Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115763 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #75 Online: 10 de Junho de 2006, 01:10:03 »
Ernane (e outros que se interessarem), como nessa trilha que vc está as injunções religiosas (e que tais) são muitas, dificultando a investigação e nublando o caminho, acho que seria interessante vc dar uma lida no texto do link abaixo, caso não o conheça.

http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/parapsicologia_brasil.htm

O texto é da Profa. Dra. Fátima Regina Machado (Inter Psi - CENEP - COS - PUC/SP).
Ela é autora de uma dissertação de mestrado, “A Causa dos Espíritos: Um estudo sobre a utilização da Parapsicologia para a defesa da fé católica e espírita no Brasil”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC/SP, onde apresenta um estudo comparativo entre três abordagens adotadas para o estudo dos chamados fenômenos parapsicológicos, com concentração de interesse no tratamento dado à investigação dos chamados casos Poltergeist.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #76 Online: 10 de Junho de 2006, 05:25:54 »
Se o espiritismo só se baseia em crença, relatos pessoais e nada de prova, qualç a diferença entre espiritismo, catolicism,o, crença em fadas , duendes, boitatá, saci, lobisomem etc, etc etc.....?
Pelo que eu me lembro, os espíritas sempre se vangloriaram de que sua crença era "científica", enquanto as outras eram apenas movidas pela fé.Se nw existe ciencia, só restou a fé, e todas as crenças se igualam.

A diferença está em saber distinguir crença de credulidade. Acreditar em Deus e acreditar em duendes, fadas, unicórnios, etc etc,  não são a mesma coisa. Apesar de muitos ateus e céticos utilizarem tal recurso em suas argumentações. 

Por que não? Por que você quer?
Que tal ao menos admitir que sua crença não é melhor que qualquer outra crença, nem mais verdadeira, nem mais cientifica (quer dizer, nem cientifica) que qualquer outra crença, seja ela a mitologia católica, a grega, a nordica, ou mesmo acreditar que nós não passamos todos de npcs num grande jogo de RPG, menos ele, que é o jogador.
"The patient refused an autopsy."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #77 Online: 10 de Junho de 2006, 09:33:03 »
Boa......... agora eu quero saber a diferença entre acreditar em fantasminhas camaradas e acreditar em fadas.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #78 Online: 10 de Junho de 2006, 11:13:36 »
Se o espiritismo só se baseia em crença, relatos pessoais e nada de prova, qualç a diferença entre espiritismo, catolicism,o, crença em fadas , duendes, boitatá, saci, lobisomem etc, etc etc.....?
Pelo que eu me lembro, os espíritas sempre se vangloriaram de que sua crença era "científica", enquanto as outras eram apenas movidas pela fé.Se nw existe ciencia, só restou a fé, e todas as crenças se igualam.

A diferença está em saber distinguir crença de credulidade. Acreditar em Deus e acreditar em duendes, fadas, unicórnios, etc etc, não são a mesma coisa. Apesar de muitos ateus e céticos utilizarem tal recurso em suas argumentações.

Que tal ao menos admitir que sua crença não é melhor que qualquer outra crença, nem mais verdadeira, nem mais cientifica (quer dizer, nem cientifica) que qualquer outra crença, seja ela a mitologia católica, a grega, a nordica, ou mesmo acreditar que nós não passamos todos de npcs num grande jogo de RPG, menos ele, que é o jogador.

Bem, se você se considera apenas a síntese genética entre gerações, é problema seu, pensar que não existe nenhuma diferença entre você e um animal irracional qualquer, um camundongo, por exemplo.
Qual a relação existente entre crença em Deus e as mitologias citadas por você ?

A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #79 Online: 10 de Junho de 2006, 11:29:12 »
Qual a relação existente entre crença em Deus e as mitologias citadas por você ?   
Vamos fazer uma lista?

• Deus é um ser imaterial, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Deus se esconde das pessoas, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Deus faz coisas não compreendidas por ninguém, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • A ciência não prova a existência de Deus, assim como a de fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Quem acredita em Deus acha que está certo e os outros errados, mas não dá nenhuma evidência que comprove, assim como quem acredita em fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Deus não torna a vida de quem acredita em Deus obviamente melhor do que a dos que não acreditam, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…

Deus é um produto da imaginação das pessoas, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #80 Online: 10 de Junho de 2006, 13:41:48 »
Bem, se você se considera apenas a síntese genética entre gerações, é problema seu, pensar que não existe nenhuma diferença entre você e um animal irracional qualquer, um camundongo, por exemplo.
Sim, concordo. Não existe nenhuma diferença, fora as geneticas. Ou seja, a inteligencia diferente, o polegar opositor, e o maior tamanho. Fora isso, somos basicamentes os mesmos.

E não foi citada apenas mitologias "classicas", pergunto tambem, o que diferencia o SEU deus, a SUA crença, da de um mulçumano, dum budista, dum taoistas, etc.
"The patient refused an autopsy."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 10 de Junho de 2006, 14:38:30 »

A diferença está em saber distinguir crença de credulidade. Acreditar em Deus e acreditar em duendes, fadas, unicórnios, etc etc, não são a mesma coisa. Apesar de muitos ateus e céticos utilizarem tal recurso em suas argumentações.

Note que você comparou dois tipos de animais existentes; o fato de ratos poderem ser considerados "piores" que humanos, não faz com que sejam menos prováveis de existir. (na verdade, até existem há mais tempo que nós e em maior quantidade)

Não se diz que duendes, fantasmas e deuses são iguais em complexidade/elaboração conceitual; mas isso não diz nada quanto a uns serem mais prováveis que outros. Pode-se defender fadas, duendes, vampiros, lobisomens, com mesma qualidade de embasamento em evidência que se defende deus(es) e fantasmas, esse que é o ponto - especialmente levando em consideração as possibilidades de liberdade de conceitualização e de invenção de hipóteses ad hoc freqüentemente usadas para defender os últimos. É nesse sentido que são a mesma coisa.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #82 Online: 10 de Junho de 2006, 15:10:59 »
Parapsicologia vs Espiritismo.. bah.. cada uma defende seu ponto de vista TEÓRICO, e na prática? NADA! Alguém aqui já presenciou algum fenômeno parapsicológico? Eu duvido da existência de "forças da mente". Com relação ao espiritismo, a doutrina afirma fenômenos de materialização, o Douglas até mesmo deu o lugar: http://www.lardefreiluiz.org.br/index_br.html é no RJ, se tiverem oportunidade, presenciem. Só se comprovam a existência destes fenômenos presenciando, pois na teoria, fogem de todas as leis científicas que conhecemos.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #84 Online: 11 de Junho de 2006, 14:08:51 »
Existem fenômenos psiquicos? A doutrina espírita afirma existir fenômenos de materialização, e eu pergunto: existem fenômenos de materialização? Procurem presenciar onde afirmam existir, e comprovarás se são farsas ou não. E os psiquicos? Alguém já viu alguem movendo algo com a mente?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #85 Online: 11 de Junho de 2006, 14:37:04 »
Será que só eu acho estranho que uma doutrina que se pretende religiosa dê tanta importância a fenômenos mundanos?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #86 Online: 11 de Junho de 2006, 14:43:07 »
Luis,

Não entendi o seu ponto-de-vista...
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #87 Online: 11 de Junho de 2006, 15:51:39 »
Douglas,

me parece que fenômenos físicos e assuntos afins são de interesse da parapsicologia, mas não tem em si valor espiritual, metafísico ou religioso.

Talvez existam fenômenos físicos de algum tipo.  Mas se houver, o que isso prova?  Que a parapsicologia é um campo de pesquisa legítimo, suponho.  Daí a concluir que existe uma alma ou espírito, ou o que acontece com ela, que duração ou origem tem, vai uma distância que só pode ser transposta por dogma ou crença.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #88 Online: 11 de Junho de 2006, 20:01:25 »
Só acredito vendo. Já disse, somente presenciando conseguirás tirar as dúvidas. Não existe meios empíricos para se comprovar a alma, pois é algo imaterial. O único jeito de comprovar e pesquisar algo imaterial é este ser imaterial interagir com nosso mundo, com a matéria, gerando fenômenos físicos. Tem outro jeito? NÃO! A fé não move montanhas, por mais que você tenha fé que você botará um ovo, isto nunca acontecerá.
Até hoje não vi ninguém na TV, ou em qualquer lugar que seja, levitar alguma coisa (Sem ilusionismo). Nos livros que o Quevedo escreveu, relata vários fenômenos parapsicologicos, porém só relatos, nem vídeos ele dispõe sobre os "fenômenos" (não que eu saiba).

É a mesma coisa com a doutrina espírita, só existem relatos, e analisando estes relatos, conclui-se que são fenômenos nada normais pelo que conhecemos na ciência. Por isto a necessidade de presenciá-los, para tirar qualquer dúvida.
Eu duvido muito da parapsicologia, se alguém tiver algum vídeo, ou algo mais concreto, ou conhecer alguém que tenha "poderes mentais", eu adoraria analisar! :D

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #89 Online: 11 de Junho de 2006, 23:47:18 »
Vamos fazer uma lista?

• Deus é um ser imaterial, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Deus se esconde das pessoas, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Deus faz coisas não compreendidas por ninguém, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • A ciência não prova a existência de Deus, assim como a de fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Quem acredita em Deus acha que está certo e os outros errados, mas não dá nenhuma evidência que comprove, assim como quem acredita em fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…
  • Deus não torna a vida de quem acredita em Deus obviamente melhor do que a dos que não acreditam, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…

Deus é um produto da imaginação das pessoas, assim como fadas, duendes, gnomos, dragões, fantasmas, etc…

Na sua lista, não consigo assimilar nada que comprove que crença em Deus seja simplesmente algo transmitido pela tradição, uma herança cultural do homem primitivo, ou coisas afins. Como os mitos.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 11 de Junho de 2006, 23:49:59 »
E como tal crença em divindades seria transmitida?

Ou para vc, seria inato?
"Por quê?"

Chaves

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #91 Online: 12 de Junho de 2006, 00:06:59 »
Posso considerar tal possibilidade. Teria razões para não ?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 12 de Junho de 2006, 00:08:17 »
Eu é que pergunto.

Tem razões para tal???

PS: que mania de inversão de ônus!
"Por quê?"

Chaves

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #93 Online: 12 de Junho de 2006, 15:54:46 »
Eu é que pergunto.

Tem razões para tal???

A impossibilidade de se provar o contrário, já é o bastante.  

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 12 de Junho de 2006, 15:58:51 »
é impossível provar o contrário de inúmeras outras coisas que qualquer um invente, desde que tenham essas evidências mais definitivas que misteriosamente somem ou são inexistentes pra começar.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 12 de Junho de 2006, 16:00:39 »
Eu é que pergunto.

Tem razões para tal???

A impossibilidade de se provar o contrário, já é o bastante.  

Seguindo essa linha (diga-se de passagem, tortuosa), o mesmo vale para fadas, duendes, gnomos, elfos, saci-pererê, mula-sem-cabeça... :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #96 Online: 12 de Junho de 2006, 16:03:19 »