Autor Tópico: Hipnose  (Lida 9982 vezes)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
Re:Hipnose
« Resposta #50 Online: 11 de Janeiro de 2015, 15:30:57 »
Da galinha eu nem duvido.

Sei que há psicologos que usam hipnose. Se é uma pseudo-ciencia regulamentada aí é outra estoria. Mas eu postei o video dos Caçadores de mitos . Eles iam perder credibilidade caso fosse só uma pseudociencia. Mas de qualquer só tendo experiencia pessoal pra ter certeza.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #51 Online: 11 de Janeiro de 2015, 16:41:29 »
Regulação governamental indica seriedade? Existe regulação na homeopatia.
A hipnose como campo do saber não possui qualquer tipo de controle, seja governamental, científico ou acadêmico. Não se trata de seriedade, se trata simplesmente de que hipnose não é ciência (e nem acadêmica ou profissional [como medicina, psicologia e etc.]). Este é o primeiro ponto. Segundo, me aprece que no estado atual da hipnose, seus principais nomes (isto é, desenvolvedores, divulgadores e praticantes em geral) reconhecem isso (a hipnose não é científica), e não mais pintam-la como ciência. Logo, a justificativa para alguns autores ainda se referirem a hipnose como pseudociência, é o teu passado, pois isso não parece mais estar presente em seu estado atual. É isso que estou a dizer.

Abraços!

"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #52 Online: 11 de Janeiro de 2015, 17:09:17 »
A hipnose como campo do saber não possui qualquer tipo de controle, seja governamental, científico ou acadêmico. Não se trata de seriedade, se trata simplesmente de que hipnose não é ciência (e nem acadêmica ou profissional [como medicina, psicologia e etc.]). Este é o primeiro ponto. Segundo, me aprece que no estado atual da hipnose, seus principais nomes (isto é, desenvolvedores, divulgadores e praticantes em geral) reconhecem isso (a hipnose não é científica), e não mais pintam-la como ciência. Logo, a justificativa para alguns autores ainda se referirem a hipnose como pseudociência, é o teu passado, pois isso não parece mais estar presente em seu estado atual. É isso que estou a dizer.

Abraços!

Pode provar que hipnose não é um fato? Teste por si. O melhor é ir num hipnologo e conferir e nao ficar dizeno que nao é aceito como Ciencia pelo estado, etc. e tal.

Da galinha sei que funciona (pelo menos em todas que testei), tem alguem pra constestar?

Já hipnose em humanos talvez algumas coisas (em algumas pessoas) nao seja real mas só testando pra saber.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #53 Online: 11 de Janeiro de 2015, 17:22:38 »

Da galinha sei que funciona (pelo menos em todas que testei), tem alguem pra constestar?

É uma loucura, realmente a galinha fica lá estática feito um dois de paus. Será que funciona com patos, perús, marrecos, pinguins, gaviões, ou pelo menos com galinhas d'angola?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2015, 17:39:57 »

Abraços!

Pode provar que hipnose não é um fato? Teste por si.
Em nenhum momento disse que a hipnose não seja um fato, e sim que não é uma ciência.

O melhor é ir num hipnologo e conferir e nao ficar dizeno que nao é aceito como Ciencia pelo estado, etc. e tal.
Disse também que não é classificada como ciência nem mesmo por hipnotistas e/ou hipnólogos modernos.

Como eu disse, dizer que algo é uma pseudociência não significa que não seja eficaz, e sim apenas que posa como ciência sem na verdade o ser.*

Já expliquei também que este não é o estado atual da hipnose, e que provavelmente esta desagradável classificação vem de tempos passados onde hipnotistas e hipnólogos renomados se portavam desta maneira.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #55 Online: 11 de Janeiro de 2015, 17:51:54 »
Quanto imbróglio com coisas tão básicas! Fatos são ciência, se hipnose é um fato, hipnose é ciência.

Palavras, assim como sequências de eventos, produzem efeitos nas pessoas. Isso é fato. Se hipnose, afora qualquer sensacionalismo, é um conjunto de palavras e/ou gestos com o propósito de produzir um efeito específico em alguém, que funciona de fato, isso é ciência.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2015, 19:29:46 por Sergiomgbr »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #56 Online: 11 de Janeiro de 2015, 19:17:03 »
No passado Ciência era definido como qualquer campo do conhecimento prático ou teórico, que fosse sistematizado. Atualmente Ciência é definido como qualquer sistema que adquire conhecimento embasado no método científico. A hipnose poderia ser classificada como ciência segundo a antiga definição de ciência, visto que a hipnose é de fato um campo sistematizado de conhecimento prático e teórico. A hipnose no entanto não pode ser classificada como ciência segundo a moderna definição de ciência, visto não seguir ou se embasar no método científico para produzir conhecimento, seja de natureza prática ou teórica.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2015, 19:34:40 »
No passado Ciência era definido como qualquer campo do conhecimento prático ou teórico, que fosse sistematizado. Atualmente Ciência é definido como qualquer sistema que adquire conhecimento embasado no método científico. A hipnose poderia ser classificada como ciência segundo a antiga definição de ciência, visto que a hipnose é de fato um campo sistematizado de conhecimento prático e teórico. A hipnose no entanto não pode ser classificada como ciência segundo a moderna definição de ciência, visto não seguir ou se embasar no método científico para produzir conhecimento, seja de natureza prática ou teórica.
No passado, Ciência era o acúmulo de empirismo baseado na apreensão da Realidade, hoje, Ciência é acúmulo de empirismo baseado na apreensão da Realidade. No passado, haviam os fatos e a versão dos fatos, hoje, continua a mesma coisa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:18:25 »
A hipnose não funciona em animais porque ela depende da colaboração do hipnotizado. Nas galinhas, o que acontece é o que se chama de morte aparente ou thanatosis que é uma paralisia que funciona como mecanismo de defesa diante do perigo. A thanathosis acontece em todos os animais, incluindo peixes e répteis e humanos. Pessoas podem ficar paralisadas em situações de traumas, aparentando um estado de hipnose profunda ou até um estado de coma. Não confundir com myotonia congenita, que é um distúrbio genético, presente em caprinos e raramente em humanos.

No vídeo abaixo, se simula uma mordida de um predador no pescoço de um gato que entra imediatamente em thanatosis.

<a href="https://www.youtube.com/v/iDfHZA1N20I" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/iDfHZA1N20I</a>

Veja o que acontece com cabras assustadas (myotonia).

<a href="https://www.youtube.com/v/AnVv0RkiG4U" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/AnVv0RkiG4U</a>

Hipnose também não é ciência nem pseudociência, apesar dela (a técnica) poder ser usada cientificamente ou pseudocientificamente. Hipnose é um estado de consciência dirigido por uma pessoa, instrumento ou situação. Por que ela acontece? Ninguém ainda sabe ao certo, é algo semelhante à gravidade, sabemos que ela funciona mas não há ainda uma explicação definitiva.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #59 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:49:09 »
Citação de: Gigaview link=topic=684.50.html#msg826211
A hipnose não funciona em animais porque ela depende da colaboração do hipnotizado. Nas galinhas, o que acontece é o que se chama de morte aparente ou thanatosis que é uma paralisia que funciona como mecanismo de defesa diante do perigo. A thanathosis acontece em todos os animais, incluindo peixes e répteis e humanos. Pessoas podem ficar paralisadas em situações de traumas, aparentando um estado de hipnose profunda ou até um estado de coma.

Se galinha ficasse paralisado em qualquer suposta ameaça de morte um cara com faca na mão gritando faria era paralisada e não voando (ou tentando voar) pra todo lado como desesperada. 

Thanatosis, hipnosis - Quando saber diferenciar uma da outra? e quando uma se mesclaria com outra? E essa tanatose seria uma forma de se alcançar hipnose?

De qualquer forma deveriam levar esses videos pra contestar Os caçadores de mitos. Isso abaixo então é inconclusivo sobre hipnose:

<a href="http://youtube.com/v/TDk4rTKxpic" target="_blank" class="new_win">http://youtube.com/v/TDk4rTKxpic</a>

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2015, 22:00:08 por Agnoscetico »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #60 Online: 11 de Janeiro de 2015, 22:10:47 »

Se galinha ficasse paralisado em qualquer suposta ameaça de morte um cara com faca na mão gritando faria era paralisada e não voando (ou tentando voar) pra todo lado como desesperada. 

Não é o que é ameaça de morte pra você que deve paralisar a galinha.

Quanto ao porque de uma galinha reagir com Thanatosis como resposta a uma ameaça à sua integridade por uma situação de perigo, como a iminência de um predador, se deve a que houve uma primeira galinha que ao reagir do mesmo modo, numa mesma situação semelhante anterior conseguiu se safar e  tendo êxito reprodutivo sua prole expressou o mesmo comportamento, vindo a ser o que são as galinhas de hoje.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2015, 22:16:16 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #61 Online: 11 de Janeiro de 2015, 22:25:09 »

Hipnose também não é ciência nem pseudociência, apesar dela (a técnica) poder ser usada cientificamente ou pseudocientificamente.
Hipnose como fato é ciência. Pode não ser Ciência, como disciplina, talvez, em se tratando de conhecimento, como uma técnica de natureza estanque.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #62 Online: 11 de Janeiro de 2015, 22:39:57 »
Hipnose também não é ciência nem pseudociência
Segundo a forma como hipnose é atualmente definida pelos seus principais desenvolvedores, divulgadores e praticantes, de fato ela não poderia se enquadrar como nenhuma das duas coisas. No entanto, se levarmos em conta a sua história passada, ela é passível de ser classificada como pseudociência, visto que alguns de seus principais nomes a divulgavam como ciência.

Hipnose é um estado de consciência dirigido por uma pessoa, instrumento ou situação.
Hipnose é um conjunto de técnicas e teorias de estado e não estado. A ação resultante do emprego destas técnicas, quando se obtêm sucesso, é comumente chamado de estado alterado de consciência, vulgarmente conhecido como transe hipnótico.

Por que ela acontece? Ninguém ainda sabe ao certo, é algo semelhante à gravidade, sabemos que ela funciona mas não há ainda uma explicação definitiva.
É mais além do que isso, em relação a hipnose não há qualquer explicação científica satisfatoriamente aceita do como e do porque ela funciona, diferentemente da gravidade.

Abraços!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 11 de Janeiro de 2015, 22:40:07 »
Thanatosis, hipnosis - Quando saber diferenciar uma da outra? e quando uma se mesclaria com outra? E essa tanatose seria uma forma de se alcançar hipnose?

Como disse, hipnose é um estado de consciência que pode ser alcançado com o uso de uma técnica (hipnotismo). Na thanatosis não se usa técnica alguma, ela é uma resposta natural do organismo a uma situação de perigo. Os estados de consciência na hipnose podem variar desde uma sugestão superficial até o sono profundo com catalepsia. Lembrando que não existe hipnose animal, podemos dizer as pessoas em situação de thanatosis podem aparentar estados de consciência semelhantes aos estados hipnóticos.

O uso da thanatosis para se alcançar um estado hipnótico seria apenas mais uma técnica da hipnose. Desconheço a existência dessa técnica.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #64 Online: 11 de Janeiro de 2015, 22:47:17 »
(...)
De qualquer forma deveriam levar esses videos pra contestar Os caçadores de mitos. Isso abaixo então é inconclusivo sobre hipnose:

<a href="http://youtube.com/v/TDk4rTKxpic" target="_blank" class="new_win">http://youtube.com/v/TDk4rTKxpic</a>
Em nenhum momento a eficácia da hipnose fora contestada - já foi dito inclusive, que muitos estudos comprobatórios sobre os efeitos da hipnose já foram realizados - o que está em questão é se a hipnose é ou não uma ciência ou uma pseudociência. Segundo as definições aqui apresentadas, ela só é ciência levando-se em conta a antiga definição de ciência, mas não o é segundo a moderna conceituação de ciência. E segundo a definição de  pseudociência: Ela não o é pseudociência em seu estado atual, mas o é se levarmos em conta a sua história passada. Ponto final.

Abraços!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #65 Online: 11 de Janeiro de 2015, 23:03:11 »
(...)

Em nenhum momento a eficácia da hipnose fora contestada - já foi dito inclusive, que muitos estudos comprobatórios sobre os efeitos da hipnose já foram realizados - o que está em questão é se a hipnose é ou não uma ciência ou uma pseudociência. Segundo as definições aqui apresentadas, ela só é ciência levando-se em conta a antiga definição de ciência, mas não o é segundo a moderna conceituação de ciência. E segundo a definição de  pseudociência: Ela não o é pseudociência em seu estado atual, mas o é se levarmos em conta a sua história passada. Ponto final.

Abraços!
Não creio que definições do que seja hipnose agreguem algo aqui se não de forma especulativa. Independentemente de conceitos, cientistas vão fazer a ciência que for possível ser feita com a ideia de hipnose, e é isto a única coisa que importa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 11 de Janeiro de 2015, 23:23:11 »
Hipnose é um conjunto de técnicas e teorias de estado e não estado. A ação resultante do emprego destas técnicas, quando se obtêm sucesso, é comumente chamado de estado alterado de consciência, vulgarmente conhecido como transe hipnótico.

Você pode dizer que uma pessoa em processo de sugestão pós-hipnótica se encontra num estado alterado de consciência se não souber que ela foi hipnotizada? Quero dizer que um "estado alterado de consciência" é um "estado de consciência". A  Wikipedia cita que A Associação Americana de Psicologia segue essa linha de pensamento, definindo a hipnose como um "estado de consciência". http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnose

No entanto, seguindo uma linha mais preciosista, acho da seguinte definição mais acertada.

The British Medical Association (BMA)

This definition concentrates on the measurable psychological and physiological changes in hypnosis. Note well that it deliberately substitutes ‘altered attention’ for the misleading expression ‘induced sleep’ used by the Book of Statues. Although phrased in medical jargon, this is a considerable improvement on previous definitions.

A temporary condition of altered attention in the subject which may be induced by another person and in which a variety of phenomena may appear spontaneously or in response to verbal or other stimuli. These phenomena include alterations in consciousness and memory, increased susceptibility to suggestion, and the production in the subject of responses and ideas unfamiliar to him in his usual state of mind. Further, phenomena such as anaesthesia, paralysis and rigidity of muscles, and vasomotor changes can be produced and removed in the hypnotic state.

BMA, ‘Medical use of Hypnotism’, 1955

Você colocou o ponto final na posição errada. "Ela não o é pseudociência em seu estado atual. Ponto final." O resto é discutível.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Janeiro de 2015, 02:55:15 »
Os conceitos de Ciencia de forma mais simples que achei foi esses:

s.f. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais.)

Conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação: o progresso da ciência.

Ciência pura, ciência praticada independentemente de qualquer preocupação de aplicação técnica.

Talvez se enquadra mas na de Ciencia pura (ou Ciencia Bruta, sem tratamento mais elaborado)....

Mas de qualquer jeito nao se ta discutindo a classificação da hipnose mas a eficacia dela.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #68 Online: 12 de Janeiro de 2015, 03:15:23 »

s.f. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais.)

Conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação: o progresso da ciência.

Ciência pura, ciência praticada independentemente de qualquer preocupação de aplicação técnica.

Talvez se enquadra mas na de Ciencia pura (ou Ciencia Bruta, sem tratamento mais elaborado)....

Mas de qualquer jeito nao se ta discutindo a classificação da hipnose mas a eficacia dela.
Ciência= estar ciente de. Não há segredo em como saber o que é ciência. Basicamente, ciência é usar os sentidos, não se trata de método, é simplesmente apreender a Realidade.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #69 Online: 12 de Janeiro de 2015, 03:22:27 »

Ciência= estar ciente de. Não há segredo em como saber o que é ciência. Basicamente, ciência é usar os sentidos, não se trata de método, é simplesmente apreender a Realidade.
No caso da hipnose, se há um processo específico de estímulo num sistema seguido de uma reação específica a esse estímulo que pode ser descrito e reproduzido por outrem, teoricamente a qualquer tempo nas mesmas condições específicas, trata-se de ciência.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 12 de Janeiro de 2015, 11:36:00 »
A galinha não é hipnotizada.  É um mecanismo de defesa contra predadores.  Existe legislação nas resoluções dos conselhos de classe e a prática fora dessa habilitação pode ser considerada curandeirismo.
http://hypescience.com/6-truques-que-lhe-permitem-controlar-animais/
http://www.psicologia10.com.br/aprenda-psicologia/hipnose-e-legislacao/
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hipnose

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #71 Online: 12 de Janeiro de 2015, 13:31:34 »

Você pode dizer que uma pessoa em processo de sugestão pós-hipnótica se encontra num estado alterado de consciência se não souber que ela foi hipnotizada?
Sim, existem alguns sinais que indicam um estado alterado de consciência. Em hipnose isto é conhecido como sintomologia do transe hipnótico.

Quero dizer que um "estado alterado de consciência" é um "estado de consciência".
Sim, o estado alterado de consciência é um estado de consciência , mas que por exemplo se difere do estado de vigília e do estado de Sono.

A  Wikipedia cita que A Associação Americana de Psicologia segue essa linha de pensamento, definindo a hipnose como um "estado de consciência". http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnose
Sim, um estado [alterado] de consciência, segundo por exemplo o Instituto Brasileiro de Hipnologia.

No entanto, seguindo uma linha mais preciosista, acho da seguinte definição mais acertada.

The British Medical Association (BMA)

This definition concentrates on the measurable psychological and physiological changes in hypnosis. Note well that it deliberately substitutes ‘altered attention’ for the misleading expression ‘induced sleep’ used by the Book of Statues. Although phrased in medical jargon, this is a considerable improvement on previous definitions.

A temporary condition of altered attention in the subject which may be induced by another person and in which a variety of phenomena may appear spontaneously or in response to verbal or other stimuli. These phenomena include alterations in consciousness and memory, increased susceptibility to suggestion, and the production in the subject of responses and ideas unfamiliar to him in his usual state of mind. Further, phenomena such as anaesthesia, paralysis and rigidity of muscles, and vasomotor changes can be produced and removed in the hypnotic state.

BMA, ‘Medical use of Hypnotism’, 1955
Sim, a definição do transe como um estado alterado de consciência permite a interpretação de que não somente a interferência de uma segunda pessoa como papel de hipnotista, mas também reações espontâneas sem a necessidade de uma segunda pessoa desencadeie um estado alterado de consciência, e também que este estado seja desencadeado através de um processo de auto-hipnose.

Você colocou o ponto final na posição errada. "Ela não o é pseudociência em seu estado atual. Ponto final." O resto é discutível.
:ok:
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2015, 13:34:17 por Skeptikós »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Janeiro de 2015, 17:13:25 »
Sim, existem alguns sinais que indicam um estado alterado de consciência. Em hipnose isto é conhecido como sintomologia do transe hipnótico.

Não, nem sempre existem sinais nas sugestões pós-hipnóticas, que podem se manifestar dias, semanas ou até anos após o transe hipnótico com a pessoa levando uma vida normal, de plena consciência. Isso é muito comum em terapias anti-tabajismo. O paciente não entra em transe quando a sugestão pós-hipnótica acontece, simplesmente ele sente uma reação de desconforto diante do cigarro, por exemplo, sem que isso afete sua consciência ou capacidade mental. É por isso que nem sempre um estado de consciência é um "estado alterado de consciência".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 12 de Janeiro de 2015, 17:15:22 »
A galinha não é hipnotizada.  É um mecanismo de defesa contra predadores.  Existe legislação nas resoluções dos conselhos de classe e a prática fora dessa habilitação pode ser considerada curandeirismo.
http://hypescience.com/6-truques-que-lhe-permitem-controlar-animais/
http://www.psicologia10.com.br/aprenda-psicologia/hipnose-e-legislacao/
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hipnose

../forum/topic=684.50.html#msg826211

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 12 de Janeiro de 2015, 17:20:28 »
Estava com problema com acesso à internet. Minhas mensagens sempre estavam atrasadas. De volta à civilização.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!