Autor Tópico: Hipnose  (Lida 9985 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Hipnose
« Resposta #125 Online: 07 de Novembro de 2019, 13:10:27 »
Aphantasia?

Aphantasia is the suggested name for a condition where one does not possess a functioning mind's eye and cannot voluntarily visualize imagery.[1] The phenomenon was first described by Francis Galton in 1880[2] but has since remained largely unstudied. Interest in the phenomenon renewed after the publication of a study in 2015 conducted by a team led by Professor Adam Zeman of the University of Exeter,[3] which also coined the term aphantasia.[4] Research on the condition is scarce. Further studies are planned.
https://en.wikipedia.org/wiki/Aphantasia

Eu acho que isso "não existe," que na verdade todo mundo é assim*, mesmo que não perceba e até lhes pareça absurdo. Uma "confusão mental," achar que viu, que pode ver, sem de fato fazê-lo.

Nem mesmo "imaginar cores" em pessoas normais têm o efeito de ativar as áreas associadas a percepção visual subjetiva da cor, o que dizer então de "imaginação" nesse sentido de criar uma "realidade virtual" indistinguível da realidade além de saber o que é inventado e real. Se fosse uma habilidade ordinária, os antigos vídeo-games pixelados e mesmo filmes com qualquer tipo de efeitos especiais nunca teriam sido minimamente atrativos. Só livros seriam blockbusters, e "faz de conta" venceria qualquer vídeo-game de última geração. Em nível filosófico tem alguém que argumenta algo como que você não pode contar as listras de um tigre que imagina, então a imaginação não tem realmente a qualidade pictórica que é popularmente atribuída.

Também lembro de já ter lido hipotetizarem (outros pesquisadores) que crianças bem pequenas ("toddlers") teriam essa faculdade, que desaparece em todo mundo. Achei até curioso não haver maior questionamento em torno de "afantasia," com base nisso, me parece um pouco aqueles casos de teorias que ficam na moda na literatura pop por um tempo. Não sei que embasamento haveria para sugerir existir em crianças, talvez fMRI mostrando algo diferente do exercício mais simples de "imaginar cor" que não produz a ativação correlata a percepção subjetiva de cores em não-sinestetes.

* na verdade não exatamente; o sujeito estudado com "afantasia" descreve ser incapaz de operar com abstrações de mapeamentos bi ou tridimensionais, ou talvez outros conceitos que as pessoas expressam "visualizar." Então seria algo análogo a alguém meio anomalamente desprovido de qualquer senso de "intuição," versus a suposição de intuição ser um tipo de poder paranormal ou algo assim.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 12 de Novembro de 2019, 00:12:08 »
Um caso extremo. Ele é um savant.

« Última modificação: 12 de Novembro de 2019, 00:19:50 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #127 Online: 13 de Novembro de 2019, 21:44:09 »
Tenho feito esforço para visualizar logo quando acordo pela manhã e reparei que se, em vez de abrir os olhos e me mover, continuo com o corpo imóvel e com os olhos fechados assim que tomo consciência de mim mesmo, consigo vislumbrar por alguns milissegundos cenas se me "concentrar" mentalmente nelas. Consegui ver "as horas" do meu celular. Isso seria visualização ou hipnagogia?
as above so below

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 13 de Novembro de 2019, 21:51:19 »
Eu me pergunto o quanto esses supostos pequenos vislumbres de milissegundos não são na verdade "se convencer que teve um vislumbre de milissegundos."

Analgia com deja-vu. Você tem a impressão que já passou por aquilo; uma das explicações é do cérebro confundir a "memória de trabalho" atual com "memória antiga"; mas outra explicação, mais parcimoniosa (ou fraseamento mais estrito), seria de simplesmente um "glitch" que te causa a impressão de estar lembrando de algo que já aconteceu.

(A distinção sendo uma tentativa de explicação mais "proximal" e "curta" do fenômeno, em vez dele ter mais em comum com memórias de verdade)

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #129 Online: 21 de Novembro de 2019, 19:44:58 »
Eu me pergunto o quanto esses supostos pequenos vislumbres de milissegundos não são na verdade "se convencer que teve um vislumbre de milissegundos."

Analgia com deja-vu. Você tem a impressão que já passou por aquilo; uma das explicações é do cérebro confundir a "memória de trabalho" atual com "memória antiga"; mas outra explicação, mais parcimoniosa (ou fraseamento mais estrito), seria de simplesmente um "glitch" que te causa a impressão de estar lembrando de algo que já aconteceu.

(A distinção sendo uma tentativa de explicação mais "proximal" e "curta" do fenômeno, em vez dele ter mais em comum com memórias de verdade)
Bah, isso me lembra aquela velha questão "fenomenologica", como saber exatamente qual é a experiência 'do outro'? Tenho acompanhado muitos debates e fóruns sobre aphantasia (a suposta incapacidade de alucinar visualmente, que acomete parte da população) e tem sido bem interessante ver como as pessoas com aphantasia viveram a vida inteira pensando que coisas como 'contar carneirinhos para dormir' era uma metáfora, enquanto que para as dotadas de visualização é algo óbvio e literal. Para uma pessoa que não visualiza, experimentos da AMORC ou coisas como "visualize-se numa praia" etc etc, são apenas frustração e nonsense, como o foi para mim. Fico imaginando todo o feixe de experiência dessas pessoas com o "olho mental" aberto e que para pessoas como nós simplesmente permanece fechado, como para um cego ou surdo. Do nosso ponto de vista, é como se tivessem um superpoder.
as above so below

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 21 de Novembro de 2019, 23:12:00 »
Essa coisa de visualização/"olho mental" é bobagem, conforme fica evidenciado no experimento simples de uma pessoa que alegue ter esse capacidade e se peça para ela que "desenhe por cima" de uma imagem de uma pessoa ou figura complexa que "visualize" sobre um papel branco.

Desenho acadêmico ("realista") é uma habilidade "rara," mas seria trivial se essa "visualização" existisse nesse nível, dado que não se trata principalmente de coordenação motora, a maioria das pessoas é capaz de "contornar" uma foto com uma caneta, por mais que possa fazer vagarosamente ou com pequenos traços tremidos e desajeitados. E cinema, vídeo-games, não teriam o menor apelo, já que a "imaginação" seria como um "cinema de realidade virtual holográfica/imersa" de tecnologia do ano 3000.

Também tem o estudo científico (postei link anteriormente) da "visualização" mais básica apenas, de "cores," que mostra que a atividade cerebral de pessoas "visualizando" não se assemelha àquela de pessoas realmente vendo algo, e nem mesmo de pessoas com sinestesia (que enxergam cores por estímulo sensorial não visual). Também deve ser distinto da atividade cerebral de alucinações não-psicóticas/esquizofrênicas que algumas pessoas têm.

<a href="https://www.youtube.com/v/SgOTaXhbqPQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/SgOTaXhbqPQ</a>

O que "afantasia" realmente descreveria é uma dificuldade ou incapacidade de certas pessoas lidarem com "modelos mentais," abstratos, não "alucinatórios," de objetos ou formas hipotéticas.

Talvez crianças pequenas possam ter algo mais próximo do que seria a condição normal "não-afantásica," aparentemente sugere alguma literatura, descrevendo coisas como "amigos imaginários" e etc, de forma que se aproxima de psicose ou esquizofrenia, como se fosse relativamente comum uma psicose/esquizofrenia infantil benigna, que desaparece.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 21 de Novembro de 2019, 23:25:32 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!