Autor Tópico: Dúvida sobre a evolução do homem  (Lida 24891 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #25 Online: 15 de Agosto de 2006, 00:43:48 »
Certamente Luis, existem outros animais inteligentes, como os q vc citou. Mas, me desculpe, a inteligência deles é ridícula se comparada à dos seres humanos. Digo até q é incomparável!

Opinião não se discute, dizem... mas essa realmente me surpreende.  Chimpanzés, por exemplo, podem inclusive ser ensinados a usar substantivos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #26 Online: 15 de Agosto de 2006, 00:55:24 »
Sei q alguns animais são muito inteligentes e se bem treinados podem até fazer algumas coisas bastante surpreendentes. Mas a nossa inteligência é sem comparação entre os seres vivos.
Não considero tanto a nossa capacidade de desenvolver ferramentas complexas, nem nossa grande capacidade de abstração, mas acho q a nossa maior prova de inteligência superior e sem comparação está no fato de termos criado uma maneira de representar visualmente a lingua falada: a escrita. Nenhum dos outros animais possui sequer uma linguagem propriamente dita, sequer capacidade suficiente de aramazenar esta linguagem. A partir do momento em que nós humanos criamos a escrita e passamos a acumular conhecimento é que surgiram todos os demais avanços do ser humano, por isto considero a escrita o fator que melhor demonstra nossa inteligência ímpar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 15 de Agosto de 2006, 01:18:47 »
Para mim os chimpanzés estão a um fio de cabelo de desenvolver escrita, mas admito que não sou pesquisador da área.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #28 Online: 15 de Agosto de 2006, 09:31:43 »
Para mim os chimpanzés estão a um fio de cabelo de desenvolver escrita, mas admito que não sou pesquisador da área.

Para mim, você está sendo otimista. Também não sou pesquisadora da área, mas os chipanzés ainda não chegaram nem ao estágio de fabricar ferramentas rudimentares ou desenvolver a fala, o que é claro, não significa que não possam dar um salto para a escrita - posso estar enganada, mas o desenvolvimento da inteligência me parece gradual.

Inteligente, diversas espécies são - mas os níveis de inteligência são diferenciados e em termos de inteligência nenhuma outra espécie se compara a humana, não vejo porque negar isso.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #29 Online: 15 de Agosto de 2006, 10:08:45 »
Acho que está havendo uma enorme confusão! Chimpanzés, cetáceos e moluscos (octopus) não precisam chegar ao mesmo nível cultural que chegou o Homem. Somos espécies diferentes, e portanto, com necessidades diferenciadas. Não esqueçam que nos tornamos o que somos hoje por obra do acaso.
Nossos antepassados viviam em árvores, tornaram-se terrestres...tornaram-se bípedes, portanto liberaram as mãos para tarefas simples, mas que foram cruciais para garantir maior defesa e comunicação. As histórias evolutivas de um chimpanzé, cetáceo ou polvo são bem diferentes.

O chimp possui um joelho travado, o que o impede de andar ereto por muito tempo (embora alguns andem), cetáceos...apesar da comunicação e estratégias complexas, possuem nadadeiras, até a manipulação de qualquer coisa seria complicada...polvos, apesar de serem os invertebrados mais inteligentes, seus cérebros não são tão complexos quanto o nosso.

Portanto, nos tornamos como somos por causa de nossa história, e fazer comparações é ingenuidade!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:02:50 »
[..]mas os chipanzés ainda não chegaram nem ao estágio de fabricar ferramentas rudimentares[..]
Chimpanzés são sim capazes de fabricar e usar ferramentas rudimentares:

Chimps Shown Using Not Just a Tool but a "Tool Kit"

E além disso, jogam pac-man.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Marcelo

• Visitante
« Resposta #31 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:27:15 »
[..]mas os chipanzés ainda não chegaram nem ao estágio de fabricar ferramentas rudimentares[..]

Mas a questão principal neste caso não é se eles jogam pac man, mas se eles seriam capazes de inventar um video game.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:35:59 »
nem os primeiros Homo sapiens, ou os "modernos" seriam. Só são por causa do acúmulo de cultura. Além de serem também "naturalmente" mais inteligentes que os chimpanzés, de qualquer forma. Mas esquecer o acúmulo de cultura pode fazer a distância entre os hominídeos australopitecinos, de volume craniano aproximadamente igual ao dos chimps, parecer muito maior do que é.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:46:58 »

Mas a questão principal neste caso não é se eles jogam pac man, mas se eles seriam capazes de inventar um video game.
Não. A questão que você colocou desde o início era que lhe parecia que o aparecimento da inteligência foi algo abrupto na espécie humana. O que está sendo mostrado é que os chimpanzés, apesar de terem tomado um caminho evolutivo diferente do humano, mostram capacidade cognitiva e elementos culturais e sociais (como o estabelecimento de regras de comportamento e de grupos de patrulhamento para fiscalizar o cumprimento dessas regras) que julgávamos exclusivos da nossa espécie. A inteligência dele está abaixo da humana, mas não tão abaixo que mostre um desenvolvimento abrupto da nossa, já que compartilhamos um ancestral em comum.

Ou seja, a questão não é se o chimpanzé é capaz de inventar um videogame, mas que o fato dele conseguir jogar pac man demonstra um desenvolvimento gradual, e não abrupto, da inteligência.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Marcelo

• Visitante
« Resposta #34 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:56:18 »
Não estava mais me referindo à evolução "abrupta" da inteligência humana, mas ao pq de não existir nenhum animal q ao menos se compare ao ser humano em inteligência e abstração.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 15 de Agosto de 2006, 12:04:45 »
Não estava mais me referindo à evolução "abrupta" da inteligência humana, mas ao pq de não existir nenhum animal q ao menos se compare ao ser humano em inteligência e abstração.
Mas não era esse o seu questionamento inicial?

O surgimento, aparentemente abrupto, da inteligência nos hominídeos que acabou dando origem à espécie humana, me leva a questionar a teoria da evolução em alguns pontos...

Quanto aos outros animais, têm histórias evolutivas diferentes. Desenvolvimento da inteligência não é a finalidade da evolução, cada espécie vai desenvolver melhor aquilo que o ambiente exija. No caso dos hominídeos, por uma série de fatores, foi a inteligência, em outros seres foram sonares, bicos adaptados, pele resistente, velocidade, etc...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Agosto de 2006, 12:09:07 »
ah tá, nesse caso então continuo com a minha resposta da página anterior, que é mais específica quanto a não haver outros primatas tão inteligentes, mas também é congruente com isso que o Angelo Melo falou, mais abrangente, de histórias diferentes, e inteligência não ser um "destino".

Marcelo

• Visitante
« Resposta #37 Online: 15 de Agosto de 2006, 12:28:13 »
Mas não era esse o seu questionamento inicial?

O surgimento, aparentemente abrupto, da inteligência nos hominídeos que acabou dando origem à espécie humana, me leva a questionar a teoria da evolução em alguns pontos...
Era sim, mas depois eu adicionei outra dúvida:
Citação de: Marcelo
Outra dúvida que tenho sobre o tema é pq não existe nenhum outro animal que ao menos se compare ao homem em questão de inteligência. Os animais mais inteligentes existentes estão muuuuuito atrás de nós humanos. Já ouvi falar q isto talvez se deva ao fato dos homo sapiens terem exterminado outras espécies inteligentes, questão de eliminar a concorrência. Mas, na minha ignorância, imagino q só isto não poderia ser o motivo para a inexistência de outros seres inteligentes, ou ao menos com uma inteligência comparável com a humana.

Citação de: Angelo Melo
Quanto aos outros animais, têm histórias evolutivas diferentes. Desenvolvimento da inteligência não é a finalidade da evolução, cada espécie vai desenvolver melhor aquilo que o ambiente exija. No caso dos hominídeos, por uma série de fatores, foi a inteligência, em outros seres foram sonares, bicos adaptados, pele resistente, velocidade, etc...
Sei perfeitamente disto, q o refinamento da inteligência não é o objetivo da evolução, mas sim manter os atributos mais bem adaptados ao ambiente.
Mas continuo perguntando: pq não existe nenhum outro animal com inteligência mais próxima do ser humano? Já q a inteligência do homo sapiens não surgiu de forma abrupta como vc mesmo diz, então pq não sobrou nenhum dos seres intermediários desta evolução gradual, ou não surgiu nenhuma outra espécie inteligente destes?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Agosto de 2006, 12:43:48 »
Mas continuo perguntando: pq não existe nenhum outro animal com inteligência mais próxima do ser humano? Já q a inteligência do homo sapiens não surgiu de forma abrupta como vc mesmo diz, então pq não sobrou nenhum dos seres intermediários desta evolução gradual, ou não surgiu nenhuma outra espécie inteligente destes?
Mas surgiram várias espécies de hominídeos inteligentes ao longo dos milhões de anos de evolução. O único que sobreviveu foi o Homo sapiens. Mesmo na época em que ele surgiu ainda existia o H. neanderthalensis e provavelmente o H. erectus.

Existe uma edição especial da Scientific American dedicada a evolução humana que esclarece muitos destes pontos, vale a pena comprar.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #39 Online: 15 de Agosto de 2006, 13:06:04 »
Verdade, Angelo, essa revista é muito boa! Não só a revista...documentários sobre o assunto também ajudam!

Marcelo, você precisa definir inteligência, se é a proporção de cérebro/massa corpórea, ou acúmulo cultural. Uma pesquisa sobre comportamento animal sempre ajuda a diminuir um pouco a impressão de supremacia cultural humana!

Como citou Angelo, algumas espécies de hominídeos conviveram com o homem moderno, cro-magnon (já da linhagem moderna) , neanderthais e Homo floresiensis (os robbits da Ilha de Flores), e esse último há cerca de 18 mil anos, bastante recente.

Não é tão difícil raciocinar como outras linhagens foram extintas. O Homem moderno pode ter dizimado várias, e até a mesma seleção natural. Nas mesmas espécies, bem, a seleção sexual foi crucial, e nem precisa dar mais detalhes.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Marcelo

• Visitante
« Resposta #40 Online: 15 de Agosto de 2006, 19:00:59 »
Marcelo, você precisa definir inteligência, se é a proporção de cérebro/massa corpórea, ou acúmulo cultural.
Pra mim inteligência não é nehum destes. Vejo inteligência como a capacidade que possuímos de fazer associações. O cérebro é uma máquina de fazer associações, então quanto mais e melhores associações, mais inteligente se é. Claro q quanto mais conhecimento acumulado melhor, pois mais possibilidades de associações existirão.

PS: Vou ver se consigo a revista. Obrigado pela dica pessoal!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Agosto de 2006, 10:42:43 »
Marcelo:
Certamente Luis, existem outros animais inteligentes, como os q vc citou. Mas, me desculpe, a inteligência deles é ridícula se comparada à dos seres humanos. Digo até q é incomparável!

O problema é que vc não está levando em consideração um ponto importantíssimo, que seria a posição ereta e o uso das mãos. Isso foi o principal motivo para essa diferença extraordinária de inteligência que vc cita.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Outubro de 2006, 15:02:20 »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Marcelo

• Visitante
« Resposta #43 Online: 05 de Outubro de 2006, 19:35:52 »
Já li. Então...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Novembro de 2006, 12:49:30 »
que tal falarmos sobre a evoluçao através de genes mutantes?

As mutações para origem inteligente do homem atual surgiu individualmente ou em grupos.
Por eximplo: O primeiro homem mutante veio de apenas um casal da mesma espécie ou surgiram de vários casais simultaneamente?
Se nossa evolução foi um caso isolado entre macacos chipanzés como ficaria a reprodução sexuada?
Chipanzé:24 cromossomos e o ser humano 23. Como fica a questão. Haveria esta possibilidade?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 01 de Novembro de 2006, 14:14:51 »
Onde foi mesmo que postaram, aqui neste fórum, sobre uma espécie de ratos do sudeste brasileiro que tem número variável de cromossomos?  Vou ver se encontro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Novembro de 2006, 18:49:36 »
um de nossos cromossomos é evidentemente a fusão de dois cromossomos herdados e comum com os outros antropóides:

Humano, Chimpanzé, Gorila e Orangotango.

Isso se chama fusão robertsoniana. Ela não causa esterilidade imediata entre as linhagens. A reprodução e o desenvolvimento correrão bem, passando despercebida esse fusão, enquanto os gametas tiverem o "conteúdo" genético, não importa em quantos cromossomos estiverem. Uma parte irá ter conteúdo genético a mais ou a menos, o que acho que pode causar desde condições meio como de aberrações cromossômicas por falha de disjunção (síndrome de Down, superfêmea, supermacho, síndrome de Williams e etc), ou até mesmo inviabilidade total.

Atheist

• Visitante
« Resposta #47 Online: 01 de Novembro de 2006, 20:52:34 »

As mutações para origem inteligente do homem atual surgiu individualmente ou em grupos.
Por eximplo: O primeiro homem mutante veio de apenas um casal da mesma espécie ou surgiram de vários casais simultaneamente?
Se nossa evolução foi um caso isolado entre macacos chipanzés como ficaria a reprodução sexuada?
Chipanzé:24 cromossomos e o ser humano 23. Como fica a questão. Haveria esta possibilidade?

Por favor!!!!

Humanos não evoluíram de chimpanzés!!!!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #48 Online: 01 de Novembro de 2006, 21:00:01 »

Por favor!!!!

E tampouco o número de cromossomos necessariamente cresce conforme um organismo evolui.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:54:43 »
Por favor!!!!
Evoluíram de onde então?
Cada um explica uma versão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!