Essa coisa de visualização/"olho mental" é bobagem, conforme fica evidenciado no experimento simples de uma pessoa que alegue ter esse capacidade e se peça para ela que "desenhe por cima" de uma imagem de uma pessoa ou figura complexa que "visualize" sobre um papel branco.
Desenho acadêmico ("realista") é uma habilidade "rara," mas seria trivial se essa "visualização" existisse nesse nível, dado que não se trata principalmente de coordenação motora, a maioria das pessoas é capaz de "contornar" uma foto com uma caneta, por mais que possa fazer vagarosamente ou com pequenos traços tremidos e desajeitados. E cinema, vídeo-games, não teriam o menor apelo, já que a "imaginação" seria como um "cinema de realidade virtual holográfica/imersa" de tecnologia do ano 3000.
Também tem o estudo científico (postei link anteriormente) da "visualização" mais básica apenas, de "cores," que mostra que a atividade cerebral de pessoas "visualizando" não se assemelha àquela de pessoas realmente vendo algo, e nem mesmo de pessoas com sinestesia (que enxergam cores por estímulo sensorial não visual). Também deve ser distinto da atividade cerebral de alucinações não-psicóticas/esquizofrênicas que algumas pessoas têm.
https://www.youtube.com/v/SgOTaXhbqPQO que "afantasia" realmente descreveria é uma dificuldade ou incapacidade de certas pessoas lidarem com "modelos mentais," abstratos, não "alucinatórios," de objetos ou formas hipotéticas.
Talvez crianças pequenas possam ter algo mais próximo do que seria a condição normal "não-afantásica," aparentemente sugere alguma literatura, descrevendo coisas como "amigos imaginários" e etc, de forma que se aproxima de psicose ou esquizofrenia, como se fosse relativamente comum uma psicose/esquizofrenia infantil benigna, que desaparece.