Vocês têm sonhos conscientes?
Isto se chama desdobramento, caro ex-espírita. Quando eu estava mais envolvido com o Espiritismo, eu costumava ter muitos desdobramentos.
O mais incrível destes episódios foi numa noite que eu cheguei cansadérrimo do serviço, deitei para relaxar um pouco e em poucos segundos me vi voando sobre uma densa floresta, em companhia de um 'mentor'. Numa clareira, avistei um grupo de negros vestidos de branco, dançando e cantando enfileirados, um cântico ritualista. Ao nos ver, uma moça que ocupava as últimas fileiras se assustou e saiu correndo, enquanto baixávamos em terra.
O que veio depois reluto em descrever, pois sei que é incrível. Me vi andando por uma caminho de terra, eu era muito velhinho, me apoiava num longo cajado, vestia alguns panos encardidos pelo tempo, estava muito magro. Devia contar com uns cem anos, mais ou menos. Nas costas trazia um saco cheio de pães que foram devorados por crianças famintas quando me aproximei de uma pequena aldeia.
Aquele velhinho era João de Zebedeu, o discípulo amado...
Outro desdobramento não menos incrível foi quando ainda fazia os cursos de espiritismo. Em plena aula de educação mediúnica, num exercício de grande concentração, olhos fechados, repentinamente me vi em cima do prédio de doze andares, onde ficavam os cursos, lugar este que jamais tinha ido. Ao meu lado alguém invisível me dizia: "Olhe para isto" - e apontava ao nosso redor - "Um dia tudo isto será seu!..."
Assustado, voltei imediatamente à sala de aula, perplexo pela visão.