Autor Tópico: Navegadores  (Lida 24234 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: Navegadores
« Resposta #225 Online: 30 de Agosto de 2008, 09:15:05 »
Sim, o projeto do Netscape realmente foi abandonado.

Não vi mencionarem o Safari (da Apple, disponível para Mac e Windows).  Eu uso com frequência, é muito bom.
Em que pese os bugs de versão beta, o Safari for Windows é o que há!!
O Opera eu adorava, mas reinstalei uns tempos atrás e achei uma bosta. Acho que perdeu o encanto.
Pô Dantas... fiquei invisível? :D

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #226 Online: 30 de Agosto de 2008, 09:19:33 »
Citação de: Snowraptor
O Safari no Mac é muito bom, mas pra rodá-lo no Windows eu tive o mesmo problema que pra rodar o iTunes: ficou absurdamente, inutilizavelmente lento.
Aqui não... e o iTunes é lento pra abrir pela primeira vez, mas deve ser por causa do meu processador fuleiragem. :? De qualquer forma eu só uso os dois. Enquanto eu não ganho o suficiente para comprar um Mac... :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #227 Online: 30 de Agosto de 2008, 09:28:44 »
Pô Dantas... fiquei invisível? :D

Não, eu é que sou míope :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #228 Online: 30 de Agosto de 2008, 09:31:43 »
Vou ver se instalo o FF3 esse final de semana, parece que todas as extensões que eu uso já foram portadas pra ele.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #229 Online: 30 de Agosto de 2008, 22:26:43 »
agora to no kazehakase, é uma bosta, mas é leve...
no máximo até terça já estarei usando o iceweasel, que é o FF sem a putaria da propriedade do simbolo.

Já usei o Opera, e pretendo usar novamente. Já usei o FF, muy bueno. Já usei IE, que é uma merda...
e pretendo usar o Flock, e o navegador da AT&T "POGO" (esse é o que eu mais quero experimentar)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 22:30:12 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #230 Online: 30 de Agosto de 2008, 22:57:56 »
Tupac, eu já comentei o quanto você é volúvel, não comentei? :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 30 de Agosto de 2008, 23:12:30 »
o navegador da AT&T "POGO" (esse é o que eu mais quero experimentar)

Hmm...
Citação de: [url=http://arstechnica.com/reviews/apps/pogo-browser-beta-first-look.ars/1]Ars Technica[/url
a 1.6GHz processor, 2GB of RAM, and a video card with at least 256MB of VRAM.

Não é meio... demais... pra um browser?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #232 Online: 31 de Agosto de 2008, 00:01:43 »
A inovação trazida por ele referente a experiencia web é algo interessantissimo...
Mas realmente é pesadinho, meu pc treme só de ouvir falar do pogo...
daqui uns 5 anos, é possivel que o padrão seja algo relacionado mais ao Pogo do que aos navegadores atuais.

Donatello, é bom você não sair de casa amanhã, senão...
 :armado:

:histeria:
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 00:07:59 por Tupac »
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #233 Online: 31 de Agosto de 2008, 08:23:31 »
o navegador da AT&T "POGO" (esse é o que eu mais quero experimentar)

Hmm...
Nem adianta ficar interessado, já fui lá e só tá aberto a testadores convidados (inda é beta quase alfa).
Donatello, é bom você não sair de casa amanhã, senão...
 :armado:

:histeria:
Já sei, já sei... experimenteiro do jeito que você é, é capaz de querer experimentar um amorzinho com negão bem "apessoado"(seguindo as recomendações do Jaf :D ) aqui. Mas advirto que só vai conseguir um olho roxo e uns dentes quebrados  |(

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #234 Online: 31 de Agosto de 2008, 08:31:14 »
Realmente, o Jaf conhece negões bem apessoados......... Na verdade , é o contrário..... são eles que conhecem o Jaf..... Bem a fundo............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #235 Online: 31 de Agosto de 2008, 08:35:55 »
O rapá, não  era isso não :histeria: tá querendo me encrencar só porque você mora no Japão? Eu moro no Rio tá? É quase Minas!! :susto:

As recomendações são quanto a não dizer tão claramente algumas coisas que antes eram ditas a vontade por aqui, por isso eu me valí do eufemismo "bem apessoado"  :hihi:
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 08:49:52 por Donatello van Dijck »

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #236 Online: 31 de Agosto de 2008, 09:37:38 »
Sobre o Pogo, não vejo grande utilidade em um browser 3D. Pelos screenshots parece que o que ele consegue fazer é, no lugar de abas, organizar as páginas em 3D.

Talvez uma página que em si seja 3D seria legal, mas só para ver. Acho frescura demais esses efeitos para realmente usar no dia-a-dia.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #237 Online: 02 de Setembro de 2008, 15:29:57 »
Google confirma browser de código aberto batizado de Chrome

São Francisco – Após quadrinho explicativo vazar para blog, Google confirma entrada no setor com navegador de código aberto chamado Chrome.

O Google vai lançar nesta terça-feira (02/09) a versão beta do seu navegador de código aberto batizado de Chrome em mais de 100 países, confirmou a companhia em seu blog.

O navegador de código aberto, chamado Chrome, apareceu pela primeira vez no blog Blogoscoped, no formato de uma revista em quadrinhos.

"Como vocês leram na blogosfera, nós demos um 'enviar' antes da hora no quadrinho introduzindo nosso novo navegador de código aberto, o Google Chrome", afirmou a companhia oficialmente em post assinado pelo vice-presidente de gerenciamento de produtos Sundar Pichai e pelo diretor de engenharia Linus Upson.

A janela do navegador é "ágil e simples", afirmaram, descrevendo em palavras o que pode ser visto no quadrinho publicado pelo Blogoscoped e oficializado pelo Google.

"Para a maioria das pessoas, não é o navegador que interessa. (O navegador) é apenas uma ferramenta para rodar coisas importantes - páginas, sites e aplicações que compõem a internet. Como a página clássica do Google, o Chrome é rápido e limpo", afirmam.

O Chrome rodará aplicações online "muito melhor", escreveram, com abas que mantêm isoladas "sandboxes" que deverão prevenir que "uma aba abra na outra e ofereça melhor proteção contra sites maliciosos".

O Chrome é também mais veloz e com resposta melhor que seus rivais, e conta com um novo engine de JavaScript, o V8, que está por trás de aplicações online de próxima geração ainda não suportadas pelos atuais navegadores, segundo o post.

Componentes do WebKit, da Apple, e do Firefox, da Mozilla, são parte do Chrome, alega o Google.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/01/google-confirma-aposta-no-setor-de-navegadores-com-browser-aberto-chrome/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 02 de Setembro de 2008, 15:39:10 »
Quem precisa de leitor de RSS com o Jonas por perto! :D

Estou ansioso pra ver esse browser rodando em sistemas operacionais decentes :)

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #239 Online: 02 de Setembro de 2008, 15:46:20 »
Quem precisa de leitor de RSS com o Jonas por perto! :D

Estou ansioso pra ver esse browser rodando em sistemas operacionais decentes :)

Meu palpite é que a versão Windows rodará pelo Wine, talvez com mínimos bugs, da mesma forma que o Safari. Não vejo a hora de testar...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 02 de Setembro de 2008, 16:02:51 »
Putz, só agora percebi que já havia um tópico sobre o assunto (../forum/topic=17418.0.html). Mas ainda acho que a notícia ficaria melhor aqui, Já que se trata do tema desse tópico.

It's an award I've won"

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #241 Online: 03 de Setembro de 2008, 01:16:57 »
Google lançando browser? E open source, ainda??? :) :) :)
...já notaram como o Google anda de mãos dadas com o movimento open source, ultimamente?
Latebra optima insania est.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 03 de Setembro de 2008, 01:18:08 »
...já notaram como o Google anda de mãos dadas com o movimento open source, ultimamente?

Quer melhor maneira de desbancar a M$?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 03 de Setembro de 2008, 07:32:38 »
Google lançando browser? E open source, ainda??? :) :) :)
Todos os servidores do Google usam Linux.

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
« Resposta #244 Online: 03 de Setembro de 2008, 12:12:43 »
as críticas sobre o ie8 não são nada animadoras. Parece que a nova versão do browser consome mais memoria que o windows xp.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #245 Online: 03 de Setembro de 2008, 12:25:40 »
as críticas sobre o ie8 não são nada animadoras. Parece que a nova versão do browser consome mais memoria que o windows xp.

Mas vale a pena lembrar que ainda é uma versão beta, ou seja, ainda vão fazer melhorias e ajustes.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 03 de Setembro de 2008, 15:56:10 »
O principal assunto do dia

Conheça o Google Chrome

A Google tem o dom de surpreender. É incrível como o tempo passa, anúncios são feitos, produtos lançados, e mesmo assim, vez ou outra, do nada, algo inesperado surge, e revoluciona. Foi assim com o Gmail, que recriou a concepção de e-mail em abril de 2004; foi assim com o orkut, que tornou as redes sociais conhecidas no Brasil na mesma época; e, por que não, foi assim com a busca, que há anos tornou-se sinônimo de Google.

Hoje, a empresa de Mountain View fez de novo. O Chrome, ainda que não seja um sucesso, ainda que não apresente dados estatísticos de uso relevantes no cenário mundial, já fez um grande favor a todos nós: revolucionou. Fugiu da mesmice em que os navegadores atuais, por mais interessantes e funcionais que sejam, estão estagnados, trouxe uma concepção nova de navegar na web, onde o navegador é um mero coadjuvante, provendo uma base sólida e funcional para que o site, o serviço web, o que realmente interessa, afinal, se sobressaia. O trecho abaixo, extraído da página na qual a equipe responsável pelo Chrome explica as motivações que a levou a criar o navegador, deixa isso bem claro:

Para a maioria das pessoas, não é o navegador que importa. Ele é somente uma ferramenta que roda coisas importantes, como páginas, sites e aplicativos que fazem da web o que ela é. Assim como a versão clássica da página inicial do Google, o Google Chrome é clean e rápida. Ela te fornece o que você precisa e te leva aonde você quer ir.

Ainda é cedo para mensurar o impacto dessa quebra de paradigmas, mas arrisco dizer que ele será grande.

Instalação e visual

Por ora, o Google Chrome está disponível, em estágio beta, para Windows (XP e Vista). O download do instalador, que por sua vez é parcial e demanda uma conexão à Internet para ser concluído, pode ser feito aqui. O programa já está em português do Brasil. A instalação é simples, e ao final dela, o navegador abre e, de cara, pergunta ao usuário se deseja importar dados de outros navegadores já instalados na máquina. Pode dizer não, pois isso é possível posteriormente.

No Vista, o visual do Chrome é matador: glass no topo da janela, ícones sóbrios e muito bonitos. Confira:

No XP, a diferença, óbvia, reside na ausência do efeito glass (transparência). De qualquer maneira, o visual é agradável também.

A opção por colocar as abas no topo da janela mostra-se muito acertada. Casada com a economia de botões na barra de tarefas, a sensação que se tem é de discrição e funcionalidade. Há muito a ser dito sobre o sistema de abas, confira mais adiante.

No geral, é o que escrevi ali em cima: o visual do Chrome foi feito para dar ênfase ao conteúdo.

Abas

Já que toquei no assunto, vamos falar sobre as abas. O posicionamento das abas difere do que estamos acostumados a ver. Ao invés de ficar abaixo da barra de ferramentas, elas foram postas acima. Não há título na janela do Chrome, há abas. Atalhos já padronizados no segmento, como Control + T para abrir uma nova aba, e Control + W para fechá-las, funcionam. Usuários vindos de outros navegadores não terão problema algum; pelo contrário, se sentirão bem confortáveis com a nova sistemática.

No tocante ao visual, as abas lembram aquelas orelhas de pastas de arquivo. É possível reorganizá-las com o mouse, arrastando e soltando, e além do atalho no teclado, pode-se abrir novas abas clicando no símbolo “+”, no lado direito delas, tal qual ocorre com o Internet Explorer.

Não há a criação de novas janelas. Todos os links, independente do atributo usado (target=”_blank”, por exemplo), abrem em novas abas. Nada impede o usuário, porém, de criar novas janelas. Além do conhecido Control + N, arrastar a aba e soltá-la no desktop causa o mesmo efeito. E, o que é mais legal, o inverso também é possível! Ou seja, pegar uma janela, e arrastar a aba para outra janela, mesclando duas numa só.

Outra maneira disponível é duplicar a aba. Para tal, clique com o botão direito numa delas, e no menu de contexto, clique na opção Duplicado. Uma nova janela, contendo apenas a aba duplicada, surgirá.

Última sobre as guias: é possível fechar “guias-filhas” com um clique, a exemplo do que ocorre no Internet Explorer 8. Não existem cores para identificá-las, o que é um ponto a menos em relação à solução da Microsoft, mas funciona, e funciona bem. Clique com o botão direito na “aba-mãe”, e no menu de contexto, clique na opção Fechar guias abertas por essa guia. Outras opções referentes ao fechamento de guias, como fechar todas à direita, também estão disponíveis.

Nova aba

Novas abas abertas trazem um resumo do que o usuário, em regra, costuma acessar. Confira uma imagem, e abaixo, as explicações:

No topo, fica a barra de favoritos. Abaixo e à esquerda, ocupando boa parte da tela, uma espécie de Speed Dial, função que nasceu no Opera cuja função, lá, é mostrar sites previamente escolhidos pelo usuário, mas no que Chrome, exibe os sites mais visitados. No espaço restante, à direita, temos três blocos: o primeiro traz a pesquisa no histórico; o segundo, favoritos adicionados recentemente; e o terceiro, abas fechadas recentemente.

A Microsoft está fazendo algo parecido com isso no IE 8, mas lá ainda há a sensação de “vazio”, inacabado. É certo que tal sensação sumirá com a versão final, mas por ora, considerando as duas versões beta, no momento o Chrome está na dianteira.

Barras de ferramentas

Outro ponto onde o Chrome brilha é na organização minimalista e funcional, duas características que raramente se encontram, e que são, acho eu, o Santo Graal de todo designer.

No navegador inteiro, existem apenas cinco botões, todos concentrados na barra de ferramentas. Além dos tradicionais botões de navegação (avançar, voltar e recarregar), há outros dois, um para controlar a página atual, e outro para personalização e configuração do navegador. Esses dois são, de longe, os mais importantes.

O botão que controla a página atual traz o que, em regra, encontra-se no menu Exibir, em navegadores “normais”, com o plus das abas. Há duas opções inovadoras, as quais comentarei mais abaixo, mas no geral, e fora essas duas opções, não há nada revolucionário. Aqui, também podemos visualizar algo que caracteriza um software beta: problemas. No item Desenvolvedor, clique em Console JavaScript, e tcharam! Interface do Safari, navegador da Apple para o qual o WebKit foi originalmente desenvolvido. Isso será corrigido até a versão final, claro.

O outro botão, que permite configurar e personalizar o Chrome, traz coisas interessantes. A primeira opção faz com que a barra de favoritos apareça sempre, ao invés de só nas novas abas. Na seqüência, temos o histórico de downloads e de navegação, ambos muito elegantes e fáceis de usar, além de contar com uma poderosa e amigável busca (que surpresa, não? :) ).

A seguir, temos a opção de limpar dados de navegação, algo que já se tornou obrigatório em qualquer navegador, e também opções de importação de dados de outros navegadores, a mesma que surge na primeira vez que se usa o Chrome. O item Opções, próximo da lista, traz mais coisas interessantes. Nele, além das configurações de praxe, há opções bem claras e diretas relacionadas a SSL 2.0, Gears (que vem por padrão no navegador), proteção anti-phishing, etc. São recursos relativamente novos em navegadores concorrentes, mas que já figuram na primeira versão do Chrome. Dentre elas, uma chamará a atenção dos mais desconfiados. Essa aqui:

Envio de estatísticas de uso anônimas para a Google. Neste link (o Saiba mais) há mais informações, e se o usuário não concordar com tal intromissão, basta desmarcar a checkbox.

Para quem receia que a Google faça a coleta dos hábitos de navegação dos usuários do Chrome, uma notícia tranquilizadora: o navegador é open source. Você pode se perguntar: “E…?”. E… daí que, se houver algum código espião instalado, cedo ou tarde algum desenvolvedor descobrirá, e o trará à tona, e… bom, será uma mancha difícil de sair no histórico da Google. Portanto, e apostando que a empresa não correria tamanho risco à toa, as chances de código de espionagem estar embutido no Chrome são muito improváveis (para não dizer impossíveis).

Barra de endereços

Dentro da barra de ferramentas, temos a importante barra de endereços. Afinal, ela é o ponto de partida para tudo dentro de um navegador. A Google preferiu concentrar tudo numa barra só, eliminando a também comum barra de pesquisa, à direita da principal. Ao se digitar um termo na barra, ela varre o histórico de navegação, e apresenta endereços relacionados ao termo. Funciona como a Awesome bar do Firefox 3, ou seja, os termos não precisam ser seqüenciais para serem mostrados (explicação mais detalhada). A pesquisa no mecanismo de busca funciona por ali também, basta selecionar o último item dos que aparecem (Pesquisar [termo] no Google). Além dessas duas possibilidades, ainda é possível fazer uma busca no histórico do navegador, direto da barra de endereços.

Quer mais? No exemplo acima, pressionando a tecla Tab, pode-se pesquisar por determinado termo dentro do domínio! Como previ, aos poucos os sistemas de busca internos serão extintos, em prol de ferramentas universais como o Google.

Outro destaque, também chupado do IE 8, é o destaque do domínio em que o usuário se encontra, técnica eficiente na guerra contra os phishing scams.

Por fim, embora o Google seja o mecanismo de busca padrão, pode-se alterá-lo, incluir novos, e excluir os existentes. Para tal, clique com o botão direito do mouse na barra de endereços, e no menu de contexto, clique na opção Editar mecanismos de pesquisa… Ficou um pouco escondido (por que será?), mas enfim, está lá.

Por fim, vale citar a pesquisa dentro de uma página, acessível via atalho Control + F. Funciona bem, permite o uso do atalho F3 para avançar ao próximo termo, e Shift + F3 para voltar, destaca os termos na página, e exibe a quantidade de ocorrências existentes. Em suma, perfeita.

Navegação

É notável a estúpida velocidade que o Chrome consegue entregar ao usuário. A combinação da engine WebKit com o interpretador JavaScript V8 faz com que páginas, por mais complexas que sejam, sejam montadas na tela de maneira instantânea. Quando se usa JavaScript efetivamente, algo comum em qualquer site web 2.0, a diferença é ainda mais notável. Confesso que via com alguma restrição as promessas feitas ontem, de que o V8 seria uma evolução descomunal frente aos interpretadores existentes, mas tais restrições caíram por terra quando abri o Gmail, o Google Reader, quando enviei uma imagem pela ferramenta nativa do WordPress… É rápido, de verdade.

Mesmo em páginas estáticas, o WebKit mostra que tem poder de fogo para bater de frente com Gecko, Trident e Presto, engines do Firefox, Internet Explorer e Opera, respectivamente. E isso me põe uma grande interrogação na cabeça: por que o Safari 3 Beta, quando lançado para Windows, saiu tão ruim? Até agora não encontrei página incompatível com o Chrome, nem mesmo problemas de renderização, logo, a única explicação plausível que me vem à mente é uma pressa desnecessária da Apple em liberar o beta - por pior que ele estivesse. Mas, isso é passado, voltemos a falar do Chrome…

No Acid2, o Chrome passa sem problemas. No Acid3, marcou 76 pontos, número alto para os padrões atuais. O que importa, mesmo, é que a navegação é suave, e as incompatibilidades, praticamente inexistentes.

Aplicativos

É possível transformar aplicações web em espécies de aplicativos normais. Sim, o conceito é o mesmo do Mozilla Prism. Para “criar” um aplicativo, na página do serviço, clique no botão da página, e em seguida, na opção Criar atalhos de aplicativos… Uma janela surge, perguntando em quais locais o atalho deve ser colocado (desktop, menu Iniciar e barra Início Rápido). Marque as opções desejadas, e clique em OK.

Ao iniciar o aplicativo através do link criado, a janela aparece simplificada, sem abas, apenas com o site rodando. O ícone na barra de tarefas do Windows também muda, passa a ser o favicon do site. Integrando-se com o Gears, muitos aplicativos podem se tornar totalmente offline.

Navegação anônima

Outra novidade do IE 8 incorporada pelo Chrome, a navegação anônima é fácil de ser usada. Clique no botão de páginas, e em seguida, na opção Nova janela anônima… Uma nova janela aparecerá, contendo uma mensagem que explica o que é a navegação anônima. Nela, nada do que for feito será gravado: histórico, cookies, cache, etc. Uma maneira fácil de identificar a janela anônima é através do “espião” que aparece no canto superior esquerdo da janela.

Fechou a janela, foram-se os dados. Simples assim.

Gerenciador de downloads

Há um gerenciador de downloads simples. Infelizmente, nada de download de múltiplas fontes, mas pelo menos no quesito organização, está tudo muito bom. Ao iniciar um download, uma barra surge no rodapé da página, mostrando o nome do arquivo, uma barra de progresso em espiral, e o tempo restante. Clicando na seta à direita do blog, pode-se configurar a abertura automática do arquivo, cancelar o download, e ainda abrir a pasta para a qual ele está sendo copiado.

Na área específica de downloads, acessível através do ícone de personalização e configuração do navegador, há mais detalhes, bem como o histórico de downloads. Confira:

Consumo de memória

Uma das grandes inovações do Chrome é o gerenciamento de memória. Ao invés de um único processo para todo o navegador, no navegador da Google cada aba corresponde a um processo autônomo. Ele está consumindo muita memória, ou deixando o sistema lento? Vá ao gerenciador de tarefas do navegador, e mate-o. O gerenciador é acessível através do atalho Shift + Esc.

O link Estatísticas para nerds ( :P ), que pode ser acessado diretamente no navegador através do endereço about:memory, traz mais detalhes sobre o consumo de memória, e inclusive compara com o consumo de outros navegadores que porventura estejam abertos no momento.

A liberdade que a divisão do navegador em múltiplos processos dá ao usuário é imensurável. Torna virtualmente impossível problemas de estouro de memória, e caso um site “crashe”, seja por um script mal escrito, seja por ser muito pesado, basta matá-lo e continuar usando o navegador como se nada tivesse acontecido. É fato que o consumo é alto, mas é um preço que, particularmente, “pago” de bom grado, tendo em vista a já citada liberdade e, claro, a qualidade que o Chrome possui. Apesar disso, muitos irão reclamar, e não será surpresa se, nos próximos releases, a Google dar uma enxugada no consumo.

Ferramentas para desenvolvedores

Para começar, o visualizador de código-fonte é um dos melhores dentre os navegadores, e, acho eu, o único com contador de linhas.

Ainda no código-fonte, é possível acessar qualquer código-fonte sem que se entre no site. Para tal, basta digitar a URL view-source:http://www.site.com.br/.

Há, ainda, um depurador e um console JavaScript. Este último é bastante interessante; além de erros JavaScript, é possível visualizar, em tempo real, elementos selecionados do código-fonte na página aberta:

Todos os recursos para desenvolvedores estão acessíveis no ícone da página, opção Desenvolvedor. O console JavaScript também pode ser aberto selecionando-se um elemento da página, clicando com o botão direito, e indo em Inspecionar objeto.

Veredicto

Fantástico. O Chrome consegue ser simples, eficiente, completo e funcional ao mesmo tempo, por mais improvável que isso possa parecer. A simplicidade, como em tudo que vem da Google, é um trunfo valioso, foi bem explorada aqui, e não limitou as possibilidades, fazendo exatamente o contrário. Sobre os recursos, aliás, vale a pena conferir a série de vídeos, todos em português, que a Google Brasil preparou. Junto a este mega-review exclusivo do WinAjuda, ele é um bom ponto de referência para começar a explorar todas as possibilidades do Chrome.

É cedo para dizer qualquer coisa, afinal, faz poucas horas que o Google Chrome foi lançado. Nesse pouco tempo, ainda não encontrei um ponto falho no navegador, e ele tem grandes chances de se tornar o número um nas máquinas que uso para trabalhar, me informar e me divertir.

Microsoft, Opera ASA e Fundação Mozilla, preparem-se: here comes a new [amazing] challenger!

http://www.winajuda.ig.com.br/2008/09/02/conheca-o-google-chrome/

O que não falta hoje são reportagens e análises sobre o assunto. Alguns exemplos:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/02/conheca-as-principais-novidades-do-browser-google-chrome/
http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/02/analise-google-da-recado-direto-a-ms-com-aplicacoes-offline-do-chrome/
http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/02/google-inaugura-3a-guerra-dos-navegadores-com-lancamento-do-chrome/
http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/03/chrome-e-mais-rapido-que-firefox-e-ie-comprovam-primeiros-testes/
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2008/09/03/chrome-esta-vulneravel-a-ataque-malicioso-revela-pesquisador/

It's an award I've won"

Offline Biro

• Nível 06
  • *
« Resposta #247 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:17:40 »
Não abre o hotmail...
Esse pessoal invejoso da microsoft.
Niveu 3:
Creu creu creu creu

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #248 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:26:08 »
putzz, vou testar...

o ruim é que come memoria pra burro...
 - Carl Sagan

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #249 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:33:11 »
Já sei, já sei... experimenteiro do jeito que você é, é capaz de querer experimentar um amorzinho com negão bem "apessoado"(seguindo as recomendações do Jaf :D ) aqui. Mas advirto que só vai conseguir um olho roxo e uns dentes quebrados  |(

Realmente, o Jaf conhece negões bem apessoados......... Na verdade , é o contrário..... são eles que conhecem o Jaf..... Bem a fundo............

Nunca serão...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!