Autor Tópico: Dúvida sobre a evolução do homem  (Lida 24894 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #100 Online: 09 de Novembro de 2006, 09:46:21 »
As mutações se procedem em grupos ou em casos isolados?
Por exemplo: Alguns dizem que pela evolução o homem de Cro-magno é o ancestral bem mais próximo do homem. Estas espécie de evolução humana tinha reprodução sexuada com esta nova espécie ou esta nova espécie humana precisaria de outra para seguir sua descendência.
Se coloque no tempo primitivo onde voce apareceu resultante de uma mutação cro-magna. Onde voce acharia uma parceira para seguir sua nova espécie.
No caso dos animais também deveria ocorrer o mesmo.
Como voce vê esta questão?
Minha resposta não foi adequadamente respondida. Ou foi?

Por que não?
Gostaria de saber se as mutações é um caso isolado ou acontece em grupo. E a outra seria: Seres mutantes como o ser humano mativeram relações sexuadas com o homem sapiens?
Abraços
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #101 Online: 09 de Novembro de 2006, 09:48:59 »
Bom, só de vertebrados são mais de 50.000 espécies, e isso é nada perto do número de invertebrados, sem contar as plantas. Que tal ser mais específico ou pelo menos dizer onde quer chegar? O que o número de cromossomos irá lhe dizer? Para mim, o número de cromossomos por si só não diz muita coisa.
Já li em um livro de biologia que todo segrêdo da vida esta no DNA. Isto é ciência.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #102 Online: 09 de Novembro de 2006, 10:56:30 »
Bom, só de vertebrados são mais de 50.000 espécies, e isso é nada perto do número de invertebrados, sem contar as plantas. Que tal ser mais específico ou pelo menos dizer onde quer chegar? O que o número de cromossomos irá lhe dizer? Para mim, o número de cromossomos por si só não diz muita coisa.
Já li em um livro de biologia que todo segrêdo da vida esta no DNA. Isto é ciência.

O DNA é importante. O número de cromossomos não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #103 Online: 09 de Novembro de 2006, 11:12:41 »
Gostaria de saber se as mutações é um caso isolado ou acontece em grupo.

Alguns fatores (como por exemplo radiação ambiente) podem gerar mutações em populações.  Não sei se há algum caso documentado de mutações uniformes em uma população; creio que é a pressão seletiva que directiona as mutações, e não o fator mutagênico original.  Mas os biólogos podem responder com mais autoridade do que eu.

E a outra seria: Seres mutantes como o ser humano mantiveram relações sexuadas com o homem sapiens?

O ser humano é o Sapiens, portanto com certeza sim.  Não sei por que você fala em mutantes aqui... o ser humano é uma mutação de algum outro primata, mas não é menos Sapiens nem menos ser humano por isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #104 Online: 09 de Novembro de 2006, 15:32:53 »
Estou lendo um livro de biologia que diz:
Um cromossomo extra ou um a menos nas células de um indivíduo pode ter um efeito drástico. A síndrome de down é um exemplo.
 Interpreto que estes pares precisam ser obedecidos.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #105 Online: 09 de Novembro de 2006, 15:46:35 »
Erivelton. O que Tash e Atheist disseram é que o número cromossômico nem sempre é determinante numa espécie.

Algumas espécies possuem variação no número cromossômico, sem sofrer qualquer dano; ou espécies totalmente diferentes podem ter o mesmo número cromossômico. Na nossa espécie como em outros primatas (chimpanzé por exemplo, que também pode ter síndrome de Down), um cromossomo a mais ou a menos pode causa síndromes, ou em alguns casos inviabilidade do indivíduo. Depende muito do cromossomo que é perdido. Alguns homens são 47,XYY e nem sabem, pois não apresentam sintoma fenotípicos consideráveis.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 09 de Novembro de 2006, 15:50:37 »
o mais importante é o conteúdo se manter o mesmo, e não os pares....

como disse antes, o cromossomo a menos que os humanos tem é uma fusão de dois:

Para ilustrar, aqui um ser com 3 cromossomos:

CROMOSSOMO    CROMOSSOMO   CROMOSSOMO
[/b]

O que ocorreu no nosso caso foi:

CROMOSSOMO    CROMOSSOMOCROMOSSOMO
[/b]

Onde, apeasr de haverem apenas 2 cromossomos fisicamente falando, nenhum cromossomo foi de fato perdido, eles se colaram e praticamente todo material que tinha nos dois está em apenas um cromossomo.

Enquanto anomalias cromossômicas com efeito mais negativo são como:

CROMOSSOMO    CROMOSSOMO
[/b]

aí passou de 3 para 2 cromossomos, mas um foi de fato perdido, sumiu por inteiro, em vez de simplesmente grudar no outro

Ou:

CROMOSSOMO    CROMOSSOMO   CROMOSSOMO   CROMOSSOMO
[/b]

um cromossomo inteiro a mais, e não a divisão de um em dois

ou:

CROMOSSOMO    CROMOSSOMO   CROM
[/b]

a fragmentação de um cromossomo com a perda do resto do material

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #107 Online: 09 de Novembro de 2006, 15:54:36 »
Um cromossomo extra ou um a menos nas células de um indivíduo pode ter um efeito drástico. A síndrome de down é um exemplo.

Nesse caso, o que se altera é que a quantidade e configuração dos GENES se modifica quando há mutações cromossomicas, as consequencias são pelso genes e não pelos cromossomos.

Existem trissomias como a Síndrome de Klinefelter e até polissomias como tetra x e penta x que não são tão drásticas.

E acima de tudo, a evolução não se dá apenas por síndromes.

Mutações não ocorrem somente em nível cromossomico, acontecem também nos genes contidos neles.

Mantendo a minha analogia de caixas de lego, se você remover uma caixa de lego(cromossomo)  cheia de peças (genes) da sua coleção sentirá bastante falta, mas se somente a caixa sumir e as peças forem parar em outra caixinha.. não será um impacto tão grande.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #108 Online: 09 de Novembro de 2006, 16:18:45 »
Vou tentar explicar passo a passo cada conceito de maneira bem simplificada.

DNA é o material genético que define o genótipo do ser vivo. Ele está presente em cada célula do organismo.

Os cromossomos são os "bastões" que formam o DNA de um indivíduo. Eles estão todos embolados na cromatina, no núcleo da célula.

Cada cromossomo, é uma sequência de genes. Gene é uma sequencia específica de nucleotídeos dentro do DNA. São os genes que coordenam a produção de proteínas.

Um cromossomo pode ter qualquer número de genes. Pode ter 100, pode ter 400, pode ter 20.000.

E um ser vivo pode ter qualquer número de cromossomos. Pode ter 8, 46, 60, 1000.

Se um ser vivo cuja espécie tem 46 cromossomos sofre alguma mutação cromossomica, não é somente o numero de cromossomos que se altera, mas também a quantidade de genes, a forma com que são sequenciados e consequentemente a produção de proteínas. É a alteração nos genes que causa o impacto.

É claro que o número de cromossomos, quando alterado, tem algum impacto. O que queremos dizer é que  não existe relação direta de número de cromossomos com a complexidade de um organismo, por exemplo. Não podemos dizer nada sobre um ser somente com a quantidade de cromossomos que ele possui. Isso significa que borboletas, por terem mais de 200 cromossomos não são mais complexas que humanos que tem 23 pares, entende?

Resumindo: Não tem sentido fazer comparações entre espécies utilizando somente o número de cromossomos como critério.

Atheist

• Visitante
« Resposta #109 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:19:00 »
Se entendi bem, a quantidade de genes varia muito de um cromossomo para outro e principalmente de uma espécie para outra?

Sem dúvida. Um dos fatores mais simples é o fator tamanho. Cromossomos pequenos, em geral, tem poucos genes pelo simples fato de terem uma quantidade menor de bases nitrogenadas. Em cromossomos grandes, essa quantidade é maior e, logo, a proporção de genes tende a ser maior.

De uma espécie para outra o que pode acontecer é um rearranjo deste genoma. Um determinado gene que estava no cromossomo 1 de uma espécie pode estar no cromossomo 19 de outra e assim por diante. Isso em se tratando exclusivamente de localização gênica.

Atheist

• Visitante
« Resposta #110 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:21:09 »
As mutações se procedem em grupos ou em casos isolados?
Por exemplo: Alguns dizem que pela evolução o homem de Cro-magno é o ancestral bem mais próximo do homem. Estas espécie de evolução humana tinha reprodução sexuada com esta nova espécie ou esta nova espécie humana precisaria de outra para seguir sua descendência.
Se coloque no tempo primitivo onde voce apareceu resultante de uma mutação cro-magna. Onde voce acharia uma parceira para seguir sua nova espécie.
No caso dos animais também deveria ocorrer o mesmo.
Como voce vê esta questão?
Minha resposta não foi adequadamente respondida. Ou foi?

Por que não?
Gostaria de saber se as mutações é um caso isolado ou acontece em grupo. E a outra seria: Seres mutantes como o ser humano mativeram relações sexuadas com o homem sapiens?
Abraços

Por que você não lê as postagens??? Ou você está se fazendo de idiota ou se recusa a ler as postagens. Eu me nego a discutir em ambos os casos. Já escrevemos aqui que Homo sapiens é o ser humano!!!!!

Atheist

• Visitante
« Resposta #111 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:21:49 »

E?

Atheist

• Visitante
« Resposta #112 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:23:47 »

Não acredite em tudo que os livros de biologia dizem. Há tantos erros propagados que dá medo.

Além disso, livrinhos de biologia não contém todo o conhecimento da humanidade a respeito da biologia!!! Sobre o assunto cromossomos então, chega a ser ridículo o reducionismo utilizado. Releia (ou leia) minhas postagens, por favor.

Atheist

• Visitante
« Resposta #113 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:26:46 »
Erivelton, antes de escrever qualquer coisa, leia isso:

http://www.biociencia.org/option=com_content&task=view&id=77&Itemid=109

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #114 Online: 10 de Novembro de 2006, 09:25:30 »
Por que você não lê as postagens??? Ou você está se fazendo de idiota ou se recusa a ler as postagens. Eu me nego a discutir em ambos os casos. Já escrevemos aqui que Homo sapiens é o ser humano!!!!!
Tudo bem, já entendi.
O que me intriga é que a maioria dos fósseis encontrados foram descobertos na áfrica e foi lá que realmente tudo se iniciou.
O que levou a extinção dos sapiens?

Atheist

• Visitante
« Resposta #115 Online: 10 de Novembro de 2006, 09:39:46 »
Tudo bem, já entendi.
O que me intriga é que a maioria dos fósseis encontrados foram descobertos na áfrica e foi lá que realmente tudo se iniciou.

Ah, caramba!!! Você está de sacanagem!!!

Você, eu, todos os mais de 6 bilhões de habitantes atuais da Terra são Homo sapiens!!!

Entendeu desta vez?!!!!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 10 de Novembro de 2006, 10:16:52 »
Erivelton, sinceramente, acho que vc está lendo e se interessando por esse tipo de assunto só para tentar fazer uma pergunta que os membros deste fórum, que aliás estão dando seu tempo para vc, não consigam te responder. Posso estar enganado, mas isso é lamentável se for verdade...  :/

Se vc viesse com o único intuito de aprender e debater, até seria legal. Mas...  :/

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 10 de Novembro de 2006, 13:01:11 »
Tudo bem, já entendi.
:histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 10 de Novembro de 2006, 13:39:52 »
Vamos tentar agora:

O HOMO SAPIENS não entrou em extinção! Ele está agora, neste fórum, trocando mensagens com outros de sua espécie.

Homo sapiens:

Entendeu ou o Danniel vai precisar desenhar?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #119 Online: 10 de Novembro de 2006, 13:58:12 »
Tudo bem, já entendi.
O que me intriga é que a maioria dos fósseis encontrados foram descobertos na África e foi lá que realmente tudo se iniciou.

Algum lugar tinha de ser onde se encontram mais fósseis.  Por que não a África?

Quanto a "tudo ter se iniciado lá"... tudo o que?  E como você sabe disso?  Acho que está faltando explicar o que exatamente você quer dizer.  Minha campanha de RPG não começou na África, por mais honrado que seja esse continente.

Segundo os oráculos, a má qualidade do ensino básico e médio.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 10 de Novembro de 2006, 14:02:53 »
Não seria Ensino Fundamental e Médio? ;)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #121 Online: 10 de Novembro de 2006, 14:06:36 »
No meu tempo eram primeiro e segundo graus.  Estão sempre mudando...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 10 de Novembro de 2006, 14:29:19 »
Ensino Básico é Ensino Fundamental + Médio.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #123 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:07:27 »
Ah, caramba!!! Você está de sacanagem!!!
Você, eu, todos os mais de 6 bilhões de habitantes atuais da Terra são Homo sapiens!!!
Entendeu desta vez?!!!!
Evolução e criação
A origem do Homo sapiens pode ser explicada através da ciência (sendo a teoria atualmente mais aceita a do Neodarwinismo, baseada na teoria da Origem das Espécies Segundo a Seleção Natural elaborada por Charles Darwin), através da religião (destacando-se no Ocidente o Criacionismo) ou em tentativas de unir ambas as explicações (como no Design Inteligente).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #124 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:26:56 »
Erivelton, o que esse texto (por sinal tendencioso) tem a ver com a pergunta do Atheist (que por sinal deveria ter sido desnecessária)?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!