Autor Tópico: O que o cetico acredita que acontece apos a morte?  (Lida 36824 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: O que o cetico acredita que acontece apos a morte?
« Resposta #250 Online: 30 de Junho de 2006, 07:58:20 »
Leafar, você viu que em uma de suas últimas postagens você confessou que a vida após a morte é meramente um desejo egoísta seu? Não que você não tenha o direito de fazer isso, pois todos tem, mas reparou que não há nada de “científico” ou “realista” no que você disse?
Desculpem-me.  Não era minha intenção desrespeitar as regras do fórum.  Vou procurar me policiar das próximas vezes.
Hein?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #251 Online: 30 de Junho de 2006, 09:42:16 »
Quanto às pessoas ignorantes e sugestionáveis, o IBGE não mente. A maior parte dos espíritas são encontrados nas parcelas mais instruídas da população.
Um abraço.

Você ficaria espantado ao ver uma estatística da instrução dos ateus deste fórum. Engraçado que posso fazer uso da mesma falácia, e dizer que como a maioria dos ateus está no meio acadêmico, e geralmente tem titulação elevada em relação à massa, então, o ateísmo é a opção dos mais cultos e inteligentes.

:enjoo:

* ps aos menos atenciosos: antes que todos fiquem nervosos, estou, justamente, deixando claro que usar este argumento é errado! :P
Em nenhum momento citei os ateus e nenhum profitente de qualquer outra crença no meu comentário.  Somente respondi ao Maurício que havia feito uma observação falaciosa a respeito dos espíritas.

Um abraço.

Não justifica usar a falácia. Aliás, isso é outra falácia: tu quoque.

;-)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #252 Online: 30 de Junho de 2006, 09:44:28 »
Leafar, você viu que em uma de suas últimas postagens você confessou que a vida após a morte é meramente um desejo egoísta seu? Não que você não tenha o direito de fazer isso, pois todos tem, mas reparou que não há nada de “científico” ou “realista” no que você disse?
Desculpem-me.  Não era minha intenção desrespeitar as regras do fórum.  Vou procurar me policiar das próximas vezes.
Hein?

Leafar, você tem alguma dúvida em relação às regras do fórum? Caso esteja discontente com elas, a área de "Ajuda, Sugestões e Reclamações" existe para isso. Críticas às regras e administração do fórum devem ser feitas nesta área, não aqui, no meio de uma discussão.

:ok:
« Última modificação: 30 de Junho de 2006, 09:54:11 por Nina »
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #253 Online: 30 de Junho de 2006, 10:00:32 »
Leafar, você tem alguma dúvida em relação às regras do fórum? Caso esteja discontente com elas, a área de "Dúvidas e Sugestões" existe para isso. Críticas às regras e administração do fórum devem ser feitas nesta área, não aqui, no meio de uma discussão.

:ok:
Não estou descontente e não tenho nenhuma dúvida por ora.  Também não me lembro de ter feito nenhuma crítica à administração do fórum.  As regras existem para serem cumpridas e não é minha intenção desrespeitá-las.  Mais uma vez, me desculpo se o fiz quando usei respostas que poderiam ser consideradas falaciosas.  Encerro por aqui. :ok:

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #254 Online: 30 de Junho de 2006, 11:35:15 »
Josi, peço desculpas pelo meu comportamento rude e infantil, prometo que nw se repetirá....

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #255 Online: 30 de Junho de 2006, 15:02:16 »
Mais uma vez: argumentos de dicionário... Isso é um saco.

A intenção é tirar a dúvida quanto a definição de um termo. Se eu uso a palavra "tijolo" para designar meu teclado e você usa a palavra "sabão" agente não consegue se entender.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #256 Online: 30 de Junho de 2006, 22:01:51 »
Mais uma vez: argumentos de dicionário... Isso é um saco.

A intenção é tirar a dúvida quanto a definição de um termo. Se eu uso a palavra "tijolo" para designar meu teclado e você usa a palavra "sabão" agente não consegue se entender.
Se for usar termos do dicionário, então use corretamente. E não como fez com a palavra "cético" citando somente o primeiro significado.

Recomendo também não depender estritamente os dicionários, pois alguns deles, como o Aurélio por exemplo, apesar de serem populares, possuem alguns significados errados ou incompletos. Isso acontece pelo fato de ser complicado unir todos os significados dentro de um livro só ou de buscar os novos significados.

Na dúvida, dê uma busca também na Wikipédia ou em dicionários estrangeiros, pois muitos termos vem de fora também. Só não vale dizer que é "assim" só porque o dicionário disse que é e pronto.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #257 Online: 30 de Junho de 2006, 22:34:34 »
Realmente, o uso do dicionário fica muito limitado.

É impossivel provar que algo é inexistente.
Preciso dessa premissa pra refutar sua argumentação. Discorda dela?

Mas onde está minha resposta?
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
  • Todos mudamos mas continuamos os mesmos
    • Orkut
« Resposta #258 Online: 02 de Julho de 2006, 17:48:58 »
Já é domingo. Onde está a Josilene e sua tese?
Primeira Semana de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação (SCTI 2008), UENF, Campos dos Goytacazes!
http://www.scti.com.br

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #259 Online: 02 de Julho de 2006, 18:12:25 »
Ela só costuma acessar na quarta

Atheist

• Visitante
« Resposta #260 Online: 02 de Julho de 2006, 19:01:26 »

Você não duvida desta premissa?

Por que esta deveria ser a única premissa correta e verdadeira? Isto não estaria mais para um dogma?

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #261 Online: 02 de Julho de 2006, 20:08:39 »
Ok! Valeu! Estamos ansiosos esperando ^^

Você não duvida desta premissa?

Por que esta deveria ser a única premissa correta e verdadeira? Isto não estaria mais para um dogma?

HUHUHUHU! Gostei dessa. Realmente ele não pode afirmar nada. Ele nunca poderia dizer que algo é impossível.
Bem Gil, honre sua assinatura!
« Última modificação: 02 de Julho de 2006, 20:10:33 por Xuringa »
Primeira Semana de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação (SCTI 2008), UENF, Campos dos Goytacazes!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 02 de Julho de 2006, 22:45:27 »
Decomposição organica.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 02 de Julho de 2006, 22:47:49 »
Putrefação

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 02 de Julho de 2006, 22:53:48 »
http://www.pericias-forenses.com.br/mecamorte.htm

Fenômenos Abióticos Imediatos:

o parada cardio-respiratória,
          o inconsciência,
          o imobilidade,
          o insensensibilidade,
          o palidez,
          o midríase ou dilatação pupilar,
          o abolição do tônus muscular.

Fenômenos Abióticos Mediatos (Consecutivos):

o Desidratação Cadavérica. Perda de peso devida à perda e água, que é da ordem de 8,0 g/kilo de peso por dia, em fetos e recém-nascidos, e de 10,0 e 18,0 g/kilo de peso por dia, em adultos

o Esfriamento do Cadáver. A perda de calor do corpo se dá por: convecção, radiação, condução e evaporação. A queda da temperatura do corpo é da ordem de 0,8 a 1,0 ºC por hora, nas primeiras doze horas, e de 0,3 a 0,5 ºC por hora, nas doze horas seguintes. Na prática admite que o esfriamento se faz de maneira mais célere, em uma média de 1,5 ºC por hora.
          o Livores Hipostáticos. Manchas arroxeadas, que se iniciam como um fino pontilhado (sugilação hipostática) que por coalescência se transformam em manchas maiores e que resultam do sangue acumulado, por congestão passiva, em aquelas regiões que ocupam a posição mais declive. Isto tanto é válido para a pele, quanto para os órgãos internos.

o Rigidez Cadavérica. Substitui a flacidez inicial e começa a instalar-se entre 30 minutos e 6 horas após o óbito. Trata-se de um processo progressivo que segue uma marcha descendente (lei de Nysten): músculos mandibulares; músculos do pescoço; músculos do tórax; músculos dos membros superiores; músculos do abdome, e músculos dos membros inferiores, por último. O processo inverso - resolução da rigidez - ocorre entre as 24 e 36 horas seguintes ao óbito, em média.

Fenômenos Transformativos do Cadáver

São os processos abióticos que transformam o cadáver, quer pela sua destruição, quer pela conservação.

o Fenômenos Destrutivos:

+ Autólise,
                + Putrefação,
                + Maceração

a. Autólise

Processo auto-destrutivo de células e tecidos, que se opera sem interferência externa, decorrente do aumento da permeabilidade das membranas plasmáticas, que possibilita a liberação enzimas proteolíticas contidas nos lisossomas ("suicide bags"). Isto leva a uma acidez temporária que, pela putrefação se neutraliza e inverte pela alcalinização progressiva com valores de pH da ordem de 8,0 a 8,5.

b. Putrefação

É o processo de decomposição da matéria orgânica por bactérias e pela fauna macroscópica, que acaba por devolvê-la à condição de matéria inorgânica. A putrefação do corpo não é um processo resultante do evento morte, apenas. É necessária a participação ativa de bactérias cujas enzimas, em condições favoráveis, produzem a desintegração do material orgânico. Daí, que nas condições térmicas que impeçam a proliferação bacteriana, ou pela ação de substâncias antissépticas, o cadáver não se putrefaz. As bactérias encarregadas da putrefação do cadáver, na sua maioria, são as mesmas que, em vida, formam a flora intestinal do indivíduo.

Algumas das substâncias intermediárias formadas durante o processo de decomposição das proteínas, são altamente fétidas, tornando-se as responsáveis pelo cheiro característico dos corpos em putrefação. A decomposição catalítica dos glúcides e dos lípides, praticamente não exala odores nauseabundos.

Este processo de decomposição paulatina, é bastante lento. As larvas de insetos todas com atividade necrofágica, se deixadas agir livremente, podem destruir o cadáver em um tempo bem menor: de 4 a 8 semanas.

Com efeito, em um cadáver exposto à intempérie, a putrefação se vê acelerada, sendo certo que os corpos enterrados, têm a sua decomposição retardada até em oito vezes, com relação aos primeiros.

Fases da putrefação. A putrefação se desenvolve em quatro fases ou períodos distintos e consecutivos, a saber:

1º - Período cromático (período de coloração, período das manchas). Tem início, em geral de 18 a 24 horas após o óbito, com uma duração aproximada de 7 a 12 dias, dependendo das condições climáticas. Inicia-se pelo aparecimento de uma mancha esverdeada na pele da fossa ilíaca direita (mancha verde abdominal), cuja cor é devida à presença de sulfometahemoglobina. Nos recém-nascidos e nos afogados, a mancha verde é torácica e não abdominal.

2º - Período enfisematoso (período gasoso, período deformativo). Inicia-se durante a primeira semana e se estende, aproximadamente, por 30 dias. Os gases produzidos pela putrefação (notadamente gás sulfídrico, hidrogênio fosforado e amônia) infiltram o tecido celular subcutâneo modificando, progressivamente, a fisionomia e a forma externa do corpo. Esta distensão gasosa é mais evidente no abdome e nas regiões dotadas de tecidos areolares como face, pescoço, mamas e genitais externos. Os próprios gases destacam a epiderme do córion, formando extensas flictenas putrefativas, cheias de líquido transudado.

3º - Período coliquativo (período de redução dos tecidos). Inicia-se no fim do primeiro mês e pode estender-se por meses ou até 2 ou 3 anos. Caracteriza-se pelo amolecimento e desintegração dos tecidos, que se transformam em uma massa pastosa, semilíquida, escura e de intensa fetidez, que recebe o nome de putrilagem.

A atividade das larvas da fauna cadavérica (miase cadavérica), auxilia grandemente na destruição total dos restos de matéria. Como mencionado, os insetos e suas larvas podem destruir a matéria orgânica do cadáver com extrema rapidez (4 a 8 semanas).

4º - Período de esqueletização. No final do período coliquativo, a putrilagem acaba por secar, desfazendo-se em pó. Desta maneira, exsurge o esqueleto ósseo, que fica descoberto e poderá conservar-se por longo tempo.

c. Maceração

É o processo de transformação destrutiva em que ocorre o amolecimento dos tecidos e órgãos quando os mesmos ficam submersos em um meio líquido e nele se embebem. O mais freqüente é que aconteça com a água e o líquido amniótico.

Na maceração, a pele se torna esbranquiçada, friável, corruga-se e faz com que a epiderme se solte da derme e possa até se rasgar em grandes fragmentos. Isto é bastante evidente nas mãos, onde a pele de desprende a modo de "luvas". Externamente, a derme, pelas razões acima apontadas, fica exposta, mostrando-se em geral vermelha brilhante, luzidia, por causa do próprio edema que a embebe e a torna túrgida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 03 de Julho de 2006, 03:13:19 »
E o resto é pura masturbação mental de quem não tem nada mais util para fazer.

Offline Xuringa

• Nível 06
  • *
    • Orkut
« Resposta #266 Online: 03 de Julho de 2006, 23:07:24 »
Sim... e o flood rola solto né?
Leia pelo menos 2 páginas pra não chegar voando...
(Nada de Josilene ainda? Tá ficando chato já... Quarta eu quero ver)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #267 Online: 04 de Julho de 2006, 00:04:54 »
Errr. é comigo? É?
Pois eu não te dei liberdade nenhuma para me regular. Resuma-se a controlar a sí próprio.  |(

Candidate-se a moderador.  :harhar:

« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 00:07:15 por Spitfire »

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #268 Online: 05 de Julho de 2006, 14:02:20 »
Citação de: Mauricio Rubio
Quando vc compreender seu lugar no universo, vc não vai temer mais a morte, assim como eu não temo, não é questão de ter graça ou não.
Eu não temo a morte.  Aliás, eu não acredito nela.  Questão de crença...

Acredite. vai acontecer com você.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #269 Online: 05 de Julho de 2006, 14:09:33 »
Isso aqui tá uma zona! Por obséquio, e sob o risco de levarem cartões amarelos:

• Escrevam em Português! Nada de abreviações ou erros de ortografia. Escrevam como se fosse para publicar um best-seller.
  • Nada de off-topic! Este tópico já está desvirtuado o suficiente. Criem outros tópicos para outros assuntos.
  • Parem com as falácias! Falácias indicam que se está agindo de má fé, portanto leiam a Lista de Falácias e comportem-se!
  • Não postem bobagens! Se não tiver nada de interessante para falar, melhor não dizer nada.

Fui bem claro? Ótimo. Agora vamos voltar ao tópico.

Josilene, você poderia nos descrever um resumo super simples de como é a sua pesquisa? E também de como pretende fazê-la, visto que a Nina disse que é necessário uma “titulação universitária”?

Na realidade, estou há um bom tempo pesquisando isso. Mas não significa que já cheguei a uma conclusão, estou elaborando bem mais, e achei um pouco interessante nas teorias de fisica, vai ficar bem legal, mas não é de uma hora para outra. Estou cursando 3° semestre de enfermagem, ainda não tenho formaÇÃO, MAS MINHA PESQUISA NÃO TERMINOU, tenho que ter uma tese completa, mas assumo que está muito interessante.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #270 Online: 05 de Julho de 2006, 14:11:22 »
Lí tudo!
Vamos lá: Falaram que a Josilene estava muito enganada porque esta iria provar que existe vida após a morte.
Erro: Ela disse que iria provar que existe ou não, ou seja, ela também poderia provar que não existe.
A Jo quer ir ao Jô(interessante não?). Ela acha que pode provar algo. Dificilmente ela está certa, dificilmente ela pode provar algo, dificilmente ela é uma pessoa normal(até depois dessa frase:"Ah é? quantos anos você me conhece? Sou muito madura para minha idade.") mas, existe a possibilidade.
A Jo pode ser uma menina muito madura, mais até que todos os humanos que tentaram decifrar tal mistério. É possível isso? É! acreditem se vocês quiserem, não vou desmerecer ninguém ¬¬
Mas eu? Eu acho que a Jo sonhou muito alto. Tenho em mente que as probabilidades indicam que a Jo não vai ao Jô.
Fui bem claro?
Sim senhor!
Mas vamos parar e pensar... Esse topic virou zona mesmo. Olhem como debatem os 2 indivíduos acima /\
Adoro quando me julgam, sem me conhecer. Você não faz ideia.
« Última modificação: 05 de Julho de 2006, 14:12:53 por Josilene »

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #271 Online: 05 de Julho de 2006, 14:16:32 »
Josi, você poderia postar o resumo e o material e métodos do seu projeto, pra podermos matar a curiosidade?

E quanto à questão da carreira acadêmica, ainda tenho uma dúvida: que curso você está fazendo? Pretende fazer mestrado/doutorado?
Não sei se posso matar sua curiosidade, mal disse que POSSO ter a resposta, todo mundo começou a me detonar, para evitar isso. Quando terminar te passo um email.
E u quero sim fazer mestrado e doutorado. Adoro estudar e procurar entender o que ninguem tem a resposta.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #272 Online: 05 de Julho de 2006, 14:20:04 »
:grito: Aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhh

Não sei pq entro em fóruns, nunca consigo acompanhar direito :vergonha:

Mas vamos lá, a Josi disse que tem uma tese para testar se existe vida após a morte :idea:

Ela nao me disse em que área pretende fazer esses estudos: filosofia, psicologia, etc...de qualquer modo, eu quero ver a metodologia a ser aplicada :hihi:

:smartass: Tô sendo boazinha, hein? Ela me diz a metodologia e a área e eu juro que procuro um orientador bem bacana para ela aqui nos meus bancos de dados da Capes :wink:

Te respondi sim!
Por enquanto esta em analise historica, mas estou entrando em diversas areas, para ver se se coisidem. E realmente você está sendo um amor me dando uma mãozinha.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #273 Online: 05 de Julho de 2006, 14:24:41 »
Josi, peço desculpas pelo meu comportamento rude e infantil, prometo que nw se repetirá....

Tudo bem! Eu só estranhei seu comportamento. Pensei que você era uma pessoa doce! E até ia me convidar para passar minhas ferias no Japão na sua casa!(brincadeira!) Mas se você tem opinião diferente da minha sobre o assunto proposto, pode falar, eu gosto de divergencia de opinião, mas só acho que se tem um modo, mais delicado de se expor. Certo?

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #274 Online: 05 de Julho de 2006, 14:30:05 »
Já é domingo. Onde está a Josilene e sua tese?
Bem respondi, Gui. Obrigada.
Decomposição organica.
Putrefação
E o resto é pura masturbação mental de quem não tem nada mais util para fazer.
Eu consido você uma pessoa inteligente. Então pense comigo: Já pensou se todo mundo ficasse baseado só no obvio? Ainda acreditariamos no livroGenesis. Certo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!