Autor Tópico: Porque o sacrifícios de animais?  (Lida 17466 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Porque o sacrifícios de animais?
« Resposta #50 Online: 10 de Agosto de 2006, 15:38:49 »
Erivelton, religiões pagãs são muito mais antigas do que o Judaísmo ou o Cristianismo. Com certeza estes copiaram o sacrifício dessas religiões.
.
Eu gostaria que voce me desse uma fonte de informação que afirmasse o que voce está falando.
Se o judaísmo é monoteísta porque copiaria cultos dos povos pagãos?
O judaísmo condena deuses. Os 10 mandamentos prova isto.
O que voce está falando não confere.
Estou esperando voce me provar que o paganismo é mais antigo que o monoteísmo.
Abraços. Erivelton

Use fontes históricas... elas costumam ser mais fidedignas do que fontes religiosas.   :wink:
A questão do dia 25 de dezembro é apenas um exemplo de assimilação de cultos pagões pelo cristianismo.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #51 Online: 10 de Agosto de 2006, 17:58:19 »
Erivelton, religiões pagãs são muito mais antigas do que o Judaísmo ou o Cristianismo. Com certeza estes copiaram o sacrifício dessas religiões.
.
Eu gostaria que voce me desse uma fonte de informação que afirmasse o que voce está falando.
Abraços. Erivelton

Os gregos ou os egípcios serverm?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Agosto de 2006, 01:18:11 »
É amigo, sabia que esse monoteísmo foi construído pelo processo “Zaratustriano”...

E não confie em mim pesquise e veja: Sobre Zaratustra, a influência persa nos babilônios e posteriormente sobre Vishnu.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Agosto de 2006, 01:39:16 »
Tadinha... ela nunca ouviu falar em Akhenaton.

« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 01:41:21 por Spitfire »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 13 de Agosto de 2006, 04:40:22 »
.

Porque o Judaísmo não surgiu do nada; pelo contrário, ele, como toda ou quase toda religião, usou o que já existia antes como base de formação.

O texto original dos dez mandamentos praticamente prova que o Judaísmo original _acreditava_ em outros deuses, mas só aprovava o culto a Javé/Elohim.  É por isso que se diz que o Judaísmo original era monólatra, mas não monoteísta.  O monoteísmo só veio depois, provavelmente por influência do Zoroastrismo.

Esse não é um ponto em verdadeira disputa, Erivelton.

As primeiras religiões monoteístas, pelo que se sabe, foram o culto egípcio a  Aton (que ocorreu por volta do ano 1350 antes da era comum) e o Zoroastrianismo, que é bem posterior (os primeiros registros vem do século V antes da Era Comum).

O Judaísmo (e por extensão as demais religiões abraâmicas) alegam existir "desde o início dos tempos", mas a evidência histórica e arqueológica só encontra evidências de existência de textos sagrados judaicos (os mais antigos dessas tradições) a partir de cerca do ano 600 antes da Era Comum
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 13 de Agosto de 2006, 04:50:18 »
Sacrificar animais aos deuses é um ritual religioso muito antigo que começou segundo os escritos a aproximadamente há 4000 anos aC.
Eu faço algumas perguntas:
1º) Quem criou esta prática o que pensava a respeito?

Provavelmente que era preciso tentar _alguma coisa_ para ter controle sobre as incertezas e medos da existência cotidiana.

2º) Qual era o real significado do sacrifício de animais?

Mostrar (para os deuses e para a sociedade, mas principalmente para si próprios) que o sacrificante era forte e "nobre", que _merecia_ ser benquisto e bem-sucedido.

3º) O que levou o homem a exercer esta prática aos seus deuses?

Uma mistura de vaidade e medo.

4º) Qual a relação entre animais e deuses?

Animais existem e não são facilmente controláveis.  Deuses não existem e precisam de agentes reconhecíveis que atuem na vida cotidiana.  A simbiose dos conceitos é clara.

Dizem que até sacrifícios de crianças existem em rituais de magia negra, oferecidos aos seus deuses.

"Magia negra" é o tipo de termo que só os detratores de uma crença usam para descrevê-la, por isso não sei a que exatamente você se refere.  Mas não é difícil imaginar que isso tenha acontecido em várias culturas e crenças. 

Se você ou eu fôssemos camponeses em época de fome ou desgraça em culturas que acreditassem em sacrifício aos deuses, não duvido nada que usássemos essa racionalização para amenizar o remorso de uma atitude dessas.

Como vocês vêem este culto religioso? Tem lógica um ato deste?

Sacrifícios muitas vezes tem lógica sim, por vários motivos pragmáticos.  O que não tem lógica é achar que algum deus que porventura possa existir se importe com esses sacrifícios.  _Essa_ crença é puramente supersticiosa.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #56 Online: 14 de Agosto de 2006, 08:01:56 »
O texto original dos dez mandamentos praticamente prova que o Judaísmo original _acreditava_ em outros deuses, mas só aprovava o culto a Javé/Elohim. É por isso que se diz que o Judaísmo original era monólatra, mas não monoteísta. O monoteísmo só veio depois, provavelmente por influência do Zoroastrismo.
.
Texto original do judaísmo ? Eu nunca ouvi falar nisto. Onde voce leu esta informação?
Seria bom o debate vir acompanhado de endereços que confirmem o que estão falando para que possamos pesquisar. Estou aguardando voce me fornecer este endereço. Obrigado.
O Judaísmo (e por extensão as demais religiões abraâmicas) alegam existir "desde o início dos tempos", mas a evidência histórica e arqueológica só encontra evidências de existência de textos sagrados judaicos (os mais antigos dessas tradições) a partir de cerca do ano 600 antes da Era Comum.
.
Estou realmemte falando em escritos sagrados. Somente os escritos mostram que o judaísmo veio primeiro que o politeísmo. Este endereço acima está em inglês.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 14 de Agosto de 2006, 08:41:52 »
Erivelton:
"Estou realmemte falando em escritos sagrados. Somente os escritos mostram que o judaísmo veio primeiro que o politeísmo".

Há 3 mil anos aC (Antes do Czão) nasce krishna e posteriormente sua cópia... Jesus!!! (Até mesmo os nomes são parecidos...)

E antes que vc arranje qualquer pretexto para defender que o monoteísmo nasceu antes que o politeísmo, fique sabendo que os Neandertais já tinham medo e atribuia ações da natureza a Deuses.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #58 Online: 14 de Agosto de 2006, 08:44:15 »
É amigo, sabia que esse monoteísmo foi construído pelo processo “Zaratustriano”...
E não confie em mim pesquise e veja: Sobre Zaratustra, a influência persa nos babilônios e posteriormente sobre Vishnu.
Quer saber quando surgiu o monoteísmo. Leia o site abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abra%C3%A3o
Quer saber sôbra Hare Krishna. Leia o site abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hare_Krishna
Este registro tirei de um endereço na internet sôbre Zoroatrismo: Veja abaixo:
Zoroatrismo
Religião dos seguidores do profeta Zoroastro (1400 AEC), cuja história antes do século VI AEC é pouco conhecida. A partir desse momento, ela se tornou a religião oficial de tr6es impérios iranianos sucessivos: o dos aquemênidas, o dos partos e o dos sassânidas, cujos limites territoriais se estendiam até o que agora são o Afeganistão e o Paquistão, na direção oeste até o atual Iraque. O Irã zoroastriano foi derrotado pela expansão do islamismo, mas por mais de mil anos foi o zoroatrismo a religião oficial de três grandes impérios mundiais, o que tornava a mais poderosa religião mundial de seu tempo.

Meu amigo faça um contraste e comprove pelos escritos sagrados qual a religião mais antiga. Monoteísmo ou politeísmo?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Agosto de 2006, 09:11:09 »
Há 3 mil anos aC (Antes do Czão) nasce krishna e posteriormente sua cópia... Jesus!!! (Até mesmo os nomes são parecidos...)
Tem certeza do que está falando?
HARE KRISHNA
         O movimento Hare Krishna, nome pelo qual é conhecida a Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna (ISKCON — Internacional Socíety for Krishna Consciousness) é um tipo ortodoxo de hinduísmo vedantista.

O movimento tem aproximadamente quinhentos anos de fundação na Índia, trinta anos no Ocidente e vinte anos no Brasil. Foi fundado por “Sua Divina Graça” Abhay Charan de Bhaktivedanta Swami Prabhupada que viveu como farmacêutico até 1959, tendo nascido em Calcutá, India, em 1896. Em 1959 deixou sua mulher e os cinco filhos para devotar-se de tempo integral e estudar com Síddharha Goswami. Este encarregou Prabhupada de levar a mensa­gem de devoção a Krishna ao Ocidente. Veio pela primeira vez aos Estados Unidos em 1965, e em 1966 havia estabelecido o culto hindu de Krishna num pequeno aposento na cidade de Nova York. Antes de morrer, em 4 de novem­bro de 1977, indicou um corpo dirigente de onze discípulos que continuaram sua missão. O presidente da ISKCON de Nova York, Bati Mardan Maharaj, disse por ocasião da morte dele: “Prabhupada foi um gênio mundial, maior que Jesus Cristo”. Por isso ele é cha­mado “Sua Divina Graça”.
E antes que vc arranje qualquer pretexto para defender que o monoteísmo nasceu antes que o politeísmo, fique sabendo que os Neandertais já tinham medo e atribuia ações da natureza a Deuses.
Eu sigo uma lógica de raciocínio dos escritos sagrados encontrados pela arqueologia.
Quer falar de homem de Neandertais, vamos para um tópico que fale de ciência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 14 de Agosto de 2006, 09:31:27 »
Quer saber quando surgiu o monoteísmo. Leia o site abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abra%C3%A3o
Mesmo se você considerar a existência de um suposto Abraão como início do monoteísmo, antes dele já havia religiões politeístas. Leia o texto você. Vai ver que ele menciona povos como os egípcios, assírios, filisteus, hititas. Todos povos politeístas que já existiam há seculos quando supostamente Abraão nasceu. Fora isso, culturas ancestrais como a da Índia já adoravam centenas de deuses antes do surgimento do judaísmo.

Meu amigo faça um contraste e comprove pelos escritos sagrados qual a religião mais antiga. Monoteísmo ou politeísmo?
Politeísmo. Na própria bíblia são mencionados estes povos politeístas que Abraão interagiu como já existentes em sua época.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 14 de Agosto de 2006, 09:44:30 »
Tem certeza do que está falando?
HARE KRISHNA
         O movimento Hare Krishna, nome pelo qual é conhecida a Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna (ISKCON — Internacional Socíety for Krishna Consciousness) é um tipo ortodoxo de hinduísmo vedantista.

O movimento tem aproximadamente quinhentos anos de fundação na Índia, trinta anos no Ocidente e vinte anos no Brasil.
Não confunda a deidade Krishna com a seita Hare Krishna. É a mesma coisa que confundir Jesus Cristo com o Anglicanismo, por exemplo.

A seita pode ser relativamente recente, mas é apenas a reinterpretação de algo que já existia há milênios, a religião Hindu. Ela tem pelo menos 5000 anos e é muito anterior ao judaísmo.

Dê uma olhada na wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 14 de Agosto de 2006, 10:26:35 »
Foi o profeta Zaratustra, Erivelton...
Mas eu fiz um resuminho aí para vc, olha:

Zaratustra viveu na Ásia Central. Os acadêmicos têm situado a sua vida entre 1750 e 1000 a.C..  Aos trinta anos, enquanto participava num ritual pagão de purificação num rio, Zaratustra viu um ser de luz que se apresentou como sendo Vohu Manah ("Bom Pensamento") e que o conduziu até à presença de Ahura Mazda (Deus) e de outros cinco seres luminosos, os Amesha Spentas. Este foi o primeiro de uma série de encontros que manteve com Ahura Mazda, que lhe revelou a sua mensagem.
Após doze anos de pregação Zaratustra abandonou a sua região natal, por causa das oposições às suas doutrinas, e fixou-se na corte do rei Vishtaspa na Báctria (região que se encontra no atual Afeganistão). Este rei e sua esposa, a rainha Hutosa, converteram-se à doutrina de Zaratustra e o zoroastrismo foi declarado como religião oficial do reino. (Foi aqui o ponto de ascendência e o início do que viria a ser o monoteísmo) Como toda e boa religião também teve sua “Bíblia” chamada Avesta. Talvez esses momentos de “insanidades” venham de uma bebida, como de costume de sua religião, alucinógena chamada: O haoma.
Também como toda boa religião não poderia faltar um Deus bom e Deus mau, respectivamente Ahura Mazda (Também conhecido como Ormuzd) e Angra Mainyu (Nome de mais chamego Ahriman). Onde, no final (“Juízo Final”!?) Ahura Mazda vencerá definitivamente Ahriman. Também teve um intercessor chamado Mitra nessa história.
Mitra (Jesus), um deus redentor dos persas, foi o traço de união entre o cristianismo e o budismo. Mitra era o intermediário entre Ormuzd e o homem. Era chamado de Senhor e nasceu em uma gruta, no dia 25 de dezembro. Sua mãe também era virgem antes e depois do parto (Não me perguntem como isso aconteceu). Uma estrela teria surgido no Oriente, anunciando seu nascimento. Vieram os “magos” com presentes de incenso, ouro e mirra, e adoraram- o. Após a morte, a ressurreição em seguida. O Sumo Sacerdote gritava para os crentes que Mitra ressuscitara, indo para o céu para proteger a humanidade. (Percebam a semelhança com Jesus).
Em 549 a.C. Ciro II derrota Astíages, rei dos Medos, e funda o Império Persa, que unia sob o mesmo centro os Medos e os Persas. A dinastia à qual pertencia, os Aqueménidas, adoptará o zoroastrismo como religião oficial do império, mas será tolerante em relação às religiões dos povos que nele vivem (Nesse tempo até que eles eram “bonzinhos”, mas posteriormente não).
Agora levando para o ponto que eu queria:
O livro de Samuel foi escrito antes da influência persa no ano de 622 a.C. e, no II livro de Samuel em seu capítulo 24:1, você lê com relação ao recenseamento de Israel o seguinte: "A cólera de IAHVÉH se inflamou novamente contra Israel e excitou David contra eles, dizendo-lhe: Vai recensear Israel e Judá".
Agora veja esta mesma passagem no I livro das Crônicas, que foi escrito no começo do ano 300 a.C, portanto, já sob a influência do Zoroastrismo persa, com o já conhecimento de Ahriman (Satanás). No capítulo 21:1 desse livro está escrito: "e levantou-se Satã contra Israel, e excitou David a fazer o recenseamento de Israel".
O que era IAHVÉH (Deus) passou a ser Satanás... Isso é a prova de que a Bíblia não passa de cópias de outras religiões.
Quando perguntado ao Kardec, com relação a Satanás, ele disse:
“é evidentemente a personificação do mal sob uma forma alegórica”
E mais uma vez, outro conceito... quanto mais argumentos sensatos mais respostas desesperadas...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 14 de Agosto de 2006, 10:28:25 »
Sobre os Neandertais retruque aqui mesmo, pois eu estou falando de crença e não da evolução.
(Ou vc acha que os fósseis são obra de Satanás para desvirtuar o homem de Deus também...)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #64 Online: 14 de Agosto de 2006, 10:33:04 »
Sobre os Neandertais retruque aqui mesmo, pois eu estou falando de crença e não da evolução.
(Ou vc acha que os fósseis são obra de Satanás para desvirtuar o homem de Deus também...)

Acho que ele não está considerando levar em conta fontes que não sejam religiosas... na verdade, pra ser mais específico, está considerando a bíblia como fonte seguríssima de suas informações...

Eu sigo uma lógica de raciocínio dos escritos sagrados encontrados pela arqueologia.
Quer falar de homem de Neandertais, vamos para um tópico que fale de ciência.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Agosto de 2006, 10:45:46 »
Não se assustem galera. Eu já vi essa explicação.

(Os ossos dos dinossauros e os fósseis dos Australopithecus foram obras de Satanás para desvirtuar o homem do caminho certo. Pode um negócio desse...?)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 14 de Agosto de 2006, 10:53:36 »
Erivelton, a Igreja Católica modificou bastante “essa sua fonte”. E ela própria se contradiz em citar cidades e homens que não nasceram na mesma época.

Sinto muito Erivelton, mas a Bíblia não passa de uma fonte mal formulada... e mentirosa. :ok:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2006, 11:01:30 por Mussolim Bucetê »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 14 de Agosto de 2006, 11:37:28 »
Para saber o que realmente é fato histórico e o que é inventado na bíblia, fundamentado em descobertas arqueológicas, sugiro que leiam o livro A bíblia não tinha razão, de Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 14 de Agosto de 2006, 13:33:02 »
Os outros já responderam bem, Erivelton, mas só para não ficar sem dizer nada, quero te perguntar se você não acredita no texto bíblico quando ele anuncia o Primeiro Mandamento ou quando descreve os deuses de outros povos.

Arqueologicamente, não tem nem graça propor que o monoteísmo seja anterior ao politeísmo.  Astecas, Hindus, Nórdicos, Gregos, Babilônicos, Egípcios... todos esses povos e muitos outros eram politeístas, muito antes de qualquer evidência de existência do monoteísmo zoroastrista ou do culto forçado a Aton no Egito.  E o monoteísmo não surgiu no Judaísmo a não ser muito depois de Zoroastro.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:23:30 »
Aliás, sobre a origem do Judaísmo e como e porque ele se tornou monoteísta, o seguinte artigo é muito esclarecedor:

A ORIGEM DA DIVINDADE IAVÉ E A PEQUENA HISTÓRIA DA RELIGIÃO DE ISRAEL

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #70 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:28:12 »
Mesmo se você considerar a existência de um suposto Abraão como início do monoteísmo, antes dele já havia religiões politeístas. Leia o texto você. Vai ver que ele menciona povos como os egípcios, assírios, filisteus, hititas. Todos povos politeístas que já existiam há seculos quando supostamente Abraão nasceu. Fora isso, culturas ancestrais como a da Índia já adoravam centenas de deuses antes do surgimento do judaísmo.
.
Concordo com todos voces que no tempo de Abraão já existia muitos povos politeístas.
De onde surgiram estes povos?
Já ouviram falar dos descendentes de Sem, Cam e Jafé.
A geração de Sem adorava a um Deus monoteísta na qual Abrão acreditava. Existia traços de monoteísmo nos antepassados de Abraão.
Com o crecimento da população os povos se misturaram e o politeísmo apareceu.
O monoteísmo e o politeísmo surgiu praticamente sem nenhuma diferença de anos.
Leia abaixo as descendência dos povos da antiguidade:
Gênesis 10:2   Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.  [Os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma. Os de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações. Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. Os filhos de Cuxe: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã. Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do SENHOR; daí dizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR. O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá. E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém. Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim, a Patrusim, a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim. Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações. A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé, também lhe nasceram filhos. Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Os filhos de Arã: Uz, Hul, Geter e Más. Arfaxade gerou a Salá; Salá gerou a Héber. A Héber nasceram dois filhos: um teve por nome Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã. Joctã gerou a Almodá, a Selefe, a Hazar-Mavé, a Jerá, a Hadorão, a Uzal, a Dicla, a Obal, a Abimael, a Sabá, a Ofir, a Havilá e a Jobabe; todos estes foram filhos de Joctã. E habitaram desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente. São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

Bons estudos para todos.
Abraços. Erivelton

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:30:34 »
Concordo com todos voces que no tempo de Abraão já existia muitos povos politeístas.
De onde surgiram estes povos?
Já ouviram falar dos descendentes de Sem, Cam e Jafé.[...]
Isso é apenas mitologia bíblica, não história.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:47:01 »
Querer que uma interpretação da Bíblia fale mais alto do que as descobertas históricas e arqueológicas, para não falar das mitologias não-abraâmicas, é realmente pedir muito.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:50:40 »
Angelo, mas para ele é...

Espero que um dia ele perceba...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 14 de Agosto de 2006, 17:54:08 »
num video que vi, menciona que Jesus havia dito, entre outras coisas (como vender tudo que se tem), que para se chegar ao céu, tem que se seguir umas leis do VT, que incluem sacrifícios animais

mode=related&search=

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!