Autor Tópico: Dúvida sobre a evolução do homem  (Lida 24895 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Dúvida sobre a evolução do homem
« Resposta #125 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:41:29 »
Êi... “Bush Homo sapiens”? Aqui vc se enganou, amigo. Esse ser é coisa do cão!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #126 Online: 11 de Novembro de 2006, 13:44:41 »
Ah, sem dúvida.. e a quantidade de genes também não significa tanto assim! Alguns genes são inibidos por proteínas que outros genes produzem.. é mais a combinação de genes que conta.
Tash, boa tarde. Me faça entender uma dúvida.
O DNA é composto por fosfato, açucares e bases nitrogenadas. Estes aminoácidos que compõe a cadeia de nucleotídeos tem todos as mesmas proteínas ou difere de um para o outro em suas substâncias químicas.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #127 Online: 12 de Novembro de 2006, 00:18:03 »
Aminoácidos? :crazy:

Isso é trollismo... ninguém ia falar uma coisa tão ridícula assim...

Estou lhe dando um cartão amarelo por essa falta de respeito. Ou você pára de se fazer de trouxa ou cai fora.

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 12 de Novembro de 2006, 00:26:46 »
eu não estou tão certo quanto a não ser troll, bogus, mas pelo geral, não por esse detalhe. Se não me engano, tanto o deadlock, quanto o Adauto Lourenço e/ou o Waldemar Janzén já também disseram que DNA era composto de aminoácidos...

...mas o mais terrível é que até o Marcelo Gleiser lastimavelmente deu a entender isso num dos episódios da série dele no fantástico :chorao:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #129 Online: 12 de Novembro de 2006, 10:08:05 »

Estou lhe dando um cartão amarelo por essa falta de respeito. Ou você pára de se fazer de trouxa ou cai fora.

Não estou entendendo. Tem alguém brincando comigo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #130 Online: 12 de Novembro de 2006, 10:33:25 »
Acho que a Nina está meio chateada com coisas como a sua dificuldade em lembrar que Homo Sapiens é o ser humano atual... e se não me engano há alguma coisa muito errada na pergunta que você fez:

Citação de:
O DNA é composto por fosfato, açucares e bases nitrogenadas. Estes aminoácidos que compõe a cadeia de nucleotídeos tem todos as mesmas proteínas ou difere de um para o outro em suas substâncias químicas.

Primeiro, as proteínas são formadas por aminoácidos, e não o contrário.  Aminoácidos são moléculas até bastante simples, que formam cadeias moleculares conhecidas como peptídeos que por sua vez formam proteínas.

O DNA orienta a formação de aminoácidos.  Uma rápida pesquisa na Wikipedia inglesa me ensinou que

Citação de:
A nucleotide is a chemical compound that consists of a heterocyclic base, a sugar, and one or more phosphate groups

Citação de:
DNA is a long polymer of nucleotides (a polynucleotide) that encodes the sequence of amino acid residues in proteins, using the genetic code.

Citação de:
Amino acids are the basic structural building units of proteins. They form short polymer chains called peptides or polypeptides which in turn form structures called proteins. The process of such formation from an mRNA template is known as translation, which is part of protein synthesis.

Citação de:
Proteins are large organic compounds made of amino acids arranged in a linear chain and joined together between the carboxyl atom of one amino acid and the amine nitrogen of another. This bond is called a peptide bond. The sequence of amino acids in a protein is defined by a gene and encoded in the genetic code.

Não é assim tão difícil.  Estude um pouco mais e você terá uma base firme para fazer perguntas que façam sentido.  Desculpe a franqueza, mas atualmente você está com os conceitos muito confusos e fica difícil sequer deduzir o que você quer realmente saber...
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 10:45:36 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #131 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:21:27 »
Então eu estava certo em meu raciocínio.
Tenho visto que muitas pessoas estão mau informadas a respeito de evolução. Uns dizem que o homem veio do chipanzé, outros dizem vir do homo-sapiens e outros etc...
Mutações são lentas e em longos períodos. Como pode haver uma diferenciação enorme de cromossomos entre uma mesma espécie? Isto segundo eu sei é impossível.

Mas nós somos homo sapiens ! Acho que é o sr que deve se informar melhor...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #132 Online: 12 de Novembro de 2006, 13:24:23 »
Não é assim tão difícil. Estude um pouco mais e você terá uma base firme para fazer perguntas que façam sentido. Desculpe a franqueza, mas atualmente você está com os conceitos muito confusos e fica difícil sequer deduzir o que você quer realmente saber...
Luís dantas, sei que nem todos são biólogos, por isto a minha pergunta foi direcionada ao Tash no qual reconheço ter um pouco de conhecimento.
Encontrei o que eu estava querendo:http://acd.ufrj.br/genetica/cursos/genterc.htm
As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas, constituindo cerca de 50% de seu peso seco. São encontradas em todas as células do organismo e em todas as partes das células. Possuem grande diversidade sendo que podem existir centenas de tipos diferentes em uma única célula. Todas as proteínas são formadas das mesmas unidades básicas, os aminoácidos.

« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 13:33:31 por Erivelton »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #133 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:12:36 »
Erivelton, veja estas duas citações _recentes_ de postagens suas.  O grifo é meu:

Citação de: Erivelton
(...)O DNA é composto por fosfato, açucares e bases nitrogenadas. Estes aminoácidos que compõe a cadeia de nucleotídeos tem todos as mesmas proteínas ou difere de um para o outro em suas substâncias químicas.

Encontrei o que eu estava querendo:http://acd.ufrj.br/genetica/cursos/genterc.htm (...)

Todas as proteínas são formadas das mesmas unidades básicas, os aminoácidos.

A segunda diz, corretamente, que proteínas são formadas por aminoácidos.  Você concorda?  Em caso positivo, o que me diz sobre o final da pergunta que faz na primeira citação?

Grato!
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 14:14:27 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #134 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:09:20 »
A segunda diz, corretamente, que proteínas são formadas por aminoácidos. Você concorda? Em caso positivo, o que me diz sobre o final da pergunta que faz na primeira citação?
Grato!
Luís eu estava fazendo uma pesquisa sôbre estes amioácidos e me veio uma pergunta: Será que estes aminoácidos tem todos os mesmos elementos químicos, pois eles são compostos por fosfatos, açocares, bases nitrogenadas emvoltas sôbre a cromatina chamada histonas. Observando cheguei a conclusão que os aminoácidos diferem de um para o outro, fazendo que cada parte do nosso orgão seja composto por aquele tipo X de aminoácido.
A base para todos eles deve se referir a fórmula onde se aplica as bases nitrogenadas. Ainda estou estudando.
Vejo como a natureza é brilhante em sua intelectualidade. É uma ciência misteriosa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #135 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:14:57 »
Os elementos químicos são sempre os mesmos.  Mas não vale "achar" que cada parte "de nosso órgão" é composto por um tipo único de aminoácido.  Há umas poucas dúzias de aminoácidos diferentes, esse é um fato bem documentado pela pesquisa científica.  É estranho que seu estudo não tenha te mostrado isso ainda.

Recomendo que você insista em procurar ser mais claro no que diz.  Não entendo o que você quer dizer como "A base para todos eles deve se referir a fórmula onde se aplica as bases nitrogenadas."

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #136 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:26:49 »
Recomendo que você insista em procurar ser mais claro no que diz. Não entendo o que você quer dizer como "A base para todos eles deve se referir a fórmula onde se aplica as bases nitrogenadas."
Por exemplo: Um paciente quando espera por um orgão para fazer transplante é preciso que seja compatível.
Não sei como se procede exatamente a escolha da proteína para um diverso orgão, mas creio que seja quando Adenina com timina e citosina com guanina agem na codificação para aquele tipo de proteína.
Não sei se deu para entender.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #137 Online: 13 de Novembro de 2006, 11:26:59 »
A segunda diz, corretamente, que proteínas são formadas por aminoácidos. Você concorda? Em caso positivo, o que me diz sobre o final da pergunta que faz na primeira citação?
Grato!
Luís eu estava fazendo uma pesquisa sôbre estes amioácidos e me veio uma pergunta: Será que estes aminoácidos tem todos os mesmos elementos químicos, pois eles são compostos por fosfatos, açocares, bases nitrogenadas emvoltas sôbre a cromatina chamada histonas. Observando cheguei a conclusão que os aminoácidos diferem de um para o outro, fazendo que cada parte do nosso orgão seja composto por aquele tipo X de aminoácido.
A base para todos eles deve se referir a fórmula onde se aplica as bases nitrogenadas. Ainda estou estudando.
Vejo como a natureza é brilhante em sua intelectualidade. É uma ciência misteriosa.

Erivelton, está acontecendo uma enorme confusão. Os nucleotídeos são formados por açúcares, fosfato e bases nitrogenadas e se compactam formando a cromatina. Os aminoácidos são formados, como o nome diz, radical amina (NH-), e grupo carboxílico (-COOH), além de alguns elementos como enxofre, metil, hidroxila. Fórmula para aminoácidos é uma coisa, para nucleotídeos é outra, completamente diferentes. Pra acabar com essa confusão acho que você poderia ver alguma coisa sobre síntese protéica!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #138 Online: 13 de Novembro de 2006, 11:32:04 »
Recomendo que você insista em procurar ser mais claro no que diz. Não entendo o que você quer dizer como "A base para todos eles deve se referir a fórmula onde se aplica as bases nitrogenadas."
Por exemplo: Um paciente quando espera por um orgão para fazer transplante é preciso que seja compatível.
Não sei como se procede exatamente a escolha da proteína para um diverso orgão, mas creio que seja quando Adenina com timina e citosina com guanina agem na codificação para aquele tipo de proteína.

A histocompatibilidade é muito além de aminoácidos ou bases nitrogenadas, esses estão presentes em todos os organismos, e se fosse por isso, não faria sentido haver incompatibilidade durante uma doação de órgão. É melhor você estudar por partes. Pra entender o sistema imune precisa aprender conceitos básicos que são um tanto complexos!

Mas posso adiantar que os assuntos não estão diretamente conectados. A ligação Adenina- Timina, Guanina- Citosina é simplesmente uma ligação química, as moléculas possuem características químicas que permitem somente a ligação de uma com a outra, não havendo relação dessa afinidade com histocompatibilidade!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #139 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:59:33 »

A Psychocandy já explicou, mas vou tentar simplificar: uma coisa não tem nada a ver com a outra. 

Rejeição celular é algo que acontece a nível dos tecidos celulares; tecidos são formados por muitas células, e cada uma delas contém em seu DNA todas as quatro bases nitrogenadas pertinentes (Adenina - Guanina - Citosina - Timina).   Todas as células contém todos os quatro tipos de base nitrogenada, porque todos os quatro são usados para codificar a informação genética que todas as células tem.  Mal comparando, cada célula contém informação em seu DNA e essa informação é codificada com bases nitrogenadas, assim como a informação deste texto que você está lendo é codificada com letras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Base_nitrogenada

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #140 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:22:51 »
Erivelton, está acontecendo uma enorme confusão. Os nucleotídeos são formados por açúcares, fosfato e bases nitrogenadas e se compactam formando a cromatina.
Eu poderia dizer que cada nucleotídeo se refere a um gene e que um cromossoma se refere ao ácido nucleico(DNA)
Cada nucleotídeo possuem quatro base nitrogenada que associado as histonas forma a cromatina, isto é uma sequência genêtica.
Alguém pode me corrigir.
Em relação aos amoniácidos me parece realmente que fiz uma certa confusão achando que os nucleotídeos eram formados por aminoácidos.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #141 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:32:41 »
Oie. Cada nucleotídeo corresponde à um nucleotídeo (ou base nitrogenda). Os genes são compostos por nucleotídeos. E esse número varia bastante, um gene pode ter 100 nucleotídeos, 1000, 2000, 10000, isso varia bastante! Só 1 nucleotídeo não é informativo geneticamente. Esses nucleotídeos precisam formar códigos que serão lidos de 3 em 3 e codificados num processo chamado síntese protéica! Essa trinca de nucleotídeos se chamam códons, e cada um desses corresponde a um aminoácido, veja, corresponder não quer dizer que é a mesma coisa! É um código de nucleotídeos que é convertido em um código de aminoácidos!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #142 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:35:30 »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #143 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:10:00 »
Desculpem pelo off, mas não agüentei. Se forem aplicados cartões a quem tiver conceitos errados e ou idéias desconexas de Economia também aqui neste fórum, vão ter que sair dando cartões por atacado. Por que apenas a Biologia merece esse "privilégio"? :roll:
Who cares?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #144 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:15:25 »
Agnostic, realmente não achei justo o cartão pro Erivelton! Mas o privilégio da bio é devido ao número elevado de biólogos!:D O tópico está sendo mais uma conversa informal do que uma discussão!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #145 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:28:11 »
Desculpem pelo off, mas não agüentei. Se forem aplicados cartões a quem tiver conceitos errados e ou idéias desconexas de Economia também aqui neste fórum, vão ter que sair dando cartões por atacado. Por que apenas a Biologia merece esse "privilégio"? :roll:

Eu também estou com minhas dúvidas.  Talvez seja o caso de apelar para que o cartão seja retirado, até porque o Erivelton tem mostrado boa vontade.  Mas isso deve ser feito nas áreas de Atos da Moderação e da própria Moderação.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #146 Online: 13 de Novembro de 2006, 19:57:01 »
Para mim não pareceu alguém leigo que quer aprender. Afinal, ele próprio disse que tinha base de ciência para discutir. Não é uma questão de privilégio de área, é uma questão de honestidade mesmo. :roll:

Desculpe, mas sou incapaz de acreditar que alguém realmente ignore que seja um Homo sapiens. Até minhas priminhas de 10 anos já viram isso em aulas de história. Isso tá me cheirando a piadinha de cria que não tem o que fazer da vida, e gosta de rir dos evos com boa vontade. Eu não tenho tempo para isso, e acho que ninguém gostaria de aplicar seu tempo em um embuste.

Luis, suscite a questão da validade do cartão na área adquada. ;)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #147 Online: 13 de Novembro de 2006, 19:58:18 »

Não estou entendendo. Tem alguém brincando comigo.

Ou você está brincando conosco?

Atheist

• Visitante
« Resposta #148 Online: 13 de Novembro de 2006, 20:48:41 »
Erivelton, está acontecendo uma enorme confusão. Os nucleotídeos são formados por açúcares, fosfato e bases nitrogenadas e se compactam formando a cromatina.
Eu poderia dizer que cada nucleotídeo se refere a um gene e que um cromossoma se refere ao ácido nucleico(DNA)
Cada nucleotídeo possuem quatro base nitrogenada que associado as histonas forma a cromatina, isto é uma sequência genêtica.
Alguém pode me corrigir.
Em relação aos amoniácidos me parece realmente que fiz uma certa confusão achando que os nucleotídeos eram formados por aminoácidos.

Por favor, leia o link que te passei em outra mensagem. Lá você vai ver o que é DNA e o que é cromossomo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #149 Online: 13 de Novembro de 2006, 20:52:22 »

Será que em algum caso chega perto do que está acontecendo aqui?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!