Autor Tópico: Dúvida sobre a evolução do homem  (Lida 24890 vezes)

Marcelo

• Visitante
Dúvida sobre a evolução do homem
« Online: 11 de Agosto de 2006, 17:47:33 »
O surgimento, aparentemente abrupto, da inteligência nos hominídeos que acabou dando origem à espécie humana, me leva a questionar a teoria da evolução em alguns pontos. Pelo que me parece, o surgimento da capacidade elevada de raciocínio e abstração apareceu quase que de uma hora pra outra, no máximo a uns 50 mil anos atrás. O nível de inteligência presumida, dos nossos ancestrais mais imediatos, está muito atrás da inteligência humana.
O que leva muitos a especular sobre a interferência de seres superiores a nós, tais como deuses ou inteligências alienígenas, no aprimoramento humano.
Alguém sabe de alguma explicação satisfatória da ciência sobre o assunto?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2006, 18:07:53 »
de onde veio esse número, 50 mil anos atrás?

a melhor explicação até agora é a evolução das faculdades mentais por seleção sexual.

A seleção sexual produz em alguns casos esses exageros, sendo a cauda do pavão um exemplo clássico. E pode levar a um grau maior de modificação do que faria a seleção natural ao mesmo tempo. Aliás, é forte a ponto de conseguir ir contra a adaptação.

A cauda do pavão mais obviamente é um estorvo, mas um aumento gradual das capacidades cerebrais a partir do momento em que se tem um cérebro já bastante inteligente, como o ancestrais humanos semelhantes a chimpanzés, também é.

Os chimpanzés vivem muito bem com o cérebro que possuem, estão bem adaptados. Cérebros um pouco maiores ou mais capazes ou maiores não se traduzem imediatamente em vantagem reprodutiva por méritos adaptativos. Se os chimpanzés já fazem tudo que precisam fazer, com a inteligência e instintos que já têm, mais capacidade pode significar reflexão desnecessária para coisas que seriam mais rapidamente resolvidas instintivamente juntamente com maior gasto de energia e necessidade de alimentação.

Mas poderiam ser sexualmente atraentes, apesar de serem um estorvo ao mesmo tempo. E isso leva no final, depois de algum tempo, à um cérebro muito mais capaz, que pode acabar funcionando de forma adaptativa, apesar de ter evoluído primariamente por permitir rituais complexos de acasalamento.

Isso não implica em que pessoas achassem sexualmente atraentes as pessoas quanto mais nerds forem, ou supergênios, as habilidades normais de interação social já exigem esse cérebro que temos, e é para esse tipo de coisa que ele evoluiu. As capacidades que vão além disso, são efeito colateral. Mais ou menso como a nossa musculatura evoluiu para sermos caçadores-coletores na África, que são geralmente franzinos, mas ainda assim há hoje enormes fisiculturistas, que são apesar disso biologicamente insignificamentemente diferentes dos humanos que vivem e viveram como caçadores-coletores.

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2006, 00:42:25 »
O surgimento, aparentemente abrupto, da inteligência nos hominídeos que acabou dando origem à espécie humana, me leva a questionar a teoria da evolução em alguns pontos. Pelo que me parece, o surgimento da capacidade elevada de raciocínio e abstração apareceu quase que de uma hora pra outra, no máximo a uns 50 mil anos atrás. O nível de inteligência presumida, dos nossos ancestrais mais imediatos, está muito atrás da inteligência humana.
O que leva muitos a especular sobre a interferência de seres superiores a nós, tais como deuses ou inteligências alienígenas, no aprimoramento humano.
Alguém sabe de alguma explicação satisfatória da ciência sobre o assunto?

Esse mês tem um documentário no National Geographic sobre o assunto em "Mistérios da Ciência" - resumidamente, especula-se a possibilidade de um cataclisma de consequências planetárias, que tenha obrigado os sobreviventes do homo-sapiens a se adaptar a condições adversas, transformando-o no homem-moderno que somos.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2006, 01:30:01 »
de onde veio esse número, 50 mil anos atrás?

a melhor explicação até agora é a evolução das faculdades mentais por seleção sexual.

A seleção sexual produz em alguns casos esses exageros(...)
Esse mês tem um documentário no National Geographic sobre o assunto em "Mistérios da Ciência" - resumidamente, especula-se a possibilidade de um cataclisma de consequências planetárias, que tenha obrigado os sobreviventes do homo-sapiens a se adaptar a condições adversas, transformando-o no homem-moderno que somos.
Já tinha ouvido falar sobre esta hipótese da seleção sexual. Pelo que vejo em documentários, os rastros dos seres humanos que deixaram algumas pistas sobre sua capacidade intelectual superior, tais como a utilização de ferramentas mais complexas como arco e flecha e a utilização de arte para comunicar-se, datam de cerca de 50 mil anos atrás. Ou será q estou redondamente enganado sobre isto?!
Mas em ambos os casos temos que analisar os argumentos que os cientistas possuem para afirmar tais coisas e ver se existem evidências fortes ou se é algo mais para o campo da especualção.
Vou dar uma pesquisada mais a fundo sobre as evidências de ambas as teorias que vcs colocaram aí.
Thanks

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2006, 01:36:29 »
(...) datam de cerca de 50 mil anos atrás. Ou será que estou redondamente enganado sobre isto?!

Até onde sei, não está enganado, não - esse é o tempo do homem-moderno.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2006, 03:14:14 »
"A maioira dos antropólogos acredita que os sapiens primitivos surgiram há cerca de 150 mil anos. O que o refinamento do sapiens para o sapiens sapiens (o estágio atual na nossa evolução) só ocorreu há cerca de 50 mil anos. Mas essa transição tem sido impossível de detectar devido à falta de evidências fósseis entre 100 mil e 300 mil anos atrás, quando se imagina ter ocorrido a transição entre pré-humanos e humanos modernos. Por isso, a descoberta dos restos do mais antigos homens quase modernos, anunciada na semana passada, é considerada o maior passo para estabelecer o tempo e o lugar em que emergia o anatomicamente moderno Homo sapiens."

fonte: http://oencosto.rv.cnt.br/noticiae01.html
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 03:17:30 por Marcelo »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2006, 03:54:05 »
hoje em dia não existe mais a divisão entre sapiens e sapiens sapiens. De qualquer forma, ainda há algo como sapiens arcaicos e modernos, mas não é algo propriamente taxonômico. E ainda assim, os modernos começam a aparecer há 200 mil anos atrás. E os sapiens arcaicos há 500 mil anos. Se bem que é tudo meio confuso, a transição entre erectus e sapiens nesse tempo todo... de qualquer forma, mesmo nas estimativas mais "pessimistas", acho que 50 mil anos apenas é muito pouco, esperaria algo como esses 200...

segundo:
http://www.mnh.si.edu/anthro/humanorigins/ha/sap.htm

a evidência mais antiga de humanos modernos é de 130 mil anos, mas as datações moleculares com base nas populações humanas datam que todos descendemos de um ancestral comum de 200 mil anos atrás

outro site que pode interessar
http://www.arts.ualberta.ca/~pwilloug/anthro391.htm

com essa separação há 200 anos atrás, mantendo que só nos modernizamos há 50 mil anos, implicaria na evolução humana convergir para formas modernas independentemente, em vários lugares - evolução multirregional, amplamente descartada.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2006, 04:17:24 »
com essa separação há 200 anos atrás, mantendo que só nos modernizamos há 50 mil anos, implicaria na evolução humana convergir para formas modernas independentemente, em vários lugares - evolução multirregional, amplamente descartada.
Não entendi pq isto implicaria obrigatoriamente em evolução multiregional?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2006, 05:15:30 »
bem, se o último ancestral comum de todos data de 200 mil anos atrás, e o homem só se tornou "moderno" há 50 mil anos, isso ocorreu após a separação, independentemente, em cada linhagem.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2006, 10:50:36 »
Tem um tópico meu parecido com esse, tem até umas explicações muito boas. Recomendo que procure Marcelo.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2006, 12:38:55 »
Realmente, pra quem imagina que o cérebro humano cresceu do nada, em uma única espécie...é complicado não questionar a teoria sobre a evolução humana.
O mais antigo hominídeo data de aproximadamente 6 milhões de anos (Sahelanthropus tchadensis). Desse período pra cá, o cérebro teve um desenvolvimento progressivo, nada abrupto. Veja por exemplo essa imagem:

Uma boa fonte de informações é o Talk Origins: http://www.talkorigins.org/faqs/homs/specimen.html#tchadensis
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:37:56 »
Essa aí explicou tudo Marcelo.

Offline Raquel

• Nível 00
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:52:52 »
que tal falarmos sobre a evoluçao através de genes mutantes?
sou oque sou e nao devo nada a ninguem.......nao me critiquem

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:59:39 »
Raquel..quais genes??? Ou está brincando?!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Raquel

• Nível 00
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:12:06 »
Brincadeira ?estava querendo dizer da evoluçao das especies através de recombinaçoes geneticas muito discutido hoje nas univer...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:34:01 »
Brincadeira ?estava querendo dizer da evoluçao das especies através de recombinaçoes geneticas muito discutido hoje nas univer...

Você quer dizer mutações?  O pessoal aqui tem um bom nível cultural, você não precisa ser tão tímida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raquel

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:41:45 »
mais tarde discutimos minha hora na lã esta acabando obrigada pela atençao :vergonha: :vergonha:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2006, 19:14:44 »
 :pensativo:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 14 de Agosto de 2006, 19:22:31 »
Raquel, você não está estudando na Estácio de Sá, não é? :hehe:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 14 de Agosto de 2006, 19:29:04 »
Raquel, você não está estudando na Estácio de Sá, não é? :hehe:

:confuso:

:risada:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #21 Online: 14 de Agosto de 2006, 21:59:57 »
Realmente, pra quem imagina que o cérebro humano cresceu do nada, em uma única espécie...é complicado não questionar a teoria sobre a evolução humana.
O mais antigo hominídeo data de aproximadamente 6 milhões de anos (Sahelanthropus tchadensis). Desse período pra cá, o cérebro teve um desenvolvimento progressivo, nada abrupto.
Então, ao seu ver, chegamos a este estágio racional de maneira gradual, nada tendo com acontecimentos muito fora do normal que teriam levado os hominídeos a darem um salto evolutivo, tal como questões de natureza sexual ou cataclismos naturais, como foi colocado pelos amigos foristas? É isto?
Outra dúvida que tenho sobre o tema é pq não existe nenhum outro animal que ao menos se compare ao homem em questão de inteligência. Os animais mais inteligentes existentes estão muuuuuito atrás de nós humanos. Já ouvi falar q isto talvez se deva ao fato dos homo sapiens terem exterminado outras espécies inteligentes, questão de eliminar a concorrência. Mas, na minha ignorância, imagino q só isto não poderia ser o motivo para a inexistência de outros seres inteligentes, ou ao menos com uma inteligência comparável com a humana.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2006, 23:42:29 »
Então, ao seu ver, chegamos a este estágio racional de maneira gradual, nada tendo com acontecimentos muito fora do normal que teriam levado os hominídeos a darem um salto evolutivo, tal como questões de natureza sexual ou cataclismos naturais, como foi colocado pelos amigos foristas? É isto?

O que seria um salto evolutivo?  A seleção sexual e até mesmo os cataclismos não me parecem suficientes para causar um aumento abrupto da inteligência dos hominídeos.  Que eu saiba nunca houve tal aumento.

Outra dúvida que tenho sobre o tema é pq não existe nenhum outro animal que ao menos se compare ao homem em questão de inteligência.

Como não?  Chimpanzés e baleias no mínimo.

Os animais mais inteligentes existentes estão muuuuuito atrás de nós humanos.

Não é educado falar assim de nossos políticos! :)

Já ouvi falar q isto talvez se deva ao fato dos homo sapiens terem exterminado outras espécies inteligentes, questão de eliminar a concorrência. Mas, na minha ignorância, imagino q só isto não poderia ser o motivo para a inexistência de outros seres inteligentes, ou ao menos com uma inteligência comparável com a humana.

Aí é que está, _existem_ outros seres inteligentes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2006, 00:05:24 »
Certamente Luis, existem outros animais inteligentes, como os q vc citou. Mas, me desculpe, a inteligência deles é ridícula se comparada à dos seres humanos. Digo até q é incomparável!
« Última modificação: 15 de Agosto de 2006, 00:07:43 por Marcelo »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2006, 00:11:02 »
não foi direcionado à mim, mas vou responder porque já estou aqui mesmo, por mim...

Essa palavra "gradual" é meio escorregadia. Toda evolução foi gradual, ainda que tenha sido mais rápida em alguns momentos, apesar de gradual. O que isso quer dizer, nesse caso especificamente, é que não foi de repente, duma geração para a outra que nasceu um macaco gênio brutalmente destacado dos demais que foi o ancestral de toda a espécie. Em vez disso, capacidades mentais cada vez maiores, mas num nível bem mais gradual.

Outra dúvida que tenho sobre o tema é pq não existe nenhum outro animal que ao menos se compare ao homem em questão de inteligência. Os animais mais inteligentes existentes estão muuuuuito atrás de nós humanos. Já ouvi falar q isto talvez se deva ao fato dos homo sapiens terem exterminado outras espécies inteligentes, questão de eliminar a concorrência. Mas, na minha ignorância, imagino q só isto não poderia ser o motivo para a inexistência de outros seres inteligentes, ou ao menos com uma inteligência comparável com a humana.

Seleção sexual de rituais de acasalamento complexos, seleção sexual do cérebro, explica isso, pois adaptações costumam convergir, enquanto ornamentos sexuais são tipicamente divergentes.

Em alguns casos, são inclusive o meio mais confiável de distinção entre espécies aparentadas, por zoólogos da área. Isso especialmente nas espécies em que a seleção sexual acarretou grande dimorfismo sexual, o que não é bem o caso da nossa, ao menos não nesse caractere. Mas de qualquer forma, a inteligência continua sendo um produto esperado de um mecanismo que favorece a evolução de um caractere divergente, e inexplicavel apenas como adaptação, por ausência de convergência esperada por seleção natural, e dispêndio impraticável com esse "critério" de seleção.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!