Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90268 vezes)

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #900 Online: 19 de Março de 2010, 11:44:11 »
Ainda existem pessoas que cultuam Zeus, Hera, Afrodite, Dioniso..., etc:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hellenic_Polytheistic_Reconstructionism

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #901 Online: 19 de Março de 2010, 15:51:03 »
Ainda existem pessoas que cultuam Zeus, Hera, Afrodite, Dioniso..., etc:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hellenic_Polytheistic_Reconstructionism

Pois é. Parece que crendices e bullshits correlatas não tem prazo de validade!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #902 Online: 20 de Março de 2010, 11:11:09 »
Alguém sabe dizer quanto tempo durou o culto aos deuses na Grécia Antiga?
No século 4, ainda estava firme forte. O imperador Constantino, ao oficializar a seita de Roma como o cristianismo oficial do império romano, saiu destruindo os templos pagãos e matando seguidores.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #903 Online: 20 de Março de 2010, 11:23:14 »
Sério? Tu sabe quantos deuses, antes de JC, nasceram de uma virgem, fizeram milagres, tiveram 12 puxa-sacos, foram mortos, ressuscitaram, e ascenderam aos céus?
Onde eu posso saber mais disso? Os antecessores de Neo Jesus?
Há muita coisa na Internet, mas é preciso tomar cuidado porque também há muito exagero.
Por exemplo, dizem que Mitra é uma cópia de Jesus. Não é bem assim. Há semelhanças em alguns pontos e em outros não.
Jesus é uma colcha de retalhos de deuses antigos, mas nenhum deles tinha todos os elementos juntos, como às vezes alegam por aí.

Este link é interessante para começo de pesquisa, mas com o devido ceticismo:
http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/algumas-fontes-do-cristianismo/

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #904 Online: 20 de Março de 2010, 13:10:27 »
Se a existência de Jesus Cristo é uma fábula/farsa inventada por alguém,é algo MUITÍSSIMO bem feito...

Sério? Tu sabe quantos deuses, antes de JC, nasceram de uma virgem, fizeram milagres, tiveram 12 puxa-sacos, foram mortos, ressuscitaram, e ascenderam aos céus?

Nem estou defendendo os cristãos,mas se a existência de Jesus fosse fabricada,o cristianismo já teria se desintegrado há algum tempo,uma farsa não resiste tanto tempo assim.
Para começar o cristianismo que sobreviveu sequer é o original, foi algo inventado por Paulo. O cristianismo que havia em Jerusalém era meramente uma seita judaica, que seguia os princípios judaicos como circuncisão, cultuava um Jesus líder revolucionário que traria a libertação contra Roma e relativamente fechada aos gentios. O cristianismo que Paulo propagou aos quatro cantos do império cultuava um Jesus místico, com quase nenhuma característica do "original", aboliu muitos dos costumes judeus e era francamente aberto a todos. Isso inclusive gerou muitos atritos entre a igreja de Jerusalém e a de Paulo, mas foi essa mudança que tornou o cristianismo uma religião de massas. Com a destruição de Jerusalém só a igreja de Paulo sobreviveu.

Conclusão: Se existiu um Jesus histórico ironicamente o cristianismo verdadeiro que seria baseado nele não resistiu ao tempo. O que resistiu e aflorou foi a farsa cosmopolita criada por Paulo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #905 Online: 20 de Março de 2010, 15:29:35 »
O único caso de um personagem capaz de prodígios sobrenaturais da Antiguidade e que se manteve até hoje como narrativa histórica no Ocidente é o de Jesus Cristo. Isto é um fato, mesmo que não tenha havido a comprovação de nenhum milagre, aliás, sequer a comprovação da existência daquele personagem como indivíduo histórico.

Como explicar isto sob a perspectiva histórica? Parte da explicação foi apresentada pelo Angelo Melo, quando ele apontou que o real criador do cristianismo foi Saulo, de Tarso, inclusive com a transformação do (possível) personagem de Jesus de histórico para místico. Na sequência, entre os anos 60 e 328 AD os responsáveis pela nascente religião cristã promoveram a sua expansão e fortalecimento sob a tolerância da Roma 'pagã'.

Pois foi neste período que fervilharam as primeiras questões exegéticas e que sempre foram decididas e consolidadas a partir do primeiro concílio, o de Nicéia em 325.  Neste caso foi decidido que: a) Criava-se a Trindade (similar ao do politeísmo de algumas cidades-estado da Grécia e de mitos celtas); b) Que o Filho tem a mesma substância do Pai por geração - hommoùsion - e não por criação - homoioùsion); c) Confirmação do Espírito Santo como de mesma substância que o Pai.

Outra decisão importante, não doutrinária, mas organizacional, é que os bispos somente podiam ser ordenados por seus pares, pois até então a comunidade é quem decidia. Ou seja, a partir daí a Igreja Cristã tornou-se não mais a vassala, mas sim a senhora do seu destino e das comunidades de entorno das igrejas.

Isto contou com a ajuda decisiva de Constantino, pois com sua crescente ambição política, ele precisava de um cristianismo sem nuances ou ambiguidades, capaz de ser absorvida facil e rapidamente pela população. A partir dele houve a militarização da religião cristã e, ponto fundamental, pela primeira vez, o cristianismo tornou-se religião de Estado.

Portanto, some-se a ambição política de governantes; a ignorância e credulidade de populações ignaras e o crescente poder político e material dos chefes religiosos cristãos e ter-se-á as condições perfeitas para a mistificação, mitologização mesmo, do principal personagem do cristianismo, Jesus.

E isto independente de que pouquíssimas fontes históricas apócrifas citam o nome de Jesus e nenhuma delas afirma que ele fazia prodígios da maneira diferente como outros o faziam. Sim, há relatos de outros homens capazes de prodígio, mas nenhum deles passou da condição de mera referência para a condição de símbolo-mor da maior religião ocidental.

Referências: O Livro Negro do Cristianismo (Fo, Tomat e Malucelli, 2007); A Idade da Fé (vários, 1974); Storia del Cristianesimo - dalle origini a Giustiniano (Donini, 1977).
« Última modificação: 05 de Junho de 2015, 10:08:54 por Geotecton »
Foto USGS

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #906 Online: 21 de Março de 2010, 10:18:57 »
Para começar o cristianismo que sobreviveu sequer é o original, foi algo inventado por Paulo. O cristianismo que havia em Jerusalém era meramente uma seita judaica, que seguia os princípios judaicos como circuncisão, cultuava um Jesus líder revolucionário que traria a libertação contra Roma e relativamente fechada aos gentios. O cristianismo que Paulo propagou aos quatro cantos do império cultuava um Jesus místico, com quase nenhuma característica do "original", aboliu muitos dos costumes judeus e era francamente aberto a todos. Isso inclusive gerou muitos atritos entre a igreja de Jerusalém e a de Paulo, mas foi essa mudança que tornou o cristianismo uma religião de massas. Com a destruição de Jerusalém só a igreja de Paulo sobreviveu.
Os ebionitas seriam os verdadeiros cristãos, mas não sobreviveram à pressão do paulinismo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ebionismo

Nas epístolas e nos Atos dá para ver que Paulo vivia em conflito com Tiago e os discípulos.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #907 Online: 21 de Março de 2010, 10:20:32 »
O único caso de um personagem capaz de prodígios sobrenaturais da Antiguidade e que se manteve até hoje como narrativa histórica no Ocidente é o de Jesus Cristo. Isto é um fato, mesmo que não tenha havido a comprovação de nenhum milagre, aliás, sequer a comprovação da existência daquele personagem como indivíduo histórico.
Os antigos deuses e deusas sobreviveram nos personagens da doutrina cristã. De certa forma, ainda estão vivos.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #908 Online: 22 de Março de 2010, 11:24:04 »
O que mais impressiona é a capacidade humana de criar mitos

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #909 Online: 22 de Março de 2010, 17:19:58 »
O que mais impressiona é a capacidade humana de criar mitos

Nem tanto, os mitos, religiões antigas tentavam dar uma resposta à existência, morte, sofrimento, dor, etc, como não tinham a ciência...
o que impressiona é que nos dias de hoje ainda tenham tanta força.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #910 Online: 23 de Março de 2010, 10:48:50 »
Os Essenios tambem contribuiram com a formaçao do cristianismo, apesar da fama de tranquilos eles planejaram uma campanha para conquistar o mundo em 40 anos  :lol:

E outra coisa tenho minhas duvidas se estes fundadores de religios como Paulo realmente se levavam a serio

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #911 Online: 23 de Março de 2010, 16:09:37 »

E outra coisa tenho minhas duvidas se estes fundadores de religios como Paulo realmente se levavam a serio

É realmente algo a si pensar. É muita viagem pra uma pessoa só, a menos que o cara fosse mesmo maluquinho da silva, o que também não é muito improvável. Por outro lado, também não é menos improvável ser apenas uma forma de viver às custas alheias.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #912 Online: 23 de Março de 2010, 16:22:50 »
Alguém sabe dizer quanto tempo durou o culto aos deuses na Grécia Antiga?
No século 4, ainda estava firme forte. O imperador Constantino, ao oficializar a seita de Roma como o cristianismo oficial do império romano, saiu destruindo os templos pagãos e matando seguidores.

Constantino tornou o cristianismo uma das religiões do Império - a de sua preferência inclusive, mas quem proibiu manifestaçõies públicas e templos de cultos não-cristãos foi Teodósio (no mesmo século 4, mas no final).

P.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #913 Online: 03 de Junho de 2010, 08:35:33 »
Fernando Silva

------------
conselheiro:

Spitfire - em 12 Nov 2006, 12:41:01 - Mas não é a minha intenção desconverter ninguem. Trata-se apenas de observações que podem ser úteis quando o contrário é tentado... os crentes querendo afirmar algo inverídico. :?

........................................................... ........................................

É difícil convencer um crente que acha que o túmulo vazio prova que Jesus ressuscitou, sem levar em conta que:

-Não há provas de que tenha havido um túmulo
-Não há provas de que Jesus tenha sido realmente enterrado lá.
-Não há provas de que Jesus ainda estivesse lá quando chegaram os guardas.

Quando a pessoa tem fé, a realidade pode ser descartada.

Se é, que de facto existiu... :|

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #914 Online: 03 de Junho de 2010, 08:56:46 »
Mussain!

........... Etc........... Bla, blá, blá,........... Etc..........................

A lenda de Sansão é outro exemplo. Sansão representa o sol. O poder que lhe foi atribuído é o mesmo dos deuses solares. E, assim, examinando os escritos de antigas civilizações, chegamos ao conhecimento das origens de tudo o que a Bíblia narra como fatos reais. Concluímos então que Jesus Cristo nada mais representa que uma cópia das lendas e mitos dos deuses adorados por povos os mais remotos e variados.

Autor: La Segasse
http://www.ateusbrasil.hpg.ig.com.br/folhas/textos/fontes.htm

:arrow: :ok: Muito bom texto :!:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #915 Online: 03 de Junho de 2010, 09:24:46 »
Alegra

Lendo este tópico pacientemente só penso que seria muito bom se provasse a existência de Jesus...

E que  descobrissem também que ele não foi morto na cruz... que ele simplesmente fugiu, "acovardou-se", se mandou para o deserto e viveu muitos anos deixando muitas viúvas,filhos, netos e bisnetos.

Parece-me, que esta ideia está muitíssimo boa :!: :ok:

O mais provável, a meu ver, foi que essa "covardia" foi um óptima estratégica de sobrevivência. Afinal estou em crer que ele não foi nenhum "homem bomba" do seu tempo. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #916 Online: 03 de Junho de 2010, 09:37:46 »
Fernando Silva

pedroac - em 20 Dez 2006, 17:13:06 - Se Jesus não é aquele descrito no Novo Testamento, então quem é?

Por exemplo, há quem diga que Yeshu (Jesus ou Josué) Ben Pantera foi a inspiração para o Jesus da Bíblia, mas ele não foi crucificado, foi apredejado e o cadáver foi exposto num madeiro como costume judaico.

A pergunta "Jesus existiu?" não está clara.
Do ponto de vista de um ateu, o Jesus dos evangelhos não existiu, a menos que admitamos a possibilidade de que fantasmas engravidem virgens que dêem à luz filhos milagrosos que morrem e ressuscitam.

Entretanto, é razoável supor que um dos muitos auto-proclamados messias daquela época pode ter dado origem a uma seita que acabou virando o cristianismo (por obra e graça dos autores reunidos sob o nome de "Paulo") e então deu origem ao mito registrado nos evangelhos.

........................................................... .............

Dito de outra forma: Papai Noel não existe, mas S.Nicolau, que deu origem à lenda, existiu.

A pergunta deveria ser: "Existiu alguém que deu origem ao Jesus dos evangelhos ou ele foi totalmente inventado?"

Concordo inteiramente :!: :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #917 Online: 03 de Junho de 2010, 10:25:44 »
Eros

O.B.S: Não nego nem afirmo a existencia de Jesus de Nazaré, mais me nego a acreditar que no caso dele ter existido tenha andado sobre as aguas, curado cegos, multiplicado pãoes e peixes, ressusitado e nascido de uma mulher virgem, entre outras inumeras coisas que ignoram a logica... e a gravidade.

Ou que fosse tão bom conhecedor das leis da física, como Arquimedes, ou Hieron de Alexandria, por exemplo, a tal ponto que pudesse ser um excepcional prestidigitador e hipnotizador de massas. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #918 Online: 03 de Junho de 2010, 10:36:57 »
APODman

Como Fernando apontou tb creio que talvez houvesse um indivíduo Jesus em torno do qual houve muito menos furor do que apresenta bíblia. Porém definitivamente não há o pq acreditar que houve um ser sobrenatural Jesus.

Jesus era mais um agitador de sua época, sem mais, nem menos. Ele apenas teve sorte de ter um ótimo marketeiro chamado Paulo e uma doutrina útil ao poder que incentivava a sujeição passiva do indíviduo a toda e qualquer opressão imposta a ele.

Também acho :!: :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #919 Online: 03 de Junho de 2010, 10:46:53 »
Eriveltonjosé

Gostaria de perguntar aos que estudam sôbre a vida do Jesus histórico: Qual seria o motivo principal dos seguidores de Jesus mentirem ao afirmarem sua existência?

A criação duma doutrina útil ao poder, que incentivava a sujeição passiva do indíviduo, a toda e qualquer opressão imposta a ele. :idea:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #920 Online: 03 de Junho de 2010, 17:37:59 »
Eu achava que o cristianismo era algo estranho a brilhante cultura greco-romana, uma tranqueira asiatico-semita que escureceu a Europa culminando na porcaria da Idade Media

Mas na verdade foi o movimento oposto, é o bom e velho heroi/deus indo-europeu  :hihi:,  que foi pro oriente e depois voltou pro ocidente com uma roupagem nova

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #921 Online: 04 de Junho de 2010, 18:28:45 »
Nina

Eriveltonjosé & Nina, em 13 Ago 2007, 11:13:45 & 12 Ago 2007, 02:07:04, rspectivamente: Ué, e a de Buda, de Maomé? Também ainda tem adeptos, então, pelo seu critério, não seriam mitologia, mas fato. É isso?A mitologia de buda, maomé como tantos outros aguardam um messias?

........................................................... .........

Então é esse o critério para definir mitologia? Minha assinatura continua válida... é incrível... muda a etiqueta, e ela funciona igual.

........................................................... .....

Então os certos são os judeus... eles ainda esperam o messias verdadeiro...

Quanta bullshit...

Afinal, os judeus estão certos, ou não :?: :arrow: :|

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #922 Online: 05 de Junho de 2010, 13:08:26 »
Spitfire

----------------

Hagar, o horrível

Reze por nós. :)  

....................

Mas reze para quem existe e/ou existiu de fato... não para o amiguinho invisível e imaginário. :hihi:

Também acho :!: :arrow: :ok:  

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #923 Online: 05 de Junho de 2010, 16:44:01 »
Interessante o fato de Paulo ter nascido em Tarso, um foco do Mitraismo.

A questão é: O que moveu Paulo? Era um cara que queria fundar uma nova religião? Era um cara que realmente se encantou com o cristianismo e saiu inventando histórias como as dezenas de milhões de loucos místicos que temos hoje no mundo?

De qualquer maneira, o cristianismo existe graças a ele.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #924 Online: 05 de Junho de 2010, 18:08:03 »
Agnóstico

Interessante o fato de Paulo ter nascido em Tarso, um foco do Mitraismo.

A questão é: O que moveu Paulo? Era um cara que queria fundar uma nova religião? Era um cara que realmente se encantou com o cristianismo e saiu inventando histórias como as dezenas de milhões de loucos místicos que temos hoje no mundo?

De qualquer maneira, o cristianismo existe graças a ele.

Será mesmo, que foi graças a Paulo, que surgiu o cristianismo? Porque é que ele passou de perseguidor implacável dos cristãos, a um dos líderes principais...?

Se mitra era uma espécie de cristo, é quase como dizer, que o cristianismo de certo modo já existia. Por razões dessas, sou tentado a imaginar que a história, está mal contada. Ou será que ele foi apenas uma espécie de inquisidor de hereges, um precursor da inquisição católica?

Verifique, que actualmente tem diversas heresias cristãs, que se contestam fortemente entre elas. :idea: 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!