Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115761 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #25 Online: 06 de Junho de 2006, 17:38:53 »
Citação de: Angelo Melo
Ernani, o que o faz supor que está preparado para desmascarar fraudes?

A menos que você seja um ilusionista com certa experiência, pode ser facilmente ludibriado por um fraudador que saiba alguns truques.
Puxa, como esses ilusionistas são numerosos, poderosos e perigosos.  Será que existe alguém na Terra capaz de detê-los? :histeria:
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2006, 17:42:47 »
Daniel, o espiritismo tem sua própria teoria, a teoria do perispírito, do espírito, etc.. Eu não possu mudar, isto, pois esta teoria é deles, correto? Existe outro de provar a existência do espírito sem ser a de interação com a matéria Danniel? Eu acho que não. É por isto que quero verificar se o ectoplasma existe, se os fenômenos de materialização existem realmente. Compreende?
Eu acho que foi você que não compreendeu, Ernani. A suposta existência de tais "fenômenos" simplesmente não serve como prova para validar a "teoria espírita".
Se a existência de tais "fenômenos" não serve como prova para validar a "teoria espírita", o que então serviria?  Lembre-se que estamos falando de um suposto fenômeno que foi presenciado.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2006, 17:44:00 »

A menos que você seja um ilusionista com certa experiência, pode ser facilmente ludibriado por um fraudador que saiba alguns truques.
Puxa, como esses ilusionistas são numerosos, poderosos e perigosos.  Será que existe alguém na Terra capaz de detê-los? :histeria:
Sim, existiu um. Chamava-se Harry Houdini e percorreu os EUA desmascarando os médiuns de fenômenos. Todos eles revelaram-se fraudes. De onde se conclui que são sim numerosos e perigosos. Poderosos já não diria...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2006, 17:48:05 »
Se a existência de tais "fenômenos" não serve como prova para validar a "teoria espírita", o que então serviria?  Lembre-se que estamos falando de um suposto fenômeno que foi presenciado.

Um abraço.
Uma coisa é validar os fenômenos, coisa que ainda não foi feita e duvido que aconteça.

Outra é provar que tais fenômenos, se validados, são causados por espíritos, e não por outra explicação.

Portanto se conclui que provar os tais fenômenos não prova automaticamente a "teoria espírita".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2006, 17:48:50 »
Sim, existiu um. Chamava-se Harry Houdini e percorreu os EUA desmascarando os médiuns de fenômenos. Todos eles revelaram-se fraudes. De onde se conclui que são sim numerosos e perigosos. Poderosos já não diria...
Então não existe mais quem desmascare essas fraudes?!  Então estamos em perigo.  Temos que treinar desmascaradores de fraudes já.

Um abraço.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Junho de 2006, 17:57:04 »
Então não existe mais quem desmascare essas fraudes?!  Então estamos em perigo.  Temos que treinar desmascaradores de fraudes já.

Um abraço.
Se quiser pode se candidatar ao prêmio de 1 milhão do Randi.

Se quiser algo mais sensacionalista e parcial, o Quevedo mesmo serve.

Mas nem precisa chegar a tanto. Um olhar mais atento por parte dos espíritas ao invés de simplesmente aceitar os "fenômenos" como verdadeiros sem ao menos pensar na hipótese de estar sendo enganado já funcionaria em muitos casos.

E não seria má idéia mandar alguns desmascaradores de fraudes para umas sessões espíritas de fenômenos. Qual seria o resultado?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #31 Online: 06 de Junho de 2006, 18:03:53 »
É verdade.  Os espíritos jamais se manifestariam na frente do Randi para eu ganhar US$ 1 milhão.  O jeito é eles virem até nós.  Willian Crookes fez isso: procurou vários médiuns de efeitos físicos com o objetivo de desmascará-los.  O resultado todos já conhecem.  Mas ele não estudou uma sessão ou duas.  Ele estudou os fenômenos por mais de 3 anos.  Foi premiado pelo esforço.

Eu adoraria estender a discussão, mas estou com um pouco de pressa.  Se tiver mais alguma coisa amanhã eu respondo.

Um abraço a todos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 06 de Junho de 2006, 18:25:47 »
Sim, Willian Crookes estudou o "fenômeno". Seus estudos nesta área estão longe de apresentar o rigor científico dos feitos na área das "ciências materiais". Sem contar, que como não entendia de ilusionismo foi no mínimo facilmente ludibriado por uma médium farsante que inclusive já havia sido desmascarada antes de conhecê-lo. E este foi considerado o seu "caso" mais consistente...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 06 de Junho de 2006, 18:37:39 »
É o dragão da garagem... o resto é bla bla blá fiado, sempre uma desculpinha esfarrapada.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Junho de 2006, 22:19:24 »
Mensagem atribuída a Santo Agostinho, na conclusão de O Livro dos Espíritos :

" Quem, de magnetismo terrestre, apenas conhecesse o brinquedo dos patinhos imantados que, sob a ação do imã, se movimentam em todas as direções numa bacia com água, dificilmente poderia compreender que alí está o segredo do mecanismo do Universo e da marcha dos mundos. O mesmo se dá com quem, do Espiritismo, apenas conhece o movimento das mesas, em o qual só vê um divertimento, um passatempo, sem compreender que esse fenômeno tão simples e vulgar, que a antiguidade e até povos semi-selvagens conheceram, possa ter ligação com as mais graves questões da ordem social. Efetivamente, para o observador superficial, que relação pode ter com a moral e o futuro da Humanidade, uma mesa que se move ? Quem quer, porém, que reflita, se lembrará de que de uma simples panela a ferver e cuja tampa se erguia continuamente, fato que também ocorre desde a antiguidade, saiu o possante motor com que o homem transpõe o espaço e suprime as distâncias. "

Enquanto alguns se preocupam em materializar o espírito, no Espiritismo, a nossa preocupação maior é espiritualizar o que ainda insiste em se apegar à matéria. Esta é a parte mais importante, a finalidade maior, em Doutrina Espírita.
Isto independe totalmente do aval da ciência, da opinião contrária de céticos, do lenga-lenga repetitivo de ateus.
E existem, entre os espíritas, físicos, químicos, biólogos, astrônomos, psicólogos, psiquiatras, sociólogos, pedagogos, filósofos, etc etc etc, todos preocupados com o dragão da garagem.  :/ :? :/ :? :/ :?
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Junho de 2006, 22:29:11 »
Apelo a autoridade.  :crazy:

Se isto tem algum valor para confirmar a veracidade então a ICAR teria mais credibilidade.  ;P

No entanto...  :umm:

... dragão na garagem.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 06 de Junho de 2006, 23:36:31 »
Enquanto alguns se preocupam em materializar o espírito...

Que coisa mais sem pé nem cabeça.  :D

Se alguém faz isso, está implicitamente admitindo a existência de espíritos, o que não me parece o caso aqui.

Há espíritas que fazem isso? :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #37 Online: 06 de Junho de 2006, 23:46:17 »
Não há nenhum espanto nestas declarações de Richet. Não vejo o porque de tanto alarde. :|

Seria ilógico se ele não tivesse citado esta ressalva.

Richet passou parte de sua vida estudando paralelamente os ditos fenômenos de efeitos fisico tendo inclusive validado Crookes.

Contudo em seu último trabalho assume o oposto de suas afirmativas em trabalhos e obras anteriores: Os experimentos de efeitos fisicos nunca conseguiram constituir prova !

Esta não é meramente uma observação de Richet, mas a conclusão do resultado do seu trabalho.

E como disse antes, isto NUNCA é citado nas fontes espiritas que citam seus trabalhos.

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #38 Online: 07 de Junho de 2006, 00:14:07 »
Enquanto alguns se preocupam em materializar o espírito...

Que coisa mais sem pé nem cabeça. :D

Se alguém faz isso, está implicitamente admitindo a existência de espíritos, o que não me parece o caso aqui.

Há espíritas que fazem isso? :?:

Reconhecer o que realmente importa, no Espiritismo, é mesmo uma coisa sem pé nem cabeça. Ou não estamos falando sobre religião, também, neste tópico ? 

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 07 de Junho de 2006, 00:18:24 »
Não há nenhum espanto nestas declarações de Richet. Não vejo o porque de tanto alarde. :|

Seria ilógico se ele não tivesse citado esta ressalva.

Richet passou parte de sua vida estudando paralelamente os ditos fenômenos de efeitos fisico tendo inclusive validado Crookes.

Contudo em seu último trabalho assume o oposto de suas afirmativas em trabalhos e obras anteriores: Os experimentos de efeitos fisicos nunca conseguiram constituir prova !

Esta não é meramente uma observação de Richet, mas a conclusão do resultado do seu trabalho.

E como disse antes, isto NUNCA é citado nas fontes espiritas que citam seus trabalhos.

[ ]´s

Divulaga-se o que é útil e omite-se o que não serve... enfim... normal... tal qual todas as outras. Sempre mais do mesmo.  :no:

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Junho de 2006, 00:23:12 »
Apelo a autoridade. :crazy:

Se isto tem algum valor para confirmar a veracidade então a ICAR teria mais credibilidade. ;P

No entanto... :umm:

... dragão na garagem.

E onde você encontrou, na minha mensagem, a preocupação em provar alguma coisa ? Estou apenas lhe demonstrando, o que realmente importa, em Espiritismo. Se isto é fugir do assunto, fique à vontade, sempre, para se refugiar em regras de debate filosófico.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 07 de Junho de 2006, 00:34:46 »
...lenga-lenga repetitivo de ateus.

Lenga-lenga quem faz é vc, ao fazer afirmativas a respeito de algo sobre o qual não apresenta a mais leve sombra de evidências.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 07 de Junho de 2006, 00:40:57 »

tem outro, o randy, ue.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #43 Online: 07 de Junho de 2006, 00:57:25 »

Lenga-lenga quem faz é vc, ao fazer afirmativas a respeito de algo sobre o qual não apresenta a mais leve sombra de evidências.

Quais afirmativas eu fiz, especificamente, neste tópico ?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 07 de Junho de 2006, 01:00:23 »
Apelo a autoridade. :crazy:

Se isto tem algum valor para confirmar a veracidade então a ICAR teria mais credibilidade. ;P

No entanto... :umm:

... dragão na garagem.

E onde você encontrou, na minha mensagem, a preocupação em provar alguma coisa ? Estou apenas lhe demonstrando, o que realmente importa, em Espiritismo. Se isto é fugir do assunto, fique à vontade, sempre, para se refugiar em regras de debate filosófico.

Saída estratégica pela esquerda... sei.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 07 de Junho de 2006, 01:09:19 »
Isto é falta de honestidade intelectual. Vem a um fórum cético, diz que fulano, beltrano e sicrano atestam a credibilidade da doutrina espírita e depois quando escuta um questionamento, sobre o que escreveu, diz que sou eu que estou fugindo do assunto.

Afff... assim acabam por manchar (ainda mais) o espíritismo... com estas desonestidades intelectuais.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #46 Online: 07 de Junho de 2006, 01:37:42 »
Já vi esse filme. Vira o disco. Ou troque o CD.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 07 de Junho de 2006, 02:33:06 »
Troque você o CD, meu chapa... é o mesmo lero-lero de sempre. No final se resume a questão do fins justificarem os meios. A função é espíritualizar...

... mesmo que para isto algumas desonestidades intelectuais sejam usadas.

Aff. Quanto mais eu conheço do espíritismo e quanto mais eu leio as argumentações espíritas e suas técnicas, mais eu percebo quanto tosca é esta doutrina.  :no:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 07 de Junho de 2006, 09:06:10 »

Quais afirmativas eu fiz, especificamente, neste tópico ?

...materializar o espírito,......
...espiritualizar o que ainda insiste em se apegar à matéria.....

Sejamos pragmáticos.

Explique o que é espírito. Aponte evidências comprováveis sobre a sua existência.

Sem lenga-lenga, por favor! :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #49 Online: 07 de Junho de 2006, 12:01:15 »
No atual estágio em que a ciência se encontra, é praticamente nula a possibilidade de se elaborar uma teoria que explique um fato, que esteja fora do âmbito de pesquisa da própria ciência, que apenas explica, ou tenta explicar fenômenos materiais. Isto não quer dizer que não existam fatos de natureza espiritual, que não existam espíritos, que  mediunidade seja uma farsa, etc etc. Despregue do assento e tenha a dignidade de fazer como o Ernane, vá buscar respostas, não fique apenas "filosofando". Talvez encontre algo "sobrenatural".
Eu estou, realmente, participando, de um clube cético, entretanto, neste espaço reservado a debates sobre "religiões, crenças e mitos", é justamente o que eu estou fazendo, dando a minha opinião, de acordo com a minha visão religiosa, sobre o que está sendo exposto. 
É muito simples : se vocês virem um "fantasma" pela frente, não existe explicação científica para tal. Então, porque perder tempo ? Espere a ciência chegar lá. Não há outra coisa a fazer.
Ah, e você que participa de Fórum sobre espiritismo, ainda não aprendeu sobre espírito ? Claro que não.
« Última modificação: 07 de Junho de 2006, 12:03:17 por Onaiab »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!