Autor Tópico: Hipnose  (Lida 9983 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Hipnose
« Resposta #75 Online: 12 de Janeiro de 2015, 17:23:32 »
A hipnose não funciona em animais porque ela depende da colaboração do hipnotizado. Nas galinhas, o que acontece é o que se chama de morte aparente ou thanatosis que é uma paralisia que funciona como mecanismo de defesa diante do perigo. A thanathosis acontece em todos os animais, incluindo peixes e répteis e humanos. Pessoas podem ficar paralisadas em situações de traumas, aparentando um estado de hipnose profunda ou até um estado de coma. Não confundir com myotonia congenita, que é um distúrbio genético, presente em caprinos e raramente em humanos.

No vídeo abaixo, se simula uma mordida de um predador no pescoço de um gato que entra imediatamente em thanatosis.

Algo parecido com o comportamento observado em gatinhos ao serem transportados pela mâe, quando adotam uma postura de submissão quase como em um transe hipnótico.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #76 Online: 12 de Janeiro de 2015, 19:16:29 »
Sim, existem alguns sinais que indicam um estado alterado de consciência. Em hipnose isto é conhecido como sintomologia do transe hipnótico.

Não, nem sempre existem sinais nas sugestões pós-hipnóticas, que podem se manifestar dias, semanas ou até anos após o transe hipnótico com a pessoa levando uma vida normal, de plena consciência.
Me referia a sugestões seguidas ainda durante o estado de transe.

Isso é muito comum em terapias anti-tabajismo. O paciente não entra em transe quando a sugestão pós-hipnótica acontec
Pode não estar quando a executa, horas, dias ou meses depois, mas ainda está quando a internaliza (no momento em que ela é feita).

simplesmente ele sente uma reação de desconforto diante do cigarro, por exemplo, sem que isso afete sua consciência ou capacidade mental. É por isso que nem sempre um estado de consciência é um "estado alterado de consciência".
Eu não disse que todo estado de consciência seja um estado alterado de consciência, a definição de estado alterado de consciência é muito estrita para não permitir generalizações deste tipo.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 12 de Janeiro de 2015, 19:28:42 »
Nem sempre o paciente precisa entrar em transe para aceitar uma sugestão hipnótica, basta ver o funcionamento de algumas técnicas ericksonianas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 12 de Janeiro de 2015, 19:32:35 »
Sképtikos, por curiosidade, você tem alguma experiência prática de hipnose? Já hipnotisou alguém? Já conduziu algum experimento?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #79 Online: 12 de Janeiro de 2015, 19:42:16 »
Nem sempre o paciente precisa entrar em transe para aceitar uma sugestão hipnótica, basta ver o funcionamento de algumas técnicas ericksonianas.
As técnicas ericksonianas também eliciam estados alterados de consciência, no entanto mais sutis, e seu próprio estilo informal ajuda a mascarar as intenções do hipnotista e a diminuir a resistência consciente do hipnotizado.

Sképtikos, por curiosidade, você tem alguma experiência prática de hipnose? Já hipnotisou alguém? Já conduziu algum experimento?
Um pouco, mas nunca fiz curso presencial, já participei de um curso online, assisti a cursos gravados em DVDs e li livros e apostilas sobre o assunto. Meu primeiro contato com hipnose foi lendo a respeito de PNL. Já hipnotizei amigos e familiares, mais coisas pequenas, nada com objetivo de realizar mudanças terapêuticas ou com resultado imediato surpreendente como aqueles observados em  espetáculos de hipnose de palco.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Ulisses

• Nível 01
  • *
« Resposta #80 Online: 28 de Outubro de 2019, 02:07:52 »
... Here we go again

"Acreditar no que se deseja é mais fácil do que no que a evidência dos fatos" (Demóstenes. Discurso II das Olínticas, §10)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 28 de Outubro de 2019, 12:17:19 »
No vídeo abaixo, se simula uma mordida de um predador no pescoço de um gato que entra imediatamente em thanatosis.

Em português pode-se dizer "tanatose". O que o "prendedor" no cangote do gato realmente faz é "simular" a mãe fazendo o mesmo para transporte. Também talvez tenha uma "paralisia" similar na cópula (o macho similarmente morde o cangote da fêmea), mas acho que se a situação for com predador, possivelmente "não funciona," ao menos o tanto quanto não resultar em morte instantânea.

<a href="https://www.youtube.com/v/_JW53WxSSww" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/_JW53WxSSww</a>

https://hypescience.com/nada-de-sete-vidas-conheca-um-mito-sobre-os-gatos-que-e-realmente-verdade/

...

A hipótese do transporte materno sugerida por Buffington e seus colegas reproduz a de outros pesquisadores que estudam a imobilização dos animais. Na verdade, respostas fisiológicas semelhantes à PIBI (pinch-induced behavioral inhibition) têm sido observadas em vários animais, incluindo camundongos, ratos, coelhos, cães e porcos-da-índia. Ao fazer uma busca no Google Scholar, que reúne trabalhos acadêmicos, por “imobilidade dorsal” ou “imobilidade no transporte”, podem ser consultados cerca de 200 estudos datando de várias décadas que investigaram este e fenômenos semelhantes em um animal ou outro, muitos dos quais fazem referência direta à hipótese do transporte materno.

...

Mas talvez a descoberta mais importante, no contexto da discussão sobre a PIBI, tem a ver com as semelhanças entre o transporte de bebês de seres humanos e camundongos. Os seres humanos, obviamente, não puxam seus filhos por seus pescoços, porém o fato de que as mesmas respostas fisiológicas foram observadas em uma criança humana e em um filhote de rato sugere que os efeitos calmantes do transporte materno são altamente preservados entre espécies de mamíferos – e oferece ainda mais evidências de que “clipnosis”, apesar do lamentável nome, é um fenômeno real. [io9]

("Clipnose" é como apelidaram a técnica de usar clipes para aplicar essa paralisia que os pesquisadores preferem chamar de inibição comportamental induzida por beliscão)

Eu tinha que "cangote" fosse um termo mais específico usado para a pele de trás do pescoço, geralmente em não-humanos, usado para pessoas só de forma mais lúdica, mas aparentemente é só "pescoço" em nordestinês.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #82 Online: 28 de Outubro de 2019, 13:26:29 »
Sempre tive por cangote as  partes  do  pescoço relativas as áreas  de  contato com  qualquer espécie de  canga, o  cangote  portanto seriam as áreas desde a nuca às áreas adjacentes e laterais do  pescoço.

Em Minas Gerais, cangote também  é  conhecido como quiquiu(ao menos lá pras  bandas da minha terra, Aimorés, lá no Vale do Rio Doce, leste de  MG).
« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 13:34:00 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #84 Online: 28 de Outubro de 2019, 14:41:56 »
Quando  dois sacos são amarrados  um  à  boca  do  outro, tem-se  que  foi  feita  uma canga,  a qual se coloca  sobre a  base pescócea  e  ombros. Em vários países da Ásia também há uns paus  tipo varas  os quais se atam cargas em suas extremidades, que são colocados sobre  o pescoço e ombros.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 19:21:30 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #85 Online: 28 de Outubro de 2019, 14:46:00 »
Já o comportamento  passivo dos gatos clipados no  cangote deve ser seleção natural. Lonjaaaaço disso ter  alguma coisa  a  ver  com hipnose,  e  também  não  necessariamente passível disso produzir algum efeito calmante no bichano.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 21:12:29 por Sergiomgbr »

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #86 Online: 28 de Outubro de 2019, 19:08:27 »
- Canal do Pirulla > Hipnose

https://www.youtube.com/user/Pirulla25/search?query=hipnose

- Hipnose | Separando joio do trigo - feat Alberto Dell'isola (#Pirula 197.1)

- Hipnose | Fui hipnotizado - feat Alberto Dell'isola (#Pirula 197.4)

- Hipnose é uma farsa? Um resumo (#Pirula 197.5)

- FRANK JAAVA (amigo do Pirulla)

https://www.youtube.com/user/adrianofacioli/search?query=hipnose

- Hipnose: a pobreza das evidências

- Hipnose: quando é fraude?

« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 19:17:04 por Agnoscetico »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:55:18 »
Achei interessante a experiência do Pirula na condição de cético (bastante) sugestionável. Pena que ele rejeitou a regressão e a alucinação visual.

As explicações do Alberto também foram excelentes. Estou dando uma olhada no canal dele.

Valeu pelos vídeos!!!  :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 31 de Outubro de 2019, 00:14:12 »
Um bom caso para não se levar regressões muito a sério. A ufologia está repleta de "estudos" de abduções que desconsideram a hipótese da fantasia.

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #89 Online: 01 de Novembro de 2019, 18:06:10 »
alucinação visual é a mesma coisa que visualização?

o que está envolvido em cada?

o que "desencadeia" uma alucinação visual?
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #90 Online: 01 de Novembro de 2019, 18:09:48 »
acho engraçado que eu sou um cara esotérico e não sou "sugestionável". Quando morava no RJ e participava antigamente da AMORC, falavam para "visualizar" luzes, pirâmides, e eu só via o "tudo preto" do obstáculo fornecido por minhas próprias pálpebras à entrada de luz
as above so below

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #91 Online: 01 de Novembro de 2019, 18:10:36 »
vocês acreditam em hemisfério esquerdo/direito?
as above so below

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #92 Online: 01 de Novembro de 2019, 18:26:56 »
 Os  hemisférios  estão  escancaradamente  lá.  Nem é questão de duvidar ou acreditar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 01 de Novembro de 2019, 19:51:34 »
Os  hemisférios  estão  escancaradamente  lá.  Nem é questão de duvidar ou acreditar.

Se você comparar o cérebro com o gato de Schrodinger, tudo pode mudar.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #94 Online: 01 de Novembro de 2019, 20:05:05 »

Se você comparar o cérebro com o gato de Schrodinger, tudo pode mudar.
Discordo/concordo, a la  o tal  gato.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 01 de Novembro de 2019, 21:19:43 »
Exorcismo.... :o

Cenas fortes.

Offline Ulisses

• Nível 01
  • *
« Resposta #96 Online: 03 de Novembro de 2019, 18:40:34 »

Não tem, eu suponho, grandes diferenças. Se a alucinação é uma visualização maluca, então a visualização é uma alucinação saudável?
"Acreditar no que se deseja é mais fácil do que no que a evidência dos fatos" (Demóstenes. Discurso II das Olínticas, §10)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 03 de Novembro de 2019, 20:48:19 »

Não tem, eu suponho, grandes diferenças. Se a alucinação é uma visualização maluca, então a visualização é uma alucinação saudável?

Colocaria assim: a visualização é um esforço consciente, sob controle da vontade de "ver" o que deseja. A alucinação visual é "ver" involuntariamente.

Dessa forma, sonhar envolve alucinações visuais. Sonhos lúcidos envolvem as duas coisas.

A visualização pode ser treinada. Alucinações visuais podem ser provocadas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 04 de Novembro de 2019, 14:12:46 »
"Visualização" pode ser treinada a ponto de uma pessoa conseguir visualizar um número arbitrário de linhas que se cruzam e contar quantas intersecções há em cada parte, como fazer "de cabeça" aquele método de multiplicação gráfica asiático?

Eu acho que é balela, as pessoas não induzem alucinações voluntárias em nenhum grau de definição similar a nada realmente visto, seja pelos sentidos ou por alucinação.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 04 de Novembro de 2019, 16:01:16 »
"Visualização" pode ser treinada a ponto de uma pessoa conseguir visualizar um número arbitrário de linhas que se cruzam e contar quantas intersecções há em cada parte, como fazer "de cabeça" aquele método de multiplicação gráfica asiático?

Eu acho que é balela, as pessoas não induzem alucinações voluntárias em nenhum grau de definição similar a nada realmente visto, seja pelos sentidos ou por alucinação.

Já li relato de um grande enxadrista que jogava simultâneas às cegas que ele não conseguia "ver"  todo o tabuleiro. A "visão" percorria o tabuleiro "iluminando" as áreas de interesse. Acho que a mente, na visualização, constrói em wireframe (marcação de memória ) e a atenção focada faz a renderização enquanto percorre esse wireframe. Acho que somos iludidos pela mente para acreditar que o wireframe já está renderizado enquanto não olhamos para ele.

Parecido com a multiplicação gráfica indiana, existe o ábaco mental dos japoneses, mas existe um detalhe. No ábaco mental as mãos são usadas como se estivessem manipulando um ábaco invisível. O uso das mãos certamente ajudam na renderização do foco da atenção.

Alguns esquizofrênicos chegam a confundir alucinações visuais com a realidade aponto de serem indistinguíveis. Vide o caso John Nash. Muitas pessoas também relatam sonhos lúcidos como se fossem a realidade. E existem certas drogas que são capazes de provocar alucinações visuais de extrema intensidade. Na verdade, como não temos como medir e avaliar sempre existirá dúvida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!