Autor Tópico: Um espírito pode suicidar-se?  (Lida 21915 vezes)

Atheist

• Visitante
Um espírito pode suicidar-se?
« Online: 19 de Junho de 2006, 23:09:28 »
Se uma pessoa por algum motivo fica de saco cheio da própria vida, pode dar fim a ela, suicidando-se.

Gostaria que os membros do fórum que acreditam em espírito/alma de alguma forma, me dissessem se é possível um espírito querer deixar de existir, e conseguir. Por exemplo, estou de saco cheio dessa coisa de reencarnação, quero acabar com isso.

Posso dar um fim?

Se não posso, por que não posso?

Além disso, tenho outra dúvida que é: como um espírito surge? Afinal, os seres vivos se reproduzem, e, desta forma, dão origem a novos seres vivos. Como surgem novos espíritos, se é que surgem?

São dois temas em um mesmo tópico, mas eles estão correlacionados. Início e fim de um espírito. Não vou entrar no mérito da discussão se espírito existe ou não. Isso é algo que ainda precisa ser provado. Enquanto isso, divagamos com as explicações.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Um espírito pode suicidar-se?
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2006, 23:28:20 »
isso de como o espírito surge é algo interessante a se perguntar como imaginam que seria, especialmente para aqueles que não acreditam em deus.... mas pelos outros, pelo que li por aí, os espíritos foram criados, junto com a matéria... meio que há uma "contra-parte" "espiritual" de toda matéria, mas não chamam exatamente de espírito até dado momento que não me lembro qual, mas chamam de algo como "essência inteligente"... que existe desde os mineriais (do "reino mineral"), que evoluiriam para animais primitivos, depois para peixes, e, acho que depois para plantas, depois para animais novamente (transmissão horizontal interfilética de almas, ou uma noção bem tosca de filogenia), e em cada reino vai evoluindo uma coisa como sensibilidade ao ambiente, inteligência, etc, até o auge que seria o ser humano, no "reino hominal"...

acho que tradicionalmente o espírito não pode se destruir, senão por coisas que faz encarnado, e "involuir", porque sim e acabou, ponto final.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2006, 01:27:09 »
Posso dar um fim?

Para que dar fim a um jogo onde você sempre pode zerar sua memória e começar do zero vendo tudo, de novo, como se fosse a primeira vez?

como um espírito surge?

Big Bang!

Não creio em nada disso, mas pensar em respostas para coisas sem sentido é sempre legal.

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2006, 01:39:03 »
Posso dar um fim?

Para que dar fim a um jogo onde você sempre pode zerar sua memória e começar do zero vendo tudo, de novo, como se fosse a primeira vez?

Se zera a memória e começa do zero, onde entra a "evolução" espiritual?

Big Bang!

Não creio em nada disso, mas pensar em respostas para coisas sem sentido é sempre legal.

:lol:

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2006, 01:39:38 »
isso de como o espírito surge é algo interessante a se perguntar como imaginam que seria, especialmente para aqueles que não acreditam em deus.... mas pelos outros, pelo que li por aí, os espíritos foram criados, junto com a matéria... meio que há uma "contra-parte" "espiritual" de toda matéria, mas não chamam exatamente de espírito até dado momento que não me lembro qual, mas chamam de algo como "essência inteligente"... que existe desde os mineriais (do "reino mineral"), que evoluiriam para animais primitivos, depois para peixes, e, acho que depois para plantas, depois para animais novamente (transmissão horizontal interfilética de almas, ou uma noção bem tosca de filogenia), e em cada reino vai evoluindo uma coisa como sensibilidade ao ambiente, inteligência, etc, até o auge que seria o ser humano, no "reino hominal"...

acho que tradicionalmente o espírito não pode se destruir, senão por coisas que faz encarnado, e "involuir", porque sim e acabou, ponto final.

Ta aí outra coisa interessante... A filogenia das almas...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2006, 08:09:26 »
Questão 78 de O Livro dos Espíritos (Allan Kardec):

Os Espíritos tiveram um princípio, ou são como Deus, de toda a eternidade?

– Se os Espíritos não tivessem tido um princípio, seriam iguais a Deus. São sua criação e submissos à Sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, isso é incontestável. Mas saber quando e como nos criou, não sabemos nada. Podeis dizer que não tivemos princípio, se entenderdes com isso que Deus, sendo eterno, tem criado sem descanso. Mas quando e como cada um de nós foi criado, repito, ninguém o sabe: esse é o mistério.

Portanto, nem mesmo os espíritos sabem como foram criados.

Questão 607a de O Livro dos Espíritos (Allan Kardec): Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da Criação?

– Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida, como já dissemos. É, de algum modo, um trabalho preparatório, como a germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e torna-se Espírito. É então que começa o período da humanização e com ela a consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade de seus atos.

Assim sendo, o Princípio Espiritual migra por entre os reinos naturais até se transformar em alma, no reino dos homens.

Quanto ao espírito se matar, isto não acontece, pois somente a vida orgânica pode ser cessada - e não a espiritual.

(Mais em: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/le/index.html)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2006, 11:09:14 »
Como disse o Euzébio acima, os espíritos não resolvem a questão da criação dos espíritos.  Isso vai ficar para mais tarde.  Eles somente dizem que o espírito foi criado simples e ignorante e que evoluirá tendendo (ou atingindo) à perfeição.  Existe também uma crença geral de que os espíritos, na sua fase inicial, teriam percorrido diferentes níveis de espécies minerais, vegetais e animais até chegar à fase humana racional.  Eu, particularmente, sou meio cético quanto ao espírito ter percorrido a fase mineral pois, o que é que delimita um mineral?  Uma planta ou um animal podemos delimitar, mas o mineral não.  Também sou particularmente cético quanto ao espírito percorrer certas espécies de animais, como os seres microscópicos, os vírus e bactérias, etc...  Acho que podem existir seres que funcionam com um organismo automático, como as máquinas.  Mas digo que esta não é uma questão resolvida e os espíritos não são unânimes a esse respeito.  Todas as divagações são possíveis.

Quanto ao suicídio, o espírito pode desejá-lo, mas não pode fazê-lo.  O objetivo de todos é a evolução e o desejo do suicídio é uma fraqueza na caminhada.  Ele necessita de ajuda e normalmente é ajudado, e não da satisfação de seus desejos inferiores.

Quanto ao fim, os espíritos ensinam que o espírito teve um começo, mas não terá um fim.  O nosso objetivo é a perfeição, mas se ela será conseguida algum dia e o que faremos depois eu não posso responder.  Nem a doutrina espírita pode.  Só posso dizer que não acredito que será uma eternidade contemplativa, com todos cantando e adorando a Deus.  Isso seria um castigo e não uma recompensa por uma longa caminhada bem sucedida.  Acredito numa eternidade de trabalho útil e prazeroso, contribuindo para reger a harmonia do universo.  De qualquer forma é só uma crença e todas as divagações nesse sentido também são válidas.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2006, 11:14:40 »
Naquele filme, "Uma cilada para Roger Rabitt" o cara consegue inventar uma maneira de matar desenhos... e se nós inventássemos uma  maneira de matar espíritos?:hein:

Eu tenho uma boa sugestão: conhecimento, avanço tecnológico e senso crítico... tudo isso em doses cavalares...

A memória é zerada enquanto você vive como humano... quando desencarna, tudo volta a você magicamente...

Por que? Porque sim ué...

Olhando essa resposta do Euzébio, eu só fico mais "de cara" em pensar como alguém aceita essas coisas como verdade e leva a vida inteira seguindo esses preceitos... sem a curiosidade de saber mais, "alguns mistérios são insondáveis, incompreensíveis, ponto"...

Sei lá... é muita falta de curiosidade...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2006, 11:16:50 »
Se o fim de tudo for a perfeição,eu quero parar no meio do caminho..... Perfeição deve ser um saco.....
Nada, absolutamente nada pra fazer.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2006, 11:44:48 »
mas jogando o espiriticismo contra ele próprio, bem, se os espíritos são feitos de matéria, esta pode ser eventualmente destruída/fragmentada, teoricamente. A menos que o espírito tenha um sistema parecido com aquele do t1000 no exterminador do futuro, ele deverá permanecer inexistente, como o indivíduo que foi antes de se despedaçar. E mesmo nesse caso, eventualmente haveria um limite, se fossem fragmentados em partes muito minúsculas, em partículas mesmo. Pois destruiria o mecanismo de reparo.

Mesmo sem ser tão crítico quanto se deveria a essas hipóteses de espíritos, aceitando como plausíveis as coisas quase todas, num sentido geral, há que se desconfiar dessas coisas de espíritos vivendo em estrelas, etc, etc. Por que do lado deles não poderiam haver também lendas e enganos? Enganos ao menos, parece muito claro que há, como aquelas coisas "científicas" diversas que estavam mais atrasadas que os livros "terrenos" da própria época em que vieram com essas "revelações". O desejo de vida eterna é muito comum em todas civilizações. Talvez, supondo que houvessem espíritos, nem esses fossem eternos, mas ainda assim, acreditassem que fossem.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2006, 11:48:01 »
Citação de: Atheist
Se zera a memória e começa do zero, onde entra a "evolução" espiritual?
Ainda segundo a crença espírita, você é o seu espírito e não o seu corpo.  O seu corpo não lembra de nada porque não viveu.  O HD está vazio.  Mas você, o espírito, sabe perfeitamente porque está aqui e lembra de tudo.  Portanto, um espírito mais esclarecido normalmente sabe quais serão suas provas, expiações ou missões na Terra, e o corpo é preparado para desempenhar essas tarefas através daquilo que chamamos aptidão, vocação, resistência, etc...

Ainda há outros motivos para o esquecimento.  Vou citar alguns:
1. Um dos objetivos do homem é a melhoria moral.  Mas todo mundo consegue ser bonzinho com alguém lhe vigiando os passos.  Será que se não houvesse a vigilância todos seriam ainda bons e honestos, mesmo quando as condições lhe são desfavoráveis?  O esquecimento proporciona esta experiência.  Não podendo vislumbrar nada do mundo espiritual, nos achamos sozinhos no universo e livres para fazermos o que quisermos.  Vencerá a prova aquele que conseguir ser bom mesmo pensando que ninguém está vendo ou se importando.  Quem não conseguir, terá que repetir a prova até "passar de ano".

2. Sendo o nosso objetivo a perfeição intelectual e moral, pode ser que um espírito desenvolva primeiro uma determinada habilidade e depois deseje desenvolver outras.  Ora, uma pessoa que foi um brilhante cientista numa existência, se vier com essas habilidades habilitadas numa nova, tenderá a seguir a carreira científica por lhe ser mais afim e também por lhe proporcionar maiores vantagens financeiras na vida material.  Mas ele pode estar querendo desenvolver, por exemplo, as ciências humanas, o direito...  Então, um brilhante cientista pode aparecer na Terra como uma pessoa com grandes dificuldades de aprendizado nas ciências lógicas por causa de limitações corporais.  Mas terá um corpo habilitado para ciências humanas.  Então, ele será medíocre na Terra nas ciências exatas por limitações corporais, e será igualmente medíocre nas ciências humanas por limitações espirituais.

3. Existem ainda espíritos superiores que encarnam no meio de povos atrasados em missão.  Neste caso, o seu entendimento a respeito do universo tem que ser limitado ao meio onde viverá.  E na Terra, quem limita as manifestações de inteligência do espírito é o corpo.  É neste caso que temos notícias na história de homens de avançado desenvolvimento moral adaptados a crenças atrasadas.  O exemplo que me vem à cabeça é Sócrates acreditando nos deuses do Olimpo.  Mas quando você observa seus ensinamentos morais, podemos considerá-lo como um precursor do Cristianismo e da doutrina espírita.  Neste grupo encontram-se muitos religiosos de diversas crenças e até ateus e materialistas.  As suas obras vão dizer quem realmente são, e não suas crenças.  No meio espírita costuma-se usar o termo "incredulidade por prova ou missão".

Poderíamos expandir as possibilidades, mas acho que é suficiente para captar a idéia.  Evidente que não tenho a pretensão que creiam nisso.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2006, 12:03:14 »
Naquele filme, "Uma cilada para Roger Rabitt" o cara consegue inventar uma maneira de matar desenhos... e se nós inventássemos uma  maneira de matar espíritos?:hein:

Eu tenho uma boa sugestão: conhecimento, avanço tecnológico e senso crítico... tudo isso em doses cavalares...

A memória é zerada enquanto você vive como humano... quando desencarna, tudo volta a você magicamente...

Olhando essa resposta do Euzébio, eu só fico mais "de cara" em pensar como alguém aceita essas coisas como verdade e leva a vida inteira seguindo esses preceitos... sem a curiosidade de saber mais, "alguns mistérios são insondáveis, incompreensíveis, ponto"...

Na verdade estams presenciando um fenomeno raríssimo no espíritismo, talves singular... os espíritas dizerem "não sabemos".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2006, 12:24:36 »
mas jogando o espiriticismo contra ele próprio, bem, se os espíritos são feitos de matéria, esta pode ser eventualmente destruída/fragmentada, teoricamente. A menos que o espírito tenha um sistema parecido com aquele do t1000 no exterminador do futuro, ele deverá permanecer inexistente, como o indivíduo que foi antes de se despedaçar. E mesmo nesse caso, eventualmente haveria um limite, se fossem fragmentados em partes muito minúsculas, em partículas mesmo. Pois destruiria o mecanismo de reparo.

Mesmo sem ser tão crítico quanto se deveria a essas hipóteses de espíritos, aceitando como plausíveis as coisas quase todas, num sentido geral, há que se desconfiar dessas coisas de espíritos vivendo em estrelas, etc, etc. Por que do lado deles não poderiam haver também lendas e enganos? Enganos ao menos, parece muito claro que há, como aquelas coisas "científicas" diversas que estavam mais atrasadas que os livros "terrenos" da própria época em que vieram com essas "revelações". O desejo de vida eterna é muito comum em todas civilizações. Talvez, supondo que houvessem espíritos, nem esses fossem eternos, mas ainda assim, acreditassem que fossem.
Danniel,

Nunca dissemos que não podemos estar errados.  Um dia quem sabe descubramos isso.  Deixe-me lhe dar algumas explicações do que diz a doutrina a respeito do corpo dos espíritos.  Há 3 conceitos que devem ser considerados:

1. Alma - é o princípio inteligente do ser.  Do que é feito? Não temos idéia.  Só sabemos que existe, pois estamos aqui a pensar.
2. Perispírito - é um invólucro chamado "semi-material" que reveste a alma e serve de intermediário entre a alma e o corpo, quando se tratar de um espírito encarnado.  Quando ocorre a morte física, o perispírito é preservado.  A palavra semi-material é usada para passar a idéia de que é uma coisa diferente do que até hoje consideramos matéria.  É feito de substâncias apropriadas ao mundo onde está situado o espírito.  Nele é registrado todo o nosso passado.   Os espíritos mais adiantados conseguem manipulá-lo para terem a aparência que quiserem, assim como mudar a sua constituição quando se transportam de um mundo para outro.
3. Espírito - é a união da alma com o perispírito.

Neste caso, o que pode ser destruído ou fragmentado é somente o perispírito.  O princípio inteligente sobrevive, ainda que não tenha forma definida.  Existem alguns relatos mediúnicos de espíritos com o perispírito destruído, chamados vulgarmente de "ovóides".  Tratam-se de espíritos que dilaceraram seus corpos em suicídios destrutivos, como por exemplo, homens-bomba.

Mas ainda poderiam perguntar: e aqueles que têm o corpo destruído sem que haja culpa no ato?  Sofreriam as mesmas deformidades?  Por exemplo, os passageiros que estavam no avião que bateu no World Trade Center?  Tentando responder segundo o meu entendimento:  Primeiro é que não há inocentes em lugar nenhum do universo sofrendo expiações injustas.  Depois, penso que é possível que estes tenham realmente os seus perispíritos danificados no incidente, mas como não foi por um ato de sua vontade, é provável que tenham ajuda no mundo espiritual para repararem seus corpos espirituais sem a necessidade de encarnações expiatórias (opinião minha).  Reparações através de encarnações expiatórias só seria necessário para aquele que fosse o agente doloso do ocorrido, no caso o terrorista.  Mesmo assim a sua responsabilidade é considerada segundo o seu grau de adiantamento.

Essas conclusões todas vieram de relatos de espíritos que se comunicaram através de médiuns.  É desnecessário dizer que não temos como provar que as coisas acontecem exatamente do jeito que relatei.  Mas pelo menos seria coerente sob o ponto de vista racional (opinião minha).  De qualquer forma, pensemos juntos...

Um abraço.
« Última modificação: 20 de Junho de 2006, 12:26:45 por leafar »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2006, 12:58:06 »
No gibi Justiceiro 2099 eles destroem um espírito safado que possía pessoas por aí usando uma explosão atômica pra ele nunca mais reencarnar.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2006, 22:40:57 »
Citação de: DiegoJaf
Naquele filme, "Uma cilada para Roger Rabitt" o cara consegue inventar uma maneira de matar desenhos... e se nós inventássemos uma  maneira de matar espíritos?:hein:

Com isto você quer dizer que quem crê em espíritos é ignorante? Eu penso diferente: quem toma estas doses cavalares sem um pouco de bom senso, vê seu horizonte se tornar cada vez mais estreito, limitado, reduzido a apenas cinco embrutecidos sentidos físicos...

A memória não é zerada, muita coisa de outras vidas fica. Por exemplo, os dons de nascimento, os gostos pessoais, as tendências morais, a inteligência, o caráter individual.

Se hoje esquecemos quem fomos ontem, é para o nosso próprio bem.

Olhando essa resposta do Euzébio, eu só fico mais "de cara" em pensar como alguém aceita essas coisas como verdade e leva a vida inteira seguindo esses preceitos...

Da mesma forma que muitos levam a vida inteira crendo em teorias como o darwinismo, ou como o céu e o inferno, ou como Al Qaeda, ou como o Nada, etc.

sem a curiosidade de saber mais, "alguns mistérios são insondáveis, incompreensíveis, ponto"...

E quem disse que sendo espírita não se quer conhecer mais? A busca pela verdade é incessante - ao menos para as mentes mais agitadas.

Curiosidade é sinal de inteligência.

8-)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2006, 23:11:25 »
Da mesma forma que muitos levam a vida inteira crendo em teorias como o darwinismo,

Se depois de tanto tempo no fórum você ainda não leu o suficiente para entender que evolução não é crença, fica complicado discutir...

Enquanto a evolução biológica apresenta inúmeras evidências todos os dias, onde estão as evidências dos espíritos?

APODman

• Visitante
« Resposta #16 Online: 20 de Junho de 2006, 23:15:29 »
É então que começa o período da humanização e com ela a consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade de seus atos.

Chimpazés já são humanos ?

Eles possuem consciência.

[ ]´s

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Junho de 2006, 23:18:04 »
Naquele filme, "Uma cilada para Roger Rabitt" o cara consegue inventar uma maneira de matar desenhos... e se nós inventássemos uma maneira de matar espíritos?:hein:

Na verdade estams presenciando um fenomeno raríssimo no espíritismo, talves singular... os espíritas dizerem "não sabemos".

Não é raríssimo. É muito comum. A primeira pergunta que fazem a nós deístas é: Quem criou Deus? Duvido que alguém responde diferente de: Não sabemos.
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

APODman

• Visitante
« Resposta #18 Online: 20 de Junho de 2006, 23:20:23 »
Da mesma forma que muitos levam a vida inteira crendo em teorias como o darwinismo,

Se depois de tanto tempo no fórum você ainda não leu o suficiente para entender que evolução não é crença, fica complicado discutir...

A evolução não pode ser real pois alguns se sentem especiais demais para serem nivelados a meros animais mais espertos.

Além do mais todos sabemos que alienígenas trouxeram a vida a Terra, alienígenas que construiram as pirâmides antes do grande dilúvio.

Nós TEMOS que ter um significado especial no Universo além de habitar um recôndido obscuro de uma galáxia entre bilhões de outras.

Vcs não se sentem angustiados ao imaginarem-se desaparados nesta vastidão ? 

Medinho, muito medinho.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #19 Online: 20 de Junho de 2006, 23:23:21 »
Não é raríssimo. É muito comum. A primeira pergunta que fazem a nós deístas é: Quem criou Deus? Duvido que alguém responde diferente de: Não sabemos.

Na vedade todo LE baseia-se em respostas vagas, incertas, na verdade nem podem ser chamadas de respostas. A Amira Lépore consegue coisa melhor

E aquelas que são mais objetivas não são nada além daquilo conhecido ou cogitado pela filosofia e/ ou ciência na época de Kardec.

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2006, 11:07:58 »

A evolução não pode ser real pois alguns se sentem especiais demais para serem nivelados a meros animais mais espertos.

Além do mais todos sabemos que alienígenas trouxeram a vida a Terra, alienígenas que construiram as pirâmides antes do grande dilúvio.

Nós TEMOS que ter um significado especial no Universo além de habitar um recôndido obscuro de uma galáxia entre bilhões de outras.

Medinho, muito medinho.

[ ]´s
APODman,

Você realmente acredita nisso que postou ou estava só ironizando?! :?: :?:

Um abraço.
« Última modificação: 21 de Junho de 2006, 11:09:47 por leafar »

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 21 de Junho de 2006, 14:38:53 »

Medinho, muito medinho.

[ ]´s
APODman,

Você realmente acredita nisso que postou ou estava só ironizando?! :?: :?:

Um abraço.

:D

Ele está ironizando... O Euzébio entendeu...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2006, 14:39:41 »
 :hihi:

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 21 de Junho de 2006, 14:48:52 »
Questão 78 de O Livro dos Espíritos (Allan Kardec):

Os Espíritos tiveram um princípio, ou são como Deus, de toda a eternidade?

– Se os Espíritos não tivessem tido um princípio, seriam iguais a Deus. São sua criação e submissos à Sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, isso é incontestável. Mas saber quando e como nos criou, não sabemos nada. Podeis dizer que não tivemos princípio, se entenderdes com isso que Deus, sendo eterno, tem criado sem descanso. Mas quando e como cada um de nós foi criado, repito, ninguém o sabe: esse é o mistério.

Portanto, nem mesmo os espíritos sabem como foram criados.

Mas se existe uma resposta mais vaga do que esta, está para ser escrita!

Mas tudo bem, a questão mesmo era para saber se deus cria cada espírito, e isso parece ter sido respondido.

Se deus cria cada espírito, novamente caímos na discussão de que não há livre arbítrio - deus cria cada um como ele quer (ou não?). E como é onisciente, já sabe de todas as escolhas. Sabe quais alcançarão a luz e quais não e em que momento isso acontecerá! Caso contrário, ele não é onisciente.

Então, ele realmente pode ter eliminado a vontade e a possibilidade de suicídio do espírito.

Sinceramente, se isso existe, acho melhor que ele tenha eliminado também a vontade, pois, imagine-se vivendo eternamente, querendo morrer e não podendo! Precisa inferno ou o inferno é isso?

Além disso, se um espírito desejar morrer, é porque o plano divino deu errado, os espíritos não são tendenciosamente direcionados à iluminação.

No mais, toda a vida como conhecemos não passa de um joguinho, uma tarefinha para passar para a próxima fase? E não posso desistir do joguinho. É impressionante como alguém consegue acreditar nisso, e mais, achar isso bom!

Questão 607a de O Livro dos Espíritos (Allan Kardec): Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da Criação?

– Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida, como já dissemos. É, de algum modo, um trabalho preparatório, como a germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e torna-se Espírito. É então que começa o período da humanização e com ela a consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade de seus atos.

Assim sendo, o Princípio Espiritual migra por entre os reinos naturais até se transformar em alma, no reino dos homens.

Quanto ao espírito se matar, isto não acontece, pois somente a vida orgânica pode ser cessada - e não a espiritual.

(Mais em: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/le/index.html)

Então um espírito está condenado a viver neste joguinho?

Bom, né? Ah, claro, seja bonzinho, faça caridade que o jogo termina no céu...

Atheist

• Visitante
« Resposta #24 Online: 21 de Junho de 2006, 14:50:18 »
Primeiro é que não há inocentes em lugar nenhum do universo sofrendo expiações injustas.

Isso é o cúmulo do conformismo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!