Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115764 vezes)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #100 Online: 12 de Junho de 2006, 19:19:27 »
Você não pode provar sua versão que eu não sou Deus.
Estou esperando sua total submissão e adoração.

Alem disso, que "versão ateísta". Ateismo, é a simples falta de crença em deus ou deuses. Ateísmo puro, não diz nada alem alem de negar a existencia de deus(es). Não diz nada sobre a moral, não diz nada sobre nada alem de negar os deus(es).
"The patient refused an autopsy."

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #101 Online: 12 de Junho de 2006, 22:39:49 »
Você não pode provar sua versão que eu não sou Deus.
Estou esperando sua total submissão e adoração.

Alem disso, que "versão ateísta". Ateismo, é a simples falta de crença em deus ou deuses. Ateísmo puro, não diz nada alem alem de negar a existencia de deus(es). Não diz nada sobre a moral, não diz nada sobre nada alem de negar os deus(es).

Submissão e adoração a Deus. Quanta falta de imaginação.

Em suma, prova, por si só, a própria inutilidade, ou, utilidade, apenas no âmbito do próprio ateísmo. Qual expectativa se deve ter em relação a algo tão improfícuo ?   
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 12 de Junho de 2006, 22:53:15 »
Onaiab, vc acha que existe (como diz o nome do Tópico) uma maneira de se provar a existência dos espíritos?

PS: não há necessidade de negrito em todos os posts. Use-o, por favor, apenas para ressaltar pontos de destaque.
Sua atitude tem poluído os Tópicos, e dificulta uma navegação cômoda para todos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #103 Online: 12 de Junho de 2006, 22:55:31 »
E eu me impressiono com tamanha cara-de-pau.

Nascemos ateus e na tenra infância é que conceitos de religiosidade nos são transmitidos. Afff! :stunned: :olheira:
Se deus fosse algo nato do ser humano, seria o mesmo para as mais diversas culturas... no entanto...

À sua "convicção" de que Deus não existe, você dá o nome de que ? E qual a diferença entre a sua e a minha formas de acreditar em alguma coisa ? Como e de onde surgem essas "certezas" ?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #104 Online: 12 de Junho de 2006, 23:04:20 »
Onaiab, vc acha que existe (como diz o nome do Tópico) uma maneira de se provar a existência dos espíritos?

PS: não há necessidade de negrito em todos os posts. Use-o, por favor, apenas para ressaltar pontos de destaque.
Sua atitude tem poluído os Tópicos, e dificulta uma navegação cômoda para todos.

No ambiente espírita, onde lida-se com causa, efeito e finalidade, isto já está mais do que provado. Quanto à comprovação científica, através da "ciência oficial", tal empreendimento ainda não é possível, por carecer, a própria ciência, de uma área exclusiva, para tal fim.

PS: Você sofre de alguma doença ocular ?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 12 de Junho de 2006, 23:07:58 »
PS: Você sofre de alguma doença ocular ?

Já lhe adverti a respeito de sua grosseria.
Como disse, vc polui os Tópicos, e isso vale para mim e para todos.

E agora, tenho certeza: você os polui não só visualmente, mas também através de suas idéias.
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #106 Online: 13 de Junho de 2006, 00:12:05 »
Baiano, na boa: se não aprender a conter logo essa arrogância, você vai acabar catando um cartão para si.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #107 Online: 13 de Junho de 2006, 00:51:12 »
Um forista me chama a atenção sobre a maneira como eu devo escrever, outro, me pergunta por que não vou comer cocô. E eu é que sou arrogante. Sinceramente, eu estou pensando que vocês não gostam é de ser contrariados nas suas opiniões. E estão conduzindo isso para o lado pessoal. Caso queiram, vou selecionar, de vários tópicos, atitudes bem deselegantes encontradas por aqui.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #108 Online: 13 de Junho de 2006, 01:07:15 »
Um forista me chama a atenção sobre a maneira como eu devo escrever, outro, me pergunta por que não vou comer cocô. E eu é que sou arrogante. Sinceramente, eu estou pensando que vocês não gostam é de ser contrariados nas suas opiniões. E estão conduzindo isso para o lado pessoal. Caso queiram, vou selecionar, de vários tópicos, atitudes bem deselegantes encontradas por aqui.
Existe um link em cada mensagem escrito “Denunciar ao Moderador”. Se achar que uma postagem de alguém vai contra as regras do fórum, basta clicar e preencher um curtíssimo formulário dando o motivo da denúncia.

E o fórum possui regras sobre poluição visual, então seria uma boa usar do bom senso e ter em mente que as pessoas vão ler os seus posts, não precisando usar de nenhum artifício para isso. Ao menos você não escreve como o Sodré Gonçalves, que fazia os textos ficarem enormes, coloridos e andando pra lá e pra cá.

No ambiente espírita, onde lida-se com causa, efeito e finalidade, isto já está mais do que provado. Quanto à comprovação científica, através da "ciência oficial", tal empreendimento ainda não é possível, por carecer, a própria ciência, de uma área exclusiva, para tal fim.

Então, por não haver uma área científica exclusiva para o estudo do espiritismo, presume-se que não se deve tratar do assunto como se fosse definidamente verdade. Nem mesmo uma possibilidade, por não ter nenhuma teoria.

Se acha que o assunto deveria levar mais crédito pela comunidade científica, cabe a você ou aos espíritas se tornarem pesquisadores e fazer o que for necessário para estudar e tentar provar o espiritismo.

Mas por favor: não façam como os criacionistas, partindo do pressuposto de que Deus existe para pesquisar sua existência pois isso é simplismente idiota demais. Analisem os fenômenos e tentem descartar qualquer outra possibilidade que possa causá-los (esquisofrenia, erro de percepção, parapsicologia, duendes pregadores de peças, etc).
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 13 de Junho de 2006, 02:27:19 »
Desculpe, quando disse "provar o contrário", quis dizer provar a versão ateísta. Se é que ela existe. Quero dizer, não apenas uma pura negação, como em tantos outros assuntos, aliás, frequentemente, inconcludentes.
Depois que o ateísmo passou a ser parte integrante do "pensamento", tudo ficou bem fácil. O que não se pode provar, é ficção, é folclore, é imaginação, etc etc etc. Imagino o desastre de tal postura, se compartilhada pela maioria, há apenas dois séculos.

Para ter uma noção da coisa... no RV, tem um ateu que acredita em espíritos e reencarnação. (ou foi uma piada que não entendi, mas acredito que não)

Outra coisa, disseram também por lá que um dos maiores pesquisadores no campo, Ian Stevenson (ou algo assim) é ateu; mas quem disse isso foi uma espírita teísta, em tom de insulto, talvez seja mesmo, e ele nem seja ateu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #110 Online: 13 de Junho de 2006, 07:02:07 »

Todos nós somos deselegantes em um momento ou outro.  Esse não é o ponto, pois truculência não é argumento.

Aproveito para lembrar que reputação ou rótulos também não são argumentos, e que o ônus da prova de uma afirmação está com quem _faz_ essa afirmação. 

Há uma grande diferença entre querer guardar a esperança da existência de Deus ou de espíritos ou de reencarnação e ter evidências de que esses conceitos realmente correspondem a alguma coisa real.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 13 de Junho de 2006, 09:07:51 »
Há uma grande diferença entre querer guardar a esperança da existência de Deus ou de espíritos ou de reencarnação e ter evidências de que esses conceitos realmente correspondem a alguma coisa real.

Pronto!
Isso resume toda a controvérsia.
"Por quê?"

Chaves

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #112 Online: 13 de Junho de 2006, 11:18:22 »

Não deixa de ser um ponto de vista, que, como tantos outros, deve ser considerado. Até concordaria, se esse "guardar a esperança" se traduzisse por uma atitude acomodada de aceitar "verdades" sobre o que quer que seja, em Espiritismo. Felizmente, não é isto o que acontece, embora seja o que você quer demonstrar.
A teoria panteísta do renascimento, com a qual você parece simpatizar, por exemplo, para mim, é muito menos lógica que a da sobrevivência da alma. Que fazer ?

APODman

• Visitante
« Resposta #113 Online: 13 de Junho de 2006, 14:29:54 »
Em breve os argumentos alcançarão algo ao redor da Falácia Naturalista.

Questão de tempo.

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #114 Online: 13 de Junho de 2006, 14:50:13 »

Não deixa de ser um ponto de vista, que, como tantos outros, deve ser considerado. Até concordaria, se esse "guardar a esperança" se traduzisse por uma atitude acomodada de aceitar "verdades" sobre o que quer que seja, em Espiritismo. Felizmente, não é isto o que acontece, embora seja o que você quer demonstrar.

De fato, penso que demonstrei que é o que acontece.  Certamente é o que acredito ter visto com muita regularidade no meio espírita.

A teoria panteísta do renascimento, com a qual você parece simpatizar, por exemplo, para mim, é muito menos lógica que a da sobrevivência da alma. Que fazer ?

Esse é o ponto, Baiano.  Não adianta discutir qual idéia é a mais simpática e esperar que por isso ela seja "mais verdadeira" ou "mais lógica" do que outra.  Algumas coisas são questão de gosto ou afinidade pessoal, e de pouco adianta querer convencer o outro a respeito delas.  Já outras são questão de realidade factual, observável de forma independente de preferências pessoais, e nessas sim vale a pena buscar evidências e convencer aos outros - mas por outro lado também é preciso se render ao peso dos fatos e aceitá-los quando as evidências são claras.

O conceito de Deus, bem como a crença nele, estão seguramente na primeira categoria.  O conceito de espírito precisaria ser definido de forma mais clara e menos contraditória para entrar na segunda categoria, e por isso também é da primeira categoria.  E o de reencarnação, pelo menos na forma pretendida pela Doutrina Espírita, é da segunda categoria e FOI COMPROVADO FALSO amplamente pelos fatos.

A propósito, eu não me considero panteísta, embora simpatize com o panteísmo.  Minha interpretação pessoal de renascimento não é panteísta, eu simplesmente vejo a atividade humana como tendo o potencial de transmitir e herdar de uma geração para outra. 

Deus, mesmo o deus infinitamente disperso do panteísmo, não tem um papel a cumprir nesse meu modelo.  A cultura humana basta.

Prefiro chamar de modelo, porque "teoria" na minha opinião é uma palavra que já tem sido muito abusada.  Teoria deveria ser uma hipótese para a qual se encontrou evidências que a confirmam.  Metade do que se chama hoje de teoria são na verdade hipóteses, ou nem isso (algumas são apenas devaneios desconexos e apaixonados).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 13 de Junho de 2006, 15:21:57 »

Nascemos ateus e na tenra infância é que conceitos de religiosidade nos são transmitidos. Afff! :stunned: :olheira:
Se deus fosse algo nato do ser humano, seria o mesmo para as mais diversas culturas... no entanto...

À sua "convicção" de que Deus não existe, você dá o nome de que ? E qual a diferença entre a sua e a minha formas de acreditar em alguma coisa ? Como e de onde surgem essas "certezas" ?

Não é a minha crença ou descrença que estão em questionamento.  ;P
São os seus argumentos.  :twisted:

Mania de querer inverter a questão.... típico.  |(

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #116 Online: 13 de Junho de 2006, 15:37:04 »
E o de reencarnação, pelo menos na forma pretendida pela Doutrina Espírita, é da segunda categoria e FOI COMPROVADO FALSO amplamente pelos fatos.

Realmente, algumas opiniões são o que mais importa. E do seu texto, sobre alguns pontos, seria irrelevante estender algum tipo de discussão. Mas, explique, por favor, esta sua citação.   

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #117 Online: 13 de Junho de 2006, 15:40:22 »
Não é a minha crença ou descrença que estão em questionamento. ;P
São os seus argumentos. :twisted:
Mania de querer inverter a questão.... típico. |(

Tudo bem, então responda ao que eu lhe perguntei sobre a minha crença.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 13 de Junho de 2006, 18:37:03 »
Você não me perguntou absolutamente nada sobre a sua crença. Questionou a minha.

Pare de fazer cortina de fumaça... qual é o problema? Dificuldade de manter o foco?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #119 Online: 13 de Junho de 2006, 20:29:26 »
E o de reencarnação, pelo menos na forma pretendida pela Doutrina Espírita, é da segunda categoria e FOI COMPROVADO FALSO amplamente pelos fatos.

Realmente, algumas opiniões são o que mais importa. E do seu texto, sobre alguns pontos, seria irrelevante estender algum tipo de discussão. Mas, explique, por favor, esta sua citação.   

Essa explicação está documentada em http://www.dantas.com/budismo/reencarnacao.htm

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #120 Online: 13 de Junho de 2006, 22:47:42 »
Citação de: Luis Dantas
Essa explicação está documentada em http://www.dantas.com/budismo/reencarnacao.htm
Budismo?!  É dessa forma que você comprova (amplamente pelos fatos) a falsidade da reencarnação?!  Não usamos conceitos budistas.  Desculpe-me se me faltou entendimento para captar aonde você quis chegar, mas você poderia expandir um pouco a sua explicação sobre o porque de usar o budismo para refutar o espiritismo?  Pelo que entendi isto é crença contra crença e não prova nada para lado nenhum.

Reconheço que existe uma dificuldade prática para provarmos fisicamente a realidade da reencarnação.  Mas essa mesma dificuldade prática também existe para prová-la falsa.  Concordo com você quando diz que quem afirma tem que provar.  Como foi você que afirmou ser falso o conceito, você poderia informar onde estão as provas irrefutáveis (isso não é inversão de ônus da prova)?  Ou é somente crença contra crença e ficamos na mesma?

A reencarnação é um dos pilares do Espiritismo.  Se for provado falso, todo o edifício desmorona por falta de fundamento.  Será que vai ser desta vez que a doutrina será desmascarada? :chorao:

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #121 Online: 13 de Junho de 2006, 22:56:27 »
Você não me perguntou absolutamente nada sobre a sua crença. Questionou a minha.

Pare de fazer cortina de fumaça... qual é o problema? Dificuldade de manter o foco?

A sua convicção de que Deus não existe ( ou a colocação está errada ? ) e a minha crença na existência de Deus : na sua opinião, como e de onde surgem estas "certezas" ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #122 Online: 14 de Junho de 2006, 00:14:10 »
Não usamos conceitos budistas.

Eu uso conceitos budistas porque os considero úteis, pelo menos para mim pessoalmente. 

Mas isso não importa, já que o texto em questão trata de mostrar que o conceito de reencarnação não está em harmonia com os fatos sem recorrer a conceitos budistas para tal.

É verdade que eu também mostro que renascimento (conceito budista) não é reencarnação (conceito teosofista-espírita), mas essa demonstração é consequência da minha contestação à reencarnação, e não vice-versa.

Desculpe-me se me faltou entendimento para captar aonde você quis chegar, mas você poderia expandir um pouco a sua explicação sobre o porque de usar o budismo para refutar o espiritismo?  Pelo que entendi isto é crença contra crença e não prova nada para lado nenhum.

Como você vê, não foi o que eu fiz.  Eu contesto os conceitos espíritas para evitar que eles levem a uma má compreensão do Budismo.  Não é como se eu usasse o Budismo para contestar o Espiritismo.

Reconheço que existe uma dificuldade prática para provarmos fisicamente a realidade da reencarnação.  Mas essa mesma dificuldade prática também existe para prová-la falsa.

Provar em definitivo, talvez seja mesmo difícil. 

Mas como o texto que escrevi lembra, os fatos da personalidade humana e da psicologia social mostram que nossos hábitos e interesses não costumam ter "bagagem" significativa que poderia ter sido herdada de outras encarnações.  Se por acaso existe reencarnação, ela tem a curiosa propriedade de ser extremamente "discreta", não preservar mais do que traços geralmente imperceptíveis da personalidade das encarnações anteriores.  Ou seja, é um fenômeno que raramente tem efeitos perceptíveis, e por isso mesmo sua própria existência é questionável.

E novamente, há a questão do ônus da prova.  E a ela se soma a questão prática: um fenômeno que praticamente não causa efeitos é equivalente (ou quase) a um fenômeno que não ocorreu. 

A reencarnação, SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA, é um fenômeno universal e determina muito do que nós somos, fazemos ou sabemos. 

Ora, se assim fosse, o mundo seria muito diferente do que é, haveria mais variação perceptível de interesses, personalidades e até mesmo afinidades linguísticas entre duas ou mais pessoas próximas.

Se você leu meu texto, deve ter visto que nele indico evidências concretas de que reencarnação é algo que não existe na prática, ou pelo menos deve ser algo bastante raro.  Afinal de contas, nós não costumamos apresentar "bagagem" de interesses e traços de personalidade dessas supostas vidas anteriores.

Concordo com você quando diz que quem afirma tem que provar.  Como foi você que afirmou ser falso o conceito,

"Afirmar ser falso" é contestar, e de fato foi o que eu fiz.  O ônus da prova, naturalmente, está com quem afirma que o conceito tem correspondência com algo da realidade.  Portanto não cabe a mim, que digo que o conceito de reencarnação é puramente fictício e não tem correspondente no mundo real.

você poderia informar onde estão as provas irrefutáveis (isso não é inversão de ônus da prova)?  Ou é somente crença contra crença e ficamos na mesma?

Expliquei acima, mas se ainda tiver dúvida, por favor me diga.

A reencarnação é um dos pilares do Espiritismo.  Se for provado falso, todo o edifício desmorona por falta de fundamento.  Será que vai ser desta vez que a doutrina será desmascarada? :chorao:

Um abraço.

Desmascarada ela já foi há muito tempo.  O fundamento do Espiritismo não são os fatos da reencarnação.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 14 de Junho de 2006, 11:42:31 »

A sua convicção de que Deus não existe ( ou a colocação está errada ? ) e a minha crença na existência de Deus : na sua opinião, como e de onde surgem estas "certezas" ?

Do alem não é. A minha "não convicção" provem da idéia que Deus é uma invenção humana... que gnomos são invenção humana, que espíritos são invenção humana, que fadas são invenção humana, que desenhos animados são invenção humana... assim como outras tantas bobagens.
A sua convicção, na minha opinião, provem de uma carência primitiva em "não se sentir só" e de se sentir "importante".

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #124 Online: 14 de Junho de 2006, 14:17:52 »
Concordo plenamente que os fenômenos do espiritismo dá um caráter de desconfiança, concordo plenamente que são estranhos, pois são diferentes de tudo que conhecemos. O Danniel mesmo disse:
"é impossível provar o contrário de inúmeras outras coisas que qualquer um invente, desde que tenham essas evidências mais definitivas que misteriosamente somem ou são inexistentes pra começar." De acordo com o que o Danniel disse, uma destas coisas que "misteriosamente somem" é o ectoplasma, o principal composto químico que permite um dos fenômenos que "é" a a prova física incontestável de que o espírito existe. Realmente, é estranho, algo sumir, ou voltar pro corpo do médiun. Isto é o que a doutrina espírita diz. Agora, se vocês já sabem que os fenômenos espíritas são deficientes no método científico, ou dão caráter falso por estas características de "sumir misteriosamente" por exemplo, porque vocês não saem da cadeira e vão procurar um lugar onde se realizam materializações e presenciar vocês mesmos? Assim vocês poderão tirar suas próprias conclusões.
A necessidade de presenciar tais fenômenos se deve à deficiência dos mesmos de não se submeterem aos métodos científicos. Isto define tudo. Eu sei, eu sei que estes supostos fenômenos espíritas são meio estranhos e ilógicos por causa destes fatores, mas isto os torna mentira? Estas características fazem com que fenômenos de materialização não exista? As deficiências científicas dos supostos fenômenos espíritas fazem com que o espírito NÃO exista? Esta é a questão.
Falar, analisar, ler, questionar, isto não os fará chegar à lugar nenhum pois vocês já sabem das deficiências científicas dos fenômenos espíritas. Isto é tolerável? NÃO, mas infelizmente a doutrina os afirma assim.
Lembro daquela foto de um suposto médiun doando ectoplasma para um espírito materializado do lado do Chico Xavier, a foto está aqui neste tópico. Realmente parece pano. Mas e se não for? Conseguem enxergar a necessidade de se presenciar? Chega de papo. Todos já sabem das defiências destes supostos fenômenos, então vão analisar com seus olhos vocês mesmos, e tirar conclusões. Postem aqui suas experiências.  :wink:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!