Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174839 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Deus existe?
« Online: 01 de Agosto de 2006, 12:01:49 »

Deus existe?
"Crítica da Razão Pura", tem sido comum para as pessoas pensantes insistir que é impossível provar a existência de Deus. Na verdade, essa afirmação tem sido elevada ao nível de dogma, na cultura intelectual das pessoas. A razão que me faz saber que isso é considerado um dogma inquestionável é a reação que eu provoco quando trago a tona essa questão. Quando alguém diz: "Você não pode provar a existência de Deus", tenho vontade de perguntar: "Como você sabe? Você acabou de me conhecer! Como você sabe o que eu posso fazer ou não?"
O que a maioria das pessoas quer dizer quando pronunciam essa afirmação? A maior parte das pessoas quer dizer que eu não posso dar um argumento filosófico para a existência de Deus que convença todo os seres pensantes. É impossível dar um argumento que possa forçar uma concordância, então o problema continua. Se o meu argumento não convencer o ateu mais ardente, eles dizem, então não provei a existência de Deus. Enquanto não convencer tal ateu a acreditar, meus argumentos não podem ser considerados como uma prova. Ora, se eles não podem ser considerados como provas, para que servem?
Eu concordo que não posso dar um argumento que convença todo ser pensante. Mas o que isso me diz? Diz qualquer coisa a respeito de Deus? Não. Diz mais sobre a natureza da prova do que sobre a existência de Deus. Eu não posso dar um argumento que convença qualquer um, sem a possibilidade de dúvida, de que Deus existe. Mas isso não é problema. Veja, eu não posso dar argumento a favor de nenhuma conclusão filosófica interessante que seja aceito por todos sem a possibilidade de dúvida.
Eu não posso provar, sem que haja a possibilidade da dúvida - de uma forma que convença todos os filósofos - que as montanhas rochosas estejam realmente aqui, como um objeto independente da mente. Eu não posso provar que o universo inteiro não tenha passado a existir cinco minutos atrás e que todas as nossas aparentes memórias não sejam ilusões. Eu não posso provar que as outras pessoas que você vê no campus tenham mentes. Talvez sejam robôs super inteligentes.
Não há nenhuma conclusão filosófica interessante que possa ser provada sem que haja a possibilidade de dúvida. Assim, o fato de o argumento que defende a existência de Deus não produzir certezas matemáticas não enfraquece certamente por si só a possibilidade da existência de Deus. Apenas coloca a questão da existência de Deus na mesma categoria que outras questões tais como a da existência de um mundo externo independente da mente e a questão de como sabemos que as outras pessoas têm mentes.
Isso significa que os argumentos para a existência de Deus são inúteis? De modo algum. Claro, eu não posso dar um argumento que convença todo ser pensante, mas isso não significa que eu não tenha uma boa razão para acreditar em Deus. Na verdade, algumas das minhas razões para acreditar em Deus podem ser persuasivas para você. Mas, mesmo se você não for convencido a acreditar que Deus existe, meu argumento não será inútil. É razoável acreditar que as montanhas sejam reais e nossas memórias sejam geralmente confiáveis e que outras mentes existam. É razoável acreditar nessas coisas mesmo que elas não possam ser provadas. Talvez alguns de meus argumentos sobre a existência de Deus irão persuadir você que acreditar em Deus é razoável.
Assim, como podemos saber que Deus existe? Ao invés de procurar conclusões acima da possibilidade de dúvida, pesamos as evidências e consideramos as alternativas. Que alternativa corresponde melhor à evidência?
Abraços e boas reflexões.
Aguardo argumentos.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Deus existe?
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2006, 12:24:29 »
Erivelton, quando der, dê uma passadinha no tópico de apresentações, na seção "Papo-Furado" e fale um pouco sobre você...

Ah... e seja bem vindo... :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2006, 12:27:10 »
Existem vários argumentos que provam definitivamente que Deus existem. Também existem vários argumentos que provam definitivamente que Deus não existe. Todos com com lógica impecável. Qual é o problema com os argumentos de ambas as categorias? As premissas. Para elaborar um argumento você depende de boas premissas, mas para seu argumento ser aceito, a outra pessoa vai ter que aceitar as suas premissas. Se você quiser que seu argumento seja universalmente aceito, é bom você conseguir um jeito de provar as suas premissas.

Eu sou um agnóstico, eu jogo no time dos que não acreditam que se possa provar que Deus existe e nem que ele não existe, mas as razões para esse meu posicionalmente são menos filosóficas do que científicas. Eu acredito que a melhor forma de se alcançar as verdades sobre a vida, o universo e tudo o mais é através da examinação científica, empírica, da realidade. Teorias sobre como funciona o mundo são muitos úteis para a ciência, mas elas só sobrevivem na medida em que são confrontadas com a realidade observável através de experimentos.

Geralmente a ciência é uma ferramenta excepcional, mas infelizmente ela também tem limites. Um desses limites, pelo menos atualmente, é observar os bastidores de universo, o que inclui se determinar se o uiverso é ou não produto da criação de uma entidade inteligente. Nossas ferramentas não alcançam até lá e essa parece ser uma área eternamente fora de nosso alcance. Também estão longe do escrutínio científico a análise das premissas desses tantos argumentos que provam e que desprovam que Deus existe. Não temos evidência factual; e se contra fatos não há argumentos, o que sobra então são argumentos contra argumentos. Argumentos esses geralmente desenvolvidos por alguém que já tinha sua própria opinião sobre o assunto e os criou na medida para confirmar as suas próprias expectativas acerca do tema.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2006, 12:43:32 »
Ah, gente, pera lá, esse titulo é clichê demais!

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2006, 13:46:25 »
Depende do que você conceitua como Deus, para os panteístas Deus é o universo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:19:14 »
Deus pode ser muitas coisas:

Deuses históricos ou religiosos não só podem ser provados como sendo falsos, como já foram. Isso mesmo. Jesus Cristo nunca existiu. Deus nunca existiu. Alá nunca existiu. E isso tudo pode ser provado analisando as alegações que aparecem em seus respectivos livros sagrados, que não combinam com a realidade.

O Deus Panteísta não passa de um eufemismo para universo. Não vejo razões para se mudar a palavra "universo" para "deus". Panteístas são bobos.

O Deus das Lacunas é o único que tem o mínimo de probabilidade de existir. Mas o mínimo é bem menos que o mínimo do mínimo, pois é uma alegação extraordinária que exigiria uma explicação extraordinária, mais complexa do que o nosso próprio universo. E também não pode ser falseada. Por isso é completamente descartada pelos céticos.

Se formos olhr por cima, a resposta à pergunta "Deus existe?" é…
não!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2006, 16:29:18 »
Ninguém sabe se deus existe porque não existem respostas científicas ou filosóficas que possam responder a essa pergunta no momento – o campeonato está em andamento. O que sabemos é que existem teístas – aqueles que acreditam em algum tipo de deus, ateístas – aqueles que não acreditam em nenhum tipo de deus e céticos – aqueles que não acreditam e nem desacreditam porque têm dúvidas, cogitando ambas as possibilidades.

Isso é como fazer aposta numa final de campeonato. João torce para o Flamengo, José para o Vasco e Maria não gosta de perder dinheiro. João e José estão tentando convencer Maria a apostar no seu time. Cada um deles aponta diversos motivos por que está convicto que seu time irá ganhar, mas o que para eles parecem fortes evidências, para Maria não passa de indícios, pois Maria não torce nem para o Vasco e nem para o Flamengo. Pelo pouco que entende de futebol Maria sabe que não se deve levar em conta tudo o que se sabe sobre futebol, pois uma final, contra todas as expectativas tem o poder “inexplicável” de ressuscitar cachorro morto. Maria conclui que os indícios apontam para uma vitória do Vasco, mas se mantém cética, pois cogitando ambas as possibilidades tem dúvidas de qual dos dois irá levantar o caneco e não gosta de perder dinheiro.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:26:50 »
Luz, daqui pra frente vou te chamar de Maria! :D
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2006, 18:48:48 »
Luz, daqui pra frente vou te chamar de Maria! :D

Pode!  :hihi:   mas se me chamar de vascaína ou flamenguista te denuncio pro moderador!   :biglol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2006, 18:50:49 »
Isso é como fazer aposta numa final de campeonato. João torce para o Flamengo, José para o Vasco e Maria não gosta de perder dinheiro. João e José estão tentando convencer Maria a apostar no seu time.

Não me fale nesse jogo  :(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2006, 18:54:22 »
por quê? qualquer vaga lembrança do santos te faz tremer?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2006, 20:23:05 »
Santos? Estou falando do Flam*ngo! Felizmente a urubuzada vai cair pra segundona e Vasco vai conquista a vaga pra Libertadores pelo Campeonato Brasileiro mesmo :P

Marcelo

• Visitante
« Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2006, 02:14:33 »

Deus existe?
"Crítica da Razão Pura", tem sido comum para as pessoas pensantes insistir que é impossível provar a existência de Deus...
Aguardo argumentos.

Erivelton, vc por aqui também! To vendo que aqui vai ser o principal porto de chegada do pessoal da ateus.net...hehehe
Bom Erivelton, já discutimos muito isto, porém a questão é: fatos, vc possui fatos? O que produz evidências são fatos. Então a questão seguinte seria: o que são fatos pra vc? Sentir, intuir, ter fé? Ou algo que eu possa deduzir utilizando meu raciocínio e aquilo que o alimenta, os meus cinco sentidos?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2006, 09:32:56 »

Eu sou um agnóstico, eu jogo no time dos que não acreditam que se possa provar que Deus existe e nem que ele não existe, mas as razões para esse meu posicionalmente são menos filosóficas do que científicas.

Mas pessoalmente vc acredita ou não em Deus? Pois o “fato” de não ser provado ou “provado”, não descarta uma resposta “sim” ou “não” para a pergunta acima. 

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2006, 10:46:50 »
Pra saber se deus existe, é necessário primeiro definir oq é deus.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2006, 10:56:56 »
Santos? Estou falando do Flam*ngo! Felizmente a urubuzada vai cair pra segundona e Vasco vai conquista a vaga pra Libertadores pelo Campeonato Brasileiro mesmo :P

Off topic (on)
E o Cruzeiro vai ser "BI"  ;P   e o "atlético" vai cair para a terceirona...  :histeria:  mas pera aí. Eu não era cética?  :biglol:
Off topic (off)

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2006, 11:06:49 »

Como assim? Então é só definir para saber se existe? Se chegarmos à conclusão que nenhuma das definições existe, isso significa que não existe nenhuma definição possível ou significa que deus não existe por que não há definição?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Agosto de 2006, 11:17:44 »
A definição quase sempre é essa, então trabalharemos com ela:

Imutável, onisciente, onipotente, onipresente e infinitamente bom.

Essas são as maiores características de um Deus. E a prova de que isso é impossível...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2006, 11:32:32 »

Como assim? Então é só definir para saber se existe? Se chegarmos à conclusão que nenhuma das definições existe, isso significa que não existe nenhuma definição possível ou significa que deus não existe por que não há definição?

Não, eu disse que definir é o ponto inicial pra qualquer pensamento a respeito da existencia ou não de deus. Sem uma definição, como podemos opniar a respeito?

A ideia de deus é muita vaga, pode ser qualquer coisa, e eu tenho a certeza de que se existe algo consciente que é criador, ou arquiteto do universo, isso não chega nem perto do que agente tem o poder de imaginar, nós somos completamente limitados. E é por isso que eu sou agnóstico.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2006, 11:48:47 »

Não, eu disse que definir é o ponto inicial pra qualquer pensamento a respeito da existencia ou não de deus. Sem uma definição, como podemos opniar a respeito?

A ideia de deus é muita vaga, pode ser qualquer coisa, e eu tenho a certeza de que se existe algo consciente que é criador, ou arquiteto do universo, isso não chega nem perto do que agente tem o poder de imaginar, nós somos completamente limitados. E é por isso que eu sou agnóstico.

Eu concordo com você, mas indiferente da definição o fato é que teístas acreditam em "algum tipo" de deus e ateístas não acreditam em "nenhum tipo" de deus. E a questão é que acreditando ou não em "qualquer tipo" de deus, não temos como saber se existe ou não, tudo que podemos fazer é cogitar as diferentes definições - o que não modifica nada para o cético e agnóstico que permanecem na dúvida se existe ou não algum tipo de deus. Entendeu?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2006, 13:09:57 »

Mas pessoalmente vc acredita ou não em Deus? Pois o “fato” de não ser provado ou “provado”, não descarta uma resposta “sim” ou “não” para a pergunta acima. 

Eu não acredito em Deus. Quando tratamos de seres não cogniscíveis pela ciência eu sou cético por default. Basicamente justifico essa descrença até que se prove o contrária através da Navalha de Ockham, por que complicar demais as coisas fazendo um monte de suposições desnecessárias? Mas a Navalha é uma ferramenta útil, ela não é a verdade absoluta, ela não prova nada. Deus pode muito bem existir, o que a Navalha me diz é que eu não tenho motivos para preferir acreditar em Deus do que num Unicórnio Rosa Invisível indetectável morando debaixo da minha cama.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2006, 13:36:11 »

Engraçado, é exatamente por isso que sou ateu. Como um único ser organizaria todos os átomos, na forma em que estão organizados, distribuídos pelo universo exatamente como estão e altera-los como bem entender?
Aceitar algo desse tipo é o mesmo que aceitar um sapo com o cabelo moecano que toca guitarra ou um coelho verde-reluzente, onipresente, invisível que está no ombro de cada um aqui agora. Não podemos provar que o coelho existe e nem podemos provar o contrário...   

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2006, 14:57:05 »
Todas as vezes que cogito a possibilidade de existir ou de não existir um deus, fico com aquela sensação de "mas posso estar enganada". Não é questão de querer, de tomar uma decisão. Já tomei a decisão várias vezes: vou acreditar em deus a partir de hoje, aí no outro dia eu penso - mas posso estar enganada, aí decido não acreditar mais em deus, mas no dia seguinte... então, eu desisti de tomar uma decisão, pois sempre duvido dela.  :hmph:  Tô deixando esse problema com a Ciência, quem sabe um dia ela não resolve isso para mim?   :D

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2006, 16:24:25 »
Todas as vezes que cogito a possibilidade de existir ou de não existir um deus, fico com aquela sensação de "mas posso estar enganada". Não é questão de querer, de tomar uma decisão. Já tomei a decisão várias vezes: vou acreditar em deus a partir de hoje, aí no outro dia eu penso - mas posso estar enganada, aí decido não acreditar mais em deus, mas no dia seguinte... então, eu desisti de tomar uma decisão, pois sempre duvido dela.  :hmph:  Tô deixando esse problema com a Ciência, quem sabe um dia ela não resolve isso para mim?   :D

A ciencia NUNCA vai provar a existencia de um deus. Porque deus é tudo, não uma parte. Quanto a isso, vc pode ter certeza.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 02 de Agosto de 2006, 16:33:08 »
A ciencia NUNCA vai provar a existencia de um deus. Porque deus é tudo, não uma parte. Quanto a isso, vc pode ter certeza.

Tenho minhas dúvidas sobre o limite do poder da Ciência. O ser humano sempre tem uma ilusão de sua própria época, acreditando que chegamos muito perto desse limite! Eu não acredito nisso!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!