Autor Tópico: Uma aristocracia de espíritos?  (Lida 20830 vezes)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #25 Online: 17 de Agosto de 2006, 21:54:20 »
Citação de: Quasar
Á idéia da "evolução espiritual" na prática serve para controlar melhor os seguidores da crença espírita.

Por que os espíritas necessitam ser controlados? Normalmente quem busca esta doutrina o faz por livre e espontânea vontade, não precisa de subjugadores.

Assim é mais fácil manter a massa conformada com a sua realidade "você sofre porque pecou antes e sofrer vai fazer v/ evoluir", assim o espírita interessado vai frequentar palestras e cursos da DE até ficar bem condicionado.

O intuito da doutrina é a reforma íntima, seu objetivo maior é a consolação. Ninguém busca condicionar ninguém a nada. Você está confundindo com outras doutrinas interessadas no ouro de seus seguidores...

"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #26 Online: 17 de Agosto de 2006, 22:45:59 »
[Nem todo espírita se considera simples e ignorante, apenas reconhecem que todos fomos criados desta forma.

Isso é verdade. A maioria dos espíritas que conheço é a prepotente e arrogante.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #27 Online: 17 de Agosto de 2006, 22:48:08 »
Os espíritas não TENTAM levar a sério, eles REALMENTE levam a sério. O Espiritismo é uma filosofia muito bem fundamentada, de cunho racional e lógico.

Acreditar em fantasmas é extremamente racional e lógico.

Sabemos o quanto lhe é doloroso, mas um aprofundamento nesta bela doutrina poderia lhe esclarecer muitos pontos, inclusive este.

Olha  a pregação! :lol:
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #28 Online: 17 de Agosto de 2006, 23:45:58 »
Citação de: Euzébio
Os espíritas não TENTAM levar a sério, eles REALMENTE levam a sério. O Espiritismo é uma filosofia muito bem fundamentada, de cunho racional e lógico.
Se fosse baseada em fatos também, seria realmente ótima !
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Agosto de 2006, 00:02:44 »
Duran,

[Nem todo espírita se considera simples e ignorante, apenas reconhecem que todos fomos criados desta forma.

Eu sou um deles. Além de vários outros defeitos. Incluo neste lista: orgulhoso, egoísta, ciumento, maledicente, dono da verdade...

Bom, estes são os que consegui lembrar.....

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 18 de Agosto de 2006, 00:08:04 »
Eu realmente não me acostumo a constatar que ainda tem gente que tentar levar a sério essa conversa de espíritos e evolução espiritual.

Sabemos o quanto lhe é doloroso, mas um aprofundamento nesta bela doutrina poderia lhe esclarecer muitos pontos, inclusive este.

Euzébio, pensei que estávamos falando de Espiritismo.  Por que mudou de assunto?

Não há nada de belo em uma doutrina que prega que seus adeptos são "evoluídos espiritualmente" ao mesmo tempo que lhes ensina vícios de caráter e de atitude.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 00:11:43 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Agosto de 2006, 00:11:03 »
Douglas, não faço questão nenhuma em ser um debatedor de verdade (muito menos “da Verdade”). Prefiro mesmo, é ser um debatedor das mentiras.

Ainda bem que percebi a tempo, ai não perco tempo contigo...Você tem um website difamando o Espiritismo também?? :histeria:

Leva a mal não, estou estressado hoje e acabei descontando em você. O que reconheço ser totalmente errado.

Minhas sinceras desculpas, caso queira aceitá-las. :oops:

Abração,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #32 Online: 18 de Agosto de 2006, 09:36:34 »

Eu sou um deles. Além de vários outros defeitos. Incluo neste lista: orgulhoso, egoísta, ciumento, maledicente, dono da verdade...

Douglas, como eu não te conheço, não posso confirmar sua afirmação.

[]´s

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2006, 11:33:28 »

A maioria dos SERES HUMANOS que conheço é prepotente e arrogante, não importando a crença (ou descrencça) abraçada.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #34 Online: 18 de Agosto de 2006, 11:37:58 »
Citação de: L. Duran
Acreditar em fantasmas é extremamente racional e lógico.

Quem acredita em fantasmas é católico, no Espiritismo conhece-se o conceito de Espírito.

Citação de: L. Duran
Olha  a pregação! :lol:

Oops...
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 11:44:44 por Euzébio »

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #35 Online: 18 de Agosto de 2006, 11:38:19 »

Há os fatos, há o contato entre os dois mundos (material e espiritual), só não enxerga quem não quer (ou não consegue)...
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 11:40:12 por Euzébio »

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #36 Online: 18 de Agosto de 2006, 11:43:31 »
Citação de: Luis Dantas
Euzébio, pensei que estávamos falando de Espiritismo.  Por que mudou de assunto?

Hehehe, eu não mudei de assunto...

Não há nada de belo em uma doutrina que prega que seus adeptos são "evoluídos espiritualmente" ao mesmo tempo que lhes ensina vícios de caráter e de atitude.

Onde a Doutrina prega isto? Ao contrário, ela nos mostra o quanto temos ainda a aprender. E a primeira lição é a humildade, porque sem ela nada aprenderemos no sentido de crescer espiritualmente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 18 de Agosto de 2006, 12:22:36 »
E ainda acha que não mudamos de assunto...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Agosto de 2006, 13:00:33 »
Á idéia da "evolução espiritual" na prática serve para controlar melhor os seguidores da crença espírita.

Por que os espíritas necessitam ser controlados? Normalmente quem busca esta doutrina o faz por livre e espontânea vontade, não precisa de subjugadores.

Assim é mais fácil manter a massa conformada com a sua realidade "você sofre porque pecou antes e sofrer vai fazer v/ evoluir", assim o espírita interessado vai frequentar palestras e cursos da DE até ficar bem condicionado.

O intuito da doutrina é a reforma íntima, seu objetivo maior é a consolação. Ninguém busca condicionar ninguém a nada. Você está confundindo com outras doutrinas interessadas no ouro de seus seguidores...

O espiritismo  como qualquer religião ou seita tem como objetivo controlar massas, seja por dinheiro ou pelo poder simplesmente.

O fato do espiritismo não estar atrás do "ouro" não quer dizer nada, para muita gente a satisfação de ter poder sobre os outros é maior que do dinheiro, vide Chico Xavier.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #39 Online: 18 de Agosto de 2006, 13:39:41 »
O espiritismo como qualquer religião ou seita tem como objetivo controlar massas, seja por dinheiro ou pelo poder simplesmente.

Não creio que seja este o caso. O Espiritismo é muito diferente das demais doutrinas religiosas, vejamos pois:

- Não possui nem bispos, nem papas, nem gurus, nem dalais, etc.

- Não possui sequer uma hierarquia!

- Não sai à cata de fiéis, de porta em porta.

- Que eu saiba, não possui um Partido Político!

- Não possui sequer uma emissora de TV.

- Não cobra por consultas, nem por tratamento algum!

- Não combate as outrar religiões, jamais esteve envolvido em guerras!

- Não se impõe como intercessor entre a divindade e nós!

- Não exige nada além da Reforma Íntima!

O fato do espiritismo não estar atrás do "ouro" não quer dizer nada, para muita gente a satisfação de ter poder sobre os outros é maior que do dinheiro, vide Chico Xavier.

Ô, santa maledicência...

É certo que o Espiritismo faz com que certas qualidades psíquicas se desenvolvam, como a clarividência, a clariaudiência, a intuição e coisas afins - o que torna a pessoa diferente da grande maioria das pessoas, cujas faculdades psíquicas se encontram adormecidas.

Mas o mesmo se dá com algumas outras seitas, nem por isso podemos dizer que se trata de uma busca por poder.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 18 de Agosto de 2006, 14:23:54 »
O espiritismo como qualquer religião ou seita tem como objetivo controlar massas, seja por dinheiro ou pelo poder simplesmente.

Não creio que seja este o caso. O Espiritismo é muito diferente das demais doutrinas religiosas, vejamos pois:

- Não possui nem bispos, nem papas, nem gurus, nem dalais, etc.

- Não possui sequer uma hierarquia!

- Não sai à cata de fiéis, de porta em porta.

- Que eu saiba, não possui um Partido Político!

- Não possui sequer uma emissora de TV.

- Não cobra por consultas, nem por tratamento algum!

- Não combate as outras religiões, jamais esteve envolvido em guerras!

- Não se impõe como intercessor entre a divindade e nós!

- Não exige nada além da Reforma Íntima!

O Espiritismo tem seus Carlos Imbassahys, Chicos Xavieres e Hernanis Guimarães da vida, por isso não acho que tem motivos para se gabar de "não ter sacerdotes".  Faz amplo uso da mídia e chega a anunciar que existem emissoras "do outro lado".  Tem espaço para obras preconceituosas como "Nosso Lar".  E mente como um cão sarnento, já desde a Codificação...

ou seja, de fato não é como a _maioria_ das doutrinas religiosas.  Felizmente, a maioria dessas doutrinas (com exceções tais como certas igrejas protestantes mais carnavalescas e o próprio Espiritismo) tem mecanismos eficazes de autocontrole que evitam que se viaje muito na maionese.

Ô, santa maledicência...

Onde?  Maledicência é quando se inventa defeitos ou se fala com malícia.

É certo que o Espiritismo faz com que certas qualidades psíquicas se desenvolvam, como a clarividência, a clariaudiência, a intuição e coisas afins - o que torna a pessoa diferente da grande maioria das pessoas, cujas faculdades psíquicas se encontram adormecidas.

Mas o mesmo se dá com algumas outras seitas, nem por isso podemos dizer que se trata de uma busca por poder.

É, não é por isso que falamos que se trata de uma busca por poder.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Agosto de 2006, 17:32:49 »
Segundo minhas próprias conclusões, todos um dia retornaremos a ser o que éramos antes de adentrarmos no circuito reencarnatório: Deus.

Euzébio, isso significa dizer que os espíritos teriam sido criados perfeitos, o que, logicamente, impediria qualquer avanço.
Uma vez no máximo, só se pode permanecer por lá ou regredir.

Mais uma contradição a se somar à apontada pelo Malik no post original do Tópico.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #42 Online: 18 de Agosto de 2006, 18:12:29 »
O Euzébio se enganou. A doutrina que acredita que retornamos ao todo (Deus) no final é o panteísmo.

O Espiritismo tem seus Carlos Imbassahys, Chicos Xavieres e Hernanis Guimarães da vida, por isso não acho que tem motivos para se gabar de "não ter sacerdotes".  Faz amplo uso da mídia e chega a anunciar que existem emissoras "do outro lado".  Tem espaço para obras preconceituosas como "Nosso Lar".  E mente como um cão sarnento, já desde a Codificação...

ou seja, de fato não é como a _maioria_ das doutrinas religiosas.  Felizmente, a maioria dessas doutrinas (com exceções tais como certas igrejas protestantes mais carnavalescas e o próprio Espiritismo) tem mecanismos eficazes de autocontrole que evitam que se viaje muito na maionese.

Luis,

Isto se aplica a vocês também, não acha? Já que o Chico, Hernani, podem ser considerados sacerdotes, então os Sagans, Apodmans da vida também podem.

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 18 de Agosto de 2006, 18:49:11 »
Luis,

Isto se aplica a vocês também, não acha? Já que o Chico, Hernani, podem ser considerados sacerdotes, então os Sagans, Apodmans da vida também podem.

Talvez em um ou outro caso aberrante.  Mas de forma geral, não, longe disso.  Eu não tenho nenhum problema em discordar de qualquer ateu, agnóstico ou cético que seja.  Eles não são autoridades religiosas ou morais para mim.  E não sou o único.

Offline Malik

• Nível 01
  • *
  • Sou um ateu hipócrita
« Resposta #44 Online: 18 de Agosto de 2006, 19:16:16 »
“Não creio que seja este o caso. O Espiritismo é muito diferente (muito diferente é ótimo rss) das demais doutrinas religiosas, vejamos pois:” ·

Ok Euzébio, vejamos:

“- Não possui nem bispos, nem papas, nem gurus, nem dalais, etc.

- Não possui sequer uma hierarquia!”

Se “guias superiores” não fazem parte de uma hierarquia, então... não sei o que é uma.

"- Não sai à cata de fiéis, de porta em porta.”

E quem disse que isso é eficaz? Além de tudo, era só o que faltava.

"- Que eu saiba, não possui um Partido Político!”

Seria até um absurdo se tivesse. Oras, o espiritismo não se ocupa de problemas espirituais? Deixe que os problemas materiais nós resolvemos (eu sei, temos partidos cristãos também, o que não deixa de ser um absurdo).

"- Não possui sequer uma emissora de TV.”

Mas possui programas. E se um dia puder ter uma, acho meio difícil abrir mão...

"- Não cobra por consultas, nem por tratamento algum!”

O “tratamento” fica por sua conta. O fato de não cobrar não impede que as pessoas contribuam de livre e espontânea vontade. 

"- Não combate as outras religiões, jamais esteve envolvido em guerras!”

Política da boa vizinhança ainda é o melhor remédio. Calma... guerras são coisas que apenas religiões maiores de idade podem. O espiritismo ainda nem saiu dos cueiros.

"- Não se impõe como intercessor entre a divindade e nós!”

Como não?? Então pra quê se precisa do espiritismo? Então o espiritismo deixa de ser espiritismo.

"- Não exige nada além da Reforma Íntima!”

Não precisamos de religiões ou crenças para nos exigir o que pode ser uma questão de foro íntimo.

P.S. Douglas, está desculpado.

Um abraço...
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 20:08:50 por Malik »
"A serviço do Rei Pelé"

Marcelo

• Visitante
« Resposta #45 Online: 18 de Agosto de 2006, 20:05:56 »
Exatamente Stefano, vc pegou o ponto chave, onde os espíritas nunca conseguem explicar. Onde estão os FATOS para demonstrarem q o q dizem não passa de fantasia inventada por um esquizofrenico ou charlatão? Já estudei um pouco o espiritismo e frequentei alguns centros, até admito q a fundamentação deles para um mundo espiritual é bem mais condizente com a realidade do q as demais doutrinas. Mas qualquer um, desde q tenha uma imaginação fértil e seja um pouco inteligente, pode iventar coisas q façam suas teorias se adaptarem à realidade de forma aparentemente convincente. Arquitetar uma teoria de forma q explique a realidade, de maneira alguma a faz verdadeira. A única coisa q pode fazer uma teoria real (ou próxima do real) são as evidências e sem fatos não existem evidências. Sem evidências, sem conhecimento.

Ps.: Euzébio, até agora não me respondeu o meu email sobre a Teoria AA. Estou aguardando.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #46 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:17:34 »
O Espiritismo tem seus Carlos Imbassahys, Chicos Xavieres e Hernanis Guimarães da vida, por isso não acho que tem motivos para se gabar de "não ter sacerdotes". 

Podemos considerá-los como sacerdotes, no sentido figurado da palavra (o que exerce profissão honrosa, elevada e nobre). Mas não, se tomarmos o sentido literal do termo: ministro que, entre os antigos, oferecia vítimas à divindade; padre de qualquer religião.

Faz amplo uso da mídia

Eu nunca vi comerciais sobre a DE, nem no rádio nem na TV. Nem em outdoors.

:|

e chega a anunciar que existem emissoras "do outro lado".

Isto é novidade para mim...

:)

Tem espaço para obras preconceituosas como "Nosso Lar".

Preconceituosas? Pode citar algumas passagens que tenham cunho preconceituoso?

Faz tempo que eu li, não me recordo mais.

E mente como um cão sarnento, já desde a Codificação...

Mente? Citações, por favor...

Céu e Inferno, Purgatório, Demônios, Anticristos, Trindade, Espírito Santo, Anjos, Fadas, Gnomos, Nirvana, etc. não é viajar na maionese?...

Maledicência é quando se inventa defeitos ou se fala com malícia.

Ô, dishcupaê, foi mal!

:smartass:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #47 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:21:15 »
Segundo minhas próprias conclusões, todos um dia retornaremos a ser o que éramos antes de adentrarmos no circuito reencarnatório: Deus.

Euzébio, isso significa dizer que os espíritos teriam sido criados perfeitos, o que, logicamente, impediria qualquer avanço.
Uma vez no máximo, só se pode permanecer por lá ou regredir.

Mais uma contradição a se somar à apontada pelo Malik no post original do Tópico.

Tenho uma teoria que diz que Deus nos criou a partir de seus próprios fragmentos. Isto não significa que tenhamos sido criados perfeitos, mas sim, que estes fragmentos tenderiam a regressar ao seu ponto de origem: Deus.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #48 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:23:35 »
O Euzébio se enganou. A doutrina que acredita que retornamos ao todo (Deus) no final é o panteísmo.

Não, Douglas, eu não me enganei. Eu disse claramente que é uma conclusão minha - nada tem a ver com o Espiritismo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:25:04 »
E mente como um cão sarnento, já desde a Codificação...

Mente? Citações, por favor...

Eu acho que nós somos uma má influência pro Euzébio!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!