Bom, eu li todo o tópico, pois tenho um interesse crescente em Linux e há algum tempo venho procurando materiais e me informando sobre algumas distros.
Instalei o Kurumin para brincar um pouco, e reconheço que ele não é o melhor Linux do mundo, mas por ser enxuto e didático, pretendo continuar usando por mais algum tempo.
Minha grande decepção com Linux até o momento foi o suporte somente à leitura em NTFS. Reconheço que os desenvolvedores não tem culpa por isso, mas já me limitou muito.
Outra coisa que ainda não está bom no Linux são as fontes, que ficam pixelizadas sem anti-aliasing (AA), ou desfocadas com AA. O problema está no ambiente gráfico, mas não deixa de comprometer o sistema Linux.
No Windows as fontes são ótimas sem usar esmaecimento. (Sei que a tecnologia foi imitada baseando-se nas fontes do Mac OS)
Bom, eu percebi que o Ernane afirmou que a Microsoft está à beira de um abismo. Temos que lembrar que a MS não é só Windows, e o Office ainda é a melhor suíte de todas, em todos os sentidos, e que o Open Office, apesar de promissor, é uma cópia do Office.(sei também que é por uma questão de usuário, mas não deixa de ser imitação).
Segundo, a MS fabrica hardware (através de terceiros, mas ainda é ela), e tem uma história boa no mercado de joysticks, teclados e mouses. Eu mesmo tenho um joystick da MS há quatro anos e até agora está perfeito, ao contrário dos outros dois que eu tinha antes (duraram 3 meses cada). Além de um mouse que já possui seis anos de uso.
O Xbox é promissor e auto-sustentável, por mais que não seja superior tecnicamente ao PS3. A rede Xbox Live é a rede para consoles mais bem desenvolvida e a mais utilizada até agora (acho que só havia a do Dreamcast além desta).
O Visual Studio e o .NET são superiores aos concorrentes em vários pontos. Tem xiitas que dirão que linguagem boa é C, mas não se pode negar a produtividade de ferramentas RAD e linguagens modernas, como C#.
O SQL Server pode não ser o melhor SGBD, mas uma aquisição conjunta com outros softwares da MS pode ser mais barato (mesmo considerando a baixa performance) que soluções Oracle, Linux e etc, a curto e a longo prazo.
Quanto à afirmação de que Intel e MS possuem ligações obscuras, eu já adianto que o pouco que me informo sobre hardware me faz parecer que o Linux é o SO preferido dos fabricantes de processadores e hardware de grande porte, pois é justamente o código aberto que torna possível incorporar rapidamente os novos recursos do novo hardware, e assim divulgar os resultados dos testes ou mesmo demonstrar a tecnologia.
Tem gente que compra processador de 64 bits e instala o XP de 32 bits, achando que não precisa mudar de SO para aproveitar a nova tecnologia. Já os usuários do Linux sabem disso e priorizam a performance, o que traz ainda mais interesse da indústria de processadores.