"E a questão de um software ser open source ou não, não interessa ao consumidor. Para que um médico vai ficar vendo o código do processador de texto dele? A não ser que ele tenha como hobbie programar, aí já é outra história."
Vocês só vêem um lado da coisa, o assunto é complicado mas vou falar um pouco sobre ele.
Pra começar, quem disse que o benefício de usar um programa open source é SOMENTE ter acesso ao código fonte do programa? Vocês só vêem este lado não é? Vejamos:
Windows é um sistema operacional proprietário, fechado, com isto: QUALQUER MODIFICAÇÃO PROFUNDA OU QUALQUER MODIFICAÇÃO NO SISTEMA NECESSÁRIA (é caso de adicionar uma nova tecnologia no sistema) PRECISA-SE ESPERAR LANÇAR UM NOVO WINDOWS.
Prova disto? Vejamos, o Linux suporta SMP (Multiprocessamento simétrico) desde 1996, o Windows só adicionou este suporte no Windows XP. Porque? Porque windows é um sistema fechado, tem um kernel fechado, um microkernelzinho de merda que só faz funções básicas do sistemas (eis o fato de windows ter menos desempenho em algumas áreas com relação ao Unix).
Benefícios de um sistema código aberto: Se o Windows fosse um sistema código aberto, poderia ter adicionado vários suportes em suas versões antigas, sem precisar lançar outras versões do SO.
Um outro exemplo disso é o suporte à processadores 64 bits, pelo fato do Windows ser um sistema fechado, a M$ teve que lançar uma versão específica do Windows XP com suporte à 64 bits. Legal não?
Mais benefícios:
Sistema fechados como o Windows já vem todo pronto, você não pode alterar uma coisa interna que não vai usar, você não pode recompilar o Kernel e desabilitar opções desnecessárias que só consumiriam memória e processador. No linux o kernel vem com o código fonte, e você pode habilitar e desabilitar opções que somente precisa, liberando memória e deixando o sistema mais leve.
Por isto o Windows é tão pesado (tente instalar o Windows XP num 266 com 32 de ram), porque o sistema é fechado, não permite modificações, e como o sistema é fechado você não tem total acesso e informação sobre os processos internos que estão rodando na hora ou que são carregados.
No Windows, você não sabe o que é carregado, no Linux ou outros Unix, na hora do carregamento do sistema, mostra tudo o que é iniciado e o que não é carregado, no Windows é diferente, aparece uma telinha assim escrito:
"Microsoft Windows XP".
Outro benefício de usar um sistema código aberto ou programas código aberto é que mesmo para quem não é programador, isto é bom, pois vendo-se o código fonte pode-se corrigir bugs e defeitos, lançando-se uma nova versão do programa. O windows seria melhor se pudessem corrigir os milhares de bugs e falhas presentes nele.
Uma notícia interessante: Linux é 74% mais estável que Windows, aponta teste
Aqui está link:
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI210362-EI553,00.htmlOhh eu fico morto de emoção quando vejo a estabilidade do Windows XP :~~~ ohhh
Vocês ficam falando: "No linux não tem isto que preciso, não tem aquilo". Já pesquisaram se tem ou não? Cada um usa o tipo de programa que precisa, pesquisem primeiro para ver se tem ou não, caso não tenha, use no Windows, porém acredite:
Se fosse no Linux, teria um desempenho muito melhor, isto já foi provado várias vezes. Se fosse no FreeBSD então? Uh, FreeBSD é o sistema mais estável da atualidade.
"Uso muitos softwares de audio" Quais softwares de audio você usa André Ramaciotti?