Autor Tópico: Se deus existisse...  (Lida 14609 vezes)

Rod Infinity

• Visitante
Re: Se deus existisse...
« Resposta #25 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:26:08 »
Não acredito ,e não compreendo , algo que possa saber tudo de antemão sobre um ser com o lívre-arbítrio , é como acreditar que , Deus em um jogo de probabilidade já soubesse todos os resultados , mesmo que o jogo acontecesse instantaneamente.

De fato , estou estudando interpretação bíblica , apesar de muitos acharem que é uma desculpa para as contradições , creio que a Bíblia não deve ser lida no sentido literal (o primeiro a constatar isto foi Orígenes de Alexandria (Patrística) ), mas também não como fábula , no entanto , ainda não sei se isso faz sentido ou não , e ainda não cheguei nesta parte , mas sem entrar em detalhes sobre as contradições (há milhares de refutações sobre elas) , o fato de Deus ser ou não onisciente , é uma questão que sucede sua existência , e se ela faz sentido ou não , ainda não posso responder com toda certeza.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #26 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:29:45 »
Cara , que que tem a ver , "se anula logicamente"

Onipotente : criar um ser com a capacidade de ser bondoso e maldoso.

acabou ?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #27 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:38:55 »
Não viaja rapaz

Vai estudar , vai.

Isso é uma refutação? Por que não mostra o que está errado? Ou melhor, por que não inventa uma desculpa para tentar mostrar que eu estou errado?

E você pensa que está aonde? Isto é um fórum de discussão, e o que se espera nesse tipo de fórum é um pouco mais de… uhn… discussão! Coisa que faltou nesse seu post desesperado, que me dá a impressão de que levou um golpe argumentativo do qual não consegue revidar.

Quer refutar? Então vou dar uma colher de chá para você: explique apenas o motivo para um Deus querer criar os parasitas, seres que sugam a vida de outros seres sem lhes dar nada em troca.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:41:23 »
É a velha questão, Rod: por que um ser onisciente, onipotente e "onibondoso" sequer permitiria a existência do mal?

Livre-arbítrio? Mesmo partindo do princípio de que ele exista (o que é discutível), o que o tornaria mais importante do que a ausência do mal?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #29 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:49:36 »
Eu citei antes,
o que você , Luis Dantas , prefere ,
Um amigo humano (com livre-arbitrio), ou amigo robô perfeito(supondo que tal exista), que não erra , e não tem sentimentos ?

Você não acha também que o sofrimento as vezes é tão "importante" quanto a felicidade?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:57:08 »
Um amigo humano (com livre-arbitrio), ou amigo robô perfeito(supondo que tal exista), que não erra , e não tem sentimentos ?

Você não acha também que o sofrimento as vezes é tão "importante" quanto a felicidade?

Um robo q não erra tem que ser onisciente...

Mas se ele erra, tb teria o tal do "livre-arbitrio", pois assim como os humanos teria q tomar decições.
Ele poderia ter uma taxa de acerto maior, caso usasse a estatistica pra absolutamente todas as decisões, mas isso nunca vai o impedir de errar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:00:07 »
Eu citei antes,
o que você , Luis Dantas , prefere ,

Não acredito em livre-arbítrio, Rod.  Não acho que exista para quem quer que seja.  É só um conceito fictício criado para tentar emprestar sentido a um conceito contraditório de divindade.

E não vejo como a alternativa seriam "robôs sem sentimentos".  Pelo contrário, é exatamente por que nossas escolhas NÃO são livres que muitos sentimentos tem origem.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #32 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:06:19 »
Nossas escolhas não são livres?

Cite algo .. e mesmo , cite algum sentimento que você imagina que exista e você não pode sentir.
Se não houvessem sentimentos , o homem faria apenas o necessário para a sobrevivência , não vejo margem de erro aí

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:06:44 »
, Deus não age sobre o mundo (como fazia antes de Jesus Cristo) , para isto é que se diz punição/salvação.
e não há porque o mundo ser mais coerente , porque as concepções religiosas em geral, pregam que a vida de verdade não seja esta, a carnal, independente disso ser verdade ou não , achar que o mundo deveria ser mais coerente se Deus existisse não passa de uma bárbara contradição , quem constrói tudo no mundo é o homem , se existem injustiças , são por causa do homem , e mesmo que Deus não fizesse nada pra melhorar , também não é causa dos problemas.
o mesmo vale para a prédestinação e afins.

Então qual a diferença de um deus q não age sobre o mundo e a não existencia desse mesmo deus?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:14:12 »
Nossas escolhas não são livres?

Aparentemente não.  Ou isso ou o Detran e meu chefe estão mentindo direto para mim.

Cite algo .. e mesmo , cite algum sentimento que você imagina que exista e você não pode sentir.
Se não houvessem sentimentos , o homem faria apenas o necessário para a sobrevivência , não vejo margem de erro aí

Hein?  Que conversa estranha.  O que tem a ver com o assunto?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #35 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:18:26 »
Você disse que a ausência de sentimentos não seria uma alternativa para um "ser perfeito"...

Se não houvessem sentimentos , as pessoas viveriam apenas para saciar a fome , a sede , e tudo mais para que eles pudessem sobreviver , e nada mais fariam , sendo que nem o tédio por nada fazer existiria , logo , como algo sem sentimentos poderia errar ?

Você está citando limitações que NOS IMPOEM , e não que existem em nós , e mesmo estas , podemos enfrentá-las.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #36 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:20:03 »

Então qual a diferença de um deus q não age sobre o mundo e a não existencia desse mesmo deus?

Afirmar que Deus criou o mundo para ser coerente e para todos sermos felizes , com ele mantendo a justiça , seria criar uma nova religião , onde o próprio Deus não existe , ou seja , isso não existe.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:24:31 »
Você disse que a ausência de sentimentos não seria uma alternativa para um "ser perfeito"...

E não é mesmo.  Aliás, sentimentos não tem nada a ver com o assunto.

Se não houvessem sentimentos , as pessoas viveriam apenas para saciar a fome , a sede , e tudo mais para que eles pudessem sobreviver , e nada mais fariam , sendo que nem o tédio por nada fazer existiria , logo , como algo sem sentimentos poderia errar ?

Você está dizendo que livre-arbítrio é pré-requisito de sentimentos?  É isso?

Você está citando limitações que NOS IMPÕEM , e não que existem em nós , e mesmo estas , podemos enfrentá-las.

Se você diz.  Mas por que está mudando de assunto?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:28:13 »
(...) citando limitações que NOS IMPÕEM , e não que existem em nós , e mesmo estas , podemos enfrentá-las.

Até que ponto faz sentido falar que minhas limitações "não existem em mim"?  Se elas são resultado de agentes externos, não importa.  Eu não tenho o poder de existir sozinho.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:29:41 »
Porque você me perguntou :
"Livre-arbítrio? Mesmo partindo do princípio de que ele exista (o que é discutível), o que o tornaria mais importante do que a ausência do mal?"

Isso é uma questão de opinião , mesmo, eu particularmente acho que o livre-arbítrio ,que defino ser a capacidade de sentir tudo (ódio , etc) , acho que tem pontos positivos e acaba sendo muito melhor , caso não existisse , e os seres fossem incapazes de odiar , por exemplo.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:30:37 »
Afirmar que Deus criou o mundo para ser coerente e para todos sermos felizes , com ele mantendo a justiça , seria criar uma nova religião , onde o próprio Deus não existe , ou seja , isso não existe.

Não seria criar uma religião.
Seria apenas oq se espera de uma criatura q é tida como Onisciente, onipotente, onietc...

Gostaria q vc me explicasse melhor porque não é possivel uma religião sem deus, ou melhor a necessidade da religião.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #41 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:31:31 »

Até que ponto faz sentido falar que minhas limitações "não existem em mim"? Se elas são resultado de agentes externos, não importa. Eu não tenho o poder de existir sozinho.

Não são todos que possuem as mesmas limitações que você , de fato.
E elas podem mudar, ou mesmo , deixar de existir.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:37:10 »

Não seria criar uma religião.
Seria apenas oq se espera de uma criatura q é tida como Onisciente, onipotente, onietc...

Ora , todos esperamos algo do tipo , tem toda lógica..
Porém , a única contradição seria se , alguma religião pregasse isso , o que não acontece , ela por si só anularia a existência de(dos) Deus(es),
Mostre-me fragmentos de algum livro sagrado de qualquer religião , onde o ser supremo cria o mundo afirmando ser perfeito e coerente ( o que de fato anularia a necessidade de julgamento).

Isso não existe , você acredita que o mundo deveria ser assim se um ser supremo existisse , mas na verdade , não há contradição nenhuma.

Pode existir religião sem Deus , sim , na verdade , existem religiões que não passam de organizações sem nenhuma doutrina lógica, a religião pode ser um conjunto de princípios visando apenas contribuir para a sociedade com seus ideais de "fraternidade" e etc...
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 18:44:26 por Rod Infinity »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:40:52 »
Puxa, eu posso simplesmente decidir ser onipotente?  Eu não devia ter faltado àquela aula da pré-escola...

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #44 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:42:07 »
O que isso tem a ver com não existir livre-arbítrio ?

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Setembro de 2006, 22:37:13 »
Se Deus existisse:
  • A Bíblia conteria textos extremamente relevantes (e revelantes), importantes, coerentes, e não haveria nem uma única contradição, e nem uma única coisa das quais poderiamos sentir nojo, desprezo, confusão, etc.
  • Todos os seres vivos seriam perfeitos e não existiriam coisas como: velhice, órgãos vestigiais, tristeza, sofrimento, etc. Aliás, não existiriam parasitas.
  • Teríamos acesso a todo o conhecimento do mundo.

Devo lembrar que Deus, com a capacidade de poder criar qualquer coisa, não teria motivos para impedir que qualquer das afirmações acima se concretizassem.

A prova de que Deus não existe é que essas simples afirmações não são verdadeiras.

mas um problema do conhecimento humano.
o fato, se deus existesse não mudaria os acontecimentos.

Qualquer um acha que se deus existisse o mundo seria perfeito.
Na verdade não mudaria em nada, e não haveria perfeição (pressupondo a sua existencia).

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #46 Online: 21 de Setembro de 2006, 00:44:23 »
Cara , que que tem a ver , "se anula logicamente"

Onipotente : criar um ser com a capacidade de ser bondoso e maldoso.

acabou ?

Tá. Talvez só mais esta.

Onipotente, onisciente e perfeito: um ser que tudo que provém dele seja perfeito. Se existe o mal ele não é perfeito ou não é onipotente. Quanto ao livre-arbítrio, mesmo considerando que isso exista, implica em liberdade de fazer escolhas. Porém essas escolhas não precisam ser dualistas. O que você prefere, um amigo que talvez vá te dar carona um dia e no outro dia vai te bater, ou um amigo que vai te dar carona um dia e no outro vai te ajudar em alguma tarefa? Eu fico com o segundo. E se um deus onipotente e perfeito existisse só existiria o segundo exemplo.

Inclusive, no paraíso em que você acredita só vai existir pessoas do segundo tipo que citei acima. Suponho que serão emocionalmente frustrantes para você, já que elas não "poderão" optar por nenhuma ação que seja má, mas apenas ações boas.

Uma curiosidade: como você lida com a falta de opção pelas ações más no paraíso cristão, sendo que para você tais pessoas são "robôs sem sentimento"?

Editado para corrigir a formatação.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2006, 00:48:25 por Agnostic »
Who cares?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 21 de Setembro de 2006, 10:03:03 »
Só por curiosidade, se deus não sabe o futuro, ele pode errar.Se pode errar, ele não é perfeito...  é isso que ele esta dizendo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Luz

• Visitante
« Resposta #48 Online: 21 de Setembro de 2006, 11:41:30 »

Analisando as circunstâncias exatamente como elas são: se deus existisse, como saberíamos?  :/

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #49 Online: 21 de Setembro de 2006, 14:07:55 »
Depende do que se chama de deus, Luz.
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!