Autor Tópico: Uma aristocracia de espíritos?  (Lida 20829 vezes)

Offline Malik

• Nível 01
  • *
  • Sou um ateu hipócrita
Uma aristocracia de espíritos?
« Online: 16 de Agosto de 2006, 19:02:17 »
O espiritismo tem como uma de suas idéias a questão da evolução espiritual, e igualmente como em outras religiões (se é que o espiritismo pode ser considerado como religião),  prega a igualdade dos homens perante (o suposto) Deus. Mas existe aí uma contradição óbvia. Uma vez estabelecida a hierarquia seja de homens, valores, sentimentos ou espíritos, logicamente há uma distinção, e onde há distinção não pode haver igualdade. De onde se conclui que o paradoxo é inevitável rss... oras, como haverá igualdade perante Deus, se existem supostos espíritos superiores e inferiores? Seriam iguais pra mais ou iguais pra menos? rss
"A serviço do Rei Pelé"

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2006, 19:03:40 »
gente, gente, no primeiro tópico digam oi, quem são, se aprentem... é chato quem cai de paraquedas

Offline Malik

• Nível 01
  • *
  • Sou um ateu hipócrita
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2006, 19:05:53 »
Ow desculpe, é que sou tímido.
"A serviço do Rei Pelé"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2006, 19:38:18 »
O espiritismo tem como uma de suas idéias a questão da evolução espiritual, e igualmente como em outras religiões (se é que o espiritismo pode ser considerado como religião),  prega a igualdade dos homens perante (o suposto) Deus. Mas existe aí uma contradição óbvia. Uma vez estabelecida a hierarquia seja de homens, valores, sentimentos ou espíritos, logicamente há uma distinção, e onde há distinção não pode haver igualdade. De onde se conclui que o paradoxo é inevitável rss... oras, como haverá igualdade perante Deus, se existem supostos espíritos superiores e inferiores? Seriam iguais pra mais ou iguais pra menos? rss

imagino que a princípio, todos os espíritos fossem iguais perante a deus. o que aconteceu depois foi fruto de seu livre arbítrio.
ou também pode-se perguntar; iguais em que aspecto? pode ser que sejam iguais no sentido de serem julgados todos pelo mesmo critério.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2006, 19:52:35 »
Bom, bem vindo anyway. Respondendo ao tópico... acho que "espíritos superiores" seriam algo tipo "mais poderosos".

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2006, 21:45:45 »
Espíritos são criados todos iguais, ou seja, simples e ignorantes.

Com a consequente evolução, uns se adiantam mais intelectualmente, outros moralmente, e outros permanecem muito próximos ao ponto de origem.

Mas todos têm por destino atingir o ponto máximo da evolução espiritual, sendo que uns são mais ligeiros que outros, daí se dizer Espíritos Superiores (ou mais evoluídos, ou mais adiantados).

Seria o mesmo que compará-los a crianças, jovens e adultos. Todos um dia se tornarão idosos.

Ou então, compará-los com alunos de primeiro, segundo e terceiro graus, sendo o objetivo o diploma acadêmico.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2006, 23:46:00 »
Este tópico está mesmo na área certa? Ou no Fórum certo?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2006, 00:06:38 »
Este tópico está mesmo na área certa? Ou no Fórum certo?

:histeria:

E:
Mas todos têm por destino atingir o ponto máximo da evolução espiritual.

Que ponto máximo seria esse?
E depois? :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Malik

• Nível 01
  • *
  • Sou um ateu hipócrita
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2006, 16:40:04 »
Obrigado Guinevere. Tudo bem Bruno, compreendo... mas veja, suas considerações estão apenas no terreno da imaginação. A princípio podemos imaginar qualquer coisa (sorte a nossa rss). Quanto ao sentido de todos serem julgados pelo mesmo critério, como isso seria posto em prática? Como um espírito superior poderia ser julgado pelo mesmo critério de um espírito inferior? Supondo que Deus exista, quais seriam seus critérios de julgamento? Morais? Existiria então uma moral infalível que ainda desconhecemos e Ele até hoje não soube nos transmitir? Temos nossa consciência, e ela já não é um juiz implacável, independente de sermos religiosos? Oras, um espírito sendo superior, teria de cometer uma falta gravíssima, uma falta muito acima de seu entendimento dito superior (um novo, impensável e diabólico erro), e no entanto, já que está em um estágio maior de evolução teria um entendimento muito mais amplo das coisas para incorrer em faltas, certo?...

Querida Guinevere, “mais poderosos” seriam algo tipo Power Rangers. Espíritos superiores seriam poderosos em quê? Poderosos pra quê? Poder é a importância que os outros dão a outrem. Por exemplo: o Papa tem poder para os seus, não pra mim. Se ele quiser podemos tomar uma cerveja no boteco da esquina sem a menor cerimônia. Se faço parte de um grupo, uma comunidade religiosa ou um partido político, e tenho sede de poder, tenho de me sujeitar a quem tem mais poder para que eu possa exercer o meu desejo de poder sobre quem tem menos. A ambição de domínio está no cerne de nosso ser, é natural até. Só é preciso o mínimo de honestidade para reconhecer isso.  O que me deixa vermelho de raiva é que no espiritismo (como em outras crenças religiosas), há essa troca, esse escambo escuso dos que sabem mais do insabível (sic) do que outros. Quando na verdade o que neguinho quer é comer gente e dormir de barriga cheia.

Nada mais justo do que vocês se basearem nas idéias do espiritismo. Pois as conheço o suficiente até onde a náusea me permite. Na verdade se eu quisesse saber mais sobre espiritismo entraria em um fórum de discussões espíritas. Minha intenção é simplesmente refutá-las, contradizê-las, enfim... se possível reduzi-las a pó.  E é claro que posso estar enganado, mas até aqui não há nada que nos prove o contrário. A questão maior não é nem saber se espíritos existem (é fácil “saber”, há uma infinidade de livros tentando nos convencer que sim). No mínimo o que eu poderia querer saber é: se espíritos não existem? rss

Abraços...

P.S. Caro Euzébio, desde que o mundo é mundo, a única coisa que sei é que somente as crianças são criadas (quase) todas iguais, da mesma maneira e... da melhor forma possível.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2006, 19:09:52 por Malik »
"A serviço do Rei Pelé"

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2006, 17:03:11 »
Não sei porque esse negócio de evolução dos espíritos me lembra o Pokemon...

Pra mim isso é uma idéia fascista que visa apenas manter a resignação dos fiéis: "Nessa vida eu sou simples e ignorante, mas passando por essas dificuldades eu vou eveluir e me tornar o Super Pikachu daqui a treze encarnações!"
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2006, 17:20:30 »

Pra mim isso é uma idéia fascista que visa apenas manter a resignação dos fiéis: "Nessa vida eu sou simples e ignorante, mas passando por essas dificuldades eu vou eveluir e me tornar o Super Pikachu daqui a treze encarnações!"

O mais importante é que após 13 encarnações, conseguir a armadura de ouro da casa de Aquário, digievoluir e ganhar mais pontos de personagem, o espírito elevado percebe que o self é uma ilusão e se une ao cosmo. Eu prefiro ir direto pra isso.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2006, 17:33:19 »
(...)
Nada mais justo do que vocês se basearem nas idéias do espiritismo. Pois as conheço o suficiente até onde a náusea me permite. Na verdade se eu quisesse saber mais sobre espiritismo entraria em um fórum de discussões espíritas. Minha intenção é simplesmente refutá-las, contradizê-las, enfim... se possível reduzi-las a pó. E é claro que posso estar enganado, mas até aqui não há nada que nos prove o contrário. A questão maior não é nem saber se espíritos existem (é fácil “saber”, há uma infinidade de livros tentando nos convencer que sim). No mínimo o que eu poderia querer saber é: se espíritos não existem? rss
(...)

Por onde andam os debatedores de verdade?

Isto aqui está começando a parecer o Fórum Evangelho.... |(

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2006, 17:52:35 »
Isto aqui está começando a parecer o Fórum Evangelho.... |(
Por falar nisso, você acha que beijar na boca é pecado?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Agosto de 2006, 18:04:29 »
Gui,

Depende...A que beijo, você se refere e na boca de quem?

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Agosto de 2006, 18:11:32 »
* Guinevere suspira como quem diz "ele nao entendeu a piada contra o tal fórum"

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Agosto de 2006, 18:15:43 »
Gui,

Desculpe a minha ignorância... :oops:...Sou devagar para piadas as vezes...

Você já participou deste fórum?  Ele está fora do ar agora.

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Agosto de 2006, 18:27:11 »
Ah, é que todo fórum evangélico que eu entro vejo esse tipo de pergunta escabrosa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 17 de Agosto de 2006, 18:32:12 »
Eu realmente não me acostumo a constatar que ainda tem gente que tentar levar a sério essa conversa de espíritos e evolução espiritual.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Malik

• Nível 01
  • *
  • Sou um ateu hipócrita
« Resposta #18 Online: 17 de Agosto de 2006, 19:00:35 »
Douglas, não faço questão nenhuma em ser um debatedor de verdade (muito menos “da Verdade”). Prefiro mesmo, é ser um debatedor das mentiras.

P.S. Ah!... e você pode “debater de verdade” com a Guinevere na seção de Papo Furado. Aqui é a seção de discussões. E realmente... não faça isso aqui parecer o tal Fórum Evangelho...

"A serviço do Rei Pelé"

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Agosto de 2006, 19:21:41 »
Ei! Não tome meu nome em vão ou vou te por na minha lista de inimigos do orkut!

(pensando bem meu nome verdadeiro é outro, mas você entendeu)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Agosto de 2006, 21:04:03 »
Á idéia da "evolução espiritual" na prática serve para controlar melhor os seguidores da crença espírita.

Assim é mais fácil manter a massa conformada com a sua realidade "você sofre porque pecou antes e sofrer vai fazer v/ evoluir", assim o espírita interessado vai frequentar palestras e cursos da DE até ficar bem condicionado.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #21 Online: 17 de Agosto de 2006, 21:39:42 »
E:
Mas todos têm por destino atingir o ponto máximo da evolução espiritual.

Que ponto máximo seria esse?
E depois? :?:

Segundo o Espiritismo, e segundo o que eu entendi do Espiritismo, o ponto máximo seria algo como estar ao lado de Deus na criação, como co-criador, em pura energia - livre do circuito reencarnatório.

Segundo minhas próprias conclusões, todos um dia retornaremos a ser o que éramos antes de adentrarmos no circuito reencarnatório: Deus.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #22 Online: 17 de Agosto de 2006, 21:41:08 »
P.S. Caro Euzébio, desde que o mundo é mundo, a única coisa que sei é que somente as crianças são criadas (quase) todas iguais, da mesma maneira e... da melhor forma possível.

Isto mesmo, somos todos crianças espirituais...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #23 Online: 17 de Agosto de 2006, 21:43:49 »

Caro, espíritas não são fiéis. Fiéis são os evangélicos! Ou melhor, DEUS É FIEL, heheheh...

Nem todo espírita se considera simples e ignorante, apenas reconhecem que todos fomos criados desta forma.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #24 Online: 17 de Agosto de 2006, 21:47:50 »
Eu realmente não me acostumo a constatar que ainda tem gente que tentar levar a sério essa conversa de espíritos e evolução espiritual.

Os espíritas não TENTAM levar a sério, eles REALMENTE levam a sério. O Espiritismo é uma filosofia muito bem fundamentada, de cunho racional e lógico.

Sabemos o quanto lhe é doloroso, mas um aprofundamento nesta bela doutrina poderia lhe esclarecer muitos pontos, inclusive este.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!