Autor Tópico: Dúvida sobre a evolução do homem  (Lida 24893 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #75 Online: 07 de Novembro de 2006, 11:39:02 »
Citar
Voce ou alguém sabe me explicar quem determina que uma estrutura corpórea de uma espécie terá forma, tamanho e função.

Isso é bastante curioso. Acontece conforme o ser vivo vai crescendo.

O que vai "moldando" o ser vivo é o DNA. Todas as células do indivíduo contém o mesmo DNA. Quando transcrita em RNA o DNA tem a capacidade de sintetizar proteínas... e são essas proteínas que formam a estrutura do corpo, os hormonios, enzimas e tudo mais.

Sabe aquele famoso formato de hélice dupla do DNA? Aquela hélice é formada de várias "pecinhas" grudadas. O DNA fica dentro da célula e quando há uma abundância de "pecinhas" soltas sem estar na molécula do DNA, quimicamente, a hélice se abre em um pedaço e as pecinhas soltas se ligam a essas partes quebradas até que a estabilidade volte ao normal..

Depois que todas as pecinhas se ligaram às partes quebradas, elas se desprendem e a molécula do DNA volta ao normal, essas pecinhas agora estão sequenciadas, montadas em uma ordem específica, o RNA.

Isso significa que o DNA tem capacidade de "ordenar pecinhas" sem alterar a si mesmo, esse é o grande segredo dele.

Essa sequencia nova de pecinhas ordenadas é o RNA, ele que é responsável por formar as organelas que promovem a síntese de proteínas (ribossomos).

Cada DNA é diferente e a maneira como ele se "transcreve" e as proteínas que ele dá origem é que diferenciam os animais, ele que rege toda a formação das células.

Esse mecanismo é fantástico. A primeira célula do ser humano, o ovo, contém todo material genético e começa a se multiplicar. Conforme vai formando um amontoado de células, essas começam a se diferenciar umas das outras.

As células externas do amontoado diferem das internas, justamente por sua posição que altera a atividade metabólica. É como um brigadeiro que você joga no chocolate granulado.. a parte externa dele é sujeita à situações diferentes da parte interna.

É aí que ocorre a primeira diferenciação celular, algumas células com proteínas diferentes de outras. Todas as células tem o mesmo material genético, no entanto com essa diferenciação as proteínas dentro dessas células se tornam diferentes. Essas proteínas tem o poder de fazer com que apenas alguns genes funcionem ou deixem de funcionar. Cada vez ocorre mais diferenciação conforme o embrião cresce.

O mais curioso, é que esse aspecto embrionário é uma evidência da evolução. Em um estado primitivo o embrião humano se assemelha ao de todos os outros cordados. O modelo padrão pra estudo de cordados é o anfioxo, um cefalocordado que acredita-se ser um dos cordados mais primitivos existentes.

O DNA do anfioxo é diferente do nosso, mas até certo ponto do desenvolvimento do feto.. somos idênticos! Somos idênticos a gatos, cachorros, porcos, répteis.. todos se desenvolvem de maneira semelhante e mudam bruscamente em determinado ponto. Isso nos ajuda a entender como as mutações e o impacto que elas causam no DNA podem fazer com que um ser evolua, porque suas características logo na formação do embrião serão alteradas.

Recomendo um bom livro sobre embriologia. Ele não explica a fundo e passo a passo o conceito de diferenciação celular, é um estudo muito preciso e complicado, a diferenciação requer o estudo minucioso de proteínas complexas formadas por muitas, muitas "pecinhas". Só que o livro mostra o resultado disso, mostra como o embrião vai se desenvolvendo e como os seres vivos são semelhantes.

Offline LIAN

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Feminino
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #76 Online: 07 de Novembro de 2006, 11:43:27 »
Oie. Erivelton, essa msg ficou meio grande, mas vamos lá!

Forma, tamanho e função de alguma estrutura são determinas por dois fatores, genéticos e ambientais. Por exemplo, os genes de um indivíduo determinam que ele terá um tamanho X, mas esse só será alcançado se o ambiente fornecer os nutrientes básicos pra isso; a forma geral do organismo, como citei no último post, é determinado por um grupo de genes chamados homeoboxes, além de uma série de outros genes que codificam diferentes proteínas estruturais, por exemplo, actina, miosina, colágeno, queratina, quitina, e outras. A função já é diferente, pois nem sempre uma estrutura possui uma função, ela surge simplesmente, algumas vezes por acidente, se é deletéria, é eliminada, se vantajosa, permanece. Um exemplo disso é o famoso “polegar” do panda, que é uma aberração no desenvolvimento de um osso das mãos e torna os movimentos desse bicho bastante limitados, mas o organismo arrumou uma função alternativa pra ele. Essa seria a pressão seletiva. A pressão exercida numa determinada característica que faz que ela seja mantida ou não.   

Tudo indica que o andar característico do homem, o bipedalismo, é consequencia da complexidade de nosso cérebro e sistema nervoso em geral. É bom lembrar que, embora sejamos os únicos mamíferos exclusivamente bípedes, outros animais também usam o bipedalismo para facilitar o manuseio de ferramentas, ou durante a defesa! Esse bipedalismo facultativo é bastante comum em Grandes macacos (ou seja, orangotango, chimpanzé e gorila), mas seus joelhos são muito afastados para favorecer esse andar durante mais tempo. Os óssos de um ascestral Astralopithecus afarensis, mostram um padrão de joelhos bastante similar ao de chimpanzés; já de Homo erectus mostra mais similaridades como os nossos joelhos, com eixo voltado pra frente. Se você lembrar que um indivíduo com características de corredor tem mais facilidade de sobreviver na savana africana, irá entender melhor esse processo.

A. afarensis embora vivesse mais em terra que em árvores, ainda tinha o meio arbóreo pra se defender de predadores, mas à medida que alguns indivíduos apresentaram diferenciação no modo nos joelhos e pés, aos poucos perderam seu meio natural, mas em compensação liberaram os braços pra construir ferramentas, com o aumento do eixo corporal (agora vertical), agora poderam ter mais visão de predadores e caças, e poderam usar as pernas pra conquistar áreas cada vez maiores. Um dado interessante é que, a partir do momento em que observamos mudanças nos fósseis, da forma bípede facultativa (como a Lucy), e totalmente bípede, como H.erectus, percebemos maior dispersão ao longo do globo.   

Mas apesar disso, inda sofremos as conseqüências de um rápido bipelismo: nossa coluna vertebral com os anos acumula uma série de lesões, principalmente nos discos intervertebrais, algumas dessas lesões pressionam os nervos, e normalmente ficam mais achatados no final do dia; embora passamos mais tempo em pé do que as outras espécies, precisamos descansar nossas pernas e coluna vertebral várias vezes; nosso desenvolvimento do sistema nervoso e o andar bípede é relativamente lento no Homem; a coluna e pernas de um bebê humano demoram cerca de 1,6 ano pra obter uma relativa rigidez.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #77 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:16:50 »

Forma, tamanho e função de alguma estrutura são determinas por dois fatores, genéticos e ambientais.
Foi isso que eu senti falta na mensagem do Tash.  :ok: Mas foi bem elaborada! :ok:

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #78 Online: 08 de Novembro de 2006, 08:26:58 »
Sim, algumas sindromes que afligem o ser humano pode ocorrer uma variação no número de cromossomos. se eu nao estiver enganado, existe uma tal de sindrome de clinefelter (ou algo parecido) em que o individuo tem um cromossomo "x" a mais.
é claro q eu posso estar confundindo com alguma outra sindrome. terminei meus estudos básicos a muito tempo.
Esta aqui realmente não confere. Vê se lembra do nome. Estarei aguardando.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #79 Online: 08 de Novembro de 2006, 08:58:15 »
O número de cromossomos não determinam muita coisa.
???
Conhece alguma espécie humana que nasceu com 22 cromossomas?
 

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #80 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:13:33 »
Somente uma mutação não gera uma nova espécie, porém uma longa série de mutações pode modificar tanto o DNA original de uma parte da espécie que de repente essa parte já não consegue reproduzir com a anterior e gerar descendentes estáveis e férteis, formando uma nova espécie.
As mutações se procedem em grupos ou em casos isolados?
Por exemplo: Alguns dizem que pela evolução o homem de Cro-magno é o ancestral bem mais próximo do homem. Estas espécie de evolução humana tinha reprodução sexuada com esta nova espécie ou esta nova espécie humana precisaria de outra para seguir sua descendência.
Se coloque no tempo primitivo onde voce apareceu resultante de uma mutação cro-magna. Onde voce acharia uma parceira para seguir sua nova espécie.
No caso dos animais também deveria ocorrer o mesmo.
Como voce vê esta questão?
Citar
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #81 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:33:30 »
Por favor!!!!
Humanos não evoluíram de chimpanzés!!!!
Evoluíram de onde então?
Cada um explica uma versão.

Se você perguntar para um criacionista, ele certamente dirá que os humanos descendem de chimpanzés. Nenhum evolucionista dirá isso, pois não é verdade. Os humanos e chimpanzés descendem de um ancestral comum que não vive mais.

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #82 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:45:17 »
O número de cromossomos não diz muita coisa sobre uma espécie. Várias espécies podem ter o mesmo número de cromossomos, como humanos e lambaris, por exemplo, que podem ter 46 cromossomos. Nem por isso humanos estão mais próximos de lambaris do que do chimpanzé, que tem 48 cromossomos (que também é um número cromossômico para alguns lambaris).

Nascer com um cromossomo a mais não torna o indivíduo inviável, como se pode observar entre os portadores de Síndrome de Down. Não é uma mutação, é uma aneuploidia, trissomia para ser mais exato - ao invés do indivíduo ter dois cromossomos 21, tem 3. Isso não significa uma proteína a mais, significa muitas proteínas a mais e um complicado processo de regulação da expressão gênica. No entanto, atualmente a sobrevivência pode ser bastante facilitada e portadores de Síndrome de Down podem até ter filhos.

O Danniel postou a imagem interessante do processo de fusão/fissão cromossômica relacionada com a evolução cariotípica entre humanos e chimpanzés. Isso não só aconteceu no passado como ainda acontece entre humanos. Muitas pessoas são portadoras de translocações balanceadas, ou seja, trocas de trechos de cromossomos ou até mesmo fusões cromossômicas completas. Como todo o conjunto gênico permanece, a pessoa não apresenta nem uma pinta a mais. É completamente normal, mesmo podendo, a grosso modo, ter um cromossomo a menos (pois dois estão fundidos).

Alterações menores, desde que balanceadas (sem perda gênica) acontecem sem maiores problemas, mas podem estar envolvidas em evolução cariotípica. Evolução depende de variação, e estas alterações fornecem interessantes fontes de variação.

Caro Erivelton, lamento discordar de você, mas o pouco que você conhece ainda não é suficiente para discussões. Minha sugestão é que você estude um pouco mais e tire dúvidas antes de usar o seu pouco conhecimento como argumento.

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #83 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:45:58 »
O número de cromossomos não determinam muita coisa.
???
Conhece alguma espécie humana que nasceu com 22 cromossomas?
 

Quantas espécies humanas existem atualmente, de onde se pode extrair cromossomos?

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #84 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:51:00 »
Sim, algumas sindromes que afligem o ser humano pode ocorrer uma variação no número de cromossomos. se eu nao estiver enganado, existe uma tal de sindrome de clinefelter (ou algo parecido) em que o individuo tem um cromossomo "x" a mais.
é claro q eu posso estar confundindo com alguma outra sindrome. terminei meus estudos básicos a muito tempo.
Esta aqui realmente não confere. Vê se lembra do nome. Estarei aguardando.

Não confere com o quê?

Ele estava se referindo à Síndrome de Klinefelter, onde o portador tem 47 cromossomos, sendo que tem dois cromossomos X e um Y.

Há também outras síndromes relacionadas a alterações cromossômicas numéricas, como:
Turner - 45 cromossomos X0;
Edwards - 47 cromossomos - trissomia do 18;
Patau - 47 cromossomos - trissomia do 13

Entre outras... Nem sempre ter cromossomo a mais ou a menos torna inviável a vida, e ninguém diria que um portador de Síndrome de Down não é humano. Serem casos patológicos também não será argumento, pois ninguém faz cariótipo quando se é normal e saudável, ou alguém já fez este exame de rotina?

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #85 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:57:18 »
As mutações se procedem em grupos ou em casos isolados?
Uma mutação acontece em um indivíduo e se espalha inicialmente em uma população, dependendo de n fatores.

Por exemplo: Alguns dizem que pela evolução o homem de Cro-magno é o ancestral bem mais próximo do homem. Estas espécie de evolução humana tinha reprodução sexuada com esta nova espécie ou esta nova espécie humana precisaria de outra para seguir sua descendência.

O homem de Cro-magnon é um Homo sapiens.

Se coloque no tempo primitivo onde voce apareceu resultante de uma mutação cro-magna. Onde voce acharia uma parceira para seguir sua nova espécie.

Evolução acontece por meio de variação na frequência de genes/alelos em uma população. Inicialmente há variação. Por exemplo, não somos todos da mesma altura, mesmo que todos fossem alimentados com ração idêntica, teríamos tamanhos diferentes. Isso é variação. Se os baixinhos começarem a se casar apenas com baixinhas e os altos apenas com as altas, as mutações que acontecerem nas diferentes linhagens tendem a se fixar separadamente até o ponto em que as duas formas não mais se acasalarão, mesmo se quiserem (na verdade, o comportamento de escolha do parceiro por si neste caso já é um mecanismo de isolamento).

Lembre-se que os feios também amam...

No caso dos animais também deveria ocorrer o mesmo.
Como voce vê esta questão?
E acontece.

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #86 Online: 08 de Novembro de 2006, 10:02:07 »
Ai, ai, ai... culpa da minha mãe... eu queria ser jogador de futebol, ela dizia: estuda meu filho, pra ser alguém na vida...

Última:

Estou dando meus primeiros passos e não sou nenhum perito ainda no assunto, mas o que tenho aprendido dá para discutir.

Ledo engano...

Voce disse que o cromossoma pode se dividir em dois, mas não tira do herdeiro os pares exato de cromosomos.

Meiose. Procure na internet sobre isso. É o mecanismo de divisão celular que forma os gametas (espermatozóides e ovócitos).

O meio ambiente altera o fenótipo de um indivíduo e nunca seu genótipo.

Mutações podem ser causadas por fatores externos, ambientais, como raios ultra-violeta, por exemplo. Logo, o ambiente também pode alterar o genótipo.

Isto quero dizer: Não altera o nº de pares existente dentro da célula germinativa.

É raro, mas pode acontecer.

Mutações ocorrem por desmembramento destes pares sintetização do RNA. Confere?

Mutações são alterações na sequência de nucleotídeos do DNA.

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #87 Online: 08 de Novembro de 2006, 10:18:30 »
Citar
As mutações se procedem em grupos ou em casos isolados?
Por exemplo: Alguns dizem que pela evolução o homem de Cro-magno é o ancestral bem mais próximo do homem. Estas espécie de evolução humana tinha reprodução sexuada com esta nova espécie ou esta nova espécie humana precisaria de outra para seguir sua descendência.
Se coloque no tempo primitivo onde voce apareceu resultante de uma mutação cro-magna. Onde voce acharia uma parceira para seguir sua nova espécie.
No caso dos animais também deveria ocorrer o mesmo.
Como voce vê esta questão?
Minha resposta não foi adequadamente respondida. Ou foi?
 

« Última modificação: 08 de Novembro de 2006, 10:23:39 por Erivelton »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #88 Online: 08 de Novembro de 2006, 10:31:32 »
Antes de mais nada, sou estudante de direito, logo já sabem...

Escreveram acima, que um dos nossos cromossomos é a junção ou fundição de dois cromossomos de nossos antepassados símios. Como se deu esta mudança? Digo, houve um casal que se reproduziu, durante a combinação gênica de cada um do casal, houve algum "erro"que acabou fundindo estes cromossomos gerando o novo indivíduo com a alteração?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Feminino
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #89 Online: 08 de Novembro de 2006, 12:33:24 »
Sim, Amon, houve a fusão dos cromossomos 12 e 13 que originaram o cromossomo 2 humano. Como houve a mudança? Mudanças ocorrem em indivíduos e pode ser passada a seus descendentes. Vou fazer uma suposição:

A fusão ocorreu num macho (que possuem cromossomos X e Y) na fase inicial de sua espermatogênese; seus gametas serão do tipo 21,X e 21Y (-2 por causa da fusão); esse macho irá cruzar com fêmeas que produzem gametas do tipo 23X. Os indivíduos originados terão esses cariótipos: 2n=44XX ou 44XY. Esses novos indivíduos serão férteis, pois possuem números pares de cromossomos e balanceamento no número de genes. Os indivíduos da segunda geração poderão cruzar-se entre si, ou com seus meio-irmãos (de fêmeas diferentes). Mesmo que algumas das proles morram por causa dos efeitos deletérios da consangüinidade, aos poucos o cariótipo 2n=46 (que aparentemente causou alguma vantagem) se torna cada vez mais freqüente na população. De resto é pensar em competição e seleção.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #90 Online: 08 de Novembro de 2006, 13:20:32 »
O número de cromossomos não determinam muita coisa.
???
Conhece alguma espécie humana que nasceu com 22 cromossomas?
 

Não. Aparententemente nulissomias são selecionadas negativamente entre humanos. Mas nem todo organismo responde desta forma.

Há populações de roedores e peixes que apresentam grande polimorfismo. Por exemplo, o lambari do rabo vermelho pode ter de 45 a 50 cromossomos.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #91 Online: 08 de Novembro de 2006, 14:53:05 »
Há populações de roedores e peixes que apresentam grande polimorfismo. Por exemplo, o lambari do rabo vermelho pode ter de 45 a 50 cromossomos.
Alguém sabe me informar onde eu posso conseguir uma tabela do nº de cromossomas de todos os animais ou uma boa parte deles. Agradeço a quem souber. Abraços
« Última modificação: 08 de Novembro de 2006, 14:55:36 por Erivelton »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #93 Online: 08 de Novembro de 2006, 20:58:33 »
Há populações de roedores e peixes que apresentam grande polimorfismo. Por exemplo, o lambari do rabo vermelho pode ter de 45 a 50 cromossomos.
Alguém sabe me informar onde eu posso conseguir uma tabela do nº de cromossomas de todos os animais ou uma boa parte deles. Agradeço a quem souber. Abraços

Quer moleza? Toma sopa de minhoca! :D

Procure por artigos no Google Scholar. Dá trabalho, mas você terá um bom banco de dados.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #94 Online: 08 de Novembro de 2006, 22:08:25 »
Citar
As mutações se procedem em grupos ou em casos isolados?
Por exemplo: Alguns dizem que pela evolução o homem de Cro-magno é o ancestral bem mais próximo do homem. Estas espécie de evolução humana tinha reprodução sexuada com esta nova espécie ou esta nova espécie humana precisaria de outra para seguir sua descendência.
Se coloque no tempo primitivo onde voce apareceu resultante de uma mutação cro-magna. Onde voce acharia uma parceira para seguir sua nova espécie.
No caso dos animais também deveria ocorrer o mesmo.
Como voce vê esta questão?
Minha resposta não foi adequadamente respondida. Ou foi?
 

Por que não?

Atheist

  • Visitante
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #95 Online: 08 de Novembro de 2006, 22:09:55 »
Há populações de roedores e peixes que apresentam grande polimorfismo. Por exemplo, o lambari do rabo vermelho pode ter de 45 a 50 cromossomos.
Alguém sabe me informar onde eu posso conseguir uma tabela do nº de cromossomas de todos os animais ou uma boa parte deles. Agradeço a quem souber. Abraços

Bom, só de vertebrados são mais de 50.000 espécies, e isso é nada perto do número de invertebrados, sem contar as plantas. Que tal ser mais específico ou pelo menos dizer onde quer chegar? O que o número de cromossomos irá lhe dizer? Para mim, o número de cromossomos por si só não diz muita coisa.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #96 Online: 08 de Novembro de 2006, 22:28:38 »
Se entendi bem ele quer alguns dados para confirmar ou refutar a crença de que o número de cromossomos tem alguma relação com o grau de desenvolvimento e evolução da espécie.

Verdade seja dita, eu também fico surpreso com quão pouca relação há entre uma coisa e outra.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #97 Online: 08 de Novembro de 2006, 22:36:36 »
Se entendi bem ele quer alguns dados para confirmar ou refutar a crença de que o número de cromossomos tem alguma relação com o grau de desenvolvimento e evolução da espécie.

Verdade seja dita, eu também fico surpreso com quão pouca relação há entre uma coisa e outra.

O que importam são or genes, Dantas.

Em uma analogia bem simplificada: Se fossemos feitos de Lego, os genes seriam as pecinhas e os cromossomos seriam as caixas onde as pecinhas são guardadas.

É claro que essas caixas são mais complexas.. estamos falando de química portanto algumas pecinhas não se dariam bem com outras na mesma caixa e assim por diante, não é uma analogia completa, somente pra explicar porque há tão pouca relação no número de cromossomos com a complexidade do organismo.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #98 Online: 08 de Novembro de 2006, 22:39:40 »
Se entendi bem, a quantidade de genes varia muito de um cromossomo para outro e principalmente de uma espécie para outra?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #99 Online: 08 de Novembro de 2006, 22:55:16 »
Se entendi bem, a quantidade de genes varia muito de um cromossomo para outro e principalmente de uma espécie para outra?

Ah, sem dúvida.. e a quantidade de genes também não significa tanto assim! Alguns genes são inibidos por proteínas que outros genes produzem.. é mais a combinação de genes que conta.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!