Autor Tópico: Clube Cético, Clube Ateu ou Clube Teísta (...)?  (Lida 20530 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Clube Cético, Clube Ateu ou Clube Teísta (...)?
« Resposta #75 Online: 15 de Julho de 2006, 22:18:16 »
Nenhum deles, ainda bem. Porque é muito mais fácil enganar os sentidos do que a Lógica.

Puxa! Ainda bem, estava começando a questionar a realidade da "razão".
É que a citação dizia que a realidade se limita aos cinco sentidos.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #76 Online: 15 de Julho de 2006, 22:20:57 »
Nenhum deles, ainda bem. Porque é muito mais fácil enganar os sentidos do que a Lógica.

Puxa! Ainda bem, estava começando a questionar a realidade da "razão".
É que a citação dizia que a realidade se limita aos cinco sentidos.

Eu diria que essa limitação é a da ciência, mas acrescento aos sentidos a tecnologia.
Se eu não sei eu não digo nada.

Luz

• Visitante
« Resposta #77 Online: 15 de Julho de 2006, 22:24:58 »
Eu diria que essa limitação é a da ciência, mas acrescento aos sentidos a tecnologia.

Acho que o mais justo seria não a limitação da Ciência, embora a Ciência tenha suas limitações, mas a limitação da possibilidade de comprovação, e claro, com auxílio da tecnologia.

blue pill

• Visitante
« Resposta #78 Online: 15 de Julho de 2006, 22:27:37 »
é dificil entender isso ?

Não, é fácil. Agora, uma questão de chatismo: com qual dos cinco sentidos físicos nós percebemos a razão?

isso é muito dificil de explicar

se eu nao tivesse nenhum sentido sera que eu ia conseguir pensar ?

blue pill

• Visitante
« Resposta #79 Online: 15 de Julho de 2006, 22:29:36 »
e se eu nao tivesse nenhum sentido eu nao teria nada na minha memória....
sera que da pra pensar assim ?

Luz

• Visitante
« Resposta #80 Online: 15 de Julho de 2006, 22:34:40 »
isso é muito dificil de explicar

se eu nao tivesse nenhum sentido sera que eu ia conseguir pensar ?

Deixe me ver? Se eu não tivesse tato, olfato, paladar, visão e audição... não sei. Acho que essa é uma questão para o Stefano.

Será que se fosse possível um corpo com nenhum dos sentidos, mas com os movimentos involuntários funcionando perfeitamente e nenhuma anomalia a mais no cérebro, seria possível pensar?

Será que existe um caso semelhante?

Luz

• Visitante
« Resposta #81 Online: 15 de Julho de 2006, 22:36:46 »
e se eu nao tivesse nenhum sentido eu nao teria nada na minha memória....
sera que da pra pensar assim ?

Pensar requer memória, necessariamente? Será que a herança genética não poderia fornecer algo?

Luz

• Visitante
« Resposta #82 Online: 15 de Julho de 2006, 22:42:21 »
A questão é simples. Algo não existe até que se prove a sua existência ou que exista indícios suficientes para que haja uma dúvida razoável da sua existência.

Stefano,

Sem ironia, da minha parte, a partir de quando a Ciência adotou esse critério? Foi no século XX, antes ou depois?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #83 Online: 15 de Julho de 2006, 22:55:39 »
Gente, gente. Vocês estão começando a viajar.

Com os sentidos, podemos “perceber” as coisas. O problema é que esses sentidos nos são fornecidos por órgãos humanos e estes podem passar por indisposição ou estresse e fornecer dados errados.

A lógica é uma maneira de se obter dados que não são dependentes de sentimento algum para serem válidos ou não. Nesse caso, os sentimentos só nos serviriam para “perceber” esses dados lógicos.

É por isso que conseguimos analisar a presença de algo que normalmente não podemos perceber, como raios infra-vermelhos por exemplo. Usamos a lógica para analisar os efeitos indiretos causados por tais coisas e conjecturamos sua existência baseado em ferramentas para analisá-los. Com descobertas assim, podemos aprender usar tais coisas em nosso cotidiano, como para enviar dados a um aparelho de televisão por um controle-remoto por exemplo.

Se dependessemos exclusivamente dos nossos sentidos, não teríamos sequer aparelhos de TV ou rádio.

Além do mais, não existem só 5 sentidos. Isso é bobagem. Até parece que a fome e a tristeza não são sentidos.
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 22:58:54 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #84 Online: 15 de Julho de 2006, 22:56:46 »
A questão é simples. Algo não existe até que se prove a sua existência ou que exista indícios suficientes para que haja uma dúvida razoável da sua existência.

Stefano,

Sem ironia, da minha parte, a partir de quando a Ciência adotou esse critério? Foi no século XX, antes ou depois?

A partir do momento que nós humanos começamos a usar a cabeça e nos distanciarmos dos outros primatas.

Luz

• Visitante
« Resposta #85 Online: 15 de Julho de 2006, 22:58:40 »

Eu te falei que ainda ia dar muita batatada por aqui... mas quem não sabe e quer aprender não pode ter vergonha de fazer perguntas estúpidas!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #86 Online: 15 de Julho de 2006, 22:59:33 »

Eu te falei que ainda ia dar muita batatada por aqui... mas quem não sabe e quer aprender não pode ter vergonha de fazer perguntas estúpidas!

Tudo bem, mas o que custa dar uma zapeada na Wikipédia por exemplo? Precisa tentar resolver todas as dúvidas aqui?

Luz

• Visitante
« Resposta #87 Online: 15 de Julho de 2006, 23:03:34 »
A partir do momento que nós humanos começamos a usar a cabeça e nos distanciarmos dos outros primatas.

Eu perguntei isso porque muitas teorias "científicas" já foram embasadas em sei lá o quê no passado. No presente eu não sei, mas acho pouco provável.

Esse algo não existe até que se prove sua existência, nem sempre foi um critério científico. Veja o caso do éter, por exemplo. Não existia tecnologia que pudesse comprovar a existência na época, mas por uma questão de necessidade de explicação trouxeram o tal do éter de volta. E foi preciso suar a camisa para matar o éter de uma vez por todas - séculos!

Por isso foi que perguntei sobre a cronologia da coisa.
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 23:11:47 por Luz »

Luz

• Visitante
« Resposta #88 Online: 15 de Julho de 2006, 23:06:34 »
Tudo bem, mas o que custa dar uma zapeada na Wikipédia por exemplo? Precisa tentar resolver todas as dúvidas aqui?

Eu fui citar a wikipedia lá "Nas palavras de Calr Sagan" o Latorre quase me escomungou! Chamou até os pastores da nova bíblia wiki para dar testemunhos. Fiquei em dúvida, depois vou lá, consulto uma bobagem e a repito aqui - vai todo mundo cair em cima.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #89 Online: 15 de Julho de 2006, 23:07:22 »
Gente, gente. Vocês estão começando a viajar... Até parece que a fome e a tristeza não são sentidos.

Pode explicar melhor o uso da "lógica" no seu post Alenônimo? Não compreendi muito bem.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #90 Online: 15 de Julho de 2006, 23:09:37 »

Stefano,

Onde é dito que a ciência afirma isso? Pode até não assumir que algo exista, mas afirmar que não existe não é lógico, fazer isso nos aproximaria dos outros primatas.
Se eu não sei eu não digo nada.

Luz

• Visitante
« Resposta #91 Online: 15 de Julho de 2006, 23:18:45 »
Onde é dito que a ciência afirma isso? Pode até não assumir que algo exista, mas afirmar que não existe não é lógico, fazer isso nos aproximaria dos outros primatas.

Ah! Isso eu já entendi: "a ausência de evidência não significa evidência de ausência" é uma falácia de Carl Sagan, que inverte o ônus da prova.

Bom, por tudo que me disseram insistentemente a esse respeito, só pode ser. O Carl Sagan é um dos céticos mais falaciosos que existem!

Desculpa Tarcício, eu não penso assim, só estou repetindo o que li nos últimos dias. Ainda não fui convencida dessa lógica! 
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 23:25:34 por Luz »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #92 Online: 15 de Julho de 2006, 23:27:43 »

Stefano,

Desde que ela existe.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #93 Online: 15 de Julho de 2006, 23:33:00 »
Citação de: Luz
Esse algo não existe até que se prove sua existência, nem sempre foi um critério científico. Veja o caso do éter, por exemplo. Não existia tecnologia que pudesse comprovar a existência na época, mas por uma questão de necessidade de explicação trouxeram o tal do éter de volta. E foi preciso suar a camisa para matar o éter de uma vez por todas - séculos!
No caso do éter (que não tem nada a ver com o composto químico ), ele seria uma substância hipotética que explicaria entre outras coisas a propagação da luz, já que acreditava-se que ela precisaria de um meio para se propagar, como o som. Havia, portanto, uma evidência a seu favor, que foi depois considerada insuficiente pois não há necessidade de tal meio.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Luz

• Visitante
« Resposta #94 Online: 15 de Julho de 2006, 23:41:05 »

Desde que ela existe.

Então a Ciência usa dois pesos e duas medidas:

Depois de vários séculos o éter, conceito que surgiu nos tempos antigos, tomou uma conotação propriamente científica quando o físico e astrônomo holandês Christian Huygens (1629-1695) formulou a teoria ondulatória da luz, na Academia de Ciências de Paris, em 1678.

Ou seja: não havendo explicação, inventou-se uma.

Como explicar que a luz se propagava no vácuo, sem um meio material capaz de transportar suas ondas, como havia sido proposto por Huygens? Diante deste dilema, Huygens recorreu à velha idéia do éter - meio no qual se propagariam as ondas luminosas.

A fonte é a wikipedia, não é das mais confiáveis, mas é a que me indicaram sobre a Teoria da Relatividade Geral.
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 23:42:47 por Luz »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #95 Online: 15 de Julho de 2006, 23:42:01 »
Leia o meu post anterior.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #96 Online: 15 de Julho de 2006, 23:42:50 »

Stefano,

Mas que p*rra! Como certas coisas pode não existir? Só porque você acha que não podemos ter a certeza de tudo, não se pode afirmar nada?

Esse seu papo está começando a me irritar. Se você duvida até da sua sombra, isso é um problema seu. Não da ciência.

Luz

• Visitante
« Resposta #97 Online: 15 de Julho de 2006, 23:44:53 »

Entendi, dependendo de como a coisa é interpretada ela não se torna "conveniente"?

E você esqueceu de dizer que a hipótese foi descartada depois de séculos.
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 23:48:05 por Luz »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #98 Online: 15 de Julho de 2006, 23:46:36 »

Desde que ela existe.

Então a Ciência usa dois pesos e duas medidas:

Depois de vários séculos o éter, conceito que surgiu nos tempos antigos, tomou uma conotação propriamente científica quando o físico e astrônomo holandês Christian Huygens (1629-1695) formulou a teoria ondulatória da luz, na Academia de Ciências de Paris, em 1678.

Ou seja: não havendo explicação, inventou-se uma.

Como explicar que a luz se propagava no vácuo, sem um meio material capaz de transportar suas ondas, como havia sido proposto por Huygens? Diante deste dilema, Huygens recorreu à velha idéia do éter - meio no qual se propagariam as ondas luminosas.

A fonte é a wikipedia, não é das mais confiáveis, mas é a que me indicaram sobre a Teoria da Relatividade Geral.

Depois que eu digo que você está nos ignorando você não acredita!

Stefano disse muito bem que haviam motivos para se acreditar que havia um éter luminífero. Até então se achava que, assim como o som, a luz precisava de um meio para se propagar. Hoje a idéia é descartada porque não existe nenhum traço de nenhuma matéria que formasse o éter.

Leia antes de postar!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #99 Online: 15 de Julho de 2006, 23:49:02 »

Entendi, dependendo de como a coisa é interpretada ela não se torna "conveniente"?

Não tem nada de conveniência!

Havia uma idéia de que deveria haver um éter para propagar a luz. Antes não havia como saber se o éter realmente existia ou não. Hoje nós sabemos que não existe o éter porque não há nenhuma matéria que mostre que ele exista de fato. Hoje nós pudemos testar a teoria.

Que parte você não entendeu?!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!