"Meus jogos rodam muito bem com o windows, os editores de texto também, dá pra ver filmes muito bem, ou seja, ele é eficiente para o que eu preciso."
Imagino que você já saiba que o desempenho de qualquer programa no Linux é superior ao desempenho deste programa quando rodado no Linux. Leia as pesquisas, caso duvide delas, faça o teste em casa e comprovará.
- Bom, vamos ver um jogo nativo para Linux e para Windows: Doom 3, Quake 3, servem? Façam o teste em casa:
Instalem uma distribuição Linux descente e o Windows (já o tem instalado, imagino
). Rodem os jogos em ambos sistemas operacionais e comparem o desempenho.
- Editores de texto rodam bem em qualquer sistema operacional, o Linux tem ótimos editores de texto. Já usou a nova versão do Open Office?
- Filmes? Você já ouviu falar do mplayer? É um programa open source, free software feito para várias plataformas Unix. E eu fiz o teste: vídeos .wmv rodam bem melhor no Linux do que no Windows! Estranho não? Muito estranho, mas para comprovar, faça o teste:
Instale ou compile o mplayer com os codecs, o site é este:
http://www.mplayerhq.hu/design7/news.htmlDepois, rode um vídeo .wmv nele, e verá. Até hoje, não vi nenhum player de vídeo superior ao mplayer, é muito bom e MUITO FLEXÍVEL. Sua interface padrão é em linha de comando, por isto é tão flexível, porém existem várias GUI gráficas para os newbies ou para quem não quer usá-lo em linha de comando.
Linux é tudo o que você precisa, porém em questão de jogos, eu mesmo não recomendo, pois as empresas de software de games querem lucrar, vender seus jogos, por isto não fazem jogos para Linux. Óbviamente você pode rodar qualquer binário win32 no Wine, fazendo o que os newbies chamam de "Emulação". Na verdade Wine significa:
Wine Is Not a Emulator. Wine é um programa que permite que programas windows sejam rodados nele, é simplesmente uma implementação open source das API's do Windows feitos para vários sistemas operacionais.
Não conspirem, o Wine não tem uma linha de código fonte do Windows, ele é um "Windows" feito do 0 com base no Windows pelos programadores do projeto, é um fake "Windows". Eu já rodei várias programas no Wine: Starcraft, Office 2000 e 2003, Windows Media Player, Internet Explorer 6 (pra rodar GunBound), Age of Empires II, vários programas de DOS, puts muita coisa eu já rodei naquela praga, ah lembrei, já rodei GTA Vice-City também e Fifa 2005.
Todavia só estou dando um exemplo, o Linux não precisa de programas do Windows, ele não precisa de esmolas, existem os próprios programas da comunidade GNU/Linux que fazem o mesmo papel dos da m$.
Em desempenho amigo, Linux é muito superior. Se você quer facilidade, (me dói o coração recomendar estas distribuições, mas, vamos lá) use Kurumin Linux, Ubuntu, etc.. São muito simples de usar, é como o Windows, nem precisa-se compilar nada pois é só pegar os pacotes dos programas que você quer o site dessas distribuições.
Viva o Software Livre! Pra começar, eu não sou nerd, sou apenas um admirador de sistemas Unix, uso Linux vai fazer 4 anos, afinal, tinha que escolher um sistema operacional não tinha? Escolhi Linux pois ele supre todas as minhas necessidades, e na época (era Windows 98), eu já estava cansado de sofrer com travamentos, vírus, telinha azul, sistema lento, etc.. Por isto migrei e escolhi um SO descente. Hoje em dia o Windows não dá tanta telinha azul, não trava tanto, porém pelomenos o Windows XP, piorou em segurança: vírus, spywares, etc.., está MUITO pesado e inacessível. Não vamos nos concentrar somente no Linux em SO alternativo, existem outros sistemas operacionais atrativos e muito interessantes:
- FreeBSD (a Microsoft usa FreeBSD no hotmail, o yahoo usa FreeBSD, o google usa Linux), Solaris, NetBSD (primitivo porém interessantíssimo), OpenBSD (mais primitivo ainda, porém considerado o sistema mais seguro da atualidade), Darwin, MacOS, HP-UX, AIX, tem muita coisa por aí.