Autor Tópico: Hipnose  (Lida 9984 vezes)

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
Re:Hipnose
« Resposta #100 Online: 04 de Novembro de 2019, 19:30:32 »
"Visualização" pode ser treinada a ponto de uma pessoa conseguir visualizar um número arbitrário de linhas que se cruzam e contar quantas intersecções há em cada parte, como fazer "de cabeça" aquele método de multiplicação gráfica asiático?

Eu acho que é balela, as pessoas não induzem alucinações voluntárias em nenhum grau de definição similar a nada realmente visto, seja pelos sentidos ou por alucinação.
Buckaroo, se te disserem assim:

"feche os olhos, imagine-se na situação X..."

você efetivamente algo?
as above so below

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 04 de Novembro de 2019, 22:03:43 »
"Visualização" pode ser treinada a ponto de uma pessoa conseguir visualizar um número arbitrário de linhas que se cruzam e contar quantas intersecções há em cada parte, como fazer "de cabeça" aquele método de multiplicação gráfica asiático?

Eu acho que é balela, as pessoas não induzem alucinações voluntárias em nenhum grau de definição similar a nada realmente visto, seja pelos sentidos ou por alucinação.

você efetivamente algo?

Eu vejo. Posso imaginar qualquer coisa, mas a imagem não aparece projetada na tela preta dos olhos fechados. Ela se forma na mente. Fiz alguns testes na pré-adolescência que revelaram que possuo um quociente de inteligência espacial extremamente elevado, pode ser que seja por isso, não sei. Jogando xadrez às cegas também não consigo visualizar todo o tabuleiro e se desenho uma casa consigo "entrar"  nela mas é como se estivesse num ambiente de pouca luz onde preciso de uma lanterna para ver os detalhes.

Também tem isso:

Closed-eye hallucinations and closed-eye visualizations (CEV) are a distinct class of hallucination. These types of hallucinations generally only occur when one's eyes are closed or when one is in a darkened room. They can be a form of phosphene. Some people report closed-eye hallucinations under the influence of psychedelics. These are reportedly of a different nature than the "open-eye" hallucinations of the same compounds. Similar hallucinations that occur due to loss of vision are called visual release hallucinations.
https://en.wikipedia.org/wiki/Closed-eye_hallucination
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 04 de Novembro de 2019, 23:28:33 »
Talvez eventualmente se tenha um correlato de qualia visuais em FMRI e então dê para ter uma boa idéia.

Eu suspeito que muito do que as pessoas rotulam de "visualização" seja alguma outra forma de mapeamento/intuição/inferência, "cega," mas que as pessoas apenas ainda assim expressem como "visualização" por se tratar de coisas normalmente vistas, por ser mais natural falar dessa forma do que algo como "inferência abstrata de um mapeamento bidimensional" ou seja lá o que for que descrevesse de outra maneira. Se bem que parte disso, do uso de "imaginar," "visualizar" se dá até de forma que nem é relacionada a "imagem" ou visão, as pessoas falarão de "imaginar um som como o de um elefante," não "ouvinar" um som.

Mas não questiono alucinações. Também não me seria espantosa alguma coisa meio análoga a "sinestesia," no sentido de um sentido criar "qualia" de outro, mas em vez de ser um sentido, seria a "cognição" como sentido, e criando algo na representação de qualia apropriada.

Fico curioso se você consegue usar sinestesia para fazer algo que crie dificuldade adicional para a pessoa em "ver" algo, em vez dela levar vantagem. Algo meio como aqueles testes de daltonismo, mas usando a sinestesia da pessoa para atrapalhar, de variadas formas. Mas deve ter que ser calibrado individualmente.

<a href="https://www.youtube.com/v/1RvBvYrklXM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/1RvBvYrklXM</a>

Parece que estudos já meio antigos de FMRI cosntatam não só que sinestesia deve produzir sim "qualia," como que não-sinestetes não conseguem ter a mesma atividade mental (e presumivelmente experiência subjetiva) apenas "imaginando" cores:

http://neurologues.qwriting.qc.cuny.edu/fmri-scans-synesthesia-is-real/

[...]

In a typical human brain, color stimuli trigger the primary visual cortex known as V1/V2—which generally processes all visual stimuli–as well as the more specialized “color center” known as V4/V8 in the left hemisphere of the brain. These scientists hypothesized that, assuming synesthetic perception of color occurs in the same part of the brain as typical perception of color, V4/V8 would respond in colored-hearing synesthetes to certain sound stimuli as it normally does when presented with corresponding color stimuli.

Three experiments were conducted:

In the first, the response of the V4/V8 areas in synesthetes to heard words was compared to  responses in non-synesthetes to heard words and visual stimuli. The result was that both synesthetes and non-synesthetes showed activation of the perisylvian regions of the brain, known for processing language, when presented with heard words, but only synesthetes showed activity in the V4/V8 areas (371).

In the second, the response of the V4/V8 areas in synesthetes  to heard words was compared to the response of V4/V8 in synesthetes to color. The result was that both groups of synesthetes showed activity in the V4/V8 areas (though only the group that was presented with color stimuli showed activity in V1/V2).

And in the third, the response of  the V4/V8 areas in synesthetes to heard words was compared to the response (if any) of V4/V8 in the brains of non-synesthetes imagining color (Nunn 371). The result was that, no matter the instruction or the amount of practice, non-synesthetes who were told and prepared to imagine color did not exhibit any increase in activity in the V4/V8 areas (373-74).

[...]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 05 de Novembro de 2019, 22:25:56 »
Sobre a sensação de ver em sonhos lúcidos...

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #104 Online: 05 de Novembro de 2019, 23:19:37 »

Mágica e Psicologia: dá pra juntar os dois? (#Pirula 301)

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #105 Online: 06 de Novembro de 2019, 10:37:14 »
Eu vejo. Posso imaginar qualquer coisa, mas a imagem não aparece projetada na tela preta dos olhos fechados. Ela se forma na mente. Fiz alguns testes na pré-adolescência que revelaram que possuo um quociente de inteligência espacial extremamente elevado, pode ser que seja por isso, não sei. Jogando xadrez às cegas também não consigo visualizar todo o tabuleiro e se desenho uma casa consigo "entrar"  nela mas é como se estivesse num ambiente de pouca luz onde preciso de uma lanterna para ver os detalhes.
Que interessante! Bem, o que sinto é que existe uma certa diferença entre o "lugar neurológico" da memória e o da visualização. Por exemplo, se você me pedir para visualizar o rosto da minha mãe eu não vou conseguir, mas consigo "lembrar" dele. Quando "lembro", não o vejo em lugar algum, mas é como se ele aparecesse por um flash em algum lugar por um milésimo de segundo. Acredito não ser o mesmo processo que o da visualização.
Closed-eye hallucinations and closed-eye visualizations (CEV) are a distinct class of hallucination. These types of hallucinations generally only occur when one's eyes are closed or when one is in a darkened room. They can be a form of phosphene. Some people report closed-eye hallucinations under the influence of psychedelics. These are reportedly of a different nature than the "open-eye" hallucinations of the same compounds. Similar hallucinations that occur due to loss of vision are called visual release hallucinations.
QUe interessante! Tive uma ex que era médium, e ela tinha isso de simplesmente imergir em visualizações. Se alguém falasse "visualize-se numa praia", ela via tudo, a praia, ela ali, etc. Bizarro. Uma vez, o quarto estava com a luz desligada e eu a sugeri que olhasse para o teto como se fosse um céu escuro, e tentasse ver as estrelas. Fui sugerindo e ela teve um espanto porque começou a ver. Ela também evitava ver filmes de terror, porque ficava "Impressionada". Me pergunto se pode haver alguma condição neurológica relacionada.
as above so below

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #106 Online: 06 de Novembro de 2019, 10:48:38 »
Tive uma ex que era médium

Grammarly sugere as seguintes correções:

- Tive uma ex que se acreditava médium

- Tive uma ex que se dizia médium

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #107 Online: 06 de Novembro de 2019, 10:50:43 »
Eu sou músico. De noite, quando estou quase dormindo, se eu começo a pensar em música, consigo ouvir bem baixinho por alguns instantes. Ela desaparece assim que paro para prestar atenção no que estou ouvindo.
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #108 Online: 06 de Novembro de 2019, 10:52:05 »
Sobre a sensação de ver em sonhos lúcidos...

Gigaview, você já teve a experiência das imagens oníricas se esvaecerem justamente quando você para para entendê-las e controlá-las? Por exemplo - você está ali, quase dormindo, e mal está prestando atenção, e começam a pipocar cenas aleatórias. Daí, no momento em que presta atenção ou tenta controlar, tudo desaparece, e só sobra o fundo preto.
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #109 Online: 06 de Novembro de 2019, 10:56:31 »
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #111 Online: 06 de Novembro de 2019, 11:49:24 »
After reading the Wikipedia article on closed-eye hallucinations, I better understand what people mean when they say "visualize this in your mind's eye", and apparently it's not something I can do, which explains why hypnosis doesn't affect me.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Closed-eye_hallucination

When dreaming, I can sense vivid 3D images, sounds, smells, tastes, and I can feel hot and cold, but I can't do any of this on demand when I'm awake, even with my eyes closed. I can remember visual scenes, mostly mental pictures of past experiences, but I now see that this action is different from closed-eye hallucinations or "visualizing" for short.

I tried visualizing before going to bed last night, not attempting to conjure up anything in particular, just to see if I could "see" anything in the black field of vision, but the only thing I saw was a tiny green dot, and it just floated around; I couldn't do anything with it. I don't think it was just an eye flash since I didn't stimulate my retina.

I'm now wondering if I can train myself to become better at visualization. I imagine babies are very good at doing this since they don't understand words, and I guess the ability to visualize can dwindle over time as we become more verbal and start categorizing everything with words, as is necessary for abstract concepts.

Has anyone here had any success with attempts to visualize basic shapes like the red star in the aphantasia test image?
https://www.reddit.com/r/Aphantasia/comments/bebcof/closedeye_hallucinations/
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #112 Online: 06 de Novembro de 2019, 12:04:14 »
Gigaview, já conhecia isso:
https://en.wikipedia.org/wiki/Tetris_effect
?
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #113 Online: 06 de Novembro de 2019, 12:20:37 »
vou até criar um tópico novo
as above so below

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 06 de Novembro de 2019, 12:51:09 »
vou até criar um tópico novo

Isso. Sugestão: "Pergunte a um cético" ou "Místicos que aprendem com os céticos".

:histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 06 de Novembro de 2019, 12:54:24 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 06 de Novembro de 2019, 13:06:45 »
Gigaview, você já teve a experiência das imagens oníricas se esvaecerem justamente quando você para para entendê-las e controlá-las? Por exemplo - você está ali, quase dormindo, e mal está prestando atenção, e começam a pipocar cenas aleatórias. Daí, no momento em que presta atenção ou tenta controlar, tudo desaparece, e só sobra o fundo preto.

Não, mas às vezes ocorre um fenômeno curioso. De vez em quando "pipocam" fosfenos e um se destaca e "rasga" possibilitando ver uma cena em preto e branco de algo inusitado, como uma paisagem ou como estivesse observando alguém fazendo algo trivial que não nota a minha presença. É muito interessante ficar vendo essas coisas aparecerem e estando consciente/lúcido posso analisar e procurar detalhes. A minha interpretação é fosfenos+pareidolia, quanto mais sentido vejo na pareidolia mais detalhada fica a imagem. Bobagens...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 06 de Novembro de 2019, 18:15:02 »
sonhos lúcidos...

São algo cuja própria existência é contestada.

Teoricamente a pessoa só precisa "sonhar que está lúcida." Ou algo assim. Tem questionamentos melhor elaborados em sites céticos "clássicos," acho, como dicionário cético ou skeptical.com, etc.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 06 de Novembro de 2019, 19:36:08 »
sonhos lúcidos...

São algo cuja própria existência é contestada.

Teoricamente a pessoa só precisa "sonhar que está lúcida." Ou algo assim. Tem questionamentos melhor elaborados em sites céticos "clássicos," acho, como dicionário cético ou skeptical.com, etc.

O vídeo acima mostra uma comprovação científica dos sonhos lúcidos. Foi observado que existe uma correspondência entre o movimento físico dos olhos (REM) e o movimento dos olhos nos sonhos. Então quem sonha que está movendo os olhos num determinado padrão de movimento, esse mesmo padrão pode ser detectado monitorando fisicamente os olhos. Logo, se a pessoa está dormindo e sonhando (isso pode ser facilmente detectado através de um eletroencefalograma) ela pode enviar um padrão de sinais com o movimento dos olhos, pré-combinado, provando que ela está lúcida no sonho. Veja o vídeo a partir de 7:30.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 06 de Novembro de 2019, 19:50:39 »
Sonho lúcido significa apenas que a pessoa percebeu em algum momento que tudo que estava acontecendo era somente sonho.

Eu já tive dois sonhos lúcidos, muito breves. No primeiro eu me assustei com o inusitado e acordei.

No outro eu me controlei e a primeira coisa que me passou pela cabeça foi tentar voar. Saindo do chão, veio a preocupação de que alguma coisa poderia dar errado e eu cair. Sabia que era só um sonho, mas me veio a dúvida se cair daquela altura ia doer no sonho. Nesse ponto novamente acordei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 07 de Novembro de 2019, 00:17:25 »
Isso seria hipoteticamente um "nível" ou mera percepção subjetiva disso, e ainda mais suscetível a meramente a "falha" da pessoa poder estar sonhando que ficou lúcida durante o sonho.

Mas há alguns estudos em que tentam atestar essa lucidez através de comunicação com a pessoa quando supostamente sonha. O que já tinha ouvido falar até agora ainda tinha pontos questionáveis, talvez o desenho do experimento do vídeo do Gigaview tenha sanado isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 07 de Novembro de 2019, 00:26:42 »

você efetivamente algo?

Nada, zero. E tenho sérias dúvidas sobre se quem diz que isso ocorre de fato ter essa faculdade. Um dos posts seguintes tinha relato de estudo que se alinha a essa minha suposição.

Isso no entanto não me impede de "operar" com "abstrações" de formas tridimensionais e etc e tal. Não fiz "teste" formal nenhum, mas tenho a vaga memória talvez seletiva de diversas vezes ser eu apontando quando alguma coisa não vai caber em algum lugar, ou que cabe apesar de outros acharem que não, se reorganizar as coisas de acordo.

Talvez por desenhar e ter jogado muito Tetris, block-out, e Sokoban. Ainda assim não há nada como um "sonho" gerado deliberadamente, é só "saber."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 07 de Novembro de 2019, 01:05:51 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 07 de Novembro de 2019, 01:37:25 »

você efetivamente algo?

Nada, zero. E tenho sérias dúvidas sobre se quem diz que isso ocorre de fato ter essa faculdade. Um dos posts seguintes tinha relato de estudo que se alinha a essa minha suposição.

Isso no entanto não me impede de "operar" com "abstrações" de formas tridimensionais e etc e tal. Não fiz "teste" formal nenhum, mas tenho a vaga memória talvez seletiva de diversas vezes ser eu apontando quando alguma coisa não vai caber em algum lugar, ou que cabe apesar de outros acharem que não, se reorganizar as coisas de acordo.

Talvez por desenhar e ter jogado muito Tetris, block-out, e Sokoban. Ainda assim não há nada como um "sonho" gerado deliberadamente, é só "saber."

Aphantasia?

Aphantasia is the suggested name for a condition where one does not possess a functioning mind's eye and cannot voluntarily visualize imagery.[1] The phenomenon was first described by Francis Galton in 1880[2] but has since remained largely unstudied. Interest in the phenomenon renewed after the publication of a study in 2015 conducted by a team led by Professor Adam Zeman of the University of Exeter,[3] which also coined the term aphantasia.[4] Research on the condition is scarce. Further studies are planned.
https://en.wikipedia.org/wiki/Aphantasia

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!