Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115762 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #50 Online: 07 de Junho de 2006, 12:25:03 »
A cada salto que a ciência der, uma nova desculpinha surge... chegando-se ao ponto de já contradizerem as escrituras originais do seu "codificador". E cada vez mais o cadarço dos sapatos torna-se maior, provocando tropeços de coerência.

Esperem sentados a confirmação daquilo que não existe... este povo é (ou pensa que seja) criativo para inventar um desdobre.

Ps: Depois que tive que ler sobre as "transcomunicações via rádio" dos "espíritos" eu não duvido mais nada desta turma.  |( |( |(
« Última modificação: 07 de Junho de 2006, 12:31:18 por Spitfire »

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #51 Online: 07 de Junho de 2006, 12:29:58 »
Desculpe a franqueza, mas você é que deve se desdobrar para reconhecer que "o novo sempre vem".
A impossibilidade existia à epoca do "codificador", e continua existindo até hoje. Só que ele enfatizou que, se a ciência demonstrar estar o Espiritismo, incorrendo em erro, o correto seria seguir a ciência e abandonar o Espiritismo, no ponto em questão. Isto é reconhecer a importância do caráter progressivo, tanto da ciência, quanto do Espiritismo.
« Última modificação: 07 de Junho de 2006, 12:34:57 por Onaiab »
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 07 de Junho de 2006, 12:32:40 »
O novo sempre vem... mas o que fico perplexo é com a cara de pau e os mesmos métodos surrados.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #53 Online: 07 de Junho de 2006, 12:37:55 »
Desculpe a franqueza, mas você é que deve se desdobrar para reconhecer que "o novo sempre vem".
A impossibilidade existia à epoca do "codificador", e continua existindo até hoje. Só que ele enfatizou que, se a ciência demonstrar estar o Espiritismo, incorrendo em erro, o correto seria seguir a ciência e abandonar o Espiritismo, no ponto em questão. Isto é reconhecer a importância do caráter progressivo, tanto da ciência, quanto do Espiritismo.

Digo e repito.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Junho de 2006, 12:39:55 »

Inversão do ônus da prova. Manobra típica.
Enfim, lero-lero.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Junho de 2006, 12:40:33 »

Ps: Depois que tive que ler sobre as "transcomunicações via rádio" dos "espíritos" eu não duvido mais nada desta turma. |( |( |(

Transcomunicação não é um assunto de aceitação unânime no movimento espírita. Bem se vê que você conhece bem pouco, daquilo que "critica".

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #56 Online: 07 de Junho de 2006, 12:44:01 »

Enfim, lero-lero.

Então, lá vai outra falácia : a realidade, tal como é vivenciada, não apenas pensada, depende pouquíssimo, ou quase nada, destes seus recursos filosóficos. 

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #57 Online: 07 de Junho de 2006, 12:48:44 »
Não sei se o Ermani está no Forum mas lá vai a minha pergunta:
Como começou essa história de espirito superior, e esses tipos de coisas, eu tambem faço pesquisa, por ai mas ainda não é sobre o Kadercismo, ainda estou na Catolica Romana, a cerca de 7 meses.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 07 de Junho de 2006, 12:50:04 »

Enfim, lero-lero.

Então, lá vai outra falácia : a realidade, tal como é vivenciada, não apenas pensada, depende pouquíssimo, ou quase nada, destes seus recursos filosóficos. 

E menos ainda das suas tentativas escorradias e da sua desonestidade intelectual.

Agora, se me der licença, tenho mais o que fazer. Preciso ganhar a vida com o suor do meu trabalho.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #59 Online: 07 de Junho de 2006, 14:43:33 »
Assunto complicado hein? Eu já falei tantas vezes na minha vida sobe o fato de "acreditar no que não existe", ou "acreditar em criações imaginárias" que hoje eu não sei mais o que pensar. Eu só acredito na matéria, porém existem tantas filosofias, crenças ao redor do mundo que dizem que a vida não se limita somente na matéria, isto pra mim é fruto do fato de não aceitar a morte como fenômeno. A ciência é o caminho que sempre escolhi para provar qualquer tipo de fenômeno. Agora, sem pensar em fenômenos que tenha origem no espiritismo, de macumba, qualquer que seja.. a GRANDE questão é:

Existem fenômenos que ultrapassam as leis da física e da química? O espirismo é uma doutrina QUE AFIRMA QUE EXISTEM! É por isto a minha busca pelo tal, para confirmar se existe ou não! Seria procurar fenômenos sobrenaturais perca de tempo? Este ato seria buscar pelo que NÃO existe? Queira ou não, eu só acredito no que tem comprovação, porém estou abrindo a possibilidade de se existir algo sobrenatural depois de tantas afirmações. Se existir, ESPERO encontrar! Eu infelizmente não tenho dinheiro no momento para ir para o RJ no lar que o Douglas me indicou, para se comprovar realmente. Eu não acredito em relatos, mas por exemplo na história que o doutrinar que entrevistei me contou (a história está no primeiro post que escrevi neste tópico), teria ele sido enganado por ilusionistas? Seria muito chato eu chegar para ele e dizer: "O que você viu é mentira! Você está mentindo!" ou: "Você foi enganado por ilusionistas!" .. complicado não? A verdade é uma só, qual é a verdade? Todos os fenômenos contatos pelo espiritismo são mentiras? É isto que eu procuro saber..
Estou dando mais créditos sim para estas coisas que supostamente aconteceram e são sobrenaturais, pois se ninguém tirar o rabo da cadeira, e correr atrás para buscar, ninguém vai colocar um ponto final nisso e continuarão à existir supostos mentirosos pelo mundo, enganando as pessoas.
Meu maior foco agora é presenciar fenômenos de materialização. Vou ler sobre Harry Houdini que o Angelo falou, para compreender como ele desmascarava os falsos médiuns.

Meu lema é: Não tenha o ato de apenas não acreditar apenas, levante o rabo da cadeira e vá comprovar você mesmo se a história é falsa ou não. Nesta sexta feira, vou presenciar um centro onde se realizam "curas espirituais". O globo repórter já mostrou uma reportagem destas. Para mim isto é palhaçada, mas quero ver de perto.

Existe outra questão que é a seguinte.. se os fenômenos sobrenaturais, ou fenômenos do espiritismo realmente existem, eles RARAMENTE serão comprovados pela ciência, pois são fenômenos que FOGEM das leis da ciência. Seguindo a lógica, se estes fenômenos FOGEM das leis da física, da química, não existirão LEIS na ciência capaz de comprová-los, por isto, para verificar a se isto é real ou não, só existe um método: o método individual, pois ninguém acreditará em relatos. Vou seguir o conselho do Angelo, procurar saber sobre ilusionismo, e de preferência, seria bom conhecer sobre não? O que quero dizer é que, se os fenômenos são reais mesmo, o único jeito é cada pessoa ir e a analisar por si próprio, pois se realmente são coisas sobrenaturais, a ciência não explicará em suas leis. Cabe à cada um de nós analisar por si próprio, e tirar suas conclusões.
Para quem NUNCA presenciou de fato algo do tipo, só restam histórias, relatos, e nada comprovado, pois não são coisas naturais da ciência. Ou vocês acham que se realmente existirem fenômenos que fogem das leis da ciência, a ciência irá aceitá-los ou irá comprová-los usando as leis científicas? Obviamente não!
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 07 de Junho de 2006, 15:12:06 »
vá buscar respostas, não fique apenas "filosofando".

Mas é isso que se está buscando. Evidências.

É muito simples : se vocês virem um "fantasma" pela frente, não existe explicação científica para tal. Então, porque perder tempo ? Espere a ciência chegar lá. Não há outra coisa a fazer.
Se virmos um "fantasma", iremos investigar e encontrar uma explicação, e não ir pelo caminho fácil e dizer que é espírito.
A ciência não espera. Ela investiga e avança.

Ah, e você que participa de Fórum sobre espiritismo, ainda não aprendeu sobre espírito ? Claro que não.
Não lhe dou motivos para ser grosseiro, e repilo tal atitude. Não fico por aí falando que os outros estão de lenga-lenga.
Participo do Fórum do Espírito porque o assunto me interessa. E se vc chama de aprender o fato de dar crédito a palavrórios sem a menor consistência e evidências, dispenso tal corpo de conhecimentos.

E seja mais educado com seus interlocutores. Se não tem evidências a embasar seus argumentos, seja humilde e admita-o, ao invés de acusar os outros de inconsistentes.

Até agora, o lenga-lenga parte de vc. Apresente as evidências sem escapismos ou admita que elas não existem.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 07 de Junho de 2006, 16:53:31 »
O importante é encontrá-lo, ir atrás (se é que existem coisas sobrenaturais), e depois com suas próprias conclusões, dizer se o tipo do fenômeno se encaixa nos padrões das teorias espíritas ou não!
Digamos que você fosse a uma sessão, e presenciasse algo que parecesse incrível, e descartasse a hipótese de fraude por ilusionismo. Isso se encaixaria nas "teorias" espíritas praticamente que por definição.

Mas a explicação materialista do fenômeno ainda poderia ser tanto nessas que o cara te descreveu, quanto nessas que eu inventei, quanto alguma outra ainda não hipotetizada; não prova perispírito, ectoplasma, nada. Não tem como distinguir uma da outra através apenas da parte mais evidente do "fenômeno físico". E poderiam ainda ser poderes paranormais desconhecidos de alguém que crê em espíritos e supõe ser um médium.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #62 Online: 07 de Junho de 2006, 17:04:59 »
Citação de: Danniel
Digamos que você fosse a uma sessão, e presenciasse algo que parecesse incrível, e descartasse a hipótese de fraude por ilusionismo. Isso se encaixaria nas "teorias" espíritas praticamente que por definição.

Mas a explicação materialista do fenômeno ainda poderia ser tanto nessas que o cara te descreveu, quanto nessas que eu inventei, quanto alguma outra ainda não hipotetizada; não prova perispírito, ectoplasma, nada. Não tem como distinguir uma da outra através apenas da parte mais evidente do "fenômeno físico". E poderiam ainda ser poderes paranormais desconhecidos de alguém que crê em espíritos e supõe ser um médium.
Isso tudo que você diz poderia até ser verdade.  Mas em sendo verdade, não teríamos mesmo assim material de estudo bastante digno de atrair a atenção de pensadores e pesquisadores?  Descartada a fraude, o campo de pesquisas é imenso.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 07 de Junho de 2006, 17:20:50 »
Daniel, o espiritismo tem sua própria teoria, a teoria do perispírito, do espírito, etc.. Eu não possu mudar, isto, pois esta teoria é deles, correto? Existe outro de provar a existência do espírito sem ser a de interação com a matéria Danniel? Eu acho que não. É por isto que quero verificar se o ectoplasma existe, se os fenômenos de materialização existem realmente. Compreende?
Eu acho que foi você que não compreendeu, Ernani. A suposta existência de tais "fenômenos" simplesmente não serve como prova para validar a "teoria espírita".
Se a existência de tais "fenômenos" não serve como prova para validar a "teoria espírita", o que então serviria?  Lembre-se que estamos falando de um suposto fenômeno que foi presenciado.

Um abraço.
Nesse grau de formulação de hipótese, nada.

Mais importante que inventar uma hipótese que se mantesse diante de qualquer observação, é inventar uma hipótese que pudesse ser refutada diante da observação.

Por exemplo, se a teoria materialista proposta não sugerisse o teletransporte do ectoplasma transformado novamente em material celular para o corpo do médium, talvez fosse possível detectar algum resíduo em um ambiente cuidadosamente preparado. Não achando, isso seria uma refutação; mas da forma como é proposta, as evidências são justamente não encontrar evidência alguma.

Então, no mínimo, o ectoplasma pode ser tanto matéria celular do médium que volta ao corpo dele, ou matéria da mobília local, do ambiente, ou átomos do ar, reorganizada por ele ou pelos espíritos.

Mas isso ainda é um salto de lógica porque aceita sem provas que há essa tal coisa chamada "ectoplasma". Etc. Nada disso que foi colocado é uma "teoria" melhor que essa de duendes causarem a chuva, poderes paranormais, solipsismo ou criacionismo.

É tudo simplesmente defendido dogmaticamente, por crerem em revelação, sendo que não há provas tangíveis de qualquer coisa. Por exemplo, pode-se inventar que em vez de perispírito e espírito, há um só, ou umas doze outras "coisas" em que o espírito se "veste" para poder interagir. Não tem como refutar uma coisa nem outra.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #64 Online: 07 de Junho de 2006, 17:45:44 »
Danniel,

Refletindo mais profundamente sobre o que escreveu, penso que você está certo.  O fato de o fenômeno ocorrer e ser presenciado não valida automaticamente a "teoria espírita", e por isso, estou aqui me retificando.

O Espiritismo não é a única doutrina que se propõe a explicar todas essas coisas (supondo-as verdadeiras).  Temos a Igreja que diz que tudo vem do demônio.  Temos a ciência material que formula teorias físicas e parapsicológicas.  Temos os orientalistas com outras explicações, etc...  Quem está certo?  Somente um estudo apurado de cada uma delas vai dizer quem está com a razão, ou se a verdade está dividida entre elas.  Por essa razão o Espiritismo apregoa que só quer ser aceito depois de ser conhecido.  De nada nos adiantam adeptos que nunca sequer abriram O Livro dos Espíritos.  Dizem que são espíritas sem saber exatamente do que se trata a doutrina espírita.  Esse tipo de adepto é mais prejudicial do que útil à causa.

O que é fato mesmo e que já disse várias vezes é que os fenômenos são verdadeiros e que quem procurar vai achá-los.  Entretanto, as explicações variam de doutrina para doutrina...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #65 Online: 07 de Junho de 2006, 20:13:47 »
Se virmos um "fantasma", iremos investigar e encontrar uma explicação, e não ir pelo caminho fácil e dizer que é espírito.
A ciência não espera. Ela investiga e avança.
Não lhe dou motivos para ser grosseiro, e repilo tal atitude. Não fico por aí falando que os outros estão de lenga-lenga.
Participo do Fórum do Espírito porque o assunto me interessa. E se vc chama de aprender o fato de dar crédito a palavrórios sem a menor consistência e evidências, dispenso tal corpo de conhecimentos.
E seja mais educado com seus interlocutores. Se não tem evidências a embasar seus argumentos, seja humilde e admita-o, ao invés de acusar os outros de inconsistentes.
Até agora, o lenga-lenga parte de vc. Apresente as evidências sem escapismos ou admita que elas não existem.

Comunicação com "fantasmas" existem desde tempos remotíssimos. Só que tais comunicações não são destituidas de uma finalidade maior, não acontecem para satisfazer a curiosidade de quem quer que seja. Talvez você não concorde com tal afirmação, por, evidentemente ser este um ponto de vista religioso, pode não atender à sua expectativa.

Não há nada de grosseria. Lengalenga é simplesmente uma coisa repetitiva. É o mesmo que "palavrório".

Você diz que as evidências não existem, porque você encerra, na sua visão particular, o conceito de que a ciência já chegou aos limites de investigação daquilo que compreendemos por realidade. Abra uma possibilidade para estar enganado.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 07 de Junho de 2006, 20:27:20 »
Você diz que as evidências não existem, porque você encerra, na sua visão particular, o conceito de que a ciência já chegou aos limites de investigação daquilo que compreendemos por realidade. Abra uma possibilidade para estar enganado.

Onaiab, vc está redondamente equivocado sobre mim.

Jamais disse que a Ciência tenha chegado aos limites de investigação. E nem penso assim.
A Ciência não pára, meu caro. As investigações continuam sempre, submetendo todos os eventos a rigorosos testes de validade, aprimorando métodos, revendo conceitos.
E é por dar crédito ao Método Científico que mantenho sempre aberta a minha mente para a investigação do que quer que seja, com isenção e honestidade intelectual, valores dos quais não abro mão.

E para seu governo, sou um estudioso criterioso da temática ora abordada, e não tenho nenhum problema ou drama de consciência em afirmar taxativamente que até hoje não existe a mais leve sombra de evidência da existência de um mundo espiritual.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #67 Online: 07 de Junho de 2006, 21:44:46 »
O nome do tópico é "A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.", acho que de acordo com o Danniel disse, o nome deveria ser: "A chave para encontrar a prova de fenômenos sobrenaturais", pois caso presenciado um fenômeno "sobrenatural", não comprovaria a doutrina espírita. Na verdade se eu presenciasse, eu analisaria sob muitos aspectos, e sob a visão espírita também. A questão é, existe realmente o fenômeno da materialização? É algo que estou procurando. Esqueça tudo, espiritismo, macumba, demônios, etc.. o que importa mesmo é saber se existem fenômenos que vão além da física, ou da química, é isto que importa! Depois de presenciados, analisem e tirem suas próprias conclusões. Eu estou mais interessado fenômenos que o espiritismo afirma existir, porém qualquer coisa que ultrapasse as leis da ciência, é bem vinda!

Meu foco principal é a doutrina espírita, não importa que demore anos, eu encontrarei uma resposta independente da conclusão que eu conseguir. Ou espíritos existe, ou não existem! Ou mais especificamente com o Danniel: "Ou existem fenômenos que vão além das leis da ciência, ou não!". Eu morreria feliz se caso descobrisse que existem tais fenômenos, a vida se tornaria mais interessante, sem dúvidas.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Junho de 2006, 23:04:07 »
Bem... eu não disse exatamente isso....

no meu modo de ver, "sobrenatural", não existe; mas isso não significa que as coisas comumente ditas sobrenaturais, necessariamente não existam....

essa coisa que o cara colocou, por exemplo, foi quase que uma hipótese natural/material para o que é comumente chamado de sobrenatural..... é falha como hipótese por diversas razões....

assim.... se eventualmente ficasse comprovado que as pessoas pudessem contatar mortos, mover objetos com o poder do pensamento, etc, que isso pudesse ser comprovado de maneira clara, e hipóteses alternativas pudessem ser descartadas, isso não estaria provando a existência de fenômenos sobrenaturais... mas fenômenos naturais, cujos detalhes/mecanismos se desconhece... "sobrenatural", semanticamente, acho que implica algo que "viola" leis naturais, o que acho que não pode ocorrer praticamente por definição... acho que o rótulo "sobrenatural" em muitos casos é algo que se coloca simplesmente como modo de se esquivar da necessidade de explicar como funciona realmente a coisa... "foi milagre/sobrenatural", logo pode tudo, e pronto, acaba a necessidade de explicação aí.... está "explicado".

Agora, uma metodologia para a comprovação de "coisas estranhas" tem que ser bem estudada, e a comprovação de algo estranho ocorrendo não comprova automaticamente coisas tradicionalmente associadas, e suposições diversas que já tenham sido feitas.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #69 Online: 07 de Junho de 2006, 23:43:06 »
Citação de: leafar
Puxa, como esses ilusionistas são numerosos, poderosos e perigosos.  Será que existe alguém na Terra capaz de detê-los? :histeria:
Poderosos são, porquê nenhum "espírito" consegue manifestar qualquer fenômeno físico na presença de um deles. Também são perigosos para os charlatões. Infelizmente, não são tão numerosos quanto deveriam. Quanto a como detê-los, esses charlatões tentam, geralmente fugindo deles...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #70 Online: 08 de Junho de 2006, 01:23:25 »
no meu modo de ver, "sobrenatural", não existe; mas isso não significa que as coisas comumente ditas sobrenaturais, necessariamente não existam....

Para a Doutrina Espírita, não existe o sobrenatural. Allan Kardec afirma, não me lembro em qual dos seus livros que "o sobrenatural é algo pouco estudado, mal estudado, ou nunca estudado".

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #71 Online: 08 de Junho de 2006, 01:51:36 »

Onaiab, vc está redondamente equivocado sobre mim.

Jamais disse que a Ciência tenha chegado aos limites de investigação. E nem penso assim.
A Ciência não pára, meu caro. As investigações continuam sempre, submetendo todos os eventos a rigorosos testes de validade, aprimorando métodos, revendo conceitos.
E é por dar crédito ao Método Científico que mantenho sempre aberta a minha mente para a investigação do que quer que seja, com isenção e honestidade intelectual, valores dos quais não abro mão.

Tudo bem, me refiro apenas em relação ao que está sendo debatido aqui. Minhas desculpas por ter generalizado.
Prá mim, afirmar que algo não existe, é tão ou mais temerário, quanto afirmar que algo existe. E é o que mais se vê por aí : pessoas afirmando coisas, de ambos os lados, céticos e espiritualistas.
A expectativa quanto à comprovação futura, pela ciência, nas suas específicas áreas, para os assuntos relacionados com Espiritismo, é também dos espíritas que se aventuram "por estas bandas". Não sei de nenhum espírita que afirma ter certeza absoluta disso ou daquilo. Só que, ao lidar com mediunidade, psicografia, oração, etc etc, não existe a preocupação em saber como, ou porque isto ou aquilo acontece. Não questiona a "coisa em si". Apenas sabe que pode e deve fazer. E faz. Quanto a isso, não tenho nenhuma dúvida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #72 Online: 08 de Junho de 2006, 06:48:56 »
Se o espiritismo só se baseia em crença, relatos pessoais e nada  de prova, qualç a diferença entre espiritismo, catolicism,o, crença em fadas , duendes, boitatá, saci, lobisomem etc, etc etc.....?
Pelo que eu me lembro, os espíritas sempre se vangloriaram de que sua crença era "científica", enquanto as outras eram apenas movidas pela fé.Se nw existe ciencia, só restou a fé, e todas as crenças se igualam.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #73 Online: 08 de Junho de 2006, 08:02:51 »
Bem... eu não disse exatamente isso....

essa coisa que o cara colocou, por exemplo, foi quase que uma hipótese natural/material para o que é comumente chamado de sobrenatural..... é falha como hipótese por diversas razões....

assim.... se eventualmente ficasse comprovado que as pessoas pudessem contatar mortos, mover objetos com o poder do pensamento, etc, que isso pudesse ser comprovado de maneira clara, e hipóteses alternativas pudessem ser descartadas, isso não estaria provando a existência de fenômenos sobrenaturais... mas fenômenos naturais, cujos detalhes/mecanismos se desconhece... "sobrenatural", semanticamente, acho que implica algo que "viola" leis naturais, o que acho que não pode ocorrer praticamente por definição... acho que o rótulo "sobrenatural" em muitos casos é algo que se coloca simplesmente como modo de se esquivar da necessidade de explicar como funciona realmente a coisa... "foi milagre/sobrenatural", logo pode tudo, e pronto, acaba a necessidade de explicação aí.... está "explicado".

Agora, uma metodologia para a comprovação de "coisas estranhas" tem que ser bem estudada, e a comprovação de algo estranho ocorrendo não comprova automaticamente coisas tradicionalmente associadas, e suposições diversas que já tenham sido feitas.
Mais um ponto de concordância entre nós.  Não existe o sobrenatural, senão para o desconhecimento humano das leis naturais.  Tudo aquilo que não compreendemos tendemos a taxar de sobrenatural.  Assim foi com a eletricidade e o magnetismo nos primórdios das suas descobertas.  Quem lembra daquela história de um bandeirante colocando fogo num copo com álcool perante os índios e dizendo que estava incendiando a água?  Os índios tremeram de medo...

Um abraço.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #74 Online: 10 de Junho de 2006, 01:04:50 »
Se o espiritismo só se baseia em crença, relatos pessoais e nada de prova, qualç a diferença entre espiritismo, catolicism,o, crença em fadas , duendes, boitatá, saci, lobisomem etc, etc etc.....?
Pelo que eu me lembro, os espíritas sempre se vangloriaram de que sua crença era "científica", enquanto as outras eram apenas movidas pela fé.Se nw existe ciencia, só restou a fé, e todas as crenças se igualam.

A diferença está em saber distinguir crença de credulidade. Acreditar em Deus e acreditar em duendes, fadas, unicórnios, etc etc,  não são a mesma coisa. Apesar de muitos ateus e céticos utilizarem tal recurso em suas argumentações. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!