"Se criar um Softwere é tão caro assim, como o Linux sobrevive? Doações extraterrestres?"
Criar um software não é caro, é você que coloca o preço nele. Pra começar, o linux não precisa sobreviver, ele simplesmente existe, e o usa quem quer.
Linux é somente o kernel, o núcleo do sistema operacional, ele não é um sistema completo. Veja:
(Sistema) = (kernel) + (aplicativos, programas)
Para entender como funciona o windows, é simples: a inicial versão que chamam de "Windows" da M$ foi o Windows 3.11, que nada mais era do que o DOS + um sisteminha precário de janelas. O DOS é um sistema operacional MONOTAREFA, e o sistema de janelas (Windows) é um ambiente que permite que várias operacões sejam executadas ao mesmo tempo (Multitarefa). Mono + Multi = Problemas.
Agora vocês compreendem o porquê do windows ser tão ruim? A microsoft mudou um pouco esta estrutura no windows 2000 pro XP, copiando algumas características do Windows NT para o windows 2000 e pro XP. O windows NT nada mais é do que uma cópia mal feita de UNIX, porém como UNIX é um projeto quase perfeito de sistema operacional, o windows melhorou um pouquinho, ficou mais pesado, porém não aparece tanta telinha azul como no Windows 95, 98 e ME.
A microsoft usa FreeBSD nos seus servidores hotmail, porque será?
Como eu disse, o linux é somente o kernel, o núcleo do sistema operacional, e pode ser baixado gratuitamente em
www.kernel.org. Porém o kernel sozinho não funciona, ele em si é simplesmente um monte de código fonte em C e Assembly, por isto é preciso se fazer o sistema. O kernel você já tem, após isto é preciso baixar os programas base do sistema, que são todos free e open software: são os programas da GNU e da FSF. Ou seja, é o usuário que faz o seu próprio sistema linux, a sua distribuição.
Você não precisa ficar um dia inteiro compilando n coisas, só faz sua própria distribuição quem quer, e precisa-se de um conhecimento bom para fazer, eu já fiz uma mini distribuição minha há muito tempo. Quem não quiser fazer sua própria distro, é simples, use uma disponível no mercado, existem várias:
Slackware, Gentoo, Red Hat, Mandrake, Mandriva, SuSe, Debian, Conectiva, Tech Linux, Turbo Linux, etc.. etc..
Eu uso Slack faz uns 3 anos e meio, atualmente usei o Gentoo, é muito bom pois lhe dá liberdade desde fazer sua própria partição, formatar com um sistema de arquivos que você escolher, compilar seu próprio kernel, instalar os pacotes, etc.. etc..
Claro que a Red Hat cobrava mais caro que a m$ em suporte técnico no mundo, o suporte ela pode cobrar, o software não. Linux é grátis e livre, todo e qualquer software para linux precisa ser livre e grátis de acordo com os termos da GNU. Na banca de revistas existem várias distribuições linux, custam em torno de 10 reais. As empresas que distribuem o Linux faturam com livros, revistas e os cds, e não com o software.
Portanto, o Linux está aí, recomendo para quem aprender comprar livros no
www.submarino.com.br ou no
www.linuxmall.com.br, e baixe pela internet sua distribuição, recomendo Slackware, quem usa Slackware se apaixona à primeira vista!
Linux até nisto é mais inteligente do que sistemas fechados não-flexíveis como o Windows. O windows é um sistema fechado, é aquilo é acabou, você não pode modificar nada pois não tem o código fonte dos programas e ele é fechado. Já sistemas linux existem vários, o kernel é um só, porém o sistema muda de acordo com as distribuições. Cada uma tem sua característica própria, são sistemas diferentes. O kernel é mantido por voluntários em todo o mundo pela internet, e quase todo o mês sai uma nova versão do kernel, com bugs corrigidos e com todas as novidades tecnologicas atuais. Linux suporta SMP desde 1996 (SMP é multiprocessamento simétrico, mais de um processador. Hoje em dia o processador Pentium 4 da intel tem o HT, que é uma tecnologia semelhante, emulando-se como se fossem 2 processadores), e o suporte pra SMP em sistemas windows só foi aderido no XP. Porque? Repito, Windows é um sistema fechado, à cada novo suporte precisa-se fazer um novo sistema. Este é o preço que o capitalismo da M$ paga.
"É ruim mas tudo mundo usa". Todo mundo não, eu não gosto de usar lixo, se for pra usar lixo, use lixo, eu gosto de um verdadeiro sistema operacional. É de se questionar porque a própria Microsoft usa FreeBSD e Linux em seus servidores, basta olhar as últimas pesquisas feitas pela PCMaster e por outras revistas norte-americanas.
Conheçam outros sistemas operacionais: Linux, FreeBSD, NetBSD, Solaris, etc.. etc..