Autor Tópico: O que o cetico acredita que acontece apos a morte?  (Lida 36827 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: O que o cetico acredita que acontece apos a morte?
« Resposta #325 Online: 11 de Julho de 2006, 12:20:34 »
Gil é outro que não entende bosta nenhuma de ônus da prova. Mas se quer que eu prove que não exista nada além da morte, então vai lá:

Quando uma pessoa morre, o que acontece? Nada.
E quando outra pessoa morre? Nada.
Quando o Zibs morreu, ele voltou aqui para contar como é o lado de lá, mesmo sabendo que adoraríamos saber sobre essas coisas? Não.

Pronto. Morreu, acabou. É o que acontece em todas as vezes quando uma pessoa morre. Não acontece mais nada depois de morrer (tirando a putrefação do corpo). Digo isso baseado em inúmeras observações de inúmeras pessoas que morreram e não aconteceram nada após suas mortes.

E nem venha com excessões (alegações espíritas) pois estes nunca conseguem convencer de que não poderiam estar mentindo. E excessão não explica a regra também.

Mas é tão básico refutar isso...

A falta de percepção implica na ausência de ação?

Pára né.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #326 Online: 11 de Julho de 2006, 12:31:33 »
Gil é outro que não entende bosta nenhuma de ônus da prova. Mas se quer que eu prove que não exista nada além da morte, então vai lá:

Quando uma pessoa morre, o que acontece? Nada.
E quando outra pessoa morre? Nada.
Quando o Zibs morreu, ele voltou aqui para contar como é o lado de lá, mesmo sabendo que adoraríamos saber sobre essas coisas? Não.

Pronto. Morreu, acabou. É o que acontece em todas as vezes quando uma pessoa morre. Não acontece mais nada depois de morrer (tirando a putrefação do corpo). Digo isso baseado em inúmeras observações de inúmeras pessoas que morreram e não aconteceram nada após suas mortes.

E nem venha com excessões (alegações espíritas) pois estes nunca conseguem convencer de que não poderiam estar mentindo. E excessão não explica a regra também.

Mas é tão básico refutar isso...

A falta de percepção implica na ausência de ação?

Pára né.
Mas Tarcísio, se não acontece nada, em nenhuma das vezes, que motivos temos para crer que acontece algo? O que nos faria dizer “deve haver algo acontecendo com a alma dessa pessoa” assim que ela morreu? É uma questão de empirismo.

E a falta de percepção implica sim na ausência de ação. Quando percebemos algo, qualquer coisa, aí sim podemos considerar que está havendo algo. Mesmo que essa percepção envolva a necessidade de ferramentas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 11 de Julho de 2006, 12:36:57 »
Você quer provas que não sobreviverá após a morte?

Visite um cemitério.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 11 de Julho de 2006, 12:42:53 »
É impressionante a presunção humana. Uma só existência não é o bastante. Passam suas vidas atormentados a procura de "outra chance"... sem perceber aquela que acabaram de desperdiçar. Na busca de algo que não existe, acabam desperdiçando o que existe.

A ignorância humana não tem limites.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #329 Online: 11 de Julho de 2006, 13:50:39 »

Nem a imaginação...

Às vezes eu fico imaginando quem foi o 1º cara a sugerir vida após a morte e o que motivou ele a dizer isso, desenvolver a idéia de alma, ... :?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #330 Online: 11 de Julho de 2006, 14:11:52 »
Já li algumas vezes que essa idéia de alma é primitiva de nossos ancestrais! Provavelmente um dos mais antigos memes. Um tempo atrás vi um documentário sobre grandes macacos (chimp, gorila, orangotango e gibão), e alguns (gorilas e chimps) demonstram que entendem bem a morte, e que 'acreditam' em algo além de um corpo físico!

(Espero que nenhum antropocêntrico leiam isso)
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #331 Online: 11 de Julho de 2006, 14:15:39 »

Nem a imaginação...

Às vezes eu fico imaginando quem foi o 1º cara a sugerir vida após a morte e o que motivou ele a dizer isso, desenvolver a idéia de alma, ... :?
Sócrates!?

Citação de: Platão (escrevendo por Sócrates)
Porque morrer é uma ou outra destas duas coisas: ou o morto não tem absolutamente nenhuma existência, nenhuma consciência do que quer que seja, ou, como se diz, a morte é precisamente uma mudança de existência e, para a alma, uma migração deste lugar para um outro. Se, de fato, não há sensação alguma, mas é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente. Creio que, se alguém escolhesse a noite na qual tivesse dormido sem ter nenhum sonho, e comparasse essa noite às outras noites e dias de sua vida e tivesse de dizer quantos dias e noites na sua vida havia vivido melhor, e mais docemente do que naquela noite, creio que não somente qualquer indivíduo, mas até um grande rei acharia fácil escolher a esse respeito, lamentando todos os outros dias e noites. Assim, se a morte é isso, eu por mim a considero um presente, porquanto, desse modo, todo o tempo se resume a uma única noite.

Se, ao contrário, a morte é como uma passagem deste para outro lugar, e, se é verdade o que se diz que lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir, ó juízes, maior do que este? Porque, se chegarmos ao Hades, libertando-nos destes que se vangloriam serem juízes, havemos de encontrar os verdadeiros juízes, os quais nos diria que fazem justiça acolá: Monos e Radamante, Éaco e Triptolemo, e tantos outros deuses e semideuses que foram justos na vida; seria então essa viagem uma viagem de se fazer pouco caso? Que preço não serieis capazes de pagar, para conversar com Orfeu, Museu, Hesíodo e Homero?

Quero morrer muitas vezes, se isso é verdade, pois para mim especialmente. a conversação acolá seria maravilhosa, quando eu encontrasse Palamedes e Ajax Telamônio e qualquer um dos antigos mortos por injusto julgamento. E não seria sem deleite, me parece, confrontar o meu com os seus casos, e, o que é melhor, passar o tempo examinando e confrontando os de lá com cá, os últimos dos quis tem a pretensão de conhecer a sabedoria dos outros, e acreditam ser sábios e não são. A que preço, ó juízes, não se consentiria em examinar aquele que guiou o grande exército a Tróia, Ulisses, Sísifo, ou infinitos outros? Isso constituiriam inefável felicidade.

Com certeza aqueles de lá mandam a morte por isso, porque além do mais, são mais felizes do que os de cá, mesmo porque são imortais, se é que o que se diz é verdade.  Mas também vós, ó juízes, deveis ter boa esperança em relação à morte, e considerar esta única verdade: que não é possível haver algum mal para um homem de bem, nem durante sua vida, nem depois da morte, que os deuses não se interessam do que a ele concerne; e que, por isso mesmo, o que hoje aconteceu, no que a mim concerne, não é devido ao acaso, mas é a prova de que para mim era melhor morrer agora e ser libertado das coisas deste mundo. Eis também a razão por que a divina voz não me dissuadiu, e por que, de minha parte, não estou zangado com aqueles cujos votos me condenaram, nem contra meus acusadores.

Não foi com esse pensamento, entretanto, que eles votaram contra mim, que me acusaram, pois acreditavam causar-me um mal. Por isto é justo que sejam censurados. Mas tudo o que lhes peço é o seguinte: Quando os meus filhinhos ficarem adultos, puni-os, é cidadãos, atormentai-os do mesmo modo que eu os vos atormentei, quando vos parecer que eles cuidam mais das riquezas ou de outras coisas do que da virtude. E ,se acreditarem ser qualquer coisa não sendo nada, reprovai-os, como eu a vós: não vos preocupeis com aquilo que não lhes é devido.

E, se fizerdes isso, terei de vós o que é justo, eu e os meus filhos. Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus.
O texto completo está neste link.

Será que ele foi o primeiro?  Ou teve alguém antes.  Talvez os entendidos de história geral possam nos esclarecer.

Um abraço.
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 14:17:49 por leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 11 de Julho de 2006, 14:19:11 »
Já li algumas vezes que essa idéia de alma é primitiva de nossos ancestrais! Provavelmente um dos mais antigos memes. Um tempo atrás vi um documentário sobre grandes macacos (chimp, gorila, orangotango e gibão), e alguns (gorilas e chimps) demonstram que entendem bem a morte, e que 'acreditam' em algo além de um corpo físico!

(Espero que nenhum antropocêntrico leiam isso)

Não por isto... cães e gatos tambem demonstram "entender" bem a morte. Não é incomum um destes animais serem vistos junto a tumba de seus donos... até definharem.

Cães e gatos acreditariam tambem em "algo mais"?  :hein:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #333 Online: 11 de Julho de 2006, 14:20:34 »
Falei em primatas, Grandes macacos, não entendeu?!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 11 de Julho de 2006, 14:25:30 »
Entendi sim. Acho que você é que não entendeu que estou refutando isto com outro argumento.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #335 Online: 11 de Julho de 2006, 14:25:48 »
Sócrates!?

Será que ele foi o primeiro?  Ou teve alguém antes.  Talvez os entendidos de história geral possam nos esclarecer.

Um abraço.

Não leafar, quero dizer o primeiro "mesmo"... aí já existe a concepção de alma eterna... quero dizer, o que motivou uma pessoa a criar o conceito de continuidade da vida em um mundo além do nosso... Os egípcios de 5 mil anos atrás já acreditavam nisso...

Quero dizer, conhece aquele ditado "quando o primeiro esperto e o primeiro idiota, nasceu a primeira religião"...

Queria saber quem foi o 1º esperto...

E o 1º idiota? :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #336 Online: 11 de Julho de 2006, 14:30:05 »
Pode até ser que cães e gatos criem abstrações, mas não os entendemos tão bem pra afirmar qualquer coisa. Somos distantes evolutivamente deles, e seria um tanto estranho esperar respostas similares às nossas. Já outros primatas, existem estudos bem interessantes sobre seu comportamento e comunicação.

Os Dragões do Éden de Sagan é uma boa dica pra entender um pouco sobre evolução humana e comportamento de grandes macacos!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #337 Online: 11 de Julho de 2006, 14:31:30 »
Entendi sim. Acho que você é que não entendeu que estou refutando isto com outro argumento.

Hehehe... os animais estão muito mais perto da vida eterna do que nós, visto que eles atualmente são os únicos "clientes" daquelas empresas de clonagem de animais de estimação... :lol:

Lian, como eles fizeram pra descobrir o que os orangotangos "acreditavam"?

Acho que os cães citados pelo Spitfire são o exemplo perfeito de animais ateus. O dono morre e é enterrado. O animal fica do lado do CORPO enterrado até morrer... ia ser esquisito se ele passasse a morar em uma igreja ou algo assim...:hein:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 11 de Julho de 2006, 14:40:48 »
Sócrates!?

Será que ele foi o primeiro?  Ou teve alguém antes.  Talvez os entendidos de história geral possam nos esclarecer.

Um abraço.

Não leafar, quero dizer o primeiro "mesmo"... aí já existe a concepção de alma eterna... quero dizer, o que motivou uma pessoa a criar o conceito de continuidade da vida em um mundo além do nosso... Os egípcios de 5 mil anos atrás já acreditavam nisso...

Quero dizer, conhece aquele ditado "quando o primeiro esperto e o primeiro idiota, nasceu a primeira religião"...

Queria saber quem foi o 1º esperto...

E o 1º idiota? :lol:

Eu acredito que quando o primeiro "ser humano" (ou ancestral) tomou ciência da morte, seu instinto de preservação e sobrevivência criou a ilusão do "algo mais" para camuflar o medo de "não existir mais".

Foi "esperto" em perceber a morte...
Foi "idiota" em se iludir.
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 14:42:29 por Spitfire »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #339 Online: 11 de Julho de 2006, 14:42:03 »
Orangotangos...não sei. A maioria dos estudos são com gorilas e chimps! Aqueles que como a gorila Koko conseguem se comunicar com o homem explicam bem o que sentem!
Um desses exemplos é uma gorila que perdeu o filho...e perguntaram a ela, onde ele estava (diante do cadáver), e ela respondeu que ele havia ido embora, deixando a entender que existia algo além do corpo físico!

Parece ser uma válvula de escape de um cérebro complexo!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 11 de Julho de 2006, 14:44:28 »
eu já ouvi o Jô Soares falar disso várias vezes... mas isso ocorreu mesmo, ou é meio como aquela historinha dos americanos gastando bilhões para criar uma caneta que funcione na ausência de gravidade, quanto os russos usaram lápis para escrever nessa situação?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #341 Online: 11 de Julho de 2006, 14:51:37 »
Deve fazer um tempão que não vejo Jô Soares...essa ainda não ouvi! Faz um tempo que vi algo sobre isso, e sobre o comportamento da Koko quando o gatinho de estimação dela morreu! Recentemente sei que saiu numa revista...science ou nature, algo sobre os rituais funebres de outros hominídeos, mas acaba sendo algo muito especulativo, visto que é sobre linhagens extintas (ou que se tornaram que somos :))!

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #342 Online: 11 de Julho de 2006, 19:25:08 »
Editado, não acrescentaria nada a discussão.
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 19:48:39 por Gil »
Se eu não sei eu não digo nada.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #343 Online: 11 de Julho de 2006, 19:43:18 »
Mas Tarcísio, se não acontece nada, em nenhuma das vezes, que motivos temos para crer que acontece algo? O que nos faria dizer “deve haver algo acontecendo com a alma dessa pessoa” assim que ela morreu? É uma questão de empirismo.

E a falta de percepção implica sim na ausência de ação. Quando percebemos algo, qualquer coisa, aí sim podemos considerar que está havendo algo. Mesmo que essa percepção envolva a necessidade de ferramentas.

Alenônimo, não acontecer nada, em nenhuma das vezes observadas só demonstra que dentro do universo de casos observado não foi possível perceber uma possibilidade de algo diferente, mas isso não significa que em momento algum algo de diferente não possa acontecer.

Então temos dois pontos que mantém a certeza distante; baixa proporção de casos com relação ao infinito e não saber até onde nossas percepções vão com relação a realidade. Preste atenção, não há motivo algum para se ter crença que outra coisa que não se observa possa acontecer, mas há motivo para não se fechar a questão como encerrada.

Acho que ficou clara, dessa vez, a questão de que a ausência de evidência não é evidência de ausência.

Você quer provas que( você ) não sobreviverá após a morte?

Visite um cemitério.

Visitando um cemitério eu teria apenas a comprovação de que após a morte os seres tendem a se decompor. Nenhuma outra.

É impressionante a presunção humana. Uma só existência não é o bastante. Passam suas vidas atormentados a procura de "outra chance"... sem perceber aquela que acabaram de desperdiçar. Na busca de algo que não existe, acabam desperdiçando o que existe.

Acho que esse tipo de comentário é nocivo ao debate, aliás, não só ao debate como também as pessoas que partilham de tal opnião. Garanto que alguns deixarão de expor seus pensamentos com medo de represárias ou de parecerem idiotas. Acho que o forum prima a interação não a agressão entre membros né?
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 19:47:06 por Tarcísio »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 11 de Julho de 2006, 20:41:23 »
Visitando um cemitério eu teria apenas a comprovação de que após a morte os seres tendem a se decompor. Nenhuma outra.

Justamente... e nenhuma outra por que?
Vá a um cemitério e fique horas e horas sentado, só observando.... depois aceite o que você é e no que irá se transformar.
Se algo anormal acontecer, não deixe de nos informar.

Acho que esse tipo de comentário é nocivo ao debate, aliás, não só ao debate como também as pessoas que partilham de tal opnião. Garanto que alguns deixarão de expor seus pensamentos com medo de represárias ou de parecerem idiotas. Acho que o forum prima a interação não a agressão entre membros né?

Medo? Parecerem idiotas? Eu fui agressivo com alguem? Aonde ameacei alguem? A quem eu chamei de idiota (nem me lembro de ter usado estes termos!).
Não me julgues pelas tuas interpretações. Tambem não ouse colocar palavras na minha boca, não te dou esta liberdade.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #345 Online: 11 de Julho de 2006, 22:49:06 »
Eu também acho que a ignorância humana não tem limites.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #346 Online: 11 de Julho de 2006, 23:41:46 »

Vá a um cemitério e fique horas e horas sentado, só observando.... depois aceite o que você é e no que irá se transformar.

Aceitar o que eu sou? Acho que você está inferindo opniões erradas do meu diálogo. Outro erro é que você não entendeu meu posicionamento de cético filosófico que fiz questão de explicar ao Alenônimo. Alguns céticos cientistas que ignoram e definem para tocar o palpável, não eu.

Foi agressivo e mais de uma vez.
Foi direcionado a uma parcela que possui frequentadores nesse forum.
Eu não disse que você chamou ninguém de idiota.

Eu também acho que a ignorância humana não tem limites.

Será que vocês irão recomeçar o discurso agressivo que estava aqui há pouco?

Abraços

Ps.: Não me interessa diálogo birrento.
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 23:44:06 por Tarcísio »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #347 Online: 11 de Julho de 2006, 23:48:25 »
Minha afirmação não tem nada a ver com discussão alguma, apenas vi alguém afirmando algo que repito há muito tempo, não há limites paro o que a estupidez humana é capaz de produzir. Só isso.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #348 Online: 11 de Julho de 2006, 23:58:49 »
Minha afirmação não tem nada a ver com discussão alguma
Então por que posta-la?

apenas vi alguém afirmando algo que repito há muito tempo, não há limites paro o que a estupidez humana é capaz de produzir. Só isso.

Ninguém falou sobre produção de estupidez humana, falaram que uma parcela dos humanos ignoram o que querem. Marcelo... tenho pra mim que você pode agir de maneira mais educada em suas postagens, até porque já vi você sendo mais educado.

Se persistir esse mau-humor vou denunciar beleza?

Abraços e boa noite.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 12 de Julho de 2006, 01:09:46 »
Foi agressivo e mais de uma vez.
Foi direcionado a uma parcela que possui frequentadores nesse forum.
Eu não disse que você chamou ninguém de idiota.

Você é que entendeu assim.
Mas tudo bem... não deixarei de expressar a minha opinião jamais e você vai poder me denunciar, sem problemas.  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!