Deixa eu ver se conseguido sitentizar melhor qual é o meu pensamento a respeito disto:
Supondo que a atual
teroria unificada das supercordas (ou outra mais aprimorada) forneça uma boa descrição do Universo com espaço-tempo de várias dimensões, poderíamos cogitar que além das
energias sutis presentes em suas dez ou onze dimensões haveria, também, alguma organização
inteligente de vida. Assim, naquelas dimensões do espaço-tempo emergiriam mundos extrafisicos com essêncas inteligentes. A isso poderíamos chamar genericamente de
mundo espiritual.
A idéia de onze dimensões não é nova. Kardec registrou no capitulo V:11 de A Genese: "Cerca do ano 140 da era cristã, Ptolomeu, um dos homens mais ilustres da Escola de Alexandria, combinando sua próprias idéias com as crenças vulgares e com algumas das mais recentes descobertas astronomicas, compos um sistema que se pode qualificar d emisto, que traz o seu nome e que, por perto de quinze séculos, foi o único que o mundo civilizado adotou. Segundo o sistema de Ptolomeu, a Terra seria uma esfera posta no centro do Universo e composta de quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Seria a primeira região, dita elementar. A segunda região, dita etérea, compreenderia onze céus, ou esferar concêntricas, a girar em torno da Terra, a saber: o céu da Lua, o de Mercurio, o de Venus, o do Sol, o de Marte, o de Jupiter, o de Saturno, o das estrelas fixas, o do primeiro cristalino, esfera sólida transparente, o do segundo cristalino e, finalmente, o do primeiro móvel, que dava movimento a todos os céus inferiores e os obrigava a fazer uma rotação em vinte e quatro horas. Para além dos onze céus estava o Empíreo, habitação dos bem-aventurados, denominação tirada do grgo
pyr ou
pur, que significa fogo, porque se acreditava que essa região resplandecia d eluz como fogo. Por longo tempo prevaleceu a crença em muitos céus superpostos, cujo número, entretanto variava. O sétimo era geralmente tido como o mais elevado, donde vem a expressão ser arrebatado do céu".
Mesmo Ptolomeu tendo uma idéia bem subjetiva dos 11 céus, achei interessante ele ter citado exatamente 11 céus.
Concordo que eu esteja "forçando a barra". Eu li o "Universo em uma casca de noz" há uns 4 anos e quando comecei a estudar o Espiritismo há uns dois anos fiquei com essa idéia na cabeça. Não acho lógico espiritos estarem em nossa dimensão, mas me faz muito sentido se a Teoria das super-cordas for provada, estando lá esta dimensão paralela que tanto nós os espiritas citamos como sendo o mundo espiritual.
Abraços,
Douglas
P.S. Humberto, desculpa a minha má interpretação de suas palavras...Eu ando um casca-de-ferida ultimamente...