Autor Tópico: Prova científica da existência do espírito.  (Lida 40158 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Prova científica da existência do espírito.
« Resposta #50 Online: 14 de Maio de 2006, 15:13:02 »
O problema para o espiritismo é que "grande" no linguajar da teoria de supercordas é da ordem de 1mm. Ainda muito pequeno para acomodar os espíritos.

Não se pode afirmar isso. Vc está tomando um atributo da premissa a ser comprovada para embasar sua argumentação.
Além do mais, qual seria o tamanho do espírito? Se é que isso faz algum sentido.
Na verdade eu estava sendo irônico na minha última frase. Mas não deixa de ter um fundo de verdade. Uma coisa que eu acho curiosa no espiritismo é que ele abusa dos conceitos da ciência para dizer que esta a confirma, mas se recusa a submeter as próprias leis daquilo que reinvidica como prova.

Por exemplo, é muito fácil falar que as dimensões das SC são as dimensões espirituais de Kardec, e portanto a ciência prova o espiritismo, e ao mesmo tempo ignorar todas as implicações físicas destas dimensões extras (falando que os espíritos não têm dimensões físicas, por isto "caberiam" nestas dimensões minúsculas). Algo do tipo, a ciência só é válida quando favorece minhas hipóteses, caso contrário, invento qualquer alegação extraordinária para fugir da contradição.

Ou os espíritos têm propriedades físicas observáveis ou não.

No primeiro caso, devem se submeter às leis da física, e portanto, não se encaixam em nenhuma teoria conhecida e portanto não existem provas científicas de sua existência.

No segundo caso, então, sequer é necessário cogitar a existência de dimensões físicas extras para justificá-los, e tampouco é possível invocar qualquer teoria científica para "comprovar" o espiritísmo. De novo não existem provas científicas de sua existência.

Resumindo. Não se pode ficar no meio termo de dizer que a teoria de SC comprova o espiritismo, mas ao mesmo tempo "sair pela direita" e dizer que ele não se sujeita às limitações físicas das dimensões extras.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 14 de Maio de 2006, 15:20:18 »
Na verdade eu estava sendo irônico na minha última frase.

Como acompanho seus posts anteriores, eu entendi. :D
Só quis levar a questão às últimas consequências.

De resto, é o que vc disse. Ou tudo ou nada.
Ou existe e se evidencia, ou nada.

O problema é que isso vira uma bola de neve. Sempre vai existir algo que ainda não compreendemos e que pode servir como refúgio.

Como me interesso pelo assunto, penso que a questão deve ser atacada de frente, com os métodos de que dispomos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #52 Online: 14 de Maio de 2006, 15:28:58 »
Se alguém puder provar que existem espíritos eu adoraria ver, mas eu gostaria de ver um espírito e uma pessoa que o receba que não viesse com desculpas esfarrapadas quando o espírito comete absurdos de lógica que são difíceis de engolir mesmo com muito katchup e maionese.

Além disso poderíamos ir no Randi ganhar 1 milhão de dólares que ainda estão lá disponíveis pra qualquer um que prove algo desse tipo.
mUKA

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #53 Online: 14 de Maio de 2006, 15:53:25 »
Não vejo problema nisso, pois acho fundamental o respeito às crenças alheias, mas é importante que tal ponto seja humildemente reconhecido pelos defensores do Espiritismo. E ressalto: não há nada de desmerecedor nessa postura. Trata-se apenas de se demarcar o campo do debate para que ele seja produtivo e não resvale para atritos pessoais.

Concordo plenamente.

O problema para o espiritismo é que "grande" no linguajar da teoria de supercordas é da ordem de 1mm. Ainda muito pequeno para acomodar os espíritos.

Angelo,
Este é um dado que eu desconhecia. Na teoria, estes Universos paralelos teriam este tamanho? Teria como você descreve-la aqui para nós?

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #54 Online: 14 de Maio de 2006, 22:34:57 »
Douglas você pode responder a pergunta que eu tinha feito anteriormente? Acho que você não deve ter lido, vou colar aqui:

Douglas, você disse isso: "Não acho lógico espiritos estarem em nossa dimensão, mas me faz muito sentido se a Teoria das super-cordas for provada, estando lá esta dimensão paralela que tanto nós os espiritas citamos como sendo o mundo espiritual."

Você disse que não acha lógico espíritos estarem em nossa dimensão, correto? Pela história que eu li sobre Kardec, o conceito de "espiritismo" criado por ele começou com os fenômenos das "mesas falantes" não foi? Ou seja, analisando por Kardec, isto indica que exitem espíritos em nossa dimensão correto? Você acha ilógico Kardec afirmar que existem espíritos nessa dimensão?

Se eu interpretei errado, por favor, me avise, obrigado.

Por favor, estou ancioso para ler sua opinião.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #55 Online: 14 de Maio de 2006, 22:53:05 »
Ernane,

Desculpe pela minha desatenção...Acabei me empolgado com o outro assunto. :oops:

Os Espiritos são criados no mundo Espiritual. Mas podem se manifestar por aqui. É por isso que são necessários os médiuns. MAs existem espiritos que mantem a vibração de nosso plano (bem baixa) podendo interferir em nossos pensamentos e ações.

Não eram "mesas falantes" e sim girantes. Kardec tomou ciência do fato e resolveu investigar.

Espero que tenha respondido sua questão, se quiser maiores detalhes posso lhe dar uma resposta melhor elaborada...Falta de tempo... :oops:

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Maio de 2006, 09:44:09 »
Quis dizer também que a alma é algo físico pois ela está num meio físico! Se ela estivesse em outro universo, tudo bem, mas de acordo com o espiritismo, os espíritos estão entre nós. Compreende?

Não é por ai. Estou meio sem tempo, mas vou tentar sintetizar rapidamente como funciona. Você já leu "O Universo em uma casca de nóz" do Stephen Hawking? Existe um capitulo do livro que é, se não me engano, "Admirável mundo das branas", onde ele relata uma Teoria onde exisitiriam umas 11 dimensões no espaço-tempo (não lembro claramente), ou seja, os espiritos estão em uma dimensão diferente da nossa, mas podem se manifestar em nossa dimensão. Se não me engano Kardec relata isto na Genese. No fim de semana descreverei com mais calma esta Teoria.
Dimensões espaciais não são universos paralelos. Nessas teorias de 11, 20, 30 dimensões, todos os objetos "estariam nessas dimensões", porque elas compõem o universo. Assim como não podem existir objetos senão matemáticos que existem apenas em duas ou uma dimensão, ou mesmo três, se for contar o tempo como uma.

O que se poderia dizer nesse sentido de porque os fantasmas são invisíveis na maior parte do tempo é que as principais dimensões deles são essas "não-convencionais" (ou talvez apenas matematicamente inventadas, mas sem qualquer relação com a realidade, alguns críticos apontam). Assim, a razão de não se ver um fantasma é porque é difícil como ver uma fina teia de aranha, ou uma folha de papel quando se olha diretamente para a dimensão em que ela é mais estreita.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Maio de 2006, 13:32:18 »
Adota-se a última teoria "high-tech"  e tenta-se fundir a ela a questão do espiritismo. Fica mais "blindada" da crítica dos leigos... o espiritismo se esconde por tras. Amanhã, quando uma nova teoria, proporcionalmente mais complicada e menos acessível a compreensão dos leigos, o espiritismo abandonaa teoria anterior e busca esconderijo na teoria sucessora... e se escondendo por tras de teoria em teorias o espiritismo vai buscando refúgio das críticas, busca ficar inalcansável... e faz isto porque é frágil demais para resistir a questionamentos extremamente simples que jogam tudo por água abaixo.

Onde esta enterrado o meu cachorro de estimação?

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #58 Online: 15 de Maio de 2006, 16:10:51 »
É sério, eu to precisando de grana a gente podia se reunir pra provar que existe espírito e ganhar 1 milhão de dólares, mesmo dividindo entre todo mundo aqui do fórum cada um vai levar uma bolada! Mas é claro, só se alguém realmente tiver certeza e tiver provas.
mUKA

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #59 Online: 15 de Maio de 2006, 18:51:13 »
É sério, eu to precisando de grana a gente podia se reunir pra provar que existe espírito e ganhar 1 milhão de dólares, mesmo dividindo entre todo mundo aqui do fórum cada um vai levar uma bolada! Mas é claro, só se alguém realmente tiver certeza e tiver provas.
Como é que você vai ganhar dinheiro se vão ser outras pessoas quem vão ter que fazer o trabalho?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #60 Online: 15 de Maio de 2006, 19:12:45 »
Como é que você vai ganhar dinheiro se vão ser outras pessoas quem vão ter que fazer o trabalho?

Eu acho que escrevi aí em cima "a gente podia se reunir pra provar " que significa trabalho em conjunto. Ademais a proposta é irônica.
mUKA

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #61 Online: 15 de Maio de 2006, 20:59:32 »
mUKA, Allan Kardec começou o estudo do "espiritismo" através do fato das mesas girantes como o Douglas citou também. Ou seja, eram espíritos que faziam a mesa "girar" (supostamente). Claro que a física condena isto pois espírito não tem átomo, e por isso não matéria(física), ou seja, espíritos não podem realizar trabalho pois não podem realizar uma força. Força é interação de corpos, precisa-se de matéria, massa. Ou seja, a física condena o espiritismo. Eu já fiz várias vezes aquela brincadeira do copo para mostrar pras pessoas que espíritos não existem, e se você quiser agente pode se reunir pra tentar fazer a brincadeira das mesas girantes. Óbvio que isto nunca dará certo então, o que ganharemos com isto? Provaremos que a história de Kardec é mentira. História é história, você nunca sabe realmente o que aconteceu. Ou seja, fazendo esta brincadeira para várias pessoas verem, estaremos acabando com o espiritismo de fato, pois ele "começou" apartir daí. Nada melhor do que começar pela raíz..

O que acha disso? Sei que alguns espíritas vão dizer: "e se a mesa girar?", mas não vai, pois espírito não tem como realizar trabalho, se algum espírita duvida disso, eu faço a brincadeira pra vocês constatarem.

Estou querendo dizer que a história de Kardec está totalmente errada pois não eram espíritos que faziam as mesas girarem. Como alguém pode acreditar em algo tão estúpido? Eu só fiz a brincadeira do copo e mais uma lá com o compasso mas faz muito tempo, vou procurar saber como essa brincadeira da mesa funciona, e se alguém aqui morar no estado de SP e tiver interessado em provar realizando o "fato" inicial do "espiritismo" me avise, que agente filma e faz esta brincadeira.

A verdade é sempre fria e dura, porém é a realidade. Queira vocês ou não, a física é a verdade sobre todo e qualquer tipo de matéria. Eu não posso mudar a natureza, apenas dizer qual é a verdade sobre ela.

Agora sendo mais cabeça aberta, eu digo: se a mesa girar, é porque existe alguma força externa atuando nela. Se caso ela girar de verdade, não é o espiritismo que está errado, e sim a física que está errada no conceito de QUEM pode realizar trabalho. Ou seja, se a mesa realmente girar, eu vou ganhar o prêmio nobel, pois vou dar um novo conceito para a física e a comprovação que existem espíritos entre nós e que eles podem mover qualquer coisa.

O que vocês acham? Hoje mesmo vou procurar como fazer esta brincadeira, e se ninguém daqui quiser participar, eu mesmo filmo e mando o vídeo depois.

A prova logo virá :P
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #62 Online: 15 de Maio de 2006, 21:11:02 »
 Hsette Disse .   que até hoje não vi por aqui nenhuma argumentação sólida e pertinente a respeito de uma suposta vida espiritual que não esteja enraizada na crença.

Argumentacões tiveram muitas , que lhe fosse de bom GRADO talvez nenhuma , pois NENHUMA servira como VERDADE !
 Durante anos se estudou e se estuda CIENTIFICAMENTE os fenomenos mediunicos , aqui , na europa ou nos EUA , mas sempre teremos que esbarrar nos esquemas das FALACIAS e Argumentos AD QUAQUER COISA !
 Sempre sera assim , CIENTISTAS que são fraudadores ou cegos , experiencias que não valem pois é ANEDOTA , por isso NUNCA E NADA serve como comprovacão dos fatos !
 Ou seja , sempre faltara ARGUMENTACÃO SOLIDA !

E se um dia ainda isso não bastar teremos talvez uma teoria nova de que pedras falam e pessoas se servem delas para dizer que são espiritos !
 É o materialismo escancarado e a paixão cega por ter razão .

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 15 de Maio de 2006, 21:32:26 »
Argumentacões tiveram muitas , que lhe fosse de bom GRADO talvez nenhuma , pois NENHUMA servira como VERDADE !

Aponte-me então uma que não esteja enraizada na crença.
Estou me referindo a argumentos verificáveis. Subjetividade não adianta.
E não tem que servir como verdade. Tem que ser verdade.

Durante anos se estudou e se estuda CIENTIFICAMENTE os fenomenos mediunicos,...

Eu sei disso. Estudo o assunto há anos. Não há nenhuma evidência comprovada, segundo os rigores do Método Científico.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Atheist

• Visitante
« Resposta #64 Online: 15 de Maio de 2006, 21:38:06 »
Hsette Disse .   que até hoje não vi por aqui nenhuma argumentação sólida e pertinente a respeito de uma suposta vida espiritual que não esteja enraizada na crença.

Durante anos se estudou e se estuda CIENTIFICAMENTE os fenomenos mediunicos , aqui , na europa ou nos EUA , mas sempre teremos que esbarrar nos esquemas das FALACIAS e Argumentos AD QUAQUER COISA !
 Sempre sera assim , CIENTISTAS que são fraudadores ou cegos , experiencias que não valem pois é ANEDOTA , por isso NUNCA E NADA serve como comprovacão dos fatos !
 Ou seja , sempre faltara ARGUMENTACÃO SOLIDA !

E se um dia ainda isso não bastar teremos talvez uma teoria nova de que pedras falam e pessoas se servem delas para dizer que são espiritos !
 É o materialismo escancarado e a paixão cega por ter razão .

Já que já sabem como não fazer, que tal fazer algo certo, utilizando o método científico, testes duplo cegos, etc...?

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #65 Online: 15 de Maio de 2006, 23:17:14 »
mUKA, Allan Kardec começou o estudo do "espiritismo" através do fato das mesas girantes como o Douglas citou também. Ou seja, eram espíritos que faziam a mesa "girar" (supostamente). Claro que a física condena isto pois espírito não tem átomo, e por isso não matéria(física), ou seja, espíritos não podem realizar trabalho pois não podem realizar uma força. Força é interação de corpos, precisa-...

Entendi mas eu tava brincando! Se existissem espíritos seria bem interessante mesmo, muitos cientistas estudariam sobre esse assunto mas infelizmente não existem...
mUKA

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #66 Online: 15 de Maio de 2006, 23:40:51 »
A verdade é sempre fria e dura, porém é a realidade. Queira vocês ou não, a física é a verdade sobre todo e qualquer tipo de matéria. Eu não posso mudar a natureza, apenas dizer qual é a verdade sobre ela.

O que vocês acham? Hoje mesmo vou procurar como fazer esta brincadeira, e se ninguém daqui quiser participar, eu mesmo filmo e mando o vídeo depois.

A prova logo virá :P

Garoto...nem a mesa, nem os copos vão girar ou andar....Não é assim que funciona, só na sua cabeça.

Desde o inicio você queria era criticar o Espiritismo e os espiritas. Já conseguiu o que queria.

Se quiser levar a sério ainda (o que duvido) continue no seguinte tópico: ../forum/topic=6179.0.html

Abraços,

Douglas

www.apologiaespirita.org

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 16 de Maio de 2006, 00:10:44 »

Aponte-me então uma que não esteja enraizada na crença.
Estou me referindo a argumentos verificáveis. Subjetividade não adianta.
E não tem que servir como verdade. Tem que ser verdade.

Durante anos se estudou e se estuda CIENTIFICAMENTE os fenomenos mediunicos,...

Eu sei disso. Estudo o assunto há anos. Não há nenhuma evidência comprovada, segundo os rigores do Método Científico.

acontece que falaram para o VM que eram argumentos científicos e cientistas sérios e imparciais e infalíveis fazendo as pesquisas

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #68 Online: 16 de Maio de 2006, 13:04:53 »
Douglas você disse: "Garoto...nem a mesa, nem os copos vão girar ou andar....Não é assim que funciona, só na sua cabeça.

Desde o inicio você queria era criticar o Espiritismo e os espiritas. Já conseguiu o que queria."

A mesa não vai girar? Não é assim que funciona? Como é que funciona? Você sabe? Pela história que eu li sobre Kardec, lá conta que Kardec viu as mesas girarem. Porque eu não posso ver também? A história é falsa? Se for falsa conte-nos a história verdadeira por favor.
E eu não quis criticar o espiritismo e os espiritas, eu só estou procurando pela verdade. Se eu ofendi algum espírita, não foi a minha intenção, apenas estou buscando a verdade. E mesmo assim vou fazer o experimento, já conversei com um espírita daqui de Bebedouro - SP e ele tem um livro como fazer.
Mas Douglas por favor, me diz como é que funciona.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #69 Online: 16 de Maio de 2006, 13:28:47 »
O Espiritismo e os espíritas não são capazes de apresentar uma prova se quer de que espíritos existem. Não é?
Parecem ufólogos...

[]'s

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 16 de Maio de 2006, 13:50:24 »

Angelo,
Este é um dado que eu desconhecia. Na teoria, estes Universos paralelos teriam este tamanho? Teria como você descreve-la aqui para nós?

Abraços,

Douglas
Douglas, dimensões paralelas não são universos paralelos.

Estas dimensões são do nosso próprio universo, só que estão "enroladas sobre si mesmas", em círculos tão pequenos que você não pode enxergar. Uma analogia muito usada é a de um cano, que apesar de ter comprimento e uma circunferência, se você começar a diminuir o diâmetro, chega a um ponto que não dá mais para distingüí-lo de uma linha unidimensional.

A questão da existência de outros universos físicos não depende necessariamente de outras dimensões, embora a teoria de branas permita cogitar que outros universos, ou o nosso próprio, estejam em uma outra brana ou em um setor da nossa própria brana próximos o suficiente para que os efeitos gravitacionais expliquem a matéria escura.

Mas isso diz respeito a sistemas físicos, materiais. Não vejo como fazer de um outro universo físico morada para os espíritos. Para mim seria equivalente a visão antiga que colocava o inferno em algum lugar nas profundezas da Terra e o céu em algum lugar acima da esfera das estrelas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #71 Online: 16 de Maio de 2006, 14:07:06 »
O Espiritismo e os espíritas não são capazes de apresentar uma prova se quer de que espíritos existem. Não é?
Parecem ufólogos...

[]'s

Não é verdade , dar outras explicações POR MAIS ABSURDA que seja , é o que resta aos ceticos .
 Não vi nenhuma explicação CONVICENTE que meu tio não falou comigo a partir de um medium !!!!
 Quer tentar ?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 16 de Maio de 2006, 14:09:15 »
Fraude, leitura fria, validação subjetiva...

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #73 Online: 16 de Maio de 2006, 14:29:35 »
Parecem ufólogos...

[]'s

Não é verdade , dar outras explicações POR MAIS ABSURDA que seja , é o que resta aos ceticos .
 Não vi nenhuma explicação CONVICENTE que meu tio não falou comigo a partir de um medium !!!!
 Quer tentar ?

Por acaso vc combinou com seu tio um código secreto que só vc e ele sabiam e o médium te falou esse código?
Coisas comuns da vida das pessoas tendem a ser interpretadas como sinal de que o fulano é médium mesmo, a matéria que o Fantástico está apresentando sobre ""falsos" videntes" mostra bem isso, que um bom charlatão consegue um resultado surpreendente de aprovação da pessoa em termos de se falar sobre essa pessoa simplesmente com leitura fria e simplesmente falando as características que são comuns a praticamente a todas as pessoas.
Vc tem fé de que o médium é médium, de que existe comunicação com mortos, de que existe vida após a morte, etc, isso tudo ajuda ainda mais a acreditar que realmente estava "falando" com seu tio.
mUKA

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #74 Online: 16 de Maio de 2006, 14:55:16 »
Parecem ufólogos...

[]'s

Quer tentar ?

Realmente! Eu também não vi nenhuma explicação convincente de que eu vi cogumelos jupiterianos voadores ontem, e que eles realmente abriram um canal de comunicação com meu trisavô!

Esses céticos são realmente um problema. Ficam dando explicações absurdas para fatos tão triviais e normais da vida, tais como comunicação com os espíritos, bruxas, demônios, dragões, deuses... tsc, tsc, tsc.

Agora, com licença, vou pegar meu unicórnio e cavalgar até o próximo centro espírita, para ter uma conversa com um falecido amigo, como sempre faço.

;-)
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!