Obrigado Guinevere. Tudo bem Bruno, compreendo... mas veja, suas considerações estão apenas no terreno da imaginação. A princípio podemos imaginar qualquer coisa (sorte a nossa rss). Quanto ao sentido de todos serem julgados pelo mesmo critério, como isso seria posto em prática? Como um espírito superior poderia ser julgado pelo mesmo critério de um espírito inferior? Supondo que Deus exista, quais seriam seus critérios de julgamento? Morais? Existiria então uma moral infalível que ainda desconhecemos e Ele até hoje não soube nos transmitir? Temos nossa consciência, e ela já não é um juiz implacável, independente de sermos religiosos? Oras, um espírito sendo superior, teria de cometer uma falta gravíssima, uma falta muito acima de seu entendimento dito superior (um novo, impensável e diabólico erro), e no entanto, já que está em um estágio maior de evolução teria um entendimento muito mais amplo das coisas para incorrer em faltas, certo?...
Querida Guinevere, “mais poderosos” seriam algo tipo Power Rangers. Espíritos superiores seriam poderosos em quê? Poderosos pra quê? Poder é a importância que os outros dão a outrem. Por exemplo: o Papa tem poder para os seus, não pra mim. Se ele quiser podemos tomar uma cerveja no boteco da esquina sem a menor cerimônia. Se faço parte de um grupo, uma comunidade religiosa ou um partido político, e tenho sede de poder, tenho de me sujeitar a quem tem mais poder para que eu possa exercer o meu desejo de poder sobre quem tem menos. A ambição de domínio está no cerne de nosso ser, é natural até. Só é preciso o mínimo de honestidade para reconhecer isso. O que me deixa vermelho de raiva é que no espiritismo (como em outras crenças religiosas), há essa troca, esse escambo escuso dos que sabem mais do insabível (sic) do que outros. Quando na verdade o que neguinho quer é comer gente e dormir de barriga cheia.
Nada mais justo do que vocês se basearem nas idéias do espiritismo. Pois as conheço o suficiente até onde a náusea me permite. Na verdade se eu quisesse saber mais sobre espiritismo entraria em um fórum de discussões espíritas. Minha intenção é simplesmente refutá-las, contradizê-las, enfim... se possível reduzi-las a pó. E é claro que posso estar enganado, mas até aqui não há nada que nos prove o contrário. A questão maior não é nem saber se espíritos existem (é fácil “saber”, há uma infinidade de livros tentando nos convencer que sim). No mínimo o que eu poderia querer saber é: se espíritos não existem? rss
Abraços...
P.S. Caro Euzébio, desde que o mundo é mundo, a única coisa que sei é que somente as crianças são criadas (quase) todas iguais, da mesma maneira e... da melhor forma possível.