Autor Tópico: Se deus existisse...  (Lida 14613 vezes)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: Se deus existisse...
« Resposta #125 Online: 18 de Outubro de 2006, 16:54:59 »
Citação de: Marcelo
Se analisarmos o ser humano, (...) com órgãos q se fossem realmente projetados, ainda mais por uma inteligência superior e com poder ilimitado, deveriam ter saído bem melhores do q os q temos (próstata e os olhos, por exemplo).

E diante também de nossa vulnerabilidade e ineficiência diante de tantas coisas, o ser humano é definitivamente uma máquina longe de ser produto de um engenheiro onisciente e muito menos sua alegada "obra-prima".
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #126 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:31:27 »
É que a idéia de que não se deve buscar ou esperar encontrar sentido e harmonia na existência a não ser lá "bem no final dos tempos" não é exatamente atraente.

A idéia de que "no fim vai dar tudo certo" é uma boa desculpa para justificar o que se passa no presente.

Citação de: Luis Dantas
Além do que, também sugere que esse suposto Criador é um tanto ou quanto sádico.

Sim.

Tenho todo o poder e sei tudo. Então decido criar um universo para funcionar perfeitamente, onde seres humanos serão felizes para sempre nele. Ah! Mas para não deixar assim tão fácil, decido criar uma armadilha para os seres humanos. Bom, eu já sei que eles irão cair nela, pois vou criá-los já preparados para isso e sou onisciente e tudo está sob meu poder, mas mesmo assim vou fazer isso. Além disso, vou permitir que exista algo que eles vão chamar de "mal", porque quero ver a reação deles diante disso, embora já saiba qual vai ser. Depois vou convencer os humanos de que a culpa de eles terem optado pelo "mal" é deles, apesar de tudo estar sob meu controle, e que eles precisam de me pedir perdão para poderem viver felizes para sempre. Também me agrada a idéia de ter seres humanos me bajulando eternamente pela salvação de suas almas, cujo todo esquema na verdade foi um propósito meu, mas que eles pensam ser culpa deles. :-)
Who cares?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #127 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:32:03 »
Agnostic, nada no universo necessita de correção pois não existem metas para nada que nele existe, tudo apenas existe por existir, sem um propósito, não faz diferença se o universo fosse um conjunto de infinitas explosões.

Pra você admitir que algo precisa de correção, você deve admitir que existe um padrão de perfeição e seguindo o mesmo se devem fazer as correções, deve admitir também que para que exista esse padrão de perfeição, algo precisa de uma meta, se o universo é imperfeito, ele deveria ser diferente, mas por que? para produzir que efeito?
Não existem metas, não existe perfeição para algo sem meta, e é errado confundir algo exato com perfeito, exato é simplesmente , exato...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 17:35:40 por Rod Infinity »

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #128 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:39:07 »
Citação de: Marcelo
Se analisarmos o ser humano, (...) com órgãos q se fossem realmente projetados, ainda mais por uma inteligência superior e com poder ilimitado, deveriam ter saído bem melhores do q os q temos (próstata e os olhos, por exemplo).

E diante também de nossa vulnerabilidade e ineficiência diante de tantas coisas, o ser humano é definitivamente uma máquina longe de ser produto de um engenheiro onisciente e muito menos sua alegada "obra-prima".

E mais: se compararmos forma por forma, corpo por corpo, até podemos pensar que o homem é um fiasco.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #129 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:41:43 »
Um simples exemplo pra ilustrar,

Vamos supor que o sol possua alguns aspectos que o tornem imperfeito segundo sua arbitragem,
Aí irá você dizer : o sol deveria emitir menos luz e radiação, evitaria alguns problemas para nós.
Aí eu te pergunto: mas o sol, simplesmente não existe por existir? será que ele existe para nos sustentar? se não, então não tem lógica caracterizá-lo como imperfeito, você acaba de atribuir uma meta para o sol, servir coerentemente ao homem, caso contrário, de que você reclamaria? O sol não DEVERIA ser diferente pois ele não passou a existir para que nossa vida pudesse existir, não existem metas, é muito simples isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #130 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:42:55 »
Agnostic, nada no universo necessita de correção pois não existem metas para nada que nele existe, tudo apenas existe por existir, sem um propósito, não faz diferença se o universo fosse um conjunto de infinitas explosões.

What the f*** do you mean, man?  É CLARO que faz diferença se o Universo tem ou não condição de suportar vida, ou se é possível corrigir "parâmetros" do seu aspecto em determinado momento.  Você está com um discurso muito próximo do niilismo, sabe?

Pra você admitir que algo precisa de correção, você deve admitir que existe um padrão de perfeição e seguindo o mesmo se devem fazer as correções, deve admitir também que para que exista esse padrão de perfeição, algo precisa de uma meta, se o universo é imperfeito, ele deveria ser diferente, mas por que? para produzir que efeito?

Não me preocupo muito com padrões de perfeição.  Nem preciso.  Se estou em terreno pantanoso, procuro um lugar mais seco para viver.  Se tenho fome, procuro alimento.  Essas pequenas correções das circunstâncias são legítimas e não precisam de justificativas metafísicas, não acha?

Não existem metas, não existe perfeição para algo sem meta, e é errado confundir algo exato com perfeito, exato é simplesmente , exato...

De onde tirou essa história de que não há metas?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #131 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:44:54 »
Um simples exemplo pra ilustrar,

Vamos supor que o sol possua alguns aspectos que o tornem imperfeito segundo sua arbitragem,
Aí irá você dizer : o sol deveria emitir menos luz e radiação, evitaria alguns problemas para nós.
Aí eu te pergunto: mas o sol, simplesmente não existe por existir? será que ele existe para nos sustentar? se não, então não tem lógica caracterizá-lo como imperfeito, você acaba de atribuir uma meta para o sol, servir coerentemente ao homem, caso contrário, de que você reclamaria? O sol não DEVERIA ser diferente pois ele não passou a existir para que nossa vida pudesse existir, não existem metas, é muito simples isso.

Você está pressupondo que metas tem de "vir de cima" necessariamente, o que não acontece na prática.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #132 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:46:06 »
 Você está com um discurso muito próximo do niilismo, sabe?

E daí ?

Não me preocupo muito com padrões de perfeição.  Nem preciso.  Se estou em terreno pantanoso, procuro um lugar mais seco para viver.  Se tenho fome, procuro alimento.  Essas pequenas correções das circunstâncias são legítimas e não precisam de justificativas metafísicas, não acha?

E daí ?

Não, não há metas para nada que existe aqui, de onde você tirou essa idéia de que existem?

Para que existem as galáxias ?
Para que existe a vida ?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #133 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:47:58 »
Você está pressupondo que metas tem de "vir de cima" necessariamente, o que não acontece na prática.

Claro, eu estou dizendo que justamente não existem metas para a existência de nada aqui, não tenho culpa se você fica atribuindo metas a algo a partir da existência delas pelos efeitos que elas causam e ainda que os mesmos fizessem alguma diferença.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #134 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:01:58 »
 Você está com um discurso muito próximo do niilismo, sabe?

E daí ?

Daí que niilismo faz mal.  Pode até ser necessário por um período para nos desapegarmos da dor de alguma grande perda.  Mas não é um bom hábito.

E daí ?

Daí que a graça da existência está nessas pequenas coisas concretas, não em alguma perfeição abstrata inalcançável e insondável.  Nós todos precisamos da sensação de poder fazer alguma diferença para nós próprios e para quem amamos.

Não, não há metas para nada que existe aqui, de onde você tirou essa idéia de que existem?

Para que existem as galáxias ?
Para que existe a vida ?

Para que Douglas Adams possa ganhar dinheiro, é claro!  Que dúvida!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #135 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:02:58 »

Claro, eu estou dizendo que justamente não existem metas para a existência de nada aqui, não tenho culpa se você fica atribuindo metas a algo a partir da existência delas pelos efeitos que elas causam e ainda que os mesmos fizessem alguma diferença.

Não mesmo.  Mas por que você não aceita algo tão básico, eu não entendo.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #136 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:05:56 »
Santa Mãe..

Desculpa aí, a única coisa que eu percebo é quão sem volta pode ser o ateísmo...

Não mesmo.  Mas por que você não aceita algo tão básico, eu não entendo.

Que legal, eu também não entendo no que se refere a vocês.

Sem mais
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 18:10:50 por Rod Infinity »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #137 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:15:29 »
Santa Mãe..

Desculpa aí, a única coisa que eu percebo é quão sem volta pode ser o ateísmo...

Aprender a ler, escrever, cozinhar ou andar de bicicleta também é bem "sem volta".  Não me queixo :)

Não mesmo. Mas por que você não aceita algo tão básico, eu não entendo.

Que legal, eu também não entendo no que se refere a vocês.

Isso eu lamento.  Te aliviaria de muita tensão desnecessária.  Ficar tentando ver um sentido tão duvidoso em tudo deve ser extremamente desgastante.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #138 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:18:42 »
Aprender a ler, escrever, cozinhar ou andar de bicicleta também é bem "sem volta". Não me queixo :)

Tanto faz.

Ficar tentando ver um sentido tão duvidoso em tudo deve ser extremamente desgastante

Ainda mais legais são suas deduções falsas, eu não fico tentando ver sentido em absolutamente nada, o que eu faço é me posicionar em outro lado para questionar, eu já tenho minhas concepções do que tem sentido, se tem sentido e qual é.

« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 18:20:59 por Rod Infinity »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #139 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:39:22 »
Aprender a ler, escrever, cozinhar ou andar de bicicleta também é bem "sem volta". Não me queixo :)

Tanto faz.

Rod, outro dia aprendi a fazer um purê de batatas bem temperado.  Vi o fruto da minha dedicação e gostei dele.  Provei, achei uma delícia.  E no dia seguinte ainda tinha mais :)

Essa satisfação significa mais para mim do que qualquer hipotética certeza sobre o que o suposto criador do Universo quereria que acontecesse.

Simples assim.  Se Deus quisesse que eu o entendesse, eu o entenderia.  Como não quer, não vou ser eu a me preocupar.

Ficar tentando ver um sentido tão duvidoso em tudo deve ser extremamente desgastante

Ainda mais legais são suas deduções falsas, eu não fico tentando ver sentido em absolutamente nada, o que eu faço é me posicionar em outro lado para questionar, eu já tenho minhas concepções do que tem sentido, se tem sentido e qual é.

E não consegue sair delas.  Você pede, basicamente, que tenhamos as mesmas certezas e dúvidas que você.  É querer demais.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #140 Online: 19 de Outubro de 2006, 14:28:56 »
E além disso ele quer que todo ateu seja profundamente niilista, ou pelo menos quer enxergar dessa forma.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #141 Online: 19 de Outubro de 2006, 14:59:52 »
Citação de: Rod Infinity

Você não leu meus exemplos nas mensagens anteriores?

"Se seu deus seguisse à risca seus próprios mandamentos, seria perfeito. Se seu deus onipotente e onisciente tivesse criado tudo sem precisar de nenhuma correção posterior ele seria perfeito."

Refute isso.

Não existem metas, não existe perfeição para algo sem meta,

O problema do seu raciocínio é atribuir sempre em última instância a meta a um conceito absoluto e inalcançável. Talvez o universo em si não possua meta, o que não tem a ver necessariamente em ser ou não perfeito, mas pequenas coisas possuem metas. Contudo, as metas não precisam ser transcendentes. Em outras palavras, não preciso crer numa super divindade para dar sentido à existência de qualquer coisa.

Mas cansei de explicar sem ouvir sua versão da história.

O que é perfeição para você?

Por que você considera que só há sentido na existência de tudo se o que você chama de Deus existir?

E já que você fala muito de metas, qual é o propósito de Deus existir? Qual é sua meta?

e é errado confundir algo exato com perfeito, exato é simplesmente , exato...

Numa hipotética prova o cálculo 5+5=10 é um exemplo perfeito porque é um processo finalizado que não precisa de correções. Por outro lado, o cálculo 5+4=10 precisaria ser reformulado, caso contrário não iria receber a nota máxima. Está claro agora?

;-)
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!