Autor Tópico: Se deus existisse...  (Lida 14610 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Se deus existisse...
« Resposta #50 Online: 21 de Setembro de 2006, 20:20:27 »
Depende do que se chama de deus, Luz.

Qualquer deus. Como saberíamos?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #51 Online: 22 de Setembro de 2006, 00:14:44 »
mas um problema do conhecimento humano.
o fato, se deus existesse não mudaria os acontecimentos.

Qualquer um acha que se deus existisse o mundo seria perfeito.
Na verdade não mudaria em nada, e não haveria perfeição (pressupondo a sua existencia).

Então qual a diferença de Deus e nada? Coloquemos assim: o que aconteceria se o mundo fosse como os cientistas dizem que ele é?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #52 Online: 22 de Setembro de 2006, 00:18:50 »
Analisando as circunstâncias exatamente como elas são: se deus existisse, como saberíamos?  :/

Leu a minha listinha lá atrás? Eu dei dicas de como seria um mundo perfeito. Mas se quiser que eu simplifique, aí vai: este mundo seria o paraíso.

A propósito, taí uma boa pergunta para o Rod. Por que um Deus onipotente e benevolente já não deixou todo mundo no paraíso? Não seria melhor?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #53 Online: 22 de Setembro de 2006, 01:06:18 »
Já perguntei isso para o Rod em outro tópico, embora com outras palavras, e estou a espera de resposta.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #54 Online: 22 de Setembro de 2006, 01:11:48 »
Depende do que se chama de deus, Luz.

Qualquer deus. Como saberíamos?

Não qualquer deus. Se for um deus tal como uma entidade com poderes fantásticos que aparecesse aqui na terra realizando milagres incríveis, poderíamos ter amplas provas de sua existência. Mas pessoalmente eu ainda me manteria cético até ele conseguir provar que não é um ser de alguma civilização muito mais avançada, ao invés de um ente metafísico.

Ou ainda, se chamar deus de o conjunto de leis que regem o universo, certamente existe um "deus", porém seria um deus emocionalmente frustrante, pois não faria sentido rezar para a força da gravidade, por exemplo.
Who cares?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #55 Online: 22 de Setembro de 2006, 06:58:44 »
Desculpa a demora , e também , não vai dar pra responder muita coisa agora..

Bom , o ponto é que muita gente , assim como eu , não acreditam que o "mal" exista , mesmo , pra nós , o "mal" é apenas a ausência do bem , assim como escuridão é apenas a ausência da luz ,e não é mensurável etc.. , o mesmo vale para o frio , e outros..

E supondo que ele exista , eu não creio que se o mundo fosse perfeitamente coerente , alguém iria acreditar mais em Deus ao invés de vangloriar o ser humano...
Essa idéia de que o mundo deveria ser perfeito é lógica e faz sentido sim , embora não sirva pra nada , pois não gera contradição , já que não está escrito em nenhum lugar que o mesmo foi feito pra ser coerente , se Deus existe , entende-se que a vida carnal não passa de apenas um estágio pelo qual passamos e podemos escolher continuar com a vida (crença , vida pós morte , "Quem crê em mim , ainda que morra viverá" ), não seria lógico , por exemplo , Deus criar um ser eterno para viver no paraíso fazendo coisas maravilhosas , e tão-pouco seria , se Deus com seus poderes criasse um ser maligno do nada para ficar queimando eternamente (acho que nem ele , o ser maligno, entenderia o porque daquilo estar acontecendo),

A partir disso entende-se que ninguém foi criado pra sofrer , e mesmo que ninguém tá condenado ou a ir ao inferno ou a ir ao céu , entende-se que podemos procurar a Deus pra continuar com as nossas vidas se desejarmos , e em caso de pecado mortal ( para a pessoa que crê e peca ) , não vejo injustiça nessa pessoa ser castigada segundo a crença.

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #56 Online: 22 de Setembro de 2006, 07:33:34 »
Desculpa a demora , e também , não vai dar pra responder muita coisa agora..

Bom , o ponto é que muita gente , assim como eu , não acreditam que o "mal" exista , mesmo , pra nós , o "mal" é apenas a ausência do bem , assim como escuridão é apenas a ausência da luz ,e não é mensurável etc.. , o mesmo vale para o frio , e outros..

Não concordo com isso. "ser mal" para mim é deliberadamente prejudicar outro ser sem nenhum ganho pessoal. A falta de um sentimento não significa necessariamente que só vá existir o sentimento oposto, ou uma pessoa parada, de braços cruzados estaria praticando o mal.

E supondo que ele exista , eu não creio que se o mundo fosse perfeitamente coerente , alguém iria acreditar mais em Deus ao invés de vangloriar o ser humano...
Essa idéia de que o mundo deveria ser perfeito é lógica e faz sentido sim , embora não sirva pra nada , pois não gera contradição , já que não está escrito em nenhum lugar que o mesmo foi feito pra ser coerente , se Deus existe , entende-se que a vida carnal não passa de apenas um estágio pelo qual passamos e podemos escolher continuar com a vida (crença , vida pós morte , "Quem crê em mim , ainda que morra viverá" ), não seria lógico , por exemplo , Deus criar um ser eterno para viver no paraíso fazendo coisas maravilhosas , e tão-pouco seria , se Deus com seus poderes criasse um ser maligno do nada para ficar queimando eternamente (acho que nem ele , o ser maligno, entenderia o porque daquilo estar acontecendo),

eu axo q o universo seja coerente sim, de acordo com a ideia de que deus não existe. se deus existisse o universo que conhecemos não faria sentido nenhum.

A partir disso entende-se que ninguém foi criado pra sofrer , e mesmo que ninguém tá condenado ou a ir ao inferno ou a ir ao céu , entende-se que podemos procurar a Deus pra continuar com as nossas vidas se desejarmos , e em caso de pecado mortal ( para a pessoa que crê e peca ) , não vejo injustiça nessa pessoa ser castigada segundo a crença.

quer dizer que apenas os que acreditam em deus que serão castigados se o desobedecerem? muito justo, mas a história que eu houvi não foi essa. além do mais ninguem acreditaria em deus nestas condições.

"acreditem em deus, se vcs seguirem suas regras, viveram eternamente no paraíso. quebre-as e arderão eternamente no inferno.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 22 de Setembro de 2006, 10:24:37 »
(...) muita gente , assim como eu , não acreditam que o "mal" exista , mesmo , pra nós , o "mal" é apenas a ausência do bem,

Pessoalmente eu acho que o mal é falta de habilidade em ver as consequências do que se faz.

E supondo que ele exista, eu não creio que se o mundo fosse perfeitamente coerente, alguém iria acreditar mais em Deus ao invés de vangloriar o ser humano...

Realmente não há a meta de crer em Deus; nós ateus não precisamos crer nele, e supostamente o Deus de Abraão está por demais elevado para precisar que creiam nele.

Aliás, será que quem crê em Deus _precisa_ crer nele ou _prefere_ fazê-lo?  Será que há escolha?  E se há, qual seria a melhor e por que?

Eu gostaria de acreditar que as respostas são: prefere; difícil dizer; preferir, sem dúvida.

Essa idéia de que o mundo deveria ser perfeito é lógica e faz sentido sim, embora não sirva pra nada , pois não gera contradição, já que não está escrito em nenhum lugar que o mesmo foi feito pra ser coerente,

Pelo contrário.  Está literalmente escrito (nas escrituras das religiões abraâmicas) que Deus é perfeito e que o mundo não o é.  Um criador divino absoluto perfeito que cria algo imperfeito é certamente uma contradição.

se Deus existe, entende-se que a vida carnal não passa de apenas um estágio pelo qual passamos

Não necessariamente.  Mesmo supondo que o Deus de Abraão exista, ele pode ter planejado outra vida carnal depois desta, por exemplo.

e podemos escolher continuar com a vida (crença, vida pós morte , "Quem crê em mim , ainda que morra viverá" ),

Eu sempre achei essa frase um exemplo claro de afirmação simbólica que não serve para ser interpretada literalmente.

não seria lógico, por exemplo, Deus criar um ser eterno para viver no paraíso fazendo coisas maravilhosas,

Eu acho perfeitamente lógico, supondo que exista tal Deus.  Por que não seria lógico?

e tão-pouco seria, se Deus com seus poderes criasse um ser maligno do nada para ficar queimando eternamente (acho que nem ele, o ser maligno, entenderia o porque daquilo estar acontecendo),

Concordo.  E seria ainda mais absurdo se o tal maligno _tivesse livre-arbítrio_ e ainda assim fosse literalmente criado para ser punido.

A partir disso entende-se que ninguém foi criado pra sofrer, e mesmo que ninguém tá condenado ou a ir ao inferno ou a ir ao céu, entende-se que podemos procurar a Deus pra continuar com as nossas vidas se desejarmos,

Ou que não há outra vida, e possivelmente não há Deus tampouco.  Ou podemos cair no Malteísmo e concluir que Deus não se importa.

e em caso de pecado mortal (para a pessoa que crê e peca), não vejo injustiça nessa pessoa ser castigada segundo a crença.

Qual é o sentido em criar uma pessoa que não tem condição de fazer o certo e depois puni-la por isso?
« Última modificação: 22 de Setembro de 2006, 10:27:11 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #58 Online: 22 de Setembro de 2006, 13:01:52 »
Olha, vou responder tudo isso,
agora to sem tempo,
talvez eu fique um tempo sem responder
mas não vou fugir ao tópico , não
abraços.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #59 Online: 22 de Setembro de 2006, 15:00:45 »
Citação de: Rod Infinity

O deus cristão é alegadamente onipresente e onibondoso. Então seria impossível existir o mal, já que o mesmo estaria em tudo e em todos. Seria impossível haver "ausência do bem".

Entretanto eu não acredito mesmo que exista o dualismo "bem" e "mal", mas por outra linha de raciocínio. Nossas atitudes são reflexos de uma instintividade mais saliente, sempre conduzida por uma alegada inteligência superior, mas que apenas faz com que nossos instintos mais primitivos nos conduzam a ações excessivas. Como vivemos num planeta com recursos limitados e a luta para sobrevivência é necessária, e não conseguimos ainda lidar com o problema da escassez em todos os aspectos da vida de forma mais racional, e muito menos estamos sequer perto de começarmos a nos enxergar como uma unidade, apesar de alguns insistirem que somos seres racionais, as ações que visam o benefício de poucos em detrimento de muitos são muito mais notáveis. Assim, basicamente o mal seria falta de integridade como espécie, o que nos leva quase sempre a termos atitudes individuais em prejuízo de outrém, e uma quase total falta de consciência sobre nosso papel na biosfera. É esta minha visão, de forma bem resumida, sobre o "bem" e o "mal" sob a perspectiva humana.

Não vejo sinais de vanglória do ser humano pelo mundo. Seria até bom se começasse a existir isso. E pelo menos para mim se o mundo fosse perfeitamente coerente seria muito mais fácil acreditar numa divindade com atributos absolutos. O mundo do jeito que é se torna praticamente impossível ter a "crença" em Deus.

Essa idéia de que o mundo deveria ser perfeito é lógica e faz sentido sim , embora não sirva pra nada , pois não gera contradição , já que não está escrito em nenhum lugar que o mesmo foi feito pra ser coerente ,

A perfeição só pode gerar perfeição. Se deus é onipotente e perfeito e cria algo imperfeito, isso o anula logicamente.

se Deus existe , entende-se que a vida carnal não passa de apenas um estágio pelo qual passamos e podemos escolher continuar com a vida (crença , vida pós morte , "Quem crê em mim , ainda que morra viverá" ), não seria lógico , por exemplo , Deus criar um ser eterno para viver no paraíso fazendo coisas maravilhosas ,

Ora, mas é exatamente isso que o paraíso cristão é. Lá só se vai fazer coisas maravilhosas.

e tão-pouco seria , se Deus com seus poderes criasse um ser maligno do nada para ficar queimando eternamente (acho que nem ele , o ser maligno, entenderia o porque daquilo estar acontecendo),

Não vejo diferença entre isso e deixar alguém queimando infinitamente no alegado inferno, por causas finitas. Acho que neste caso também o ser que foi "maligno" durante um relativo curtíssimo período de tempo não entenderia o porquê de estar sofrendo ali eternamente.

Aqui voltamos ao início, pois se Deus fosse onipotente, onisciente e perfeito estaríamos vivendo num paraíso.

Editado para reformular a formatação.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2006, 15:12:04 por Agnostic »
Who cares?

Luz

• Visitante
« Resposta #60 Online: 22 de Setembro de 2006, 19:39:03 »
Analisando as circunstâncias exatamente como elas são: se deus existisse, como saberíamos? :/

Leu a minha listinha lá atrás? Eu dei dicas de como seria um mundo perfeito. Mas se quiser que eu simplifique, aí vai: este mundo seria o paraíso.

A propósito, taí uma boa pergunta para o Rod. Por que um Deus onipotente e benevolente já não deixou todo mundo no paraíso? Não seria melhor?

Não Ale, estou falando do Universo exatamente como ele é, exatamente como observamos. Se existisse um deus, dentro dessa realidade que conhecemos, como saberíamos?

Acho que é um boa pergunta para os teístas responderem, não acha?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #61 Online: 23 de Setembro de 2006, 11:15:24 »
Agnostic , você está dotado de conceitos muito errados sobre religião , meu caro.
Se você quiser argumentar sobre onipotência , lembre-se que o significado é "que pode fazer tudo", se Deus não pudesse criar algo imperfeito , ele não seria onipotente , no entanto , esses são conceitos , que no meu ponto de vista , são os mais desnecessários a serem discutidos.

E de fato , para que eu possa te esclarecer algo , pergunte-se o seguinte :
Se eu , por meio de argumentos , fizesse você ver que o cristianismo é lógico e verdadeiro , você se tornaria cristão? Se a sua resposta for não , é evidente que há uma vontade em você , de não crer em Deus , e sua descrença é mais baseada na vontade no que nas evidências.

Esta citação , vale para o Dantas também,
Dantas , tanto faz que outras religiões pregam outra vida carnal como recompensa , desde que se atribua o paraíso a esta, mas essa concepção foi criada pela carencia de conceito sobre espírito , vida não-carnal...
Para você ter uma noção da justiça de Deus sobre nós ,
Seria injusto , nascermos condenados ou a ir ao céu ou a ir ao inferno , como eu citei anteriormente, o cristianismo prega a existência de Deus indiretamente , ele não tem participação direta conosco , não se mostra , e não altera nada , porque isso anularia nosso direito de negar o cristianismo , pense você , se Deus aparecesse na sua frente , e ainda que você duvidasse , ele te criasse algo de muito valor pra você , bem na sua frente , para você apalpar e ver que milagre... você negaria sa existência  ? sua vida seria uma missa em seu louvor , não seria ? todos os pecados seriam de cara um pecado mortal , não seriam ?

Se você acha que viver eternamente em comunhão com Deus seria uma chatisse e/ou uma maldição , simplesmente , você pode negar o cristianismo , você tem esse direito , porque Deus nunca apareceu pra você , e você tem o direito de crer por esse e outros motivos que não vale apena crer neste Deus..
Eu , particularmente creio que existem evidências suficientes para qualquer um , sem tendências , crer na existência de Deus como sendo indireta , e esta , tem seus motivos , criar um ser diretamente no paraíso , na vida eterna , para viver em comunhão com Deus , sem antes saber se é isto o que esse ser realmente quer , e sem ele ter o direito de negar isso , sim , seria uma injustiça , e eu não creio que o paraíso seja um lugar para viver eternamente prazeres infinitos...

Mas isso envolve outras questões , sobre o propósito da vida , que pra mim , é o maior problema , que gera mais dúvidas , mas ainda to lendo sobre isso..
Bom , pensem nisso , e podem refutar , se quiserem , volto logo para ler suas respostas...
Abraços.

Luz

• Visitante
« Resposta #62 Online: 23 de Setembro de 2006, 13:27:00 »

Rod, como podemos saber se deus existe?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Setembro de 2006, 14:01:35 »
Agnostic , você está dotado de conceitos muito errados sobre religião , meu caro.
Se você quiser argumentar sobre onipotência , lembre-se que o significado é "que pode fazer tudo", se Deus não pudesse criar algo imperfeito , ele não seria onipotente , no entanto , esses são conceitos , que no meu ponto de vista , são os mais desnecessários a serem discutidos.
Ok, a onipotência deixa ele fazer isso. Mas por que um deus de bondade infinita faria isso?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #64 Online: 25 de Setembro de 2006, 14:25:11 »

Não estamos discutindo apenas sobre onipotência, mas sobre a perfeição divina e todos seus outros alegados atributos. Ao meu ver é você que está distorcendo conceitos para justificar a impossibilidade lógica de seu deus. Um deus apenas onipotente e onisciente certamente poderia criar tudo, inclusive criaturas que seriam já condenadas previamente à danação eterna, mas esse ser é alegadamente todo-perfeito em todos os aspectos. Então da mesma forma que ele mesmo não pode pecar, ele também não poderia criar qualquer coisa imperfeita. O plano do seu deus, de rendenção do homem etc, demonstra a contradição divina. O deus cristão se anula logicamente. Isso é muito claro!

Se eu , por meio de argumentos , fizesse você ver que o cristianismo é lógico e verdadeiro , você se tornaria cristão?

O cristianismo não pode ser aceito pela lógica, mas unicamente pela pura fé. No dia que o cristianismo provar por meio de argumentos racionais que é "verdadeiro", terá deixado de ser cristianismo. Foi exatamente pela falta de racionalidade e lógica no cristianismo que eu larguei essa fé.

Se a sua resposta for não , é evidente que há uma vontade em você , de não crer em Deus , e sua descrença é mais baseada na vontade no que nas evidências

É exatamente o oposto. Minha descrença é baseada na falta de evidências, lógica e racionalidade. Particularmente, eu gostaria muito de que um deus muito poderoso existisse e ele se preocupasse com o mundo, mas não consigo (mais) matar minha razão para sustentar uma crença fantasiosa.

Eu , particularmente creio que existem evidências suficientes para qualquer um , sem tendências , crer na existência de Deus como sendo indireta , e esta , tem seus motivos , criar um ser diretamente no paraíso , na vida eterna , para viver em comunhão com Deus , sem antes saber se é isto o que esse ser realmente quer , e sem ele ter o direito de negar isso , sim , seria uma injustiça , e eu não creio que o paraíso seja um lugar para viver eternamente prazeres infinitos...

Existem? Quais são essas evidências? Estou curioso para saber.

Mas isso envolve outras questões , sobre o propósito da vida , que pra mim , é o maior problema , que gera mais dúvidas , mas ainda to lendo sobre isso..

Vendo suas mensagens parece que seu problema é não conseguir atribuir qualquer significado à sua vida sem ter a presença de um "grande big brother do céu que zela por nós", que é uma lógica que não entendo, ou seja, não compreendo como a existência de um deus pode dar maior propósito à vida. E você parece buscar isso de forma obsessiva, talvez por no fundo ter um medo de que sua crença possa estar equivocada, provavelmente receoso de se iludir, procurando validá-la externamente. :-)

Off: procure utilizar o sistema de citação. É muito fácil e ajuda muito no debate. Exemplo:

[ quote="Agnostic" ]Texto, texto, texto.[ /quote ]

(sem os espaços após e antes os colchetes)
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Setembro de 2006, 15:01:56 »
Se você quiser argumentar sobre onipotência , lembre-se que o significado é "que pode fazer tudo", se Deus não pudesse criar algo imperfeito , ele não seria onipotente
Isso mesmo. Mas qual o objetivo de criar a imperfeição se “ele” “poderia” ter feito a perfeição...?
Se eu , por meio de argumentos , fizesse você ver que o cristianismo é lógico e verdadeiro , você se tornaria cristão
Vc usa muito o “se”, “pense”, mas respondendo:

Não, pois o cristianismo não tem lógica, é incoerente e isso invalida a sua suposição....

Procure na internet por “A face negra do cristianismo”, “contradições bíblicas” e vc verá...

pense você , se Deus aparecesse na sua frente , e ainda que você duvidasse , ele te criasse algo de muito valor pra você , bem na sua frente , para você apalpar e ver que milagre... você negaria sa existência  ? sua vida seria uma missa em seu louvor , não seria ? todos os pecados seriam de cara um pecado mortal , não seriam ?

Eu estou até agora para entender o que vc quis dizer com isso, mas...

Por que minha vida seria “uma missa em seu louvor”?
Por que “todos os pecados seriam de cara um pecado mortal”?

Essa história...

O que vc quis dizer com “crer na existência de Deus como sendo indireta”?
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 15:03:27 por Mussolim Bucetê »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #66 Online: 25 de Setembro de 2006, 15:41:44 »
Agnostic, você está dotado de conceitos muito errados sobre religião, meu caro.

Suponho que todos estamos, Rod.  Mas você subestima o Agnostic.

Se você quiser argumentar sobre onipotência , lembre-se que o significado é "que pode fazer tudo", se Deus não pudesse criar algo imperfeito, ele não seria onipotente , no entanto , esses são conceitos , que no meu ponto de vista, são os mais desnecessários a serem discutidos.

Desnecessários mesmo.  Neste caso específico, porque não interessa o que Deus _pode_ fazer, mas se o _faria_ sem considerar as consequências.

Se eu , por meio de argumentos , fizesse você ver que o cristianismo é lógico e verdadeiro , você se tornaria cristão? Se a sua resposta for não , é evidente que há uma vontade em você , de não crer em Deus , e sua descrença é mais baseada na vontade no que nas evidências.

Não leve a mal, Rod, mas essa situação está mal descrita.  Ver que o Cristianismo é lógico e verdadeiro é apenas uma forma um tanto elaborada de dizer "ser cristão convicto", não concorda?  Você está perguntando ao Agnostic (e a mim?) se eu poderia ser cristão convicto sem ser cristão.  Isso não tem nada a ver com qualquer tipo de vontade de descrer; é apenas uma contradição inerente à sua própria pergunta.

Esta citação , vale para o Dantas também,
Dantas , tanto faz que outras religiões pregam outra vida carnal como recompensa , desde que se atribua o paraíso a esta, mas essa concepção foi criada pela carencia de conceito sobre espírito , vida não-carnal...

Nem toda religião se preocupa particularmente com "outra vida".  O que eu estava questionando é sua certeza de que tem de haver outra vida e de qual seria a natureza da mesma.  Eu não vejo por que supor que haja alguma religião "verdadeira", até porque não acho que escrituras sejam mais do que rascunhos da verdadeira religião.

Para você ter uma noção da justiça de Deus sobre nós ,
Seria injusto , nascermos condenados ou a ir ao céu ou a ir ao inferno , como eu citei anteriormente, o cristianismo prega a existência de Deus indiretamente , ele não tem participação direta conosco , não se mostra , e não altera nada , porque isso anularia nosso direito de negar o cristianismo,

Deus quer preservar meu direito de negar o Cristianismo?  Por que?

pense você, se Deus aparecesse na sua frente, e ainda que você duvidasse, ele te criasse algo de muito valor pra você , bem na sua frente, para você apalpar e ver que milagre... você negaria sua existência?

Certamente.  Eu não sou materialista para ficar mudando de opinião religiosa por tão pouco.

Se alguém alegando ser Deus aparecesse à minha frente, ele teria muito o que explicar.

sua vida seria uma missa em seu louvor , não seria ? todos os pecados seriam de cara um pecado mortal , não seriam ?

Não.  Eu não gosto de ser puxa-saco :) e se esse senhor hipotético sente falta disso, é melhor que ele cresça.

Você faria bem em ler um pouco sobre outros conceitos do Sagrado, distintos desse arquétipo abraâmico.  Pessoalmente eu gosto da visão poética e humilde de Krishna que é retratada no Bhagavad Gita.  Krishna também não existe, mas pelo menos é seguro de si o bastante para inspirar e motivar sem reclamar de ser o cocheiro de Arjuna :)

Se você acha que viver eternamente em comunhão com Deus seria uma chatisse e/ou uma maldição , simplesmente , você pode negar o cristianismo , você tem esse direito , porque Deus nunca apareceu pra você , e você tem o direito de crer por esse e outros motivos que não vale apena crer neste Deus..

Simplifica, Rod: não sei se Deus existe, mas confio em que ele não é um pentelho profissional.  Que tal?

Eu , particularmente creio que existem evidências suficientes para qualquer um , sem tendências , crer na existência de Deus como sendo indireta,

De certa forma concordo, só que acho "simbólica" uma palavra mais adequada do que "indireta".  Deus _existe_ como _símbolo_, mas não literalmente.

e esta , tem seus motivos , criar um ser diretamente no paraíso , na vida eterna , para viver em comunhão com Deus , sem antes saber se é isto o que esse ser realmente quer , e sem ele ter o direito de negar isso , sim , seria uma injustiça , e eu não creio que o paraíso seja um lugar para viver eternamente prazeres infinitos...

Novamente com todo o respeito, essas são idéias curiosas.  O que seria o paraíso então, e por que seria injustiça desfrutar dele?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
« Resposta #67 Online: 26 de Setembro de 2006, 03:36:43 »
Gostei da resposta da Luz.

Se deus existisse: como saberíamos?
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 26 de Setembro de 2006, 08:32:19 »
Como saberíamos?

Aí entre aquela velha história... e como vc define Deus...? ;P

Se Deus existisse ele influenciaria de alguma forma detectável em nosso planeta ou até mesmo no universo. Tudo que era atribuído a Deus (Raios, trovões, tempestades e etc) hoje sabemos que não passa de simples “constantes” (Fato) da natureza. Eu não vou passar a vida toda achando que o Saci existe... |(

Faço lhes as perguntas:

Como saberíamos se o sapo-preto-de-olhos-azuis-que-toca-guitarra- não-detectável-invisível-onipresente-onisciente-onipotente existe...?

Quem sabe se ele não está no seu ombro agora...?
« Última modificação: 26 de Setembro de 2006, 15:42:59 por Mussolim Bucetê »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 26 de Setembro de 2006, 08:34:06 »
Não devemos atribuir o que existe a um Deus só por não sabermos algo.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #70 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:17:03 »
Valeu pelo voto de confiança, Luis. ;-)
Who cares?

Luz

• Visitante
« Resposta #71 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:30:31 »
Gostei da resposta da Luz.

Se deus existisse: como saberíamos?

Acho que foi o único que entendeu!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:32:15 »
Me inclua nessa:
Difícil palpitar, dar significados reais pra premissas metafísicas é violentar cruelmente a racionalidade.... O fato é que se ele existe hoje, ele é menos útil que um gato morto no meio da pista. :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:47:12 »
Não me inclua nessa. ;P

Eu realmente não entendi mais do o literal de sua frase (Luz). Mas se vc tiver tempo e paciência explica aí pra eu entender melhor o que vc quis dizer.  :ok: :ok:

Luz

• Visitante
« Resposta #74 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:50:30 »
Não me inclua nessa. ;P

Eu realmente não entendi mais do o literal de sua frase (Luz). Mas se vc tiver tempo e paciência explica aí pra eu entender melhor o que vc quis dizer. :ok: :ok:

Para qualquer definição que se possa inventar de deus, me responda sinceramente: se existisse um deus, como saberíamos?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!