Eu mesmo acabei tendo que reler, relembrar e rever uma série de conceitos.
HSette,
Eu admiti consciente e sem preciosismo a “fragilidade” do meu próprio conhecimento nos tópicos que discuti porque que me falta um conhecimento “específico” e principalmente mais apurado. Meu conhecimento é mais literário, histórico e filosófico que propriamente científico e é justamente essa a inutilidade desse conhecimento, não como conhecimento, mas para o Clube Cético, que o que interessa é Ciência.
Considero todo conhecimento duvidoso, principalmente o meu próprio, pois não tenho qualquer autoridade, me baseio em fontes e procuro tentar selecioná-las, mas não sei nem mesmo se utilizo um critério correto. Não sou cética com relação às pessoas, mas com relação ao conhecimento e é por isso que quando faço uma “citação específica” procuro embasá-la com uma “fonte” para que quem saiba melhor que eu possa me corrigir, sugerindo outras fontes para que eu possa fazer a comparação, como você geralmente faz em nossas conversas.
Com relação às informações, penso que o fato de estarmos num Clube Cético, sugere que não basta dizer como as coisas são sem mostrar como sabemos que elas são de fato.
Esse tópico ingênuo, por exemplo, foi feito devido à minha falta de conhecimento com relação aos indícios, evidências ou provas científicas sobre a existência/inexistência de deus, mas pelo desenrolar do tópico ficou evidente que existem. Eu não consegui alcançá-las ainda, mas fiz questão de sobressaltar que o texto postado tratava-se de uma “opinião pessoal”, do que se conclui que não tenho conhecimento dos fatos que tornam o ateísmo uma conseqüência do ceticismo.
Quando digo que acredito na “possibilidade” da existência de algo, isso significa que desconheço os fatos que descartam essa possibilidade, mas acompanhando o desenrolar do tópico percebo que esses fatos existem, que são científicos e por isso apóiam o ateísmo, diferente do que eu imaginava.
Essa certeza que fui adquirindo com o desenrolar do tópico me obrigou a admitir a minha inferioridade evidente de conhecimento com relação ao assunto e perceber que o meu ceticismo está incompatível por causa disso, muito imparcial e admitindo possibilidades que já foram descartadas, por questão de ignorância.
E o maior problema que estou tendo é encontrar fontes que possam suprir essa falta de conhecimento, pois todas elas são tendenciosas, defendendo pontos de vista sem indicar os fatos que possam embasá-los. Não consigo encontrar nada puramente científico.