma urna com o nome Jesus filho de José. Poderia ser de meio mundo dentre os judeus...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #942 Online: 15 de Junho de 2010, 11:58:09 »
_Juca_

E o cara escolhe uma época em que o povo mal tinha papel pra escrever e a coisa tinha que ser passada de boca a boca,

Que tarefa complicada, para um "deus" omnisciente, omnipotente e omnipresente...

ai já viu né, maciço vira churiço, que vira enguiço, que vira ouriço...

:hein: :arrow: :tarado: :arrow: :hehe:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #943 Online: 15 de Junho de 2010, 14:22:35 »
Pois é, porque o cara não vem nos dias de hoje?

Garanto que a sua "mensagem" chegaria instantaneamente aos bilhões de pessoas ao redor do mundo num tapa. Internet, TV, rádio, jornais... E o cara escolhe uma época em que o povo mal tinha papel pra escrever e a coisa tinha que ser passada de boca a boca, ai já viu né, maciço vira churiço, que vira enguiço, que vira ouriço...

Aí não teria graça. Religião tem que ter fé como ingrediente, senão não é religião.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #944 Online: 15 de Junho de 2010, 14:54:03 »
famado

_Juca_, às 17:51:34 - Pois é, porque o cara não vem nos dias de hoje?

........................................................... .....................................

Garanto que a sua "mensagem" chegaria instantaneamente aos bilhões de pessoas ao redor do mundo num tapa. Internet, TV, rádio, jornais...

E o cara escolhe uma época em que o povo mal tinha papel pra escrever e a coisa tinha que ser passada de boca a boca, ai já viu né, maciço vira churiço, que vira enguiço, que vira ouriço...

...

Aí não teria graça. Religião tem que ter fé como ingrediente, senão não é religião.

Desculpe-me, mas não posso concordar consigo, quanto a ser necessário ter "fé", como ingrediente indispensável, para ser religioso; que não tenha graça, talvez tenha razão. :)

Aprecie estas opiniões de Osho, em "Meditações Para o Dia"

««Deixe o amor se tornar sua qualidade:

Torne-se um amante - não de uma pessoa em particular, mas um amante em geral. Deixe o amor se tornar sua qualidade, não apenas um relacionamento com uma pessoa, pois sempre que o amor se torna um relacionamento ele inclui um ser e exclui todo o Universo.

Essa troca - incluir alguém e excluir o Universo - é bastante perigosa, "visto que todo o Universo pertence a você e você pertence a ele". O Universo inteiro jorra amor em você, e não responder a isso é um gesto de ingratidão.

Portanto, ame o sol, a lua, as estrelas, as árvores, os rios, as montanhas, as pessoas, os animais - simplesmente seja um amante e deixe que o todo, seja o seu amado. "É exactamente isso que faz uma pessoa ser religiosa".

Quando seu amor se espalha por todo o espaço, quando não conhece fronteiras, quando nada o confina, quando ele é ilimitado, quando não se concentra em nenhum objecto, mas é apenas um estado de ser, aí o amor é uma oração, aí o amor é meditação, aí o amor é libertação.»»

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!