- se existir um deus, que diferença fará em sua opinião?
Enquanto eu não souber que existe ou não um deus não faz diferença e é por isso mesmo que não sou nem teísta e nem ateísta, mas cogito possibilidades. O fato não é que eu não queira acreditar ou deixar de acreditar, o fato é que simplesmente não consigo acreditar ou deixar de acreditar.
- você vive preocupada em saber sobre a existência de "fadas", "dragões na garagem", etc?
Não, mas também não vivo preocupada em saber sobre a existência de deus. Apenas acho o assunto interessante, gosto de escutar diferentes pontos de vista - afinal, isso é algo que faz parte da minha realidade, estou cercada de pessoas que acreditam ou não na existência de um deus em qualquer lugar que eu vá.
Mesmo você não podendo provar a inexistência de um deus, o que te leva a imaginar a existência do mesmo, se não há também qualquer prova sequer?
Para falar a verdade, diversos fatos, pontos de vista, conhecimentos, experiências, diversos escritores, diversas lacunas, mas que não provam nada, então questiono.
Qualquer "ser" com características semelhantes, imperceptível, também escapa de qualquer prova científica. Então uma boa alternativa seria viver indiferente a isto, cogitando sua inexistência, do que começar a acreditar em qualquer hipótese não falseável.
Seria uma boa alternativa, como falei, se assunto não me interessasse e se não fizesse parte da minha realidade diarimanente. Tudo o que foi construído em torno disso, na minha opinião, é patrimônio universal da humanidade, é história. Pode não ser para muitos, mas gosto bastante de história universal e não dá para separar as coisas.