Autor Tópico: Calvinismo [Off-topic de "Gênesys e demais teíst...."]  (Lida 11168 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Calvinismo [Off-topic de "Gênesys e demais teíst...."]
« Resposta #125 Online: 24 de Maio de 2006, 16:52:05 »
Interessante como o deus bíblico calou a boca nos últimos 2.000 anos... ele era tão comunicativo...:hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #126 Online: 24 de Maio de 2006, 17:28:21 »
Bom... pelo menos ele esta abraçando o pacote todo... o bom e o ruim. Bem ao contrario da maioria, que quando se conta estas atrocidades, ficam duvidando e chamando nos chamando de mentirosos (ate resolverem ir la biblia ver... depois ficam chocados).

O problema reside justamente nisso. Essa falta de senso-crítico e racionalidade para julgar o que deve ser aproveitado na bíblia e o que não deve. Mate a razão e você vai obter o pacote completo, "abraçando o bom e o ruim da bíblia", do fundamentalismo religioso, aquele mesmo que, embora com conseqüências diferentes, leva extremistas a cometerem atentados, crendo possivelmente que "Deus poderia muito bem mandar matar todos meus vizinhos infiéis, se já estivesse pré-determinado que seriam condenados ao inferno. Simples assim." Pode parecer incrível, mas neste mesmo tópico houve uma resposta semelhante a esta, embora em vez de "vizinhos" a vítima do tal deus foi "crianças de colo". :shock:

Mesmo tendo sido cristão convicto(e calvinista) por uns 20 anos, e talvez justamente por hoje ser capaz de questionar a bíblia, ainda fico chocado ao me deparar hoje com esse tipo de pensamento e como era, e é, possível aceitar tudo na bíblia como a perfeita vontade de um deus perfeito.
Who cares?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #127 Online: 25 de Maio de 2006, 02:03:50 »
Ai-ai-ai.

Então é comparação por maioria?

Bem, a maioria esmagadora da humanidade acredita em Deus. Seguindo sua lógica.... viva! Ele de fato existe! Fechem o site!!!

Sempre soube que estava certo!!!
Coma fezes... Trilhões de moscas não podem estar erradas...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #128 Online: 25 de Maio de 2006, 02:12:32 »
Não é bem assim, é quase.

Bom, você conseguiria me dar uma definição eterna de "injusto" ou "cruel" ou etc? Acho que ninguém que tenha não DOGMAS consegue.

O que era justo século passado, já não é mais. E o que é justo hoje, já não será século que vem, e etc. Ou seja, creio que vocês não podem classificar algo como eternamente justo e eternamente injusto, porque simplesmente não podem me dar padrões eternos e imutáveis de alguma coisa.

Além do que, há a questão de subjetividade pra vocês. O que é verdade pra uma pessoa, não é pra outra e vice-versa.

No meu caso é diferente, eu acredito em padrões eternos e imutáveis e etc. E tento não julgar os outros e as coisas pelo que eu acho (que penso que é o que você está fazendo), mas pelo que meus padrões e crenças me dizem ser.

Então, você pode me dar uma classificação de justiça, que seja válida para todos os povos e em todas as épocas?

Se puder me dar, conversaremos. Se não, acho que nossa discussão não será produtiva.

Se você me disser "eu acho" ou "eu acredito que seja assim e assim" nós simplesmente empatamos, pois eu acho diferente e minha palavra não tem que ser melhor que a sua e vice-versa.

Mas uma coisa deve existir, respeito, e isso eu te peço.

Se você não gosta da forma como eu penso, problema seu.
Valoração paralela subjetiva da esfera do profano.

Define-se injustiça e crueldade a partir de modos primordiais de pensamento; pegue uma conduta, aplique-a a outra pessoa e depois aplique-a a si mesmo para distingüir injustiça de justiça.

Com isso pode-se definir paradigmas "eternos e imutáveis" de justiça válidos para todos os povos em todas as épocas.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #129 Online: 25 de Maio de 2006, 02:24:15 »
Eu não vejo nada demais no que ele postou não.
Você é um doente moral (não estou te xingando) e precisa de tratamento.

1. Acredito na pena de morte como sendo Bíblica.
"Não matarás" (Jesus, século primeiro d.C.)
"Perdoarás setenta vezes sete" (idem, ibidem)

2. Acredito na predestinação.
Em outras palavras: "Foda-se a doutrina do arrependimento pregada por 'Cristo'"?

Ou seja, Deus poderia muito bem mandar matar crianças pequenas e de colo, se já estivesse pré-determinado que seriam condenadas ao inferno.
Em outras palavras, "dane-se aquele papinho de Jesus sobre o arrependimento"...

Simples assim, e escandalize a quem escandalizar. Em suma, não vejo incoerência, nem contradição nem nada.
Com sua simplicidade toda, você cuspiu na cara do personagem mitológico Jesus...

Simples assim.

rizk

• Visitante
« Resposta #130 Online: 25 de Maio de 2006, 18:58:18 »
Eu nao entendo isso tbm, Jesus eh um cara super conversao e livre arbitrio, como eh que dah pra ser cristao sem levar isso a serio?

Acho que Deus desistiu de nos de novo. Nem os santos aparecem mais, nem os anjos, nem N. Sra; agora eh so ET, que bosta..

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #131 Online: 26 de Maio de 2006, 06:59:49 »
Eu nao entendo isso tbm, Jesus eh um cara super conversao e livre arbitrio, como eh que dah pra ser cristao sem levar isso a serio?

Acho que Deus desistiu de nos de novo. Nem os santos aparecem mais, nem os anjos, nem N. Sra; agora eh so ET, que bosta..

ET e uns fantasminhas metidos a médicos e escritores......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #132 Online: 26 de Maio de 2006, 16:37:17 »
Para todos os fins, vou deixar registrado que estas serão minhas últimas participaçoes no topico, que para mim jah partiu para a "viagem" ha algum tempo.

*-Escrevendo de lan house, teclado nao configurado.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #133 Online: 26 de Maio de 2006, 16:38:47 »
Acontece que essa base é inalcassável assim como Deus.

Criticamos Ele através de nossas noções. Não há outra maneira.

E eu faço a minha parte criticando essas bases.

Abraços
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #134 Online: 26 de Maio de 2006, 16:40:41 »
A única coisa que podemos apresentar são as leis dos homens, Maycon. Mas é óbvio que se nao passarmos de criatura, nossas leis valem merda.

E a critica que eu faço eh "de quais homens, e pq não de outros (interrogacao)"

Essas leis pra mim sao muito subjetivas, questionaveis e mutaveis.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #135 Online: 26 de Maio de 2006, 16:41:59 »
Se é assim, então por que não sacrificam mais cordeiros na páscoa? Por que não são mais circuncidados ao nascerem ? Por que não apedrejam as mulheres adúlteras ?

Essas coisas foram cumpridas no Novo Testamento, com Cristo...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #136 Online: 26 de Maio de 2006, 16:43:32 »
Se Deus existe, como se explica que Sua graça se manifeste de forma tão esparsa, esporádica e confusa?

Eu não acho nem esparsa, nem esporadica e nem confusa

Acho muito logica e racional, alias  :hihi:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #137 Online: 26 de Maio de 2006, 16:47:37 »
O Maykon é ESPERTÃO e colocou a discussão em termos de absoluto, e a gente não tem o que dizer, senão que ele prove que Deus é isso mesmo e que a Bíblia é isso mesmo e os profetas e etc. Ou a gente não aceita falar de teologia, ou não tem conversa.

E isso me lembra que o homem é teólogo e nós somos ateus que por definição naõ entendemos dessas coisas e nem nos esforçamos pra entender.

Ele "leva" essa só porque vcs aceitaram os pressupostos dele.

:flor:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #138 Online: 26 de Maio de 2006, 16:48:34 »
Maykon, para ser mais objetivo, a fim de nos prendermos mais ao tema do tópico, em resumo você quer dizer que as matanças ocorridas na bíblia estavam de acordo com a moral predominante em um povo e tempo específicos, e que pelo fato da moral e ética não serem universais, então neste contexto bíblico os genocídios não constituem um problema moral, certo?
Nesse caso então você não concorda que as ordens desses genocídios e assassinatos, alegadamente dadas por um deus, mencionadas na bíblia são simplesmente o reflexo de uma primitiva moral de um povo igualmente primitivo e não realmente a vontade de um deus imutável, perfeito, todo-poderoso, todo-bondoso, todo-aquilo e todo-isso?
E que se foram realmente a vontade desse deus, então por que essa moral não continua até hoje? Por que profetas não recebem hoje ordens desse deus para matarem crianças de colo de pais que não são judeus, por exemplo?

Eu tenho uma resposta, que obviamente você não vai concordar, a não ser que renuncie a fé e dê lugar à razão: é porque a moral e ética evoluíram com o tempo. E hoje se respeita mais o ser humano de forma universal, apesar da violência, criminalidade e barbáries que ainda vemos. Contudo,  isso não se compara com aceitar eticamente que, por exemplo, os cristãos saiam matando os mulçumanos, devido à suposta ordem do seu deus, dada por algum profeta.

Em suma: não é pelo fato de seu deus ter mudado sua política com os seres humanos que os judeus ou cristãos não incorrem mais em cruzadas religiosas, mesmo porque esse deus até agora é algo mítico, mas sim o fato da moral e ética ocidentais terem evoluído nesse aspecto, a ponto de não ser mais aceitável que genocídios religiosos sejam tolerados, ainda que sob o pretexto de se fazer a vontade de algum deus. ;-)

Abraços.

Obs: e sim, enquanto você ou qualquer outra pessoa considerar tudo o que está escrito na bíblia como a perfeita vontade de um deus com atributos absolutos, considerarei você ou tal pessoa desprovida de senso-crítico em relação a bíblia.

[editado para corrigir erros ortográficos]

Pelo que jah havia dito, nao vou lhe responder estas coisas.

Mas fico triste que pelo que voce escreveu, ou voce esta fingindo, ou nao entendeu nada do que eu estava falando.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #139 Online: 26 de Maio de 2006, 16:50:50 »
Interessante como o deus bíblico calou a boca nos últimos 2.000 anos... ele era tão comunicativo...:hein:

O Canon esta fechado agora. Leia Hebreus cap 1.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #140 Online: 26 de Maio de 2006, 16:52:09 »
Mesmo tendo sido cristão convicto(e calvinista) por uns 20 anos

Voce era cristao calvinista (interrogacao)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #141 Online: 26 de Maio de 2006, 16:53:17 »
Ai-ai-ai.

Então é comparação por maioria?

Bem, a maioria esmagadora da humanidade acredita em Deus. Seguindo sua lógica.... viva! Ele de fato existe! Fechem o site!!!

Sempre soube que estava certo!!!
Coma fezes... Trilhões de moscas não podem estar erradas...

Tsc, tsc.

Coisa feia pegar a frase fora de contexto.  :/

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #142 Online: 26 de Maio de 2006, 16:56:59 »
Valoração paralela subjetiva da esfera do profano.

Define-se injustiça e crueldade a partir de modos primordiais de pensamento; pegue uma conduta, aplique-a a outra pessoa e depois aplique-a a si mesmo para distingüir injustiça de justiça.

Caramba! Isso dá um conceito de justiça para cada 3 pessoas eh isso:

Poderiamos ter 2 bilhoes de conceito de justica no mundo entao (interrogacao)  :susto:

Vixe...

Eu curto mesmo eh o conceito de justiça da tribo dos sawis....

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #143 Online: 26 de Maio de 2006, 17:03:26 »
Você é um doente moral (não estou te xingando) e precisa de tratamento.

Acho que um lixo apelativo destes nem precisa de resposta.

Eh, nem precisa mesmo.

"Não matarás" (Jesus, século primeiro d.C.)
"Perdoarás setenta vezes sete" (idem, ibidem)

Leia no hebraico antigo e no grego koine, eh nao assassinaras.

Em outras palavras: "Foda-se a doutrina do arrependimento pregada por 'Cristo'"?

Isso se harmoniza se for estudado com a doutrina graça irresistivel.

Em outras palavras, "dane-se aquele papinho de Jesus sobre o arrependimento"...

Idem.

Com sua simplicidade toda, você cuspiu na cara do personagem mitológico Jesus...

Nao, nem um pouco.

Simples assim.

Tah.

Ah! E eu nao fiquei explicando o que disse acima porque sao doutrinas teologicas e, acho que nao lhe interessam e... vc nem cre na Biblia mesmo neh (interrogacao)

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #144 Online: 26 de Maio de 2006, 17:08:54 »

Michele, a Biblia nao ensina em lugar nenhum o livre arbitrio.

Michele, o canon estah fechado agora, Ele nao precisa ficar mandando profetas e anjos mais.

Leia Hebreus 1.

Bjos.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #145 Online: 26 de Maio de 2006, 17:10:33 »
Pessoal, desculpa, como jah disse o teclado nao estah configurado.

Como disse tambem, o topico ficou muito confuso e meio viagem.

Se quiserem discutir algum dos temas aqui citados em topicos separados, fiquem a vontade.

Meu ultimo post no topico.

Abraços.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 26 de Maio de 2006, 21:07:00 »
Se é assim, então por que não sacrificam mais cordeiros na páscoa? Por que não são mais circuncidados ao nascerem ? Por que não apedrejam as mulheres adúlteras ?

Essas coisas foram cumpridas no Novo Testamento, com Cristo...

Mas ele não disse que não precisavam continuar fazendo...
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 26 de Maio de 2006, 21:10:48 »
  Puxa, pena que o Maykon abandonou a discussão.Tava ficando interessante.Mas pensando bem...

Eu não acho nem esparsa, nem esporadica e nem confusa
 Acho muito logica e racional, alias :hihi:

É, foi melhor assim. :histeria:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

rizk

• Visitante
« Resposta #148 Online: 27 de Maio de 2006, 03:50:51 »
Achei isso, olha so. Grifos meus.

Graça Irresistível - O Espírito Santo soberana e efetivamente aplica a salvação ao eleito.

Se os homens fossem deixados na dependência de sua própria força e habilidade em qualquer ponto no processo de salvação, nenhum poderia ser salvo. Mas esse não é o caso. A Fé Reformada ensina a todos que Jesus orou: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”(João 6:37), e aqueles que Jesus afirmou: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”(ver. 44). E é aqui que vemos o ministério salvador do Espírito Santo. O Deus triúno verdadeiramente salva seus eleitos pela “iluminação de suas mentes espiritual e salvificamente para entender as coisas de Deus, tirando seus corações de pedra, e dando a eles um coração vivo; renovando suas vontades, e, pelo seu grandioso poder, determinando-os para aquilo que é bom, e efetivamente atraindo-os para Jesus Cristo: Ainda assim, eles vêm livremente, sendo feita sua vontade pela Sua graça” (CFW, X:1). E que se note cuidadosamente que “esse chamado efetivo é somente pela livre graça de Deus, não por algo que foi achado nos homens, os quais são todos agentes passivos, até serem alcançados e renovados pelo Espírito Santo, ele (o homem) é então capaz e responder ao chamado de Deus, e abraçar a graça oferecida convenientemente a ele.” (parte 2). Todos os pecadores que ouvem o evangelho são chamados a se arrepender e crer. Mas eles não podem fazê-lo, porque eles estão mortos em seus delitos e pecados. Então Deus, pela operação do Espírito Santo, cria em seus eleitos o poder de fazer aquilo que ele nos ordena. Da mesma forma como era impossível, Lazaro estando morto, ouvir a voz de Jesus e ir até ele saindo da sepultura. Mesmo assim ele ouviu e saiu da sepultura porque aquele que o chamou também lhe deu poder para ouvir e obedecer, assim é nossa conversão. Não me admira que Paulo tenha perguntado: “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1Co. 4:7). O divino e soberano ato de regeneração efetiva pelo Espírito Santo precedem a atividade humana de arrependimento e fé. Este claro ensinamento abrange tanto a indivisível glória de Deus e a responsabilidade humana. Alguns têm imaginado que se a regeneração só é possível pela soberana ação do Espírito Santo, então alguém pode sinceramente ter o desejo de ser salvo mas pode não ter a “chance” de receber a salvação. Mas a verdade é que ninguém desejará ser salvo como Deus deseja, sem antes ser alvo da ação da graça regeneradora: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Outros têm pensado que se Deus converte ao pecador, não há a necessidade de que o pecador obedeça aos mandamentos do evangelho tendo assim que se arrepender e crer em Cristo. Mas novamente, a verdade é de outra maneira. Porque a única forma que nós podemos saber se a graça de Deus foi realmente dada a nós, é quando temos o desejo de guardar os mandamentos do Senhor. “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.” (1 João 2:3). Todo aquele que atende ao chamado da graça de Deus, tem então, unicamente nesse ato, a única evidencia que a graça lhe foi concedida por Deus. Como o Apóstolo Pedro disse: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,” (2 Pedro 1:3). Todos aqueles que recusam obedecer ao evangelho têm somente a si mesmos para culpar; mas todos os que vêm à presença de Cristo, têm somente a Deus para agradecer

http://www.ipb.org.br/quem_somos/doutrina.php3

Eh por isso que o Maykon eh nosso amigo, ele deve achar que nao eh nossa culpa mas escolha de Deus.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #149 Online: 27 de Maio de 2006, 14:11:52 »
Maykon, para ser mais objetivo, a fim de nos prendermos mais ao tema do tópico, em resumo você quer dizer que as matanças ocorridas na bíblia estavam de acordo com a moral predominante em um povo e tempo específicos, e que pelo fato da moral e ética não serem universais, então neste contexto bíblico os genocídios não constituem um problema moral, certo?
Nesse caso então você não concorda que as ordens desses genocídios e assassinatos, alegadamente dadas por um deus, mencionadas na bíblia são simplesmente o reflexo de uma primitiva moral de um povo igualmente primitivo e não realmente a vontade de um deus imutável, perfeito, todo-poderoso, todo-bondoso, todo-aquilo e todo-isso?
E que se foram realmente a vontade desse deus, então por que essa moral não continua até hoje? Por que profetas não recebem hoje ordens desse deus para matarem crianças de colo de pais que não são judeus, por exemplo?

Eu tenho uma resposta, que obviamente você não vai concordar, a não ser que renuncie a fé e dê lugar à razão: é porque a moral e ética evoluíram com o tempo. E hoje se respeita mais o ser humano de forma universal, apesar da violência, criminalidade e barbáries que ainda vemos. Contudo,  isso não se compara com aceitar eticamente que, por exemplo, os cristãos saiam matando os mulçumanos, devido à suposta ordem do seu deus, dada por algum profeta.

Em suma: não é pelo fato de seu deus ter mudado sua política com os seres humanos que os judeus ou cristãos não incorrem mais em cruzadas religiosas, mesmo porque esse deus até agora é algo mítico, mas sim o fato da moral e ética ocidentais terem evoluído nesse aspecto, a ponto de não ser mais aceitável que genocídios religiosos sejam tolerados, ainda que sob o pretexto de se fazer a vontade de algum deus. ;-)

Abraços.

Obs: e sim, enquanto você ou qualquer outra pessoa considerar tudo o que está escrito na bíblia como a perfeita vontade de um deus com atributos absolutos, considerarei você ou tal pessoa desprovida de senso-crítico em relação a bíblia.

[editado para corrigir erros ortográficos]

Pelo que jah havia dito, nao vou lhe responder estas coisas.

Mas fico triste que pelo que voce escreveu, ou voce esta fingindo, ou nao entendeu nada do que eu estava falando.

Abraços.

Seu post anterior a este, dirigido a mim, ficou apenas com minhas citações, sem conter as suas. Assim estava muito confuso de responder, ou mesmo entender, item por item. Eu poderia ir atrás das citações suas correspondentes às minhas respostas, mas isso levaria muito tempo e não é de forma alguma minha intenção desprender tanto tempo assim para esta discussão.

O que me lembro é que você me disse que não iria me responder pelo fato de eu não ter respondido perguntas suas (??). Ora, mas o que está sendo discutido aqui são as matanças na bíblia, para as quais você deu sua opinião sobre isso, conforme consta na citação:

Citação de: Maykon
Deus poderia muito bem mandar matar crianças pequenas e de colo, se já estivesse pré-determinado que seriam condenadas ao inferno.

Simples assim, e escandalize a quem escandalizar. Em suma, não vejo incoerência, nem contradição nem nada.

A partir de mensagens com nulidade crítica ao tema exposto como essa, que você disparou para todos os lados, eu disse que elas (suas mensagens) ilustram bem como a crença exagerada na bíblia pode obscurecer a capacidade de crítica ou a razão de um indivíduo. A partir disso você começou a sair pela tangente, distorcendo o tema para a conceituação da moral e da ética, de uma forma onde tudo é permitido, baseando-se em exceções morais de alguns indíviduos. E mesmo se baseando nessas exceções, seu raciocínio incorre no erro de ser baseado em crenças ad hoc, ou seja, a moral do seu deus é imutável, mas então por que ele não continua mandando matar bebês de pais infiéis? Sua resposta: "Err... Deus faz o que Ele quiser e não posso questioná-lo. Simples assim." Mas seu deus explicitamente proibe matar e seu messias prega o amor até pelos inimigos e você diz que ele quis matar porque ele já condenou o indivíduo ao inferno. Que confusão! Além da capacidade de questionamento ser nula (medo de ser condenado ao inferno talvez?), esse raciocínio não tem ligação lógica-argumentativa com o exemplo das tribos que você citou, para mostrar que a moral, e neste caso são questões morais como assassinar bebês, é relativa. :shock:

Você ainda não me respondeu racionalmente porque não é moralmente inaceitável um deus mandar assassinar bebês sumariamente, e me perguntou porque considero moralmente inaceitável isso. Bom, minha resposta é muito simples: o amor intrínseco ao ser humano pela manutenção da vida humana torna isso moralmente inaceitável. Não existe qualquer tribo/nação ou sistema social onde o assassinato seja defendido de forma universal. Por razões lógicas tal povo se extinguiria abruptamente. Está claro agora? :-)

Eu li o que você escreveu sobre a vocalização do hebraico antigo e a chance das palavras transmitidas por Moisés terem sido fielmente transcritas é praticamente nula segundo uma ótica racional, como você mesmo salientou, e que isso poderia por em cheque o Velho Testamento todo. Você me perguntou se ainda considero isso como falta de senso-crítico, continuar crendo em tudo ali como a vontade perfeita de um deus perfeito. Minha resposta: mate a razão e sim, qualquer um pode aceitar tudo o que está ali como a vontade de um deus perfeito. Realmente sob uma ótica racional não é possível crer na bíblia, especialmente no Velho Testamento. Então: seja irracional e não tenha senso-crítico, e você pode(consegue) crer totalmente no fantasmão bíblico, em duendes, fadas, papai noel ad infinitum.

No restante não vi maior argumentação da sua parte, mas apenas: "não vou responder isso porque você não me respondeu minhas perguntas" ou "você é o arauto da lógica?", ou ainda "você é o dono da verdade?"

Como já disseram, não é preciso ser o arauto da lógica ou o dono da verdade para discutir esses assuntos ou refutar seus argumentos(?). ;-)
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!