Meio díficil de se conseguir experimentações em que se provem se há ou não essa comunicação com o "mundo de lá", já que a ciência esbarra aonde termina a energia condensada (matéria), e se for possível realmente estas comunicações mediúnicas, obviamente ela estaria no campo de uma energia mais rarefeita, ou outra dimensão, como quiserem denominar, campo esse aonde a ciência ainda tem muita estrada pra tentar desbravar, se esse campo existir lógico.
Essas comunicações, se por acaso existem, tem efeitos no escopo da ciência, tem consequências na física conhecida. Aliás é interessante observar como ficaram raros os ditos "fenômenos de efeitos físicos" depois que passou a ser mais fácil testá-los... e isso apesar do Espiritismo garantir que existem médiuns especificamente capazes desse tipo de efeito.
Dizer que "(nesse campo) a ciência ainda tem muita estrada para tentar desbravar" no fundo é apenas outra maneira de dizer que não há evidências convincentes de que esses fenômenos existam.
Por isso a hipótese mais simples continua sendo a de que não existem realmente, e a Navalha de Ockham nos dá uma orientação clara.
Se levamos em consideração o contexto, então, aí é que a coisa fica complicada mesmo para quem quer acreditar em fenômenos mediúnicos. Longe de apontar a probabilidade de existência desses fenômenos, o meio "espiritualista" é notável por uma série de características que desencoraja muito o hipotético pesquisador, a começar pelo constante apelo à emoção e uma série de fraudes comprovadas, passando inclusive por um verdadeiro culto à irracionalidade.
Mas Dantas, não seria uma premissa verdadeira alguém de outra região, um ser totalmente desconhecido, ter informações detalhadas de passagens da sua vida?
O que se pode afirmar sobre um "ser totalmente desconhecido" (palavras suas) do qual não se sabe sequer se realmente existe ou se é pura fantasia?
No caso, poderíamos citar aquele mesmo exemplo que eu citei ali em cima, não seria incrivelmente surpreendente pra vc, que alguém denominado médium, colocasse no papel fatos que apenas vc e a pessoa falecida viveram?
Seria, SE eu conseguisse descartar conclusivamente as possibilidades de leitura fria e leitura quente.
Aí eu possivelmente estudaria o fenômeno observado. E, sinceramente, nem me daria ao trabalho de considerar as interpretações "espiritualistas". Elas simplesmente não fazem sentido suficiente para ser consideradas.
Alguns ali em cima, sugeriram que as pessoas que falaram que receberam estas mensagens, apenas mentiram. Meio cômoda essa idéia não?
Nem tanto. Leitura fria, leitura quente e auto-sugestão são fenômenos reais e muito eficazes. Esses, sim, vale a pena estudar. Material não falta. Você não imagina o que já vi e ouvi no meio espírita ao longo dos anos. É estarrecedor.
Já que temos exemplos destes brotando às centenas todos os anos, e temos exemplos de pessoas idôneas da sociedade que já receberam algumas destas mensagens.
E no entanto nenhum até hoje se mostrou convincente exceto no campo puramente emocional.
O que é natural, considerando as características típicas de uma comunicação mediúnica.
Como exemplo simples que veio na minha cabeça agora, podemos citar a falecida atriz Nair Bello, que recebeu um comunicação do seu filho falecido há alguns anos, aonde ele contava detalhes que só os dois sabiam.
Leitura quente, provavelmente. Casos semelhantes quase sempre caem nisso.
Ou seja, temos então brotando no mundo inteiro, um fenômeno de telepatia sem precedentes em toda a história.
Ou de auto-sugestão e manipulação, o que parece bem mais condizente com as evidências conhecidas.
Eu não sei como funciona a telepatia, mas segundo a teoria de alguns, o médium apenas acha no cérebro da pessoa, as informações que ele precisa pra tentar "provar" algo.
Médium ou telepata? Médium é alguém capaz de se comunicar com os supostos espíritos dos mortos, telepata é alguém capaz de se comunicar com os vivos sem uma linguagem física. Não são a mesma coisa.
Mas aí pra mim, isso já fugiu da telepatia, pq o médium não estaria "lendo" o que a pessoa está pensando no momento, e sim lendo todos os "arquivos mortos" do cérebro da pessoa, já que ela não estaria no momento pensando nos detalhes que seriam citados na carta.
Todo esse assunto é tão especulativo e tão mais facilmente analisado sob a ótica da sugestão, dos fenômenos da percepção e das técnicas de fraude…
Abraços!