Autor Tópico: Dúvida sobre a evolução do homem  (Lida 24896 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #150 Online: 17 de Novembro de 2006, 14:37:05 »
Onde foi mesmo que postaram, aqui neste fórum, sobre uma espécie de ratos do sudeste brasileiro que tem número variável de cromossomos? Vou ver se encontro.
Estou aguardando.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #151 Online: 17 de Novembro de 2006, 14:45:42 »
E ainda sim, leia o que eu escrevi.. os PARES tem que estar certos.. ou seja, um par de cada, mas nada impede que uma mutação crie novos pares de cromossomos ou elimine cromossomos existentes.
Conhece alguma mutação em que surgiram novos pares e que também alguns foram eliminados.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #152 Online: 17 de Novembro de 2006, 14:58:08 »
Caro Erivelton, lamento discordar de você, mas o pouco que você conhece ainda não é suficiente para discussões. Minha sugestão é que você estude um pouco mais e tire dúvidas antes de usar o seu pouco conhecimento como argumento.
Estou estudando.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #153 Online: 17 de Novembro de 2006, 15:16:10 »
E ainda sim, leia o que eu escrevi.. os PARES tem que estar certos.. ou seja, um par de cada, mas nada impede que uma mutação crie novos pares de cromossomos ou elimine cromossomos existentes.
Conhece alguma mutação em que surgiram novos pares e que também alguns foram eliminados.

Erivelton. Serem eliminados, é difícil. Imagino que deva existir, mas exceção. Na maioria das vezes o que ocorre é quebra ou rearranjo, ou seja o número de cromossomos pode aumentar ou reduzir, mas o conteúdo genômico continua o mesmo!

Se você pergunta isso pra entender o caso da evolução humana. Releia os posts anteriores. Fusão gênica não é perda ou ganho de material genético! 
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #154 Online: 18 de Novembro de 2006, 10:04:48 »

Erivelton. Serem eliminados, é difícil. Imagino que deva existir, mas exceção. Na maioria das vezes o que ocorre é quebra ou rearranjo, ou seja o número de cromossomos pode aumentar ou reduzir, mas o conteúdo genômico continua o mesmo!

Se você pergunta isso pra entender o caso da evolução humana. Releia os posts anteriores. Fusão gênica não é perda ou ganho de material genético!
Olá PSY, vejo que voce tem sido muito paciente comigo. Acho isto muito legal para uma pessoa um pouco leiga no assunto.
Conforme o tash argumentou que os pares tem que estar certos, mas que não impede que possa surgir novos pares ou serem eliminados. O que entendi é que por exemplo na espécie humana na qual possui 23 pares, poderia passar para 25, ou que de 23 fosse para 20 pares.
Realmente acho este assunto de biologia muito interessante e pretendo através das pesquisas investigar a possível evolução humana. Vou dar uma lida nos posters. Valeu. Abraços

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #155 Online: 18 de Novembro de 2006, 16:57:39 »
Eu acho que o negócio é começar com um livro de biologia, destes unificados para segundo grau.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #156 Online: 19 de Novembro de 2006, 15:17:00 »
Eu acho que o negócio é começar com um livro de biologia, destes unificados para segundo grau.
Como eu gosto de saber de tudo desde a sua raiz eu considero que voce tem grande razão.
Este assunto de hereditariedade é muito complicado, mas vou chegar lá. Abraços.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #157 Online: 29 de Novembro de 2006, 13:54:06 »
Isso é bastante curioso. Acontece conforme o ser vivo vai crescendo.
O que vai "moldando" o ser vivo é o DNA. Todas as células do indivíduo contém o mesmo DNA. Quando transcrita em RNA o DNA tem a capacidade de sintetizar proteínas... e são essas proteínas que formam a estrutura do corpo, os hormonios, enzimas e tudo mais.
Sabe aquele famoso formato de hélice dupla do DNA? Aquela hélice é formada de várias "pecinhas"
A estrutura linear e trimendisional de uma proteína é que faz a diferenciação das formas físicas de um indivíduo, conforme estas proteínas vão se multiplicando?
Veja neste site as formas lineares:http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 29 de Novembro de 2006, 15:33:23 »
http://www.forumevangelico.com/f/topic=2405.0.html (Biólogos! Estão assassinando a evolução! :histeria: )

É vc Erivelton (No site)...?

Rapaz... toma cuidado com essas participações em fóruns... muda ao menos o Nick...

Refuta essa mensagem, por favor:

Erivelton, sinceramente, acho que vc está lendo e se interessando por esse tipo de assunto só para tentar fazer uma pergunta que os membros deste fórum, que aliás estão dando seu tempo à vc, não consigam te responder... Posso estar enganado, mas isso é lamentável se for verdade... :/

Se vc viesse com o único intuito de aprender e debater, até seria legal. Mas... :/

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 29 de Novembro de 2006, 15:37:23 »
[Fora do tópico]

Eu não conhecia este site. :biglol:  Mas porque a estrutura dele é tão parecida com CC...?  :/

[/Fora do tópico]

danieli

• Visitante
« Resposta #160 Online: 29 de Novembro de 2006, 19:13:40 »
Caramba eu não sabia que as coisas eram assim por lá...  nada contra querer discutir isso mas esse tipo de refutação a ciência como diria meu pai: é jogar merda no ventilador 
Aliás desde quando as igrejas entendem metafísica como ciência?  :susto:
Olha eu nem tinha entrado nessa discussão antes, mas fiquei tentada quando li o fórum dos evangélicos, embora já tenha sido teísta e acreditado pelo simples fato de crer sem nem querer me atentar as questões científicas, fiquei até triste de ler isso, se é pra acreditar e discutir que se tenha e use argumentos convincentes (se é que eles existem)...

Re: É possível haver evolução?!'
« Resposta #124 : 24 Novembro 2006, 20:27:53 »

Cristiano...

A chuva é uma coisa completamente diferente do universo, pois é algo que acontece proveniente de acontecimentos passados...

Entenda, que se não foi Deus quem fez (agora não foi Deus tsc tsc) ... a matéria se originou por si só, ou seja do nada!!! (O ovo veio mesmo da galinha??? Eu nasci mesmo da minha mãe? Como que coisas se originam do nada?!)

Vou te dar um exemplo:

Se foi a grande explosão que deu origem ao universo, o que foi que a originou?
Aí você vem e me diz outra explicação dizendo que foi por isso, e por aquilo... (a verdade dói...)

Então eu faria uma nova pergunta, o que foi que deu origem a esta sua explicação?
Aí você vem e me diz outra explicação dizendo que foi por isso, e por aquilo... (nessa hora Darwin se recolhe aos aposentos tá velho demais pra ouvir isso)

Digamos que você se satisfaça com alguma explicação...
Aí, já que não foi Deus quem fez, a matéria se originou por si só, ou seja do nada! (é o que tem na cabeça de uma série de criacionistas)

Você poderia estar satisfeito, mas eu continuaria a perguntar: o que foi que deu origem a esta sua explicação?

Peço que considere isto... (ficou difícil né)

(Apocalipse 22:13)-    Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim...
(Êxodo 3:14)-    E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

http://www.forumevangelico.com/f/topic=2405.120.html

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #162 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:15:39 »
Erivelton, sinceramente, acho que vc está lendo e se interessando por esse tipo de assunto só para tentar fazer uma pergunta que os membros deste fórum, que aliás estão dando seu tempo à vc, não consigam te responder... Posso estar enganado, mas isso é lamentável se for verdade... :/

Se vc viesse com o único intuito de aprender e debater, até seria legal. Mas... :/

Estou tentando através dos estudos em códigos genéticos aprender o segredo do DNA que revela praticamente toda herediteriedade do indivíduo. E dentro destes códigos existe um lugar onde nossa consciência deva estar. Neste intuito de querer aprender vejo também a possibilidade de entender o criacionismo e a suposta evolução. Meu único intuito é querer aprender mesmo, mas estou encontrando um pouco de dificuldades, pois é um estudo muito difícil, mas aos poucos fazendo pesquisas, lendo livros e ajuda de biólogos estou aprendendo muita coisa.
O forum evangélico aparecem muitas pessoas que acreditam na evolução e existem muitos cristãos que fazem faculdades e entendem do assunto.
Voce acha que cristãos não deveria participar de debetes científicos?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #163 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:24:17 »
Caramba eu não sabia que as coisas eram assim por lá... nada contra querer discutir isso mas esse tipo de refutação a ciência como diria meu pai: é jogar merda no ventilador
Aliás desde quando as igrejas entendem metafísica como ciência? :susto:
Olha eu nem tinha entrado nessa discussão antes, mas fiquei tentada quando li o fórum dos evangélicos, embora já tenha sido teísta e acreditado pelo simples fato de crer sem nem querer me atentar as questões científicas, fiquei até triste de ler isso, se é pra acreditar e discutir que se tenha e use argumentos convincentes (se é que eles existem)...
 ciência pertence a um grande mistério e nada impede de estudar seus segrêdos. A religião trata as pessoas com fé e ciência é algo particular de cada um no querer saber de suas verdades.
Religião e ciência são difícil de se entenderem, asim como gatos e cachorros não se entendem, mas existem aqueles que se entendem.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #164 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:25:11 »
desesperadora a situação desse fórum... :chorao:
por que?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:49:14 »
desesperadora a situação desse fórum... :chorao:
por que?

Por causa das mensagens atacando a evolução.... algumas, como as do Pr.BrunoMoreira parecem, numa perspectiva mais otimista, de alguém que só leu material criacionista e absorveu bastante e agora está reproduzindo...... passa uma idéia deturpada de evolução, querendo implicar que seria necessariamente ateísta, que vai desde o big-bang até o homossexualismo ou coisas do tipo, quando as explicações científicas são muito mais "modulares", e quando se falan normalmente de evolução, nos referimos a teoria da ancestralidade comum, não de uma espécie de corpo moral-filosófico-metafísico natural-materialista ou qualquer coisa do tipo.

Aí é completamente desanimador ver isso sendo repassado, é um estrago difícil de ser corrigido... além de colaborar para uma imagem de crentes como ignorantes e/ou mentirosos...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #166 Online: 03 de Dezembro de 2006, 07:58:23 »
Voce deveria dar a ele uma chance de defesa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 03 de Dezembro de 2006, 17:06:00 »
... bem, eu não estou "atacando", para começar... só mencionei que só me parece a repetição de algo desanimador, que estou cansado de ver...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #168 Online: 04 de Dezembro de 2006, 15:15:07 »
Desta aqui eu ainda não sabia:
Teoria da Evolução
Todos os animais tiveram uma origem comum. Este é um dos princípios da evolução orgânica. A idéia da evolução já era discutida pelos antigos gregos, mas só em meados do sec. XVIII ela retornou com vitalidade às discussões cirntíficas. Em 1859, Charles Darwin - naturalista inglês - publicou "On the Origin of Species by Means of Natural selection", livro que estabeleceu, com clareza e rigor, a teoria da evolução. Esta consiste, em poucas palavras, na idéia de que todos os seres vivos pertencem à uma mesma família e que as formas complexas aparecem como evolução de outras mais simples que as precedem. A diferenciação entre os membros desta família acontece por meio de um processo chamado "Seleção Natural". A seleção natural se baseia nas "mutações", que são variações ocorridas nas células embionárias que originam a geração seguinte. As mutações favoráveis à sobrevivência do grupo são selecionadas, no sentido de que têm maiores possibilidades de sobrevivência e reprodução. A repetição deste processo nas gerações, dá origem às várias espécies, cada uma adaptada a seu ambiente.

Luz

• Visitante
« Resposta #169 Online: 04 de Dezembro de 2006, 15:45:39 »
Desta aqui eu ainda não sabia:
Teoria da Evolução
Todos os animais tiveram uma origem comum. Este é um dos princípios da evolução orgânica. A idéia da evolução já era discutida pelos antigos gregos, mas só em meados do sec. XVIII ela retornou com vitalidade às discussões cirntíficas. Em 1859, Charles Darwin - naturalista inglês - publicou "On the Origin of Species by Means of Natural selection", livro que estabeleceu, com clareza e rigor, a teoria da evolução. Esta consiste, em poucas palavras, na idéia de que todos os seres vivos pertencem à uma mesma família e que as formas complexas aparecem como evolução de outras mais simples que as precedem. A diferenciação entre os membros desta família acontece por meio de um processo chamado "Seleção Natural". A seleção natural se baseia nas "mutações", que são variações ocorridas nas células embionárias que originam a geração seguinte. As mutações favoráveis à sobrevivência do grupo são selecionadas, no sentido de que têm maiores possibilidades de sobrevivência e reprodução. A repetição deste processo nas gerações, dá origem às várias espécies, cada uma adaptada a seu ambiente.

Não sei se é possível comparar e nem sei até onde essas informações condizem com a realidade, mas Aristóteles fez um trabalho semelhante ao de Darwin, dentro das possibilidades de sua época, é claro.

Contudo, me parece que Aristóteles, se não me engano, focou sua atenção mais na flora que na fauna.

Reza a lenda que Alexandre, o Grande, de quem Aristóteles foi tutor, foi seu grande colaborador, coletando espécimes pelas terras conquistadas, principalmente Índia.

Alguém saberia complementar ou mesmo desmentir essas informações?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #170 Online: 13 de Dezembro de 2006, 07:59:52 »
Já nasceu algum ser humano com memória infantil igual a síndrome de down que não tivesse anormalidades no seu cariótipo crmossômico :?:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #171 Online: 13 de Dezembro de 2006, 10:20:15 »
Erivelton, muitas doenças que resultam em retardamento não tem nada a ver com números cromossômicos. Por exemplo, os erros inatos do metabolismo, onde o acúmulo de algumas substância produzidas pelo nosso organismo ou adquiridas na dieta (pela falta de algumas enzimas), levam ao retardamento. Exemplos dessas doenças podem ser fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito!   
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #172 Online: 13 de Dezembro de 2006, 10:21:56 »
E detalhe...quem te disse que um adulto com síndrome de Down tem mente infantil?! Não! Alguns vivem sozinhos e assumem responsabilidades!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #173 Online: 13 de Dezembro de 2006, 12:17:06 »
Erivelton, muitas doenças que resultam em retardamento não tem nada a ver com números cromossômicos. Por exemplo, os erros inatos do metabolismo, onde o acúmulo de algumas substância produzidas pelo nosso organismo ou adquiridas na dieta (pela falta de algumas enzimas), levam ao retardamento. Exemplos dessas doenças podem ser fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito!
Existe sim uma aberração cromossômica.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?393
E detalhe…quem te disse que um adulto com síndrome de Down tem mente infantil?! Não! Alguns vivem sozinhos e assumem responsabilidades!
Independente do grau da síndrome ela mesmo assim apresenta uma aberração cromossômica.
Insistindo na pergunta: Existe humanos com memória infantil sem que houvesse variação biológica acusando anormalidades genéticas?
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2006, 12:20:43 por Erivelton »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 13 de Dezembro de 2006, 12:26:07 »
Ela não disse que não existe retardamento causado por aberração cromossômica; apenas que existe também retardamento sem que essa tenha sido a causa inicial, isso é, sem ser um caso de síndrome de Down.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!