Autor Tópico: Só pode ser brincadeira: Quem veio primeiro o ovo ou a galinha?  (Lida 10952 vezes)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
Re: Só pode ser brincadeira: Quem veio primeiro o ovo ou a galinha?
« Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2006, 15:10:11 »
Faço minha a interrogação do Nightmare: :?:

Josi, é assim, trocando em miúdos.

Para nós, evolucionistas os primeiros animais que surgiram na Terra e colocavam ovos eram aquáticos, só depois de muito tempo que as aves surgiram, evoluindo destes mesmos peixes.Logo, já existia ovo antes que quaquer ave existisse.

Agora, a galinha, especificamente, surgiu do ovo de alguma ave (que não era uma galinha) cujo careótipo, por um motivo qualquer acidental se modificou dando origem a uma nova espécie.Logo, a primeira galinha nasceu de um ovo que não era de galinha, mas de seu ascendente mais próximo.Os primeiros ovos de galinha foram postos pela primeira galinha, mas a primeira galinha nasceu de um ovo que não era de galinha.

Deu pra desenrolar ou enrolou mais ainda?

Os ovos que deveriam ficar na terra, deveriam ser calcificados, senão eles ressecariam. Então, segundo sua tese, a evolução se deu de um animal e de repente ele botou,uma galinha? Já pensaram para pensar que nós podemos ter sido colocados aqui? É interessante o que você acha?
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #26 Online: 31 de Maio de 2006, 15:12:15 »
"Biologia: Os seres vivos cordados, evoluiram para poder sobreviver na terra, portanto algumas adaptações:
*Pele queratinada, para perder menos agua;
 (...)
*Seus ovos ganharam camada de queratina, para evitar a dessecação que a atmlosfera produz.

E aí como vocês vão tentar contrariar a biologia? :smartass:

Arrumando citacoes que nao sejam de livro didatico da 5a serie. :smartass:
Ao inves de criticar, faça melhor.
P.s. : Era um livro de 2colegial.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Maio de 2006, 16:05:11 »
Faço minha a interrogação do Nightmare: :?:

Josi, é assim, trocando em miúdos.

Para nós, evolucionistas os primeiros animais que surgiram na Terra e colocavam ovos eram aquáticos, só depois de muito tempo que as aves surgiram, evoluindo destes mesmos peixes.Logo, já existia ovo antes que quaquer ave existisse.

Agora, a galinha, especificamente, surgiu do ovo de alguma ave (que não era uma galinha) cujo careótipo, por um motivo qualquer acidental se modificou dando origem a uma nova espécie.Logo, a primeira galinha nasceu de um ovo que não era de galinha, mas de seu ascendente mais próximo.Os primeiros ovos de galinha foram postos pela primeira galinha, mas a primeira galinha nasceu de um ovo que não era de galinha.

Deu pra desenrolar ou enrolou mais ainda?

Os ovos que deveriam ficar na terra, deveriam ser calcificados, senão eles ressecariam.

Por que? Foram chocados normalmente pela "quase galinha".

Então, segundo sua tese, a evolução se deu de um animal e de repente ele botou,uma galinha? Já pensaram para pensar que nós podemos ter sido colocados aqui? É interessante o que você acha?

Não um animal qualquer... alheio a galinha... mas sim um animal que era o elo anterior a evolução para galinha.
Para ficar mais facil, uma quase-galinha botou o ovo de uma galinha. Um quase-lagarto não poderia ter feito isto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 31 de Maio de 2006, 16:12:13 »
Os ovos que deveriam ficar na terra, deveriam ser calcificados, senão eles ressecariam. Então, segundo sua tese, a evolução se deu de um animal e de repente ele botou,uma galinha?

A galinha não descende imediatamente de um animal aquático, a galinha descende de outra ave, que já tinha o ovo tão calcificado quanto o da galinha. Não houve nenhuma modificação abrupta de uma geração para a outra como essa notícia sugere. É como raças de cães, o poodle não nasceu de repente do lobo, mas houve um gradual de formas de cães entre todas as raças; assim também é com todas as espécies.

Esse gradual também vale para várias outras coisas, como a transição de ovos mais moles, para ovos com casca calcificada. Ovos mais moles podem ser botados em terra, sem ressecar, desde que não seja feito em um terreno muito seco. Isso ocorre com alguns peixes e anfíbios, todos os répteis e aves têm e sempre tiveram, mais ou menos desde a origem dos répteis, ovos calcificados.

Já pensaram para pensar que nós podemos ter sido colocados aqui? É interessante o que você acha?
Isso já foi amplamente debatido por volta do século XIX, mas não há como confirmar ou refutar, várias coisas podem ser interpretadas livremente como "evidências", a imaginação rola solta. Ao mesmo tempo, se tem um mecanismo teórico, testável, para a origem das espécies, que até agora vai indo-muito-bem-obrigado quanto a evidências, ainda que as probabilidades contrárias fossem muitissimo mais altas, caso a teoria fosse não descrevesse um fenômeno real.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2006, 16:34:01 »
nessa página tem os parentes mais próximos das galinhas, um ou outro grupo extinto inclusive. As galinhas vieram de algo que seria meio parecido (leve-se em consideração principalmente o esqueleto e musculatura) com elas mesmas, perus, pavões, e faisões; essas são as espécies de aves mais aparentadas com as galinhas, formam uma genealogia que não sei bem qual seria, com vários intermediários mais ou menos parecidos com esses, nada parecido com sapos ou lagartos.

http://www.palaeos.com/Vertebrates/Units/360Galloanserae/360.100.html

Mesmo esse ancestral comum desse grupo de aves era uma ave. Todas as aves descendem de um ancestral comum, que era uma ave. As primeiras aves por sua vez surgiram de dinossauros, mas dinossauros que já eram muito parecidos com aves, tendo penas, por exemplo.

Archaeopteryx, é a ave mais antiga que se conhece (não necessariamente ancestral de qualquer ave hoje viva, pode ter sido o fim de uma linhagem), e é até mais parecida com dinossauros (como Velociraptor e Microraptor) que aves, conforme se encontraram mais fósseis. Todas as aves e o Archaeopteryx tem um ancestral comum, em algo que, por definição "genealógica" seria ave.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #30 Online: 31 de Maio de 2006, 21:24:15 »
Os ovos que deveriam ficar na terra, deveriam ser calcificados, senão eles ressecariam. Então, segundo sua tese, a evolução se deu de um animal e de repente ele botou,uma galinha? Já pensaram para pensar que nós podemos ter sido colocados aqui? É interessante o que você acha?
Pessoa, agora entendo por que tudo o que eu disse não faz sentido para você, e por que, para você, pode até parecer mais sensato e, de certo modo, mais "inteligível" que os seres vivos tenham sido "plantados aqui na Terra" (claro que, aparentemente, porque meia-dúzia de pergunbtas derrubam essa teoria criacionista).

Isso não tem importância. Olha só:

Não é que nem Pokémon...

Não foi um "peixinho" que pulou fora da água e caiu na terra, botou ovinhos e de um deles nasceu uma galinha. Vou tentar explicar de um jeito que você entenda: para o primeiro "bichinho/peixinho" sair da água, milhares e milhares e milhares de gerações foram necessárias, numa transformação gradual e bastante sublime entre cada uma delas.

E não aconteceu "magicamente"; não foi o bichinho que decidiu "quero sair da água"; foram condições adversas de meio ambiente que forçaram os "bichinhos-da-água" a irem se adaptando a ambientes com pouca água, até que os ambientes com pouca água se tornaram ambientes sem água nenhuma.

Sempre variações no ambiente forçaram transformações para que os bichinhos fossem se "acostumando"; foi assim que os "peixinhos" viraram anfíbios; os anfíbios viraram répteis; os répteis, aves; ... Até chegar em nós, hoje, aqui. Bilhões e bilhões e bilhões de gerações depois... Um número de gerações com muitos e muitos zeros, até que o primeiro peixinho aparecesse...

Entendeu?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #31 Online: 01 de Junho de 2006, 10:19:28 »
Acho que o debate está indo pra um lado um tanto obscuro!:D
Sempre interpretei a frase: "quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha", como uma analogia à origem da vida, e não uma citação direta à galinha, como está seguindo o direcionamento do debate! Vejo a analogia com o mesmo peso de: quem surgiu primeiro o RNA ou o DNA!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Junho de 2006, 12:29:36 »
também pensei originalmente que se trataria disso, mas nesse caso a questão era mais literal desde a origem, tanto que era um criador de galinhas e um filósofo respondendo

(se bem que parecem aquelas notícias duvidosas daquele noticiário "popular" do portal "terra")

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #33 Online: 01 de Junho de 2006, 17:46:22 »
Sempre interpretei a frase: "quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha", como uma analogia à origem da vida, e não uma citação direta à galinha, como está seguindo o direcionamento do debate! Vejo a analogia com o mesmo peso de: quem surgiu primeiro o RNA ou o DNA!
Hehe... Sempre interpretei esta pergunta como sendo "o que veio primeiro: o ovo-de-galinha? ou a galinha?"

E acho que é esta a conotação dela desde suas origens, por, dentre outros, dois motivos:

1. Esta questão é alegada como não tendo resposta (pelo segundo motivo).

2. A alegada "ausência de resposta" para esta questão sempre foi feita sobre um "raciocínio" criacionista. Tanto é que, quando alguém faz esta pergunta e se responde "o ovo", vem logo a indagação "Mas quem botou o ovo?". Quando é um criacionista que faz a pergunta para outro criacionista, o debate se prossegue assim:
- O que veio primeiro: o ovo, ou a galinha?
- O ovo!
- Mas, quem botou o ovo?
- A galinha!
- E de onde veio a galinha?
- Do ovo!
- Mas, quem botou o ovo?
- A galinha!
- Do ovo!
- Mas, quem botou o ovo?
- A galinha!
- Do ovo!
(Ad nauseam)

E, específicamente neste tópico, ela foi feita a respeito do ovo-de-galinha e da galinha; a questão da ordem do surgimento das espécies de seres vivos no planeta, a meu ver, passou longe de ser considerada por quem abriu o tópico. Isto está bem claro em todos os posts da Josilene.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #34 Online: 01 de Junho de 2006, 19:16:32 »
Pelos posts dela percebi isso. Mas a frase pelo que entendo fala em origem mesmo!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Atheist

• Visitante
« Resposta #35 Online: 02 de Junho de 2006, 01:03:52 »

Os ovos que deveriam ficar na terra, deveriam ser calcificados, senão eles ressecariam. Então, segundo sua tese, a evolução se deu de um animal e de repente ele botou,uma galinha?

Josilene, a galinha está longe de ser a primeira ave vivente.

Certamente o processo de calcificação e diminuição da perda de água foi o ponto crucial para que os organismos vivos começassem a pôr os ovos fora da água. Mas lembre que antes mesmo de isso acontecer, muitos organismos vivos saíram da água, e retornam para lá para pôr os ovos, como os anfíbios. Outros ainda resolveram este problema segurando os ovos dentro do próprio corpo, como nós fazemos de certa forma.

Se você tiver interesse em aprender evolução, podemos lhe passar uma vasta coleção de livros e artigos. Sem dúvida alguma isso será muito interessante para que depois você consiga discutir este assunto.

Já pensaram para pensar que nós podemos ter sido colocados aqui? É interessante o que você acha?

É o que se pensa quando não se conhece muito bem sobre evolução. Prefiro me apoiar nas evidências. E as evidências apontam para evolução, não para criação.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #36 Online: 02 de Junho de 2006, 09:44:23 »
E para os interessados em evolução, uma ótima notícia. O melhor livro didático sobre o assunto foi traduzido pra português. Evolução- Mark Ridley.

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Junho de 2006, 14:14:24 »
Então o ovulo estava boiando na água, de repente encontrou o espermatozoide, e decidiram se fecundar? :histeria:

Josilene, retrucando sua ofensa eu te digo, analfabetismo é uma merda, se você quer
se colocar na condição de questionar, primeiro estude o que você quer questionar, te
aconselho algumas leituras:
- Microcosmos - Lynn Margulis
- O que é vida - Lynn Margulis e Dorion Sagan
- O que é sexo - Lynn Margulis e Dorion Sagan
- Scientific American - Ciência & Saúde - homem - artigo sobre o cromossomo Y.
- Evolução do Gênero e da Sexualidade - Joan Roughgarden.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Junho de 2006, 15:01:52 »
Mas não é uma citação direta á galinha!

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #39 Online: 02 de Junho de 2006, 15:13:47 »
Como eu já ouvi antes o ser vivos se formaram apartir de reações quimicas, tudo bem. Então.....
Eu vi no Jô a alguns tempos atras que um cientista repudiava a ideia do Evolucionismo, por não ter provas suficientes.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #40 Online: 02 de Junho de 2006, 15:17:53 »
Tem que ver quem disse isso no Jô. Tem muita gente que vai lá falando ser uma coisa e não é nem metade.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #41 Online: 02 de Junho de 2006, 15:21:13 »
Como eu já ouvi antes o ser vivos se formaram apartir de reações quimicas, tudo bem. Então.....
Eu vi no Jô a alguns tempos atras que um cientista repudiava a ideia do Evolucionismo, por não ter provas suficientes.

Quem seriam esses "cientistas"??

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Junho de 2006, 15:27:46 »
Tem que ver quem disse isso no Jô. Tem muita gente que vai lá falando ser uma coisa e não é nem metade.
A teoria dele é mais aceitavel do que o Evolucionismo,ele diz que é impossivel, o ser humano ter evoluido em pouco tempo, pois se nossos somos reações quimicas todos no inicio eram iguais, logo diferentes por causa dos ambientes de adaptações, porem, não teriam seres tão diferentes, o Evolucinismo, não explica porque evoluimos de maneiras diferente.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #43 Online: 02 de Junho de 2006, 15:29:49 »
Não sou profundo conhecedor do assunto. Vou me inteirar mais no evolucionismo pra poder dizer com certeza, mas alguém no fórum com mais conhecimento na area deve te mostrar que o evolucionismo explica isso sim.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Junho de 2006, 15:31:10 »
Não sou profundo conhecedor do assunto. Vou me inteirar mais no evolucionismo pra poder dizer com certeza, mas alguém no fórum com mais conhecimento na area deve te mostrar que o evolucionismo explica isso sim.
Esperarei anciosamente.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #45 Online: 02 de Junho de 2006, 15:36:51 »
A evolução explica isso, e mais algumas coisas. Vide, seleção natural e adaptações, neutralismo, deriva, duplicação gênica, neotenia, taxas de mutações...!

Acho que esse cara de quem fala, era um que falava sobre possibilidades estatísticas. Gostaria que ele estimasse a possibilidade de Napoleão ter existido! Eventos históricos são únicos, e evolução é nada mais que história dos seres vivos!

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #46 Online: 02 de Junho de 2006, 15:37:27 »
Poderia me dizer qual a teoria do tal cientista?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #47 Online: 02 de Junho de 2006, 15:38:47 »
O básico pra entender como nos tornamos humanos:

http://www.talkorigins.org/faqs/homs/

Leia, e depois o debate continua!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #48 Online: 02 de Junho de 2006, 15:40:06 »
Poderia me dizer qual a teoria do tal cientista?

Se é que vi, ele fala que 3,8 bilhões de anos é um tempo muito curto pra vida ter surgido e evoluído na Terra!

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #49 Online: 02 de Junho de 2006, 15:43:10 »
Pelo fato de estar em inglês, vo levar o dobro do tempo pra ler. Mas por uma olhada por cima nos links imagino que trate da evolução humana em expecial não?

Se a Josi tiver um site com o resumo da teoria desse outro cientista, eu agradeceria. :) 
Acredito que a evolução explica muito bem como as especies surgiram, e o porquê das diferenças.
« Última modificação: 02 de Junho de 2006, 15:44:44 por Floko »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!