Autor Tópico: Dúvida sobre a evolução do homem  (Lida 24897 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #175 Online: 13 de Dezembro de 2006, 12:38:55 »
Erivelton, acho que você não está lendo direito o que está sendo escrito. Não disse que algumas aberrações cromossômicas não causam retardo, algumas causam, mas não exclusivamente! E não entendo o que seria um cérebro infantil pra você, aquele com retardo, com problemas no desenvolvimento, em estado vegetativo?!

Se você quer exemplos de problemas mentais que causam retardo sem qualquer causa genética, existem as lesões pós- traumáticas, que podem ser por falta de oxigenação no cérebro logo após o nascimento ou acidente, existem também casos de microcefalia causados por agente externos como radiação, carência alimentar!   
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #176 Online: 13 de Dezembro de 2006, 12:47:39 »
Erivelton, acho que você não está lendo direito o que está sendo escrito. Não disse que algumas aberrações cromossômicas não causam retardo, algumas causam, mas não exclusivamente! E não entendo o que seria um cérebro infantil pra você, aquele com retardo, com problemas no desenvolvimento, em estado vegetativo?!

Se você quer exemplos de problemas mentais que causam retardo sem qualquer causa genética, existem as lesões pós- traumáticas, que podem ser por falta de oxigenação no cérebro logo após o nascimento ou acidente, existem também casos de microcefalia causados por agente externos como radiação, carência alimentar!  
Não sei se voce já percebeu mas estou querendo montar o quebra cabeça entre o nosso ancestral comum para uma possível evolução. Se nossos ancestrais tinham uma mente inferior a nossa onde se encontraria este cógigo genético em nossos cromossomos?
Em função disto eu perguntaria: Pode haver humanos com mente dos nossos ancestrais que poderiam se verificar no cariótipo humano?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #177 Online: 13 de Dezembro de 2006, 13:03:12 »

Não se chama Código genético e sim material genético. O código genético é realmente um código, e é praticamente o mesmo em todos os seres vivos!

O desenvolvimento de nosso cérebro é uma questão que está sendo bastante estudada nos últimos anos. Alias, esse ano saíram alguns artigos sobre isso. O que você precisa entender é que, o conteúdo genômico de nossos ancestrais continuou o mesmo. O que houve ao longo da evolução foram mudanças em genes específicos que atuam no cérebro. Alguns desses genes estão “desligados” (são pseudogenes) em chimpanzés e outros mamíferos e estão “ligados” no Homem. Ou seja, eles estão em todos os mamíferos, mas algumas mutações fizeram com que fossem “ligados” e os fizeram responsáveis por proteínas exclusivas do cérebro humano.

Outra questão é que, o nosso cérebro se desenvolve mais tempo do que o de Chimpanzés. Mudanças que também podem ser causadas por alteração na expressão de genes. Genes antes latentes ficaram ativos (ou vice-versa). O importante pra você saber é que, genes fazem a diferença, cromossomos nem sempre!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Argous

• Nível 00
  • *
« Resposta #178 Online: 14 de Dezembro de 2006, 18:58:44 »
O livro Gênese, de Ankor Tourack (um pesquisador ainda desconhecido), traz um capítulo (introdução do homem no planeta Terra) que trata o tema com muita riqueza. É uma obra de bioepistemologia e muito interessante; está em edição beta e o autor está passando pelo preço de postagem.

Offline Carla

• Nível 01
  • *
« Resposta #179 Online: 16 de Dezembro de 2006, 17:39:36 »
Olá, gostaria de saber como o homem pode ter surgido do nada, pelo que me parece 'o nada' não iria fazer um coração, um pulmão e o resto dos nossos órgãos? E como vcs explicam os milagres que acontecem nas Igrejas? Obrigada!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #180 Online: 16 de Dezembro de 2006, 18:16:44 »
E láááá vamos nós de novo :-)

Bem-vinda, Carla! Há um tópico de apresentações na seção "Papo-Furado". Dá uma passadinha por lá.

Sobre suas questões, a resposta curta é: nunca foi dito que o Homem surgiu do nada. A Teoria da Evolução explica satisfatoriamente como a vida primitiva pode ter sofrido diversas modificações, diferenciando-se nas várias espécies que observamos hoje.

A Teoria da Evolução não afirma que a vida veio do "nada". Mas tampouco fala sobre Deus, ou deuses, ou um processo de Design Inteligente. Essa hipótese, como diria Simon de Laplace, é desnecessária :-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 16 de Dezembro de 2006, 18:55:22 »
Olá, gostaria de saber como o homem pode ter surgido do nada, pelo que me parece 'o nada' não iria fazer um coração, um pulmão e o resto dos nossos órgãos? E como vcs explicam os milagres que acontecem nas Igrejas? Obrigada!

Não é a evolução que diz que o homem surgiu do nada, quem diz isso são os criacionismos clássicos. Eles costumam muito usar o termo em latim criação "ex nihilo", que traduzindo, significa "criação do nada".

"Evolução", por outro lado, é modificação hereditária nas linhagens que já existiam, ou seja, os seres são todos descendentes modificados de ancestrais comuns, em linhagens que se dividem e se modificam independentemetne, mais ou menos como raças de cães, só que por períodos muito maiores de tempo, permitindo diferenças muito maiores.

Assim, os órgãos que você apontou, bem como outros, não são exclusivamente nossos e nem criados independentemente para nós, mas modificações menores de corpos de outros ancestrais vertebrados (sendo outros primatas os parentes mais próximos, mas todos os vertebrados são bem semelhantes).

As características em comum entre os seres, são herdadas de ancestrais comuns, vindos de uma linhagem em que esses órgãos já tinha evoluídos, a partir de pequenas modificações em outras estruturas pré-existentes na sua linhagem. Por exemplo, nadadeiras de peixes parecidas com patas, evoluíram em uma linhagem para patas de anfíbios primitivos; patas de anfíbios primitivos, evoluíram numa linhagem em patas de répteis, as patas de répteis, evoluíram em uma linhagem em patas de  mamíferos e em outra, nas patas das aves. Dentro dos mamíferos, répteis e aves, as patas dianteiras foram modificadas independentemente em asas, em pelo menos três linhagens: morcegos, pterossauros, e aves, respectivamente.

Algumas ilustrações dessas homologias mais evidentes:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #182 Online: 19 de Dezembro de 2006, 09:36:14 »
Bom dia carla.
Na minha opinião o nada sempre existiu assim como o infinito sempre existiu.
Estamos vivendo sôbre ele. É como se estivéssemos dentro de uma piscina sem água para nadar.
Por uma razão desconhecida que jamais será explicada nunca conseguiremos chegar ao final do infinito. O nada está lá. É por esta razão que a ciência colocou o nada dentro dos nossos pensamentos para que pudessemos evoluir e sempre ter alguma coisa para se fazer. A minha folosofia de vida se encaixa dentro de uma verdade. Matematicamente falando tudo que existe está dentro do nada. (0+0=0).
Isto tem uma profundeza muito materialista que leva a humanidade a questionar suas verdades.
Sôbre os milagres posso te adiantar uma coisa: Pesquise.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #183 Online: 19 de Dezembro de 2006, 11:20:42 »
por esta razão que a ciência colocou o nada dentro dos nossos pensamentos para que pudessemos evoluir e sempre ter alguma coisa para se fazer. A minha folosofia de vida se encaixa dentro de uma verdade. Matematicamente falando tudo que existe está dentro do nada. (0+0=0).

Importa-se de desenvolver mais essa idéia? Não ficou muito claro para mim o que você quer dizer com isso, especialmente a parte em negrito.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #184 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:13:23 »
Matematicamente falando tudo que existe está dentro do nada. (0+0=0).
Importa-se de desenvolver mais essa idéia? Não ficou muito claro para mim o que você quer dizer com isso, especialmente a parte em negrito.
Dbohr, eu era uma pessoa muito ligada a interpretação alheia. Eu nasci com um dom de querer entender sôbre Deus, religião, ciência etc…
Estudei religião o suficiente para entender o porque de certas contradições mesmo dentro do próprio cristianismo aplicado pelas religiões e com isto perdi o mêdo de se um cristão fundamentalista. Me julgo hoje um prostestante contra até mesmo alguns dogmas que aprendi dentro de onde tive minhas origens. Por exemplo: Não acredito que o diabo faça parte da tentação humana e outra coisas a mais e etc…
Hoje pelo fato de ninguém jamais ter visto a Deus e explicar como se deu a origem de todas as coisas interpreto como que o ser humano ainda estivesse no ponto zero(0). Este ponto zero é infinito onde existe várias maneiras de pensar. Para a religião o ponto zero é a fé, para a ciência o ponto zero é a matéria.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 15:23:21 por Oceanos »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #185 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:18:30 »
Mas você disse "matematicamente falando"… não explicou nada.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:37:37 »
Acho que o que ele quis dizer é que tudo está contido dentro dessas premissas básicas e axiomáticas. 0+0, explica-se: O primeiro zero é o ponto zero da religião, explicação para todas as coisas metafísicas; respostas para nossas perenes dúvidas e angústias últimas acerca da espiritualidade máxima do homem; o além-do-conhecimento-científico. O segundo zero, é o ponto zero científico: a matéria. Onde toda física é baseada; onde todo determinismo reside e rege nossas inexoráveis e austeras leis universais; a fonte de nossa sabedoria empírica. A posteriori, tudo está contido dentro do ponto zero absoluto, a soma de ambos os pontos. Acertei?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #187 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:48:59 »
Sim, só que isso não tem nada de matemático :-)

Além do mais, a ciência prescinde de metafísica.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #188 Online: 19 de Dezembro de 2006, 16:22:03 »
Por que estou pensando em Sidra agora?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #189 Online: 19 de Dezembro de 2006, 19:50:35 »
Por uma razão desconhecida que jamais será explicada nunca conseguiremos chegar ao final do infinito.
Me ensina a criar essas frases nonsense?

Você é o melhor nisso, cara!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #191 Online: 20 de Dezembro de 2006, 01:35:59 »
A razão pela qual nunca chegaremos no final do infinito é conhecida: se chama oxímoro.
Oximoro não tem acento, Danniel.

Eu sei porque fui ver no dicionário o que significava oximoro. :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 20 de Dezembro de 2006, 14:01:11 »
O dicionário http://www.priberam.pt/dlpo aceita as duas formas, ainda que vá para resultados sutilmente diferentes:

oxímoro

s. m., Ling.,
        figura de estilo que consiste numa expressão que emprega termos contraditórios.

oximoro

do Gr. oxymoron

s. m.,
        figura de retórica que consiste em associar palavras de sentido contraditório como inocente culpa.

PS.: nada contra pitacos pasqualescos, e o fato do dicionário dar as duas talvez nem implique nas duas estarem certas, ou na minha estar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!