Autor Tópico: Clube Cético, Clube Ateu ou Clube Teísta (...)?  (Lida 20528 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Clube Cético, Clube Ateu ou Clube Teísta (...)?
« Resposta #25 Online: 15 de Julho de 2006, 18:45:05 »
Se deus possui atributos que gerariam evidências específicas, então pela lógica, se estas evidências não existem, esse deus específico não existe. Ou você tem que apelar para alegações especiais que tornam a possibilidade de sua existência absurda.

Então vamos esquecer deus, pois esse assunto divide as pessoas.

Vamos tratar coisas como similares em atributos: subjetivo, abstrato e imaterial.

Infinidade, eternidade e perfieção, por exemplo, acho que se encaixam nas três qualidades citadas.
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 18:55:46 por Luz »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 15 de Julho de 2006, 18:45:41 »
Citação de: Luz
Se eu te perguntar se deus existe, como um cético científico, o que me responderia?
Que do ponto de vista científico, essa resposta não é possível e que não há nenhuma evidência de que Deus existe e nem de que não exista. Discutir o assunto em termos de ciência é pura perda de tempo.

A meu ver, esse é o ponto.
Não há evidência. E não é objeto da Ciência.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #27 Online: 15 de Julho de 2006, 18:49:27 »
Se eu te perguntar se deus existe, como um cético científico, o que me responderia?
Que do ponto de vista científico, essa resposta não é possível e que não há nenhuma evidência de que Deus existe e nem de que não exista. Discutir o assunto em termos de ciência é pura perda de tempo.
A meu ver, esse é o ponto.
Não há evidência. E não é objeto da Ciência.
E assunto encerrado.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Luz

• Visitante
« Resposta #28 Online: 15 de Julho de 2006, 18:49:56 »

É exatamente o que entendo. E o que tentei dizer durante todo o texto. Teísmo (...) e Ateísmo são ideologias em torno de um tema (existência / inexistência) que discutir em termos de Ciência ou de Ceticismo Científoco é perda de tempo.

"Ou chegamos num consenso que o Ceticismo é incompatível tanto com o Ateísmo quanto com o Teísmo (...) ou chegamos num consenso que podem existir paralelamente desde que sejam devidamente separados no momento de discutir as questões levantadas nos fóruns."
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 18:54:10 por Luz »

blue pill

• Visitante
« Resposta #29 Online: 15 de Julho de 2006, 18:57:27 »
crente e ceticos
o pensamento das coisas é quase o mesmo, mas os crentes, quando chega no limite do conhecimento deles, atribui as respostas todas a uma coisa que chamam de DEUS, e inventam que essa coisa tem consciencia, esta enganando a si proprio com isso...isso significa que ele nao QUER mais saber alem do que ele conhece(por algum motivo, que desconheco..) o cetico só pensa que pode ainda saber mais alem do conhecimento que ele tem...

agora DEUS é só uma palavra que os crentes dao a esse negocio de nao querer saber mais..

no fundo é isso

blue pill

• Visitante
« Resposta #30 Online: 15 de Julho de 2006, 18:59:05 »
realidade é tudo que se vê (no sentido geral de percepçao dos 5 sentidos humanos)
o que não se ve não é realidade

Eu já não seria tão taxativo.
O Universo, por exemplo, ao que tudo indica, se estende para além do horizonte visível, e no entanto, não pode ser considerado uma não-realidade.
eu só quis ser generico no sentido da palavra "ver"

blue pill

• Visitante
« Resposta #31 Online: 15 de Julho de 2006, 19:01:14 »
crente e ceticos
o pensamento das coisas é quase o mesmo, mas os crentes, quando chega no limite do conhecimento deles, atribui as respostas todas a uma coisa que chamam de DEUS, e inventam que essa coisa tem consciencia, esta enganando a si proprio com isso...isso significa que ele nao QUER mais saber alem do que ele conhece(por algum motivo, que desconheco..) o cetico só pensa que pode ainda saber mais alem do conhecimento que ele tem...

agora DEUS é só uma palavra que os crentes dao a esse negocio de nao querer saber mais..

no fundo é isso

pra completar

eu como cetico poderia até chamar de DEUS onde meu conhecimento acaba, no entanto eu nao atribuo nenhuma consciencia a DEUS, nao acho que nao da pra desvendar DEUS, e chamo ele de PONTO DE INTERROÇÃO, ao em vez de DEUS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Julho de 2006, 19:02:08 »
Se deus possui atributos que gerariam evidências específicas, então pela lógica, se estas evidências não existem, esse deus específico não existe. Ou você tem que apelar para alegações especiais que tornam a possibilidade de sua existência absurda.

Então vamos esquecer deus, pois esse assunto divide as pessoas.

Vamos tratar coisas como similares em atributos: subjetivo, abstrato e imaterial.

Infinidade, eternidade e perfieção, por exemplo, acho que se encaixam nas três qualidades citadas.

Não entendi sua argumentação. O que exatamente você está querendo discutir sobre estes atributos? Perfeição para mim, por exemplo, é mais um atributo que depende de um julgamento estético do que algo que dependa de evidências ou ceticismo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #33 Online: 15 de Julho de 2006, 19:02:37 »
"Ou chegamos num consenso que o Ceticismo é incompatível tanto com o Ateísmo quanto com o Teísmo (...) ou chegamos num consenso que podem existir paralelamente desde que sejam devidamente separados no momento de discutir as questões levantadas nos fóruns."
O ceticismo é incompatível com o ateísmo forte.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Julho de 2006, 19:06:15 »
realidade é tudo que se vê (no sentido geral de percepçao dos 5 sentidos humanos)
o que não se ve não é realidade

Eu já não seria tão taxativo.
O Universo, por exemplo, ao que tudo indica, se estende para além do horizonte visível, e no entanto, não pode ser considerado uma não-realidade.
eu só quis ser generico no sentido da palavra "ver"

Tá ok, Blue Pill.  :ok:
"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #35 Online: 15 de Julho de 2006, 19:09:58 »
crente e ceticos

no fundo é isso

Por que o tema (existência / inexistência de deus) é sempre tratado como questão de ceticismo e não como questões de teísmo e ateísmo?

Luz

• Visitante
« Resposta #36 Online: 15 de Julho de 2006, 19:13:11 »

Mesmo que o ateu forte saiba separar as coisas e ser suficientemente imparcial dentro das questões?

Aliás, de onde surgiu as expressões fraco e forte?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Julho de 2006, 19:13:55 »
Luz, no meu entendimento é por que diversos argumentos teístas, como o Criacionismo por exemplo, não resistem a uma postura cética.
"Por quê?"

Chaves

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #38 Online: 15 de Julho de 2006, 19:18:23 »
Mesmo que o ateu forte saiba separar as coisas e ser suficientemente imparcial dentro das questões?
Que questões ?

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 15 de Julho de 2006, 19:20:16 »
Luz, no meu entendimento é por que diversos argumentos teístas, como o Criacionismo por exemplo, não resistem a uma postura cética.

Mas continuam sendo questões de teísmo e ateísmo, se a Ciência não considera questões como Criacionismo, a não ser que o cético seja teísta ou ateísta e queira discutir o tema. A postura pessoal de cada um está muitas vezes passando à frente do ceticismo no fórum.

blue pill

• Visitante
« Resposta #40 Online: 15 de Julho de 2006, 19:20:27 »
crente e ceticos

no fundo é isso

Por que o tema (existência / inexistência de deus) é sempre tratado como questão de ceticismo e não como questões de teísmo e ateísmo?

é muito simples responder sua pergunta
porque a unica crença que pessoas tem é em deus, por isso enfatisamos

algumas podem dar outros nomes... mas no fundo, se nao ouvesse nome pras coisas, o pensamento de uma pessoa com uma crença é exatamente igual a crença da outra, que é a fuga da realidade, é o atribuir algo pra uma coisa sem verificar se condiz com a realidade.

veja que se tratando de crença, nao importa o nome que se da a crença, todas sao tratadas igualmente para o ceticismo, que é a de se nao existe, nao existe!.

Luz

• Visitante
« Resposta #41 Online: 15 de Julho de 2006, 19:24:48 »
Que questões ?

Quaisquer questões. Por exemplo, digamos que você proponha uma nova idéia "teísta" e eu seja uma ateísta forte. Se eu conseguir ser imparcial, posso analisar, questionar e argumentar a sua idéia dentro da própria lógica que ela apresenta, sem levar em conta nada além disso, principalmente o que "acredito". è difícil, mas é possível.

Acho que talvez seja a melhor pessoa para me responder. Considero teísmo e ateísmo ideologias em torno de deus, mas não considero o ceticismo a ideologia da dúvida, mas sim um processo de filtragem de informações. Estou errada?

Luz

• Visitante
« Resposta #42 Online: 15 de Julho de 2006, 19:28:12 »
veja que se tratando de crença, nao importa o nome que se da a crença, todas sao tratadas igualmente para o ceticismo, que é a de se nao existe, nao existe!.

O oposto de crença é descrença! E a base do Ceticismo não é uma e nem outra é a dúvida, a busca pelo conhecimento. Se o Ceticismo crer ou descrer em algo que não esteja devidamente comprovado, não estará matando uma dúvida sem justificativa?
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 19:41:25 por Luz »

Luz

• Visitante
« Resposta #43 Online: 15 de Julho de 2006, 19:51:18 »
Não entendi sua argumentação. O que exatamente você está querendo discutir sobre estes atributos? Perfeição para mim, por exemplo, é mais um atributo que depende de um julgamento estético do que algo que dependa de evidências ou ceticismo.

Tratamos dessas coisas, na maior parte das vezes, sem atentar para o fato de que talvez nem sequer existam ou que pelo menos, ainda careçam de uma definição melhor. Quando, por exemplo, dizemos que o espaço é infinito (estou apenas sugerindo), que talvez o Universo seja eterno, no caso de um Universo que expande e contrai infinitamente, sem começo e nem fim, etc.

Offline Vendetta

• Nível 02
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Julho de 2006, 19:52:29 »

Simples, teístas nunca irão aceitar a inexistência de deus, ateistas nunca irão aceitar uma possivel existencia de deus... ainda mais quando não se tem nem evidências... é inútil colocar um ateu e um teista discutirem isso, então o ceticismo seria a melhor maneira por mecher com provas e evidencias. Dai a pergunta: E que diferença faria? não existem provas para ambos os casos..

Então cabe a ciencia, nesse caso, provar que as manifestações divinas, milagres e essas coisas não passam de farça ou meros fenômenos da natureza. Por ai teriamos uma evidência da não existencia de um ser divino.

isso é oque eu penso.
“Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” Albert Einstein

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #45 Online: 15 de Julho de 2006, 19:54:00 »
Quaisquer questões. Por exemplo, digamos que você proponha uma nova idéia "teísta" e eu seja uma ateísta forte.
O que você considera uma "idéia 'teísta'"?

Acho que talvez seja a melhor pessoa para me responder. Considero teísmo e ateísmo ideologias em torno de deus, mas não considero o ceticismo a ideologia da dúvida, mas sim um processo de filtragem de informações. Estou errada?
Se entendi a dúvida, sim. Teísmo e ateísmo não são ideologias, mas crença ou ausência de crença. E ceticismo poderia ser visto como ideologia da dúvida sim.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #46 Online: 15 de Julho de 2006, 19:55:29 »
Pelo visto você está com um problema de conceitos.

Luz

• Visitante
« Resposta #47 Online: 15 de Julho de 2006, 20:01:19 »
O que você considera uma "idéia 'teísta'"?

Eu não considerei a idéia propriamente, apenas como sugestão, tipo uma teoria "nova" que ainda não tenha sido proposta ou apenas uma lógica que tornasse a coisa "palpável".

Luz

• Visitante
« Resposta #48 Online: 15 de Julho de 2006, 20:06:30 »
Então cabe a ciencia, nesse caso, provar que as manifestações divinas, milagres e essas coisas não passam de farça ou meros fenômenos da natureza. Por ai teriamos uma evidência da não existencia de um ser divino.

isso é o que eu penso.

Eu também penso, com um pequena resslava: manisfestações divinas, milagres e etc comprovam a falsidade alegada pelas "religiões". E alguém pode defender a existência de um deus fora dos contextos religiosos, que é o deus que eu, por exemplo, acho mais possível de exitir, caso realmente exista um deus.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #49 Online: 15 de Julho de 2006, 20:09:24 »
Citação de: Vendetta
A prova científica de que milagres e manifestações atribuidos a um deus são farsas não evidenciam a inexistência de um ser divino.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!