Autor Tópico: Prova científica da existência do espírito.  (Lida 40161 vezes)

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
Re: Prova científica da existência do espírito.
« Resposta #125 Online: 20 de Maio de 2006, 19:26:14 »
Bom, ai é você quem está questionando os metodos que a Pesquisa Psi, que os colegas de debate, apresentaram para realizar as experiências...Se não fizeram ainda, como poderemos interpretar os resultados?

Existem metodos para se comprovar que alguns colegas aqui acreditam que possam ser utilizados.
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 20 de Maio de 2006, 19:56:49 »
De qualquer maneira trata-se de algo que lida com interpretações pessoais... bem diferente do que comprovar a existência por meios instrumentais.
Oras, acredito que possam haver planetas orbitando outras estrelas por N fatores... alguns o fazem por calculos matemáticos sobre a oscilação das rotações das estrelas, algo muito subjetivo e sujeito a inumeros erros... no entanto alguns telescópios ja obtiveram inumeras fotos destes planetas, provas irrefutáveis.

Compreende a diferença agora?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 20 de Maio de 2006, 23:55:12 »
Eu tive episódios de Paralisia do Sono (http://pt.wikipedia.org/wiki/Catalepsia_projetiva), e a sensação é nítida sobre a presença de alguém no ambiente.
Muito estranho!
Eu também tive duas vezes paralisia do sono no ano passado. E realmente, você tem a nítida impressão de que alguém está no ambiente. Parecia que havia alguém do meu lado, mexendo nos lençóis da cama. Dava até para ouvir o barulho.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 21 de Maio de 2006, 00:01:43 »
Ângelo, não sei se ocorreu com vc, mas também a sensação de impotência e insegurança é total.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #129 Online: 21 de Maio de 2006, 00:16:07 »
Angelo e Humberto,

Na minha primeira experiência com a catalepsia, eu tinha a nitida sensação que havia uma pessoa em cima da minha cama, tentando se equilibrar e respirando muito forte.

Nas outras vezes, por eu já ter lido sobre o fenomeno (e de certa forma ter aprendido a força-lo) eu me sentia impotente, mas já sabia que as sensações não derivavam de alguem me prendendo.

Abraços,

Douglas

www.apologiaespirita.org

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 21 de Maio de 2006, 00:17:54 »
É exatamente isso, Douglas.

Eu só não consigo entender porque isso: essa sensação de uma presença.
"Por quê?"

Chaves

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #131 Online: 21 de Maio de 2006, 00:30:28 »
Vou perguntar em outro fórum para ver se encontro a resposta. O que sei é que quando você chega a este estágio, seu corpo está de certa forma, tão relaxado, que está "meio desligado", sua consciência está desperta. Dizem que é muito fácil se projetar quando se atinge este estágio. O problema é que a maioria fica assustada ou com medo nessa hora. Para voltar ao normal é só esforçar um pouco e tentar movimentar um dedo.

Outra coisa interessante que já fiz e funciona, é quando acordar não movimentar nenhuma parte do corpo. Cada vez que você se movimenta uma parte do sonho é "apagada" da memória. Fiz várias vezes estes testes. A primeira coisa que é apagada, no meu caso, são as falas do sonho. Fica como um cinema mudo. Agora conseguindo acordar sem se mexer você lembra de sonhos inteiros e a cada dia tornam-se mais lúcidos e maiores. O ideal é anota-los em um caderno também.
www.apologiaespirita.org

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #132 Online: 21 de Maio de 2006, 07:39:06 »
(...)Dizem que é muito fácil se projetar quando se atinge este estágio.

Continuo insistindo que quero testar quem se candidatar.

Outra coisa interessante que já fiz e funciona, é quando acordar não movimentar nenhuma parte do corpo. Cada vez que você se movimenta uma parte do sonho é "apagada" da memória. Fiz várias vezes estes testes. A primeira coisa que é apagada, no meu caso, são as falas do sonho. Fica como um cinema mudo. Agora conseguindo acordar sem se mexer você lembra de sonhos inteiros e a cada dia tornam-se mais lúcidos e maiores. O ideal é anota-los em um caderno também.

Não sei como vc fez os testes, mas basicamente, a atenção ao nosso dia normal contribui para que nos esqueçamos do que sonhamos. Como vc sabe que cada vez que se mexeu algo foi apagado, isso não posso imaginar...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #133 Online: 21 de Maio de 2006, 09:56:37 »
Não sei como vc fez os testes, mas basicamente, a atenção ao nosso dia normal contribui para que nos esqueçamos do que sonhamos. Como vc sabe que cada vez que se mexeu algo foi apagado, isso não posso imaginar...

Eu já li algumas coisas sobre sonho lucido e realmente pra lembrar dos sonhos, é necessario não se mexer quando acordar. Vc não pode desviar sua atenção em nenhum momento senão algo se perde.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 21 de Maio de 2006, 10:44:28 »
Ângelo, não sei se ocorreu com vc, mas também a sensação de impotência e insegurança é total.
Não, comigo não ocorreu. Talvez por já ter lido sobre o fenômeno eu estava mais curioso pelo fato de realmente parecer que tinha alguém no meu quarto.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 21 de Maio de 2006, 13:02:15 »
Pois eu, no primeiro evento, como nunca havia ouvido falar, fiquei horrorizado com a perspectiva de ficar imobilizado, a mercê de sei lá o que ou quem.

Não dormi o resto da noite. Demorei a "botar os pés no chão" de novo, e me dar conta da alucinação.
"Por quê?"

Chaves

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #136 Online: 22 de Maio de 2006, 13:04:04 »
Estou analisando os experimentos de Willian Crookes e estou me decepcionando.. Até agora nada de provas coerentes.. veremos onde isto vai dar..
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #137 Online: 25 de Maio de 2006, 19:50:12 »
William Crookes foi um ótimo cientista, excepcional químico, porém, no que se diz respeito à espíritos, nada a comentar, nem vou perder meu tempo. VideoMaker disse que as provas científicas já tinham sido apresentadas por Willian Crookes,  porém VideoMaker, você não tem algo menos imaginário? Pesquisem o que se diz respeito à William Crookes sobre espíritos e vocês saberão do que estou falando.

Parece que é mesmo impossível comprovar cientificamente a existência da alma ou do espírito não? Criei este tópico procurando a prova científica, pois acho que Allan Kardec brincou com fogo citando as histórias das mesas girantes, parece que ele queria dizer que espíritos podem realizar alguma força e interagir neste mundo, mas até hoje ninguém se provou isto, agora se ele disse que espíritos são capazes de mover mesas, ele usou a física, e como ninguém conseguiu provar nada até agora pelomenos, olhem: A minha pergunta ainda é:

COMO ALGO QUE NÃO TEM ÁTOMO E NÃO OCUPA LUGAR NO ESPAÇO PODE REALIZAR UMA FORÇA? Até hoje nenhum espírita e nenhum físico respondeu isto. Se espíritos interagem com a física, deve existir algo em comum com a física para se comprová-los.

Se Allan Kardec tivesse falado de espiritos citando fenômenos que somente aconteceriam em um "universo espiritual", tudo bem, eu não dizia nada, mas falar que eles podem realizar força?

Todo tópico tem uma conclusão, e eu não encontrei nenhuma prova aqui, parece que a minha conclusão por enquanto é esta:

A alma, o espírito, são criações imaginárias, como unicórnios, etc.. Criações imaginárias só existem no mundo da mente, na mente humana, e não no mundo físico ou em outros "mundos". O maior erro da doutrina espírita parece ter sido perder a noção do que é imaginação e realidade. Quando o ser humano perde a noção do que é real e o que é imaginário, ele não tem mais lógica.

Começarei um estudo pesado sobre o espiritismo durante 2 ou 3 anos, e pretendo escrever um livro sobre isto, e nesse tempo, como não sou um cético de cabeça fechada, terei tempo suficiente para tentar encontrar a prova científica da existência de espíritos. Caso eu encontre, o nome do livro será: "Espíritos existem", caso eu não encontre, o nome será: "Espíritos não existem".

E deixo uma pergunta no ar, sobre os fenômenos das mesas girantes, que foram os fatos que levaram Allan Kardec a iniciar esta doutrina chamada Espiritismo:

COMO É POSSÍVEL ALGO QUE NÃO TEM ÁTOMO E NÃO OCUPA LUGAR NO ESPAÇO REALIZAR UMA FORÇA PARA MOVER UMA MESA, OU QUALQUER COISA?

Teve um espírita que disse que esta história é mentira, pois não tinham testemunhas, etc.. Mesmo se for mentira, a história das mesas girantes está escrita nos livros de Kardec, E ISTO FAZ PARTE DO ESPIRTISMO! A física já condena estes fatos, mas eu não estou indo pela física, pois se estivesse chegaria e dizia: "Esta história de mesas girantes é mentira, não aconteceu de verdade". Muito pelo contrário, estou procurando evidências, prova para depois condenar. Concluindo, por mais que seja mentira essa história das mesas redondas, eu não quero saber, se for, o espiritismo vai pagar isto, pois esta história faz parte dele, e foram estes "fenômenos" que deram origem à esta doutrina, inicialmente "criada" vamos assim dizer, pelo famoso pseudônimo conhecido como Allan Kardec.

Afirmações sem provas, sem evidências não valem de nada. Parece que o espirtismo é mais uma filosofia de resistência  à morte não? O ser humano nunca aceitou a morte como fato, ele quer continuar vivo depois de morto.. É assim com todas as religiões, apesar do espiritismo não ser considerado uma. Eu prefiro aceitar a verdade do que viver em ilusões, mas, lógica e coerência não são para todos né?

Espero que alguém consiga responder minhas questões, pois eu não consegui encontrar as respostas até agora.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline AllanCMM

• Nível 04
  • *
« Resposta #138 Online: 31 de Maio de 2006, 18:59:50 »
Quis dizer também que a alma é algo físico pois ela está num meio físico! Se ela estivesse em outro universo, tudo bem, mas de acordo com o espiritismo, os espíritos estão entre nós. Compreende?

Não é por ai. Estou meio sem tempo, mas vou tentar sintetizar rapidamente como funciona. Você já leu "O Universo em uma casca de nóz" do Stephen Hawking? Existe um capitulo do livro que é, se não me engano, "Admirável mundo das branas", onde ele relata uma Teoria onde exisitiriam umas 11 dimensões no espaço-tempo (não lembro claramente), ou seja, os espiritos estão em uma dimensão diferente da nossa, mas podem se manifestar em nossa dimensão. Se não me engano Kardec relata isto na Genese. No fim de semana descreverei com mais calma esta Teoria.
Se bem sei essas dimensôes são espaciais e temporais, pela teoria das super-cordas acreditasse-se que haja não apenas quatro dimensôes (tres espacais e uma temporal) mas onze (dez espaciais e uma temporal) algo assim, por isso seu argumento de que os espiritos habitam uma dessas dimensôes não cola pois nós também a habitamos então eles estaria no mesmo lugar que nós e mesmo assim não conseguimos detectar sua presença!

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #139 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:40:16 »
VideoMaker disse que Willian Crookes provou cientificamente a existência de espíritos. Vejam:
"A cética Inglaterra se assustou com as certezas obtidas dentro do mais severo método científico e cercadas de extrema prudência, afinal, era preciso aceitá-las, uma vez que Crookes pesquisou com frieza, observou pacientemente, fotografou, provou, contraprovou e se rendeu."

A história não é bem essa. Dê uma lida no caso de Florence Cook, uma das "certezas" de Crookes e que não passava de uma farsante, tendo sido desmascarada antes mesmo de Crookes estudá-la. Se esse era o melhor caso de Crookes…

Além disso, este ramo está cheio de fraudes e ilusionistas. Ser estudado por cientistas não é garantia que eles também não possam ser ludibriados como bem provou James Randi. É necessário juntar uma equipe composta não só de cientistas mas de ilusionistas experientes familiarizados com este tipo de fraude. As experiências devem seguir um protocolo rigoroso e devem ser reprodutíveis.

De resto, ficar citando um monte de nomes de cientistas que teriam realizados estudos sem disponibilizá-los é mero argumento de autoridade. Sem ter acesso a tais estudos, sua metodologia e conclusão, tal lista não vale nada, é apenas confiar na palavra do videomaker de que tais cientistas realizaram estudos e que estes provam alguma coisa. Sem contar que lendo a descrição da lista do videomaker fica claro que a maioria não fez estudo algum, eles apenas publicaram livros expressando idéias a favor da existência de vida após a morte, o que é bem diferente de fazer experimentos.

Citando um dos nomes, na lista de "pesquisadores da imortalidade" que o videomaker deu consta Sir Arthur Conan Doyle. Ora, Doyle enquanto pesquisador de fenômenos paranormais foi um fiasco, tendo sido enganado por duas crianças com uma foto de fadas de papel. Se isso é o que o videomaker chama de "experiencias feitas e DOCUMENTADAS por ceticos e cientistas", imagino as outras…

E é interessante notar também que a maioria, se não a totalidade, dos experimentos foram feitos antes de 1900, quando a tecnologia disponível era precária e fraudes eram muito mais fáceis de serem feitas sem serem detectadas. Onde estão os experimentos atuais reproduzindo e confirmando estes dados de mais de 100 anos? Não deveria ser mais fácil obter resultados positivos agora que os instrumentos são mais sensíveis? Então onde eles estão?

Não existe possibilidade nenhuma de refutar quando se coloca em xeque a autoridade daqueles que foram mencionados, quando pedem protocolos de pesquisas do seculo passado, ou quando usam e apelam para conceitos de logica que soltos parecem resolver tudo. Apelo a isso, argumento Ad aquilo! Como se tivessemos falando de gente comum e não de cientistas reconhecidos na sua epoca!
Como a Doutrina Espirita é a inimiga numero um do ceticismo, fica dificil de ser aceita as pesquisas e seus pesquisadores! não é possivel.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #140 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:44:17 »
William Crookes foi um ótimo cientista, excepcional químico, porém, no que se diz respeito à espíritos, nada a comentar, nem vou perder meu tempo. VideoMaker disse que as provas científicas já tinham sido apresentadas por Willian Crookes,  porém VideoMaker, você não tem algo menos imaginário? Pesquisem o que se diz respeito à William Crookes sobre espíritos e vocês saberão do que estou falando.

Parece que é mesmo impossível comprovar cientificamente a existência da alma ou do espírito não? Criei este tópico procurando a prova científica, pois acho que Allan Kardec brincou com fogo citando as histórias das mesas girantes, parece que ele queria dizer que espíritos podem realizar alguma força e interagir neste mundo, mas até hoje ninguém se provou isto, agora se ele disse que espíritos são capazes de mover mesas, ele usou a física, e como ninguém conseguiu provar nada até agora pelomenos, olhem: A minha pergunta ainda é:

COMO ALGO QUE NÃO TEM ÁTOMO E NÃO OCUPA LUGAR NO ESPAÇO PODE REALIZAR UMA FORÇA? Até hoje nenhum espírita e nenhum físico respondeu isto. Se espíritos interagem com a física, deve existir algo em comum com a física para se comprová-los.

Se Allan Kardec tivesse falado de espiritos citando fenômenos que somente aconteceriam em um "universo espiritual", tudo bem, eu não dizia nada, mas falar que eles podem realizar força?

Todo tópico tem uma conclusão, e eu não encontrei nenhuma prova aqui, parece que a minha conclusão por enquanto é esta:

A alma, o espírito, são criações imaginárias, como unicórnios, etc… Criações imaginárias só existem no mundo da mente, na mente humana, e não no mundo físico ou em outros "mundos". O maior erro da doutrina espírita parece ter sido perder a noção do que é imaginação e realidade. Quando o ser humano perde a noção do que é real e o que é imaginário, ele não tem mais lógica.

Começarei um estudo pesado sobre o espiritismo durante 2 ou 3 anos, e pretendo escrever um livro sobre isto, e nesse tempo, como não sou um cético de cabeça fechada, terei tempo suficiente para tentar encontrar a prova científica da existência de espíritos. Caso eu encontre, o nome do livro será: "Espíritos existem", caso eu não encontre, o nome será: "Espíritos não existem".

E deixo uma pergunta no ar, sobre os fenômenos das mesas girantes, que foram os fatos que levaram Allan Kardec a iniciar esta doutrina chamada Espiritismo:

COMO É POSSÍVEL ALGO QUE NÃO TEM ÁTOMO E NÃO OCUPA LUGAR NO ESPAÇO REALIZAR UMA FORÇA PARA MOVER UMA MESA, OU QUALQUER COISA?

Teve um espírita que disse que esta história é mentira, pois não tinham testemunhas, etc… Mesmo se for mentira, a história das mesas girantes está escrita nos livros de Kardec, E ISTO FAZ PARTE DO ESPIRTISMO! A física já condena estes fatos, mas eu não estou indo pela física, pois se estivesse chegaria e dizia: "Esta história de mesas girantes é mentira, não aconteceu de verdade". Muito pelo contrário, estou procurando evidências, prova para depois condenar. Concluindo, por mais que seja mentira essa história das mesas redondas, eu não quero saber, se for, o espiritismo vai pagar isto, pois esta história faz parte dele, e foram estes "fenômenos" que deram origem à esta doutrina, inicialmente "criada" vamos assim dizer, pelo famoso pseudônimo conhecido como Allan Kardec.

Afirmações sem provas, sem evidências não valem de nada. Parece que o espirtismo é mais uma filosofia de resistência  à morte não? O ser humano nunca aceitou a morte como fato, ele quer continuar vivo depois de morto… É assim com todas as religiões, apesar do espiritismo não ser considerado uma. Eu prefiro aceitar a verdade do que viver em ilusões, mas, lógica e coerência não são para todos né?

Espero que alguém consiga responder minhas questões, pois eu não consegui encontrar as respostas até agora.

por Aécio Pereira Chagas

Vamos utilizar-nos de um exemplo para ilustrar nossos pontos de vista. E o que escolhemos é a "teoria atômico-molecular", devido à nossa experiência como pesquisador no campo da Química. O que se segue é um diálogo imaginário (ou não tão imaginário assim) que tivemos com uma pessoa a princípio cética.

Inicialmente ela nos perguntou:

-- "Você acredita na existência de átomos e moléculas?"

-- "Não só acredito, mas sei que eles existem", respondi.

-- "Como você pode provar isso?"

-- "Não lhe posso oferecer nenhuma prova como aquelas apresentadas nos tribunais; inclusive nunca os vi, toquei ou mesmo os senti de alguma maneira, nas formas que penso que sejam. O que me faz saber que os átomos e as moléculas existem é um conjunto de evidências experimentais, um conjunto de provas. Nenhuma delas por si é suficiente par provar a existência dos átomos ou das moléculas. Vendo a coisa de outra maneira, todo esse conjunto de evidências experimentais ou de experimentos só pode ser explicado, entendido, racionalizado, por meio da admissão da existência dos átomos e moléculas, e essa miríade de experimentos é que constitui "a prova". Cada um dos experimentos, considerados separadamente, pode até ser explicado por outras hipóteses ou teorias, mas até hoje ninguém encontrou nenhuma outra alternativa que desse conta de todo o conjunto de experimentos considerados, a não ser a "teoria atômico-molecular". Um dado experimento pode ser explicado pela hipótese de que a matéria é contínua, alguns outros também, mas há muitos outros que não. Podemos até inventar hipóteses as mais estapafúrdias, mas com lógica e bom senso perceberemos que poderão dar conta apenas de alguns poucos fatos. Não vou citar aqui os experimentos; nas bibliotecas encontramos centenas e centenas de descrições deles.

"Ainda mais: como já sei que os átomos e as moléculas existem, como cientista não vou mais procurar provas de sua existência. Vou daí para a frente. Vou realizar experimentos nos quais a priori já considero existentes os átomos e moléculas, e os resultados têm sido até agora coerentes com isso. Assim procedem também os meus colegas cientistas do mundo todo."

Da mesma maneira que se faz a pergunta sobre os átomos e as moléculas, faz-se também com relação à existência dos Espíritos e a outros pontos que mencionamos no início deste artigo. A resposta que daríamos a essa pergunta seria a mesma dada sobre os átomos e as moléculas: "Não só acredito, mas sei que eles existem." -- "Como você pode provar isso?" -- "Não posso lhe oferecer nenhuma prova, como aquelas apresentadas num tribunal; inclusive nunca os vi, toquei ou mesmo os senti de alguma maneira, na forma que penso que tenham. O que me faz saber que os Espíritos existem é um conjunto de provas (…)." O leitor poderá continuar o diálogo, é só trocar 'átomos e moléculas' por 'Espíritos'. Alternativa para 'Espíritos' (como a hipótese da matéria contínua no lugar dos átomos)? É só procurar uma dessas muitas explicações "parapsicológicas" que há por aí (o inconsciente etc.).

Quanto aos novos experimentos, já há uma diferença: são poucos os que vão à frente, a maioria ainda está querendo "provar" que o Espírito existe.

Se as pessoas que buscam provas sobre esses pontos básicos da Doutrina Espírita, após examinarem todo esse conjunto de evidências que a própria Doutrina oferece, além de outras procedentes de fontes não espíritas, ainda quiserem "a prova", é porque continuam desinformadas sobre a atividade científica (ou não a aceitam) ou realmente não querem aceitar nada. Mas isso não acontece apenas com o Espiritismo. Com átomos e moléculas hoje em dia não se pode ser cético, mas com outras coisas… Há pouco ouvi: "(…) afinal de contas, a teoria da Evolução ainda não está cientificamente provada"…

Fonte: http://www.espirito.com.br/portal/artigos/geeu/as-provas.html

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #141 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 20:38:35 »
Sabemos que os estudos realizados em microscópios eletrônicos condizem com os resultados quando a reação das partículas e união dos elementos químicos. A partir desse estudo até criamos a maior força do planeta, a bomba atômica ou usina nuclear.

Ao menos, sabemos que a idéia dos átomos teve utilidade e conseguiu. Ao menos, necessariamente não é improvável que não seja algo que se assemelha com átomos?

Aliás, a partir da hipótese dos átomos conseguimos explicar grande parte dos fenômenos que ocorrem sem necessidade de atribuir a meros seres inteligentes invisíveis que os fazem e criam as coisas.

Não sei, mas até agora pelo tenho observado dos que tentam provar espíritos.
Espírito: parte de um ser humano que após sua morte e deterioramento do cérebro e os órgãos responsável pelos sentidos continua podendo ainda interagir com o mundo, sendo inteligente e tendo percepção das coisas.
Somente as explicações parecem infalseáveis, ou seja: apesar da pessoa morrer, continua viva, só que invisível e não pode ser tocada. Alguns atribuem certos fenômenos ocorrem aos espíritos, mas em laboratório isto não pode ser provado.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 18:26:49 »
Como a Doutrina Espirita é a inimiga numero um do ceticismo, fica dificil de ser aceita as pesquisas e seus pesquisadores! não é possivel.
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Nenhuma doutrina é inimiga do ceticismo. Se não "aceitamos", garanto que não é por pirraça…

Evoluir sempre…?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #143 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 19:06:21 »
Não existe possibilidade nenhuma de refutar quando se coloca em xeque a autoridade daqueles que foram mencionados, quando pedem protocolos de pesquisas do seculo passado, ou quando usam e apelam para conceitos de logica que soltos parecem resolver tudo. Apelo a isso, argumento Ad aquilo! Como se tivessemos falando de gente comum e não de cientistas reconhecidos na sua epoca!

Realmente, é exatamente assim, Video; é de fato impossível aceitar argumentação como tendo valor científico apenas com base na autoridade e reputação de quem fala.

A argumentação e as evidências devem ser capazes de falar por si e ser falseáveis ou reprodutíveis por qualquer um que tenha os materias e circunstâncias adequados.  Independentemente de autoridade ou reconhecimento externo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #144 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 00:25:07 »

Realmente, é exatamente assim, Video; é de fato impossível aceitar argumentação como tendo valor científico apenas com base na autoridade e reputação de quem fala.

A argumentação e as evidências devem ser capazes de falar por si e ser falseáveis ou reprodutíveis por qualquer um que tenha os materias e circunstâncias adequados.  Independentemente de autoridade ou reconhecimento externo.

E quantos ceticos tem tentado replicar essas pesquisas? Quantos tem algo a dizer a respeito a não ser isso é Anedota ou argumento Ad isso Ad aquilo? Por que temos que aceitar apenas um "eu acho" dos ceticos? Esse negocio de não aceitar a AUTORIDADE de quem fala apenas porque não se viu os protocolos das experiencias, muita gente teria morrido na questão medicina e saude!
O que cansa Dantas, é não ver nenhum desses combatentes provarem que os experimentos do passado foram fraudes! ou ficar repetindo, ANEDOTA! ANEDOTA! como se resolve-se o problema é que não dá!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #145 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 01:24:04 »
Nem tudo é evidência anedótica, Video...

há apelo à autoridade, apelo à misericórdia e inversão do ônus da prova também.

Não é de se admirar que a comunidade científica não se convença!

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #146 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 08:30:33 »
É incrível como muita gente tem uma visão errônea do processo científico. Elas parecem pensar que os cientistas simplesmente se reúnem, conversam um pouco, dão tapinhas nas costas uns dos outros e combinam qual teoria apoiar...

Lembro de uma conferência da qual participei, uns anos atrás, onde um jovem cientista renomado, chefe de um Instituto Max Planck, apresentou uma bela teoria sobre um certo fenômeno em sistemas magnéticos. Seus argumentos eram engenhosos, seus cálculos precisos, e a teoria ainda fazia umas previsões interessantes. No final da apresentação, na hora das perguntas, uma pessoa na platéia se levantou e disse (mais ou menos assim): "recentemente fizemos esse tipo de medição nesse sistema. Os resultados não são consistentes com sua previsão. Sua teoria está errada!" O jovem/renomado cientista ainda tentou defender suas idéias, mas o experimental sempre dizia: "já testamos isso. Não dá certo." No final ele teve que reconhecer. Sua bela teoria foi sumariamente descartada.
Também já vi cientistas mais velhos e famosos verem suas idéias malhadas impiedosamente (o melhor caso foi o de Sir. Roger Penrose e suas idéias sobre a mente). Isso acontece todos os dias, quando um cientista submete seu trabalho a um jornal peer reviewed. Eu mesmo já tive a oportunidade de barrar um artigo duvidoso, feito por pesquisadores conhecidos na área (a bem da verdade, os resultados não estavam errados, mas apenas não eram interessantes o suficiente para serem publicados naquela revista específica).

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #147 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 10:53:49 »
E quantos ceticos tem tentado replicar essas pesquisas? Quantos tem algo a dizer a respeito a não ser isso é Anedota ou argumento Ad isso Ad aquilo? Por que temos que aceitar apenas um "eu acho" dos ceticos? Esse negocio de não aceitar a AUTORIDADE de quem fala apenas porque não se viu os protocolos das experiencias, muita gente teria morrido na questão medicina e saude!
O que cansa Dantas, é não ver nenhum desses combatentes provarem que os experimentos do passado foram fraudes! ou ficar repetindo, ANEDOTA! ANEDOTA! como se resolve-se o problema é que não dá!

Ei,

Você é amigo do Vitor Moura? (o pai das evidências anedotas :P )

Eu já fefutei a porcaria do artigo do Stenveson no orkut, e o Julio Siqueira espumou de tantos palavrões e ofensas...

Engraçado que os experimentos são feitos por espíritas, usam protocolos espíritas e o método científico é mascarado e a gente pode implorar que ninguém passa as planilhas originais :wink:

Ah, ninguém merece essa insistência toda de que o espiritismo é científico! Aff!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #148 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 10:56:36 »
Você tem cópia da refutação ao Stevenson, Su?

Se acha ele fraco, devia ver como é o Hernane Guimarães de Andrade...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #149 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 10:57:02 »
Também já vi cientistas mais velhos e famosos verem suas idéias malhadas impiedosamente (o melhor caso foi o de Sir. Roger Penrose e suas idéias sobre a mente). Isso acontece todos os dias, quando um cientista submete seu trabalho a um jornal peer reviewed. Eu mesmo já tive a oportunidade de barrar um artigo duvidoso, feito por pesquisadores conhecidos na área (a bem da verdade, os resultados não estavam errados, mas apenas não eram interessantes o suficiente para serem publicados naquela revista específica).

Exatamente, pelo que li nos trabalhos do Ian Stevenson (que é geralmente o que os espíritas citam) ele simplesmente usou a estatística de forma inadequada e invalidou seus dados :wink: (prefiro não afirmar se ele fez isso de má fé ou não ::))

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!