Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174842 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Deus existe?
« Resposta #75 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:26:11 »
Procure seguir uma lógica de raciocínio. A fé começou com a religião mais antiga do mundo.(o judaísmo). Jesus Cristo existiu sim.

Judaísmo não é a religião mais antiga do mundo. Nem o Zoroatrismo, da qual o Judaísmo deriva. ;) E isso por si só não prova que Jesus existiu. A estória de Jesus é bem similar a dos deuses Mitra, Osiris e Dionísio, o que indica que Jesus foi inventado para pescar pessoas das religiões que acreditavam neles.

Foram escritos 4 evangelhos e 21 cartas referentes a seus ensinamentos.

Foram escritos mais de 1.000 gibis sobre o Super Homem e vários livros sobre Sherlock Holmes. Eles não existem.

Alguns escritores romanos falaram sôbre Jesus.

Até hoje falam dele. E daí?

Quem estuda os evangelhos sabe que ele existiu, pois suas palavras foram escritas por 4 diferentes escritores em lugares e épocas diferentes e todas estão em concordância.

Eu tenho um filme que mostra que não.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #76 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:27:43 »
Como eu havia dito anteriormente, comparar dessa forma não é afirmar que deus não existe.

E se negar a existência de um (ou mais, não sei porque a fixação em um só) deus criador é "inserir uma explicação". estamos inserindo a explicação, de que as (ou algumas) florestas não são cuidadas pelas fadas, ao negar que existem fadas. Ou de que não façam qualquer coisa que qualquer um suponha que façam.  

Sabemos o suficiente sobre as florestas, cientificamente, mas não sabemos o suficiente sobre o Universo - só estou defendendo meu ceticismo - isso é, esperando provas para tomar uma decisão.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #77 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:28:59 »
A comprovação dos fatos estão na montagem histórica da fé religiosa. Quem estuda se convence das veracidades. A fé é a gasolina do cristão. Existe muita luta até o final.
Abraços

O contrário. Quem estuda percebe que é tudo balela. Estude você mesmo. Tenho textos separados no site da Ateus do Brasil (que tenho certeza que você não vai ler por estar morrendo de medo de perceber que caiu em uma pegadinha de 2.000 anos) que mostram isso. E são vários, com citações bíblicas e tudo mais.

Reconheça que você não sabe mais que alguns versos sortidos. Você não leu a Bíblia. Se tivesse lido, não argumentaria feito um leigo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #78 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:32:13 »
Deus é uma ciência que está fora do alcance da visão humana.

Então por que os humanos são obrigados a acreditar nela?

Por que convenientemente Deus é uma ciência que não está ao alcance da visão humana? Eu sei: porque Deus não existe.

Deus é uma energia na qual a ciência não consegue explicar.

Geralmente quando a ciência não consegue explicar uma alegação, essa alegação é tida como falsa. Entendeu ou preciso desenhar?

Para se entender Deus é preciso unir nossa consciência a uma energia chamada fé que está dentro da alma em nossa memória. Esta energia é que mantém a natureza em equilíbrio. Que mantém a matéria em vida.

Isso é viagem ascencionista. Uma desculpa para exigir que as pessoas se entorpeçam com pensamentos insistentes. Por Deus não pode fazer parte da realidade como todo o resto das coisas? Por que precisa dessa frescura de fé, energia e essas merdas todas? Ele não é de verdade, porra? Que apareça logo!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #79 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:34:35 »
Bom, mas ao afirmar que não existem fadas, não estamos inserindo nada na realidade, mas se afirmarmos que não existe deus estamos inserindo na realidade a explicação que o Universo não foi criado. E que eu saiba a Ciência ainda não nos informou disso. Portanto ao compararmos deus com fada estamos inserindo algo na realidade.

Nananinanão. Se dissermos que as fadas são responsáveis pela saúde da Floresta Amazônica, negá-las seria dizer que a Floresta cresce sozinha.

Entendeu? ;)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #80 Online: 05 de Agosto de 2006, 21:43:25 »

Alenônimo,

Poderia me passar o link para download do filme?

« Última modificação: 05 de Agosto de 2006, 21:45:10 por questionador »

Luz

• Visitante
« Resposta #81 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:02:54 »

Nananinanão. Se dissermos que as fadas são responsáveis pela saúde da Floresta Amazônica, negá-las seria dizer que a Floresta cresce sozinha.

Entendeu? ;)

Nananinanão. Se dissermos que as fadas são responsáveis pela Floresta Amazônica estamos inserindo algo em uma realidade sobre a qual sabemos o suficiente para dizer que as Florestas não precisam do cuidado das fadas - já sobre o Universo não sabemos tanto quanto sabemos sobre as florestas - por isso comparar deus com fadas não é uma boa analogia.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:18:58 »
por isso comparar deus com fadas não é uma boa analogia.

No sentido de que não há a menor evidência, e nem mesmo indício, a respeito de ambos, é sim, uma boa analogia.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 05 de Agosto de 2006, 22:22:25 »
Como eu havia dito anteriormente, comparar dessa forma não é afirmar que deus não existe.

E se negar a existência de um (ou mais, não sei porque a fixação em um só) deus criador é "inserir uma explicação". estamos inserindo a explicação, de que as (ou algumas) florestas não são cuidadas pelas fadas, ao negar que existem fadas. Ou de que não façam qualquer coisa que qualquer um suponha que façam.  

Sabemos o suficiente sobre as florestas, cientificamente, mas não sabemos o suficiente sobre o Universo - só estou defendendo meu ceticismo - isso é, esperando provas para tomar uma decisão.

Não quero te obrigar a tomar alguma decisão, muito menos atacar seu ceticismo :D

Mas ainda vejo da mesma forma. Pode-se tanto dizer que se sabe o suficiente do universo para poder dizer seguramente que não foi inventado (no mesmo grau de certeza que se explica as coias sem a ação de seres etéreos cuidando das florestas, não como "prova da inexistência" deles).

E pelo outro lado, pode-se dizer que se supõe saber muito sobre as florestas - tal como já se supôs que a Terra fosse plana - mas na verdade não conhecemos detalhes menores dos microcosmos que compõem as florestas, sinta-se livre para inserir qualquer especulação interdisciplinar mais selvagem ou moderada com as quais puder divagar aqui, para dizer que não sabemos tudo sobre as florestas... isso se atendo apenas à fadas, mas pode-se imaginar outras coisas diversas, onde quer que não explique-se, e propor como explicação um pequeno "deusinho" com poderes menores, seres que talvez até culturas antigas tenham se dado conta de formas que não podemos ainda compreender exatamente, e usado de base para o que hoje supomos que sejam apenas lendas, folclore regional.

Luz

• Visitante
« Resposta #84 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:18:14 »

No sentido de que não há a menor evidência, e nem mesmo indício, a respeito de ambos, é sim, uma boa analogia.

Não é uma boa analogia, não – pois há evidências de que não existem fadas devido ao conhecimento científico que existe sobre a flora e fauna. Já sobre deus não há evidência de que não exista uma vez que o conhecimento científico que temos não comprova que o Universo não possa ter sido criado e nem o contrário.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #85 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:23:21 »
Não é uma boa analogia, não – pois há evidências de que não existem fadas devido ao conhecimento científico que existe sobre a flora e fauna. Já sobre deus não há evidência de que não exista uma vez que o conhecimento científico que temos não comprova que o Universo não possa ter sido criado e nem o contrário.

Mas as evidências atuais dizem que existe ou não um criador?
E seu eu disser que foi a FADA que criuou o Universo?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:27:54 »

O Duran se antecipou a mim.
Taí. E se foram elas que criaram o Universo?  :D

E se for, estamos em boas mãos. Pelo que me consta, elas não são muito ligadas nesses casos de Dilúvios, Infernos, Pecado Original, etc. etc. etc.
Parece que elas são mais "largadonas".  :ok:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2006, 23:29:57 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #87 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:54:12 »
E se...

- Nosso Universo, na verdade, é um “aquário espacial” feito por alienígenas que estão brincando de cultivar seres humanos?

- A Terra em que vivemos é um elétron; o Sol é um conjunto de prótons e nêutrons; nosso sistema planetário como um todo é um átomo de flúor gigantesco? Os físicos modernos discordam de tal afirmação, mas isso acontece porque o homem ainda não possui tecnologia suficiente para observar e analisar a realidade de modo preciso.

Luz, percebe que afirmações desse tipo não levam a nada? Não há como desmentir isso e invocar Deus para preencher lacunas em nosso conhecimento não avança o saber de maneira alguma.

Como não há evidência NENHUMA de fada, deus, cogumelo gigante, mosnstro spaghetti e alienígenas criadores, não há porque insistir nisso. E, pelo que eu saiba, ninguém que estuda a origem do universo leva essas elocubrações em consideração em suas pesquisas.

O mais honesto a dizer sobre a origem do Universo é: não sei!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Luz

• Visitante
« Resposta #88 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:55:58 »
Mas as evidências atuais dizem que existe ou não um criador?
E seu eu disser que foi a FADA que criuou o Universo?

Bom, que eu saiba, as evidências atuais não dizem que sim, nem dizem que não - então aproveita que você ainda pode acreditar que foi a FADA que criou o Universo!   :D

O Duran se antecipou a mim.
Taí. E se foram elas que criaram o Universo? 

E se for, estamos em boas mãos. Pelo que me consta, elas não são muito ligadas nesses casos de Dilúvios, Infernos, Pecado Original, etc. etc. etc.
Parece que elas são mais "largadonas". 

Eu estou achando que vocês estão lendo o "livro sagrado das fadas" e não estão me contando toda a verdade sobre o Universo!   :D

Bom, mas nesse caso eu diria que não "fadista" e nem "afadista"!   ::)

Luz

• Visitante
« Resposta #89 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:02:30 »

Eu estou tentando dizer isso desde que me inscrevi aqui - mas todas as vezes que me atrevo a dizer que não sei sobre a origem do Universo e consequentemente não sei se deus existe, por isso não sou teísta e nem ateísta, mas cogito ambas as possibilidade.... ah! o negócio vira um problema! Ser cético não é fácil, nem teístas e nem ateístas me apóiam, pois duvido dos dois!

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #90 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:09:10 »

Eu estou tentando dizer isso desde que me inscrevi aqui - mas todas as vezes que me atrevo a dizer que não sei sobre a origem do Universo e consequentemente não sei se deus existe, por isso não sou teísta e nem ateísta, mas cogito ambas as possibilidade.... ah! o negócio vira um problema! Ser cético não é fácil, nem teístas e nem ateístas me apóiam, pois duvido dos dois!

Porque você insiste em citar "deus"!
E "deus" é uma hipótese tão válida quanto as fadas, os cogumelos gigantes e os alienígenas.

Vou repetir o parágrafo que escrevi no post acima:

Como não há evidência NENHUMA de fada, deus, cogumelo gigante, monstro spaghetti e alienígenas criadores, não há porque insistir nisso.

Luz

• Visitante
« Resposta #91 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:31:56 »

Ih! Mas que implicância com deus!  :|

Eu insisto apenas porque "deus" é o tema central do teísmo e ateísmo. Afinal, estamos no fórum "Deus existe?" dentro de "Ateísmo". Por que eu não deveria citar deus se o assunto é extamante esse?  :hein:

Você é que tá colocando fadas, cogumelos e alienígenas na mesma panela!   :?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #92 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:40:19 »

Ih! Mas que implicância com deus!  :|

Eu insisto apenas porque "deus" é o tema central do teísmo e ateísmo. Afinal, estamos no fórum "Deus existe?" dentro de "Ateísmo". Por que eu não deveria citar deus se o assunto é extamante esse?  :hein:

Você é que tá colocando fadas, cogumelos e alienígenas na mesma panela!   :?

Coloco porque são igualmente válidos como criadores do universo, que pelo que parece, é único papel que restou ainda para deus.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #93 Online: 06 de Agosto de 2006, 00:42:53 »
Luz escreveu:
consequentemente não sei se deus existe, por isso não sou teísta e nem ateísta

- se existir um deus, que diferença fará em sua opinião?
- você vive preocupada em saber sobre a existência de "fadas", "dragões na garagem", etc?

Mesmo você não podendo provar a inexistência de um deus, o que te leva a imaginar a existência do mesmo, se não há também qualquer prova sequer?

Qualquer "ser" com características semelhantes, imperceptível, também escapa de qualquer prova científica. Então uma boa alternativa seria viver indiferente a isto, cogitando sua inexistência, do que começar a acreditar em qualquer hipótese não falseável.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #94 Online: 06 de Agosto de 2006, 01:07:25 »

Alenônimo,

Poderia me passar o link para download do filme?

Download não. Mas se você quiser procurar por aí, o nome do filme é The God who wasn't there. Um cara chamado Dude Spell fez uma legenda e eu disponibilizei no site da Ateus do Brasil.

Luz

• Visitante
« Resposta #95 Online: 06 de Agosto de 2006, 01:08:39 »
- se existir um deus, que diferença fará em sua opinião?
Enquanto eu não souber que existe ou não um deus não faz diferença e é por isso mesmo que não sou nem teísta e nem ateísta, mas cogito possibilidades. O fato não é que eu não queira acreditar ou deixar de acreditar, o fato é que simplesmente não consigo acreditar ou deixar de acreditar.

- você vive preocupada em saber sobre a existência de "fadas", "dragões na garagem", etc?

Não, mas também não vivo preocupada em saber sobre a existência de deus. Apenas acho o assunto interessante, gosto de escutar diferentes pontos de vista - afinal, isso é algo que faz parte da minha realidade, estou cercada de pessoas que acreditam ou não na existência de um deus em qualquer lugar que eu vá.

Mesmo você não podendo provar a inexistência de um deus, o que te leva a imaginar a existência do mesmo, se não há também qualquer prova sequer?

Para falar a verdade, diversos fatos, pontos de vista, conhecimentos, experiências, diversos escritores, diversas lacunas, mas que não provam nada, então questiono.

Qualquer "ser" com características semelhantes, imperceptível, também escapa de qualquer prova científica. Então uma boa alternativa seria viver indiferente a isto, cogitando sua inexistência, do que começar a acreditar em qualquer hipótese não falseável.

Seria uma boa alternativa, como falei, se assunto não me interessasse e se não fizesse parte da minha realidade diarimanente. Tudo o que foi construído em torno disso, na minha opinião, é patrimônio universal da humanidade, é história. Pode não ser para muitos, mas gosto bastante de história universal e não dá para separar as coisas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #96 Online: 06 de Agosto de 2006, 01:09:19 »

Entendeu? ;)

Nananinanão. Se dissermos que as fadas são responsáveis pela Floresta Amazônica estamos inserindo algo em uma realidade sobre a qual sabemos o suficiente para dizer que as Florestas não precisam do cuidado das fadas - já sobre o Universo não sabemos tanto quanto sabemos sobre as florestas - por isso comparar deus com fadas não é uma boa analogia.

Então tenho uma novidade para você: o universo não demonstra nenhuma evidência concreta de que tenha sido planejado. Não há porquê achar que há um criador e fazer qualquer alegação sobre Deus é passar por cima de muitos resultados de pesquisas astronômicas que já temos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #97 Online: 06 de Agosto de 2006, 01:12:44 »

Luz, se alegarmos que as fadas ficam em uma outra dimensão para se protegerem dos humanos, fica bem parecido com a alegação divina. Não há como ter uma evidência concreta de que elas não estão mesmo por lá.

Luz

• Visitante
« Resposta #98 Online: 06 de Agosto de 2006, 01:12:59 »
Então tenho uma novidade para você: o universo não demonstra nenhuma evidência concreta de que tenha sido planejado. Não há porquê achar que há um criador e fazer qualquer alegação sobre Deus é passar por cima de muitos resultados de pesquisas astronômicas que já temos.

Então já temos evidências concretas de que o Universo não foi projetado, nem foi criado, mas surgiu do nada ou que é eterno e não temporal ou que é infinito e não finito? Quais são? Estou esperando por isso há um tempão!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #99 Online: 06 de Agosto de 2006, 01:20:01 »
Gente, prestem atenção no seguinte: Se algo não pode ser detectado por nenhum meio, simplismente não existe! Isso vale para absolutamente qualquer coisa.

Peguem qualquer alegação e analisem para ver se há alguma coisa que diga "não pode ser detectado pelas pessoas" ou "é imaterial, invisível, atérmico, etc". Se tiver, saibam que é balela. Nem mesmo a matéria escura do universo é indetectável. Nem mesmo os quarks que constituem os átomos. Algo só é indetectável quando não existe!

Insistir no contrário vai contra o ceticismo. Só se pode alegar algo quando se tem evidências. Se descobriu algo novo? Só então vai se alegar qualquer coisa! Não antes, para não colocar o carro na frente dos bois.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!