Autor Tópico: sobre o espiritismo  (Lida 55424 vezes)

APODman

• Visitante
Re: sobre o espiritismo
« Resposta #50 Online: 19 de Junho de 2006, 16:12:08 »
Einstein errou diversas vezes, por exemplo considerava a Quântica uma grande balela, entre outras.

Poderiamos ainda citar dezenas de outros cientistas que antagonizam a Einstein quanto a  citação apresentada. Apelo a autoridade, especialmente em questões  filosóficas pessoais, não valem de muita coisa.

Na realidade o Espiritismo falha ao tentar se provar pelo simples fato de que não é verdadeiro, não se sustenta senão sobre Ad Hocs em cima de ad hocs. Espíritas não provam suas alegações, as justificam.

Mas tenho plena consciência que a aceitação deste fato é impossível ao "espírita irremovível".

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #51 Online: 20 de Junho de 2006, 01:19:22 »
Como disse Einstein, em 1953 : " Graças às leis gerais, por utilizar o itinerário da pura dedução lógica, poder-se-ia encontrar a imagem, quer dizer, a teoria de todos os fenômenos da natureza, inclusive os da vida, se este processo de dedução não superasse, e de muito, a capacidade do pensamento humano". 

Eu poderia simplesmente afirmar a mesma coisa, sem mencionar o autor da frase, já que compartilho da mesma opinião. Então, sem essa de "apelo à autoridade". Engraçado que você não comenta a citação, apenas critica o próprio Einstein. Confronto de ideias e opiniões é a coisa mais comum até mesmo entre cientistas. ( Você cita Bacon, eu não posso citar o Einstein. )  :hein:
E se uma das mentes mais brilhantes da humanidade, "errou diversas vezes", qualquer anônimo por aí, pode se dar ao mesmo direito, ao assegurar, por exemplo, de maneira categórica, que o Espiritismo não é verdadeiro, que o espírita é "irremovível" em sua crença, e por aí vai.
Olha, com todo respeito, mas, em relação à morte do seu tio, não dá prá entender como você se deixou enganar por longos dez anos, em um episódio tão infantil.

« Última modificação: 20 de Junho de 2006, 01:21:00 por Onaiab »
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Atheist

• Visitante
« Resposta #52 Online: 20 de Junho de 2006, 01:41:41 »
E se uma das mentes mais brilhantes da humanidade, "errou diversas vezes", qualquer anônimo por aí, pode se dar ao mesmo direito, ao assegurar, por exemplo, de maneira categórica, que o Espiritismo não é verdadeiro, que o espírita é "irremovível" em sua crença, e por aí vai.

Por isso é bom ter evidências. Eu mudo de opinião quando ver evidências. Até lá, fico com o material e palpável mundo real.

Offline Hades

• Nível 00
  • *
« Resposta #53 Online: 26 de Junho de 2006, 22:08:32 »
Minha opinião:

Convence mais do que as outras, pois apesar de não provar tudo o que diz cientificamente, segue um raciocínio lógico que na prática,as vezes(não todas) dão certo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #54 Online: 26 de Junho de 2006, 22:11:53 »
Não há como seguir um raciocínio lógico partindo de pressupostos não comprovados.

Se eu disser que há duendes no centro da Terra posso elaborar inúmeras conclusões e explicações para vários fenômenos partindo desse pressuposto. Não deixarei de usar o raciocínio lógico, mas partirei de um pressuposto errado ou não comprovado.
« Última modificação: 26 de Junho de 2006, 22:14:17 por Atheist »

Offline Hades

• Nível 00
  • *
« Resposta #55 Online: 26 de Junho de 2006, 22:45:46 »
Bom nunca tinha pensado por este ponto de vista, mas que convence melhor do que "senão...", convence. XD

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #56 Online: 28 de Junho de 2006, 10:40:19 »
Não há como seguir um raciocínio lógico partindo de pressupostos não comprovados...
Dá para seguir sim.  É possível formular uma hipótese e desenvolver um raciocínio considerando-a como premissa válida e ver se se consegue responder satisfatoriamente a alguns questionamentos.  Penso que Einstein fez isso com relação ao tempo quando formulou as suas teorias.  Era praticamente um fato para os cientistas antes dele que o tempo devia ser absoluto, mas as soluções dos problemas da física newtoniana não fechavam.  Então (imagino), ele deve ter suposto: e se o tempo não fosse absoluto... e construiu uma série de raciocínios partindo dessa premissa.

É claro que se o pressuposto se revelar falso, o raciocínio cai.  É a famosa falácia.  Mas é válida a tentativa de qualquer forma.  Pode-se construir o raciocínio e depois tentar comprovar o pressuposto.  Com Einstein também foi assim.  Sua teoria era só falácia até a famosa foto de 1919.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 28 de Junho de 2006, 10:45:16 »
Ahnn, nesse caso...

... o que se está esperando para descartar o Espiritismo?

Não é como se as premissas não tivessem sido provadas falsas, afinal de contas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #58 Online: 28 de Junho de 2006, 11:11:43 »
Enquanto a(s) premissa(s) não é(são) provada(s) falsa(s), o raciocínio continua válido como teoria.  É fácil.  Prove somente uma dessas premissas abaixo falsa e o edifício espírita desmorona:
1. A existência de Deus;
2. A existência e sobrevivência da alma;
3. A comunicabilidade dos espíritos;
4. A pluraridade das existências (reencarnação);
5. A pluraridade dos mundos habitados.

Mas as provas têm que ser demonstráveis e irrefutáveis.  Não adianta somente dizer que é falso porque não temos meios de prová-las verdadeiras.  Neste caso seria somente crença contra crença.

E o que estou propondo não é inversão de ônus da prova.  Quem está afirmando que é falso é você.  Caso não possa provar falso nada do que está acima, então passe a dizer: "o espiritismo pode ser uma falácia".

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #59 Online: 28 de Junho de 2006, 11:37:24 »
Não dá para comparar o espiritismo as teorias de Eistein sobre o tempo, se Eistein não tivesse provado rapidamente que sua teoria estava correta ela seria descartada (por ele mesmo possivelmente).

O Espiritismo já está repetindo a mesma balela a 150 anos e até agora não produziu uma única evidência a seu favor.

Isso não torna os argumentos espíritas falsos ou inexistentes, mas a chance de estarem corretos é tão pequena que é melhor considerar como falsos ou enexistentes.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #60 Online: 28 de Junho de 2006, 11:45:35 »
Quasar,

A chance não é tão pequena quanto você imagina.  Se tivesse acompanhado pelo menos alguns tópicos que estão sendo discutidos você se convenceria que existe pelo menos objeto de dúvida razoável.

Mas quer dizer então que se a teoria de Einstein não tivesse sido provada rapidamente ele teria sido descartada?!  Ainda bem que Einstein não a formulou 100 anos antes.  Caso contrário estaríamos ainda na física clássica. Urghhh... Que atraso...

Um abraço.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #61 Online: 28 de Junho de 2006, 12:20:47 »
Quasar,

A chance não é tão pequena quanto você imagina.  Se tivesse acompanhado pelo menos alguns tópicos que estão sendo discutidos você se convenceria que existe pelo menos objeto de dúvida razoável.

Mas quer dizer então que se a teoria de Einstein não tivesse sido provada rapidamente ele teria sido descartada?!  Ainda bem que Einstein não a formulou 100 anos antes.  Caso contrário estaríamos ainda na física clássica. Urghhh... Que atraso...

Um abraço.

De pronto seria descartada mas teria retornado mais tarde provavelmente, com provas, na ciência é assim que ocorre.

Quanto a esta duvidas razoáveisv/ poderia mandar alguns links, acho que perdi essa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #62 Online: 28 de Junho de 2006, 12:54:49 »
Santa inversão do ônus da prova, Leafar.  É tão difícil entender que é quem faz uma afirmação que tem a responsabilidade de mostrar que ela tem alguma conexão com a realidade?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #63 Online: 28 de Junho de 2006, 13:11:24 »
Ok.  Por isso disse que, no caso de se afirmar que alguma coisa é falsa, quem afirma é que tem a obrigação de provar.  Senão, a falsidade é pressuposta e não real.

Neste caso, mais uma vez lhe sugiro que diga: "o espiritismo pode ser falso, ou ele é provavelmente falso, mas não há provas".  Pode dizer também que nada prova que ele seja verdadeiro se os fatos e relatos já citados não lhe satisfazem.

Um abraço.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #64 Online: 28 de Junho de 2006, 14:33:10 »
Ok.  Por isso disse que, no caso de se afirmar que alguma coisa é falsa, quem afirma é que tem a obrigação de provar.  Senão, a falsidade é pressuposta e não real.

Neste caso, mais uma vez lhe sugiro que diga: "o espiritismo pode ser falso, ou ele é provavelmente falso, mas não há provas".  Pode dizer também que nada prova que ele seja verdadeiro se os fatos e relatos já citados não lhe satisfazem.

Um abraço.

Calmaí, v/ tá tentando fazer uma salada.

O que está ocorrendo é sim inversão do ônus da prova, se v/ quer que alguém prove a falsidade dos argumentos espíritas v/ parte do principio que eles são verdadeiros.

Note que é diferente de afirmar "esse negócio de gravidade é tudo balela", aí sim teria que provar a falsidade da gravidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 28 de Junho de 2006, 14:39:42 »
Isso é só jogo de palavras, Leafar.  

Afirmar a existência de algo exige comprovação.  Para mostrar que algo é inverossímil, basta mostrar as evidências de que esse algo provavelmente não existe (o que já foi feito várias vezes).  

"Obrigação de provar" só há para quem afirma que existe.

Offline Seth

• Nível 03
  • *
  • Pode Ser, Como Pode Não Ser!
    • Pasto Coletivo
« Resposta #66 Online: 09 de Julho de 2006, 18:43:56 »
Creio que as religiões tem apenas uma serventia: controlar o ser humano.
Desde que o primeiro hominídeo sacou que haviam outros macacóides ao seu redor se borrando de medo da chuva, dos trovões, do fogo e dos animais, ele rapidamente sacou que haveria, naquele medo natural, uma chance de estabelecer um controle sobre a macacada...
Pelo medo.
Para estabelecer esse medo, ele mentiu, dizendo-se sabedor de uma "informação" que ninguém mais possuía.
Iniciava-se, aí, o estelionato místico, com a figura do bruxo, mago, feiticeiro, pai-de-santo (essa então é tão arrogante que o cara se coloca como pai de um santo!) e trocentas outras variações que visam uma coisa só: poder do  homem sobre o homem.

O espiritismo é a mesmíssima coisa.
Começou com Denizard, um desocupado mas com ua sanha de controle e poder como qualquer outro ser humano... mas que se deu ao trabalho de recopilar "ensinamentos" indús, budistas e magísticos para seu bel prazer e, dessa forma, colocar-se como um "missionário", um "espírito abnegado" que haveria de indicar a humanidade o caminho e a salvação.

Junte a isso um fator de época, a presença maciça de charlatões, enganadores, picaretas e falsários que usavam da recente fotografia como arma de suas safadezas e pronto! Até mesmo Sir Arthur Conan Doyle entrou na conversa, seguido de perdo de Houdini (mas ambos mandaram à merda os espiritualistas quando perceberam que as mãos deles estavam em seus bolsos).

De lá pra cá a Razão foi rechando o espiritismo dos países mais "evoluídos" mas, cá no Brasil, foram-se criando subdivisões espiritualistas igualmente charlatanescas pois, como você sabe, nasce um otário a cada minuto.
Vieram Gasparetto, Mirabelli e, claro, Chico Xavier, notório charlatão que Padre Quevedo chamou de "homossexual vaidoso".

No fundo, todos querem ser convencidos de algo que lhes facilite a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 09 de Julho de 2006, 22:21:59 »
Creio que as religiơes tem apenas uma serventia: controlar o ser humano.

Você pode usar essa definição se quiser, claro, mas ela não esclarece muita coisa, e acaba por ignorar muito do que a prática religiosa efetivamente é.

Offline Seth

• Nível 03
  • *
    • Pasto Coletivo
« Resposta #68 Online: 10 de Julho de 2006, 01:26:50 »
Você pode usar essa definição se quiser, claro, mas ela não esclarece muita coisa, e acaba por ignorar muito do que a prática religiosa efetivamente é.
A prática religiosa nada mais é que um meio de se controlar o ser humano.
Se ha algo além disso, além da ilusão de se fazer parte de algo "maior" visando "salvar-se", não creio que deva ser notificado.
Ha mais? Sim. Mas resumidamente é isso.

E não achei o lugar aonde devo me apresentar aqui. Poderia me indicar  o caminho?

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Julho de 2006, 17:30:04 »
Seth, se vc não leva em consideração os inúmeros trabalhos feitos pelos Evangélicos (principalmente) nos presídios, trabalhos de caridade realizados nos Centros Espíritas e coisas do gênero, então a religião no seu modo de ver vai servir sempre tão somente pra controle das pessoas.

Não sou favorável aos "Bispos Macedo" da vida, mas não podemos generalizar.

A propósito, o Professor Rivail não era um desocupado, ao menos não em tempo integral... era um educador.  Já ouviu falar do "Pestalozzi" ?

Abraços.
Antônio de Lima

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #70 Online: 10 de Julho de 2006, 17:56:36 »
E não achei o lugar aonde devo me apresentar aqui. Poderia me indicar  o caminho?

Aqui: Apresente-se!

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #71 Online: 10 de Julho de 2006, 18:02:19 »
E não achei o lugar aonde devo me apresentar aqui. Poderia me indicar o caminho?

Não sabe encontrar algo em uma página na internet, entretanto, tem "respostas" na ponta da língua, sobre vários assuntos.......................quá quá quá quá quá quá...................Santa prepotência.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

APODman

• Visitante
« Resposta #72 Online: 10 de Julho de 2006, 20:03:55 »
"Baixou" o "padrão vibratório" ! O ONAIAB está obsediado !

Irmãos na senda libertadora,  vamos lá, façamos a corrente e mentalizemos muita luz para nosso irmãozinho. Vamos projetar a cor "azul traquilizadora" em seu chacra frontal e um "rosa amoroso" em seu chacra cárdiaco...

nota: não me perguntem quais as frequências do "azul tranquilizador" e do "rosa amoroso" no espectro eletromagnético. :D

[ ]´s

Offline Seth

• Nível 03
  • *
    • Pasto Coletivo
« Resposta #73 Online: 10 de Julho de 2006, 21:20:13 »
Seth, se vc não leva em consideração os inúmeros trabalhos feitos pelos Evangélicos (principalmente) nos presídios, trabalhos de caridade realizados nos Centros Espíritas e coisas do gênero, então a religião no seu modo de ver vai servir sempre tão somente pra controle das pessoas.
Levo em consideração, sim. Conheço a Casa André Luiz, a Casa dos Velhinhos, asilos, escolas, etc, etc.
E por ter sido espírita de criação, eu afirmo com veemência que toda a base deles se baseia na propagação da doutrina que visa exatamente isso: controlar o ser humano e coloca-lo dentro de uma prisão de idéias, lhe tolhendo a iniciativa e lhe cerceando o pensamento livre.
A tal "caridade" nada mais é que uma justificativa para a pregação dessa doutrina.
Não sou favorável aos "Bispos Macedo" da vida, mas não podemos generalizar.
Essa é a desculpa básica de quem está em cima do muro. E lhe respeito por isso.
Mas é que no meu caso eu estive lá, estudei-lhes os livros, conheci suas casas e fui "médium".
E após muitos anos de peregrinação em diversas religiões, algo que recomendo a todos, não vejo a menor diferença entre espiritismo, macedos ou papas.
Ha uma tendência natural em sermos condescendentes com os espíritas mas eu não sou assim: sou contra toda e qualquer forma de religião, especialmente aquelas que pregam farsas e mentiras de todos os tipos.
E o espiritismo faz isso, apesar de prestar serviços de "caridade".
A propósito, o Professor Rivail não era um desocupado, ao menos não em tempo integral... era um educador.  Já ouviu falar do "Pestalozzi" ?
O "professor" tinha a formação que bem lhe entendesse (se é que é verdadeira, o que não sei e nem me importa saber, já que as cascatas do Denizard estão muito bem explicadas em seus livrecos) e ele pode ter feito o que for. Até mesmo pode ter conquistado sua razão e seu bom senso.
Porém, o tempo que você sorri para eles, trate de olhar com mais cuidado as mentiras que eles pregam.
Isso, se você for capaz de manter-se longe dessa contaminação mental.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 10 de Julho de 2006, 21:55:50 »
..e fui "médium".

Olá, Seth
Você poderia discorrer um pouco sobre essa sua experiência.
Sempre tive curiosidade a respeito, mas até hoje nunca tive essa oportunidade, apesar de já tê-la buscado.
Claro, se não for nenhuma indiscrição.  :)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!