Enquete

Você concorda com a pena de morte?

Votos Totais: 12

enquete encerrada: 16 de Maio de 2005, 18:17:04

Autor Tópico: Pena de morte  (Lida 8247 vezes)

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Pena de morte
« Online: 16 de Maio de 2005, 18:17:04 »
Votem e opinem

Poindexter

• Visitante
Re.: Pena de morte
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2005, 18:35:59 »
Sim, para determinados crimes! Pena de Morte já!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2005, 18:45:06 »
Sim para determinados crimes: Genocídio, Homicídio Qualificado, Estupro, Sequestro, Tortura, Falsa Medicina resultante em Morte e Crimes Hediondos. Quando eu lembrar de mais, eu acrescento...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2005, 22:10:30 »
Também votei na 2a. Há casos e há casos.  :)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Pena de morte
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2005, 22:13:55 »
Citação de: Wilfredo
Sou contra. Instrumentaliza o Estado a matar em nome da lei. E, uma vez executada a sentença, não há como revertê-la caso o sujeito tenha sido condenado por engano.
Tá, mas e quando o caso for evidente demais? Quando se tiver certeza absoluta? Vai deixar vivo mesmo assim? Bah... :vomito:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2005, 22:14:51 »
1 - O caso teria de ser inegável.
2 - Dentro de nosso sistema penintenciário de hoje, nem pensar.

Offline Lady Starlight

• Nível 10
  • *
Pena de morte
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2005, 22:21:45 »
Eu sempre penso que todos tem o direito de viver. Afinal só temos essa vida.
Mas quando imagino por exemplo algumas situações como alguém matando minha família ou pessoas que eu gosto, alguém me estuprando ou fazendo o mesmo com alguém da minha família, eu mesma faria questão de matar a pessoa da forma mais horrível que houvesse.
Err...sou "meio" vingativa. :?
Então acho que to mais p/ "Não sei".

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Pena de morte
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2005, 22:26:14 »
Citação de: Lady Starlight
Eu sempre penso que todos tem o direito de viver. Afinal só temos essa vida.
Mas quando imagino por exemplo algumas situações como alguém matando minha família ou pessoas que eu gosto, alguém me estuprando ou fazendo o mesmo com alguém da minha família, eu mesma faria questão de matar a pessoa da forma mais horrível que houvesse.
Err...sou "meio" vingativa. :?
Então acho que to mais p/ "Não sei".
Bem vinda Lady Starlight!

Olha, eu acho que a pena de morte deveria ser usada sim para acabar com a vida de certas pessoas incorrigíveis. Pense nessas hedionidades que você disse que não gostaria que acontecesse com você. Acha que as pessoas gostariam que acontecesse com elas? E o que acontece com essas pessoas quando vão atrás do cara para matar? Podem ir presas também...

Melhor a pena de morte para se vingar e limpar a sociedade. Reitero aqui que não é para qualquer crime.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2005, 22:57:53 »
Não, em hipótese nenhuma.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

rizk

• Visitante
Pena de morte
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2005, 23:10:25 »
Mas quando imagino por exemplo algumas situações como alguém matando minha família ou pessoas que eu gosto, alguém me estuprando ou fazendo o mesmo com alguém da minha família, eu mesma faria questão de matar a pessoa da forma mais horrível que houvesse. .

E você esperaria então que o Estado entrasse no seu lugar para executar VINGANÇA PESSOAL SUA?!?! E espera que o cidadão brasileiro pague pra você satisfazer sua sede de sangue?

Será que a gente podia meditar sobre os aspectos práticos da coisa, como, por exemplo, o fato de a CARTA MAGNA SÓ LIBERAR PENA DE MORTE EM CASO DE GUERRA;  tamanha reforma necessitaria de uma reformulação radical no tributário e judiciário; os casos modernos de aplicação de pena de morte se dão geralmente em regimes autoritários, e nos democráticos existe uma polêmica imensa, uma rejeição imensa, e mudança pra pior nos níveis de criminalidade; e que não dá pra toda a comunidade ter certeza absoluta de que o réu é culpado; que o júri é a coisa mais absurda que existe na face da terra poque apela para o coração das pessoas; entre outras?

"LIMPAR A SOCIEDADE"? Puta que o pariu, párem o mundo EU QUERO DESCER.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2005, 23:13:06 »
votei não sei... mas acho que sou contra... talvez a favor em pouquíssimos(mesmo) casos...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Pena de morte
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2005, 23:16:06 »
Citação de: rizk
Mas quando imagino por exemplo algumas situações como alguém matando minha família ou pessoas que eu gosto, alguém me estuprando ou fazendo o mesmo com alguém da minha família, eu mesma faria questão de matar a pessoa da forma mais horrível que houvesse. .

E você esperaria então que o Estado entrasse no seu lugar para executar VINGANÇA PESSOAL SUA?!?! E espera que o cidadão brasileiro pague pra você satisfazer sua sede de sangue?

Será que a gente podia meditar sobre os aspectos práticos da coisa, como, por exemplo, o fato de a CARTA MAGNA SÓ LIBERAR PENA DE MORTE EM CASO DE GUERRA;  tamanha reforma necessitaria de uma reformulação radical no tributário e judiciário; os casos modernos de aplicação de pena de morte se dão geralmente em regimes autoritários, e nos democráticos existe uma polêmica imensa, uma rejeição imensa, e mudança pra pior nos níveis de criminalidade; e que não dá pra toda a comunidade ter certeza absoluta de que o réu é culpado; que o júri é a coisa mais absurda que existe na face da terra poque apela para o coração das pessoas; entre outras?

:clap:  :clap:  :clap:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2005, 23:20:04 »
já leram o estrangeiro? imagino que o direito tenha evoluído de lá pra cá, mas ainda é o cúmulo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

vazio

• Visitante
Pena de morte
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2005, 23:25:30 »

Eu te amo.

Offline Lady Starlight

• Nível 10
  • *
Pena de morte
« Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2005, 09:16:01 »

Não, não esperaria. Pode ter certeza que se eu tivesse a oportunidade eu mesma mataria. Mas se o cara já está preso eu vou fazer oq? Quero é que morra mesmo.
Se ele matou tanta gente ou causou tanto sofrimento a outras pessoas é pq ele não da valor a vida.
Quando eu disse que "Não sabia" já que se acontecesse algumas coisas do tipo em minha vida eu iria ter questão de ver as pessoas mortas é justo aceitar que outras vitimas de casos assim queiram também.
Com certeza oq elas esperam é que o cara vá a julgamento e seja condenado a pena de morte.
Vá me dizer que se você tivesse seu marido esquartejado, sua filha estuprada e depois queimada viva, sua mãe e seus irmãos decapitados você não iria em hipótese alguma pensar em querer o cara morto?
Se eu respondesse que não estaria sendo uma tremenda hipócrita.

Offline Lady Starlight

• Nível 10
  • *
Pena de morte
« Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2005, 09:21:23 »
Citação de: Alenônimo

Bem vinda Lady Starlight!.

Obrigada pelas boas vindas. :)

Citação de: Alenônimo

Olha, eu acho que a pena de morte deveria ser usada sim para acabar com a vida de certas pessoas incorrigíveis. Pense nessas hedionidades que você disse que não gostaria que acontecesse com você. Acha que as pessoas gostariam que acontecesse com elas? E o que acontece com essas pessoas quando vão atrás do cara para matar? Podem ir presas também...

Melhor a pena de morte para se vingar e limpar a sociedade. Reitero aqui que não é para qualquer crime.

Concordo com você.

Poindexter

• Visitante
Pena de morte
« Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2005, 09:37:40 »

Será que a gente podia meditar sobre os aspectos práticos da coisa, como, por exemplo, o fato de a CARTA MAGNA SÓ LIBERAR PENA DE MORTE EM CASO DE GUERRA;

Já ouvistes falar em Emenda Constitucional? Já ouvistes falar em Nova Constituição? O Brasil já teve várias constituições: a de 1824, a de 1891, a "Polaca" de 1937...

De qualquer forma, penso que deveríamos adotar o sistema constitucional dos E.U.A. (em que há estados com Pena de Morte :clap), para não precisarmos ficar "toda hora" mudando de Constituição.

...  tamanha reforma necessitaria de uma reformulação radical no tributário e judiciário...

E isso não é motivo para não se fazer? Toda maratona começa com um simples passo!

... os casos modernos de aplicação de pena de morte se dão geralmente em regimes autoritários...

Falsa Analogia. "Não vista trajes militares: Hitler os usava!"

... e nos democráticos existe uma polêmica imensa...

Desde quando milhões de pessoas vão ter a mesma opinião? Isso não é justificativa para não se adotar a Pena Capital.

... uma rejeição imensa...

Estatísticas?

... e mudança pra pior nos níveis de criminalidade

Provas?

... e que não dá pra toda a comunidade ter certeza absoluta de que o réu é culpado

E daí? Esta certeza não existe mesmo nos casos em que não estivesse prevista a Pena de Morte.

que o júri é a coisa mais absurda que existe na face da terra poque apela para o coração das pessoas...

E quam disse que haveria júri? Mesmo que haja, este "apelo emocional" também existiria nos casos em que não estivesse prevista a aplicação da Pena Capital.

Olha a cartilha, rizk! :lol:

Offline Kurama

• Nível 06
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2005, 09:46:28 »
Sou totalmente contra a pena de morte, não se resolve nada tirando a vida do criminoso.
 Sou a favor da prisão perpétua com trabalho forçado.

Alem disso a justiça pode cometer um erro
Um tempo atrás assisti um filme chamado "A vida de David Gale"  que fala sobre pena de morte onde a justiça comete um erro,achei muito interessante.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Pena de morte
« Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2005, 09:54:25 »

E por que não?

Acho que provavelmente a lei não limitaria assim: Jesus pode pedir por pena de morte, João não pode pedir por pena de morte, ou seja, qualquer cidadão poderia utilizar da pena de morte, assim o cidadão que paga pelo imposto(de onde seriam tirados os recursos) não está pagando apenas pelos outros, pode estar pagando para si própria.

O que precisa-se saber é quais casos, merece-se a opção(eu acho que a pessoa prejudicada ou parente devem escolher a punição da pessoa a não ser que o culpado seja reincide de tantas x vezes).

A punição não é apenas para melhorar a sociedade, mas principalmente "devolver" o dano provocado pelo culpado.Inocente é quem pensa que a sociedade se torna melhor por causa disso, ela apenas limita a ação do culpado, mas nem todas as vezes o culpado vai reincidir o crime(ex.: crimes passionais),ou seja, nem sempre estão tirando de circulação "perigos" para a sociedade.
O que pode melhorar a sociedade(e eu acho justo) são programas de educação , sócio-econômicos e acompanhamento pedagogo-psiquiátrico, isso sim traz um benefício para sociedade no geral, não a punição.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2005, 10:05:25 »
Estuprador, assassino, sequestrador e corrupto merecem a morte!

E ainda sai barato para o estuprador que deveria ser torturado!

rizk

• Visitante
Pena de morte
« Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2005, 10:14:42 »
Não, não esperaria. Pode ter certeza que se eu tivesse a oportunidade eu mesma mataria. Mas se o cara já está preso eu vou fazer oq? Quero é que morra mesmo.
Se ele matou tanta gente ou causou tanto sofrimento a outras pessoas é pq ele não da valor a vida.
Quando eu disse que "Não sabia" já que se acontecesse algumas coisas do tipo em minha vida eu iria ter questão de ver as pessoas mortas é justo aceitar que outras vitimas de casos assim queiram também.
Com certeza oq elas esperam é que o cara vá a julgamento e seja condenado a pena de morte.
Vá me dizer que se você tivesse seu marido esquartejado, sua filha estuprada e depois queimada viva, sua mãe e seus irmãos decapitados você não iria em hipótese alguma pensar em querer o cara morto?
Se eu respondesse que não estaria sendo uma tremenda hipócrita.

Foi precisamente o que eu disse, querida!
Você esperaria então que o Estado entrasse no seu lugar para executar VINGANÇA PESSOAL SUA e que o cidadão brasileiro pague pra você satisfazer sua sede de sangue! O que se espera é PRECISAMENTE que nos dêem sangue!
Será que já não passou do tempo de querer lavar a honra, não? Com o perdão do termo, não é "medieval" demais?

Se é pra ir pro pessoal, eu vou, mas deixo adiantado que existe uma grande distância entre o coração e a cabeça. Num caso destes, eu ia completamente morreeeeer de raiva e ódio e querer fritar o fdp, sem dúvida, mas sei lá. Eles já estão mortos mesmo, que diferença ia fazer? Já teve violência demais, isso já é prejudicial o suficiente pra sociedade, ter não-sei-quantos membros da minha família cruelmente mortos. Vingança não é legal não. O membro da família sobrevivente não ia acalmar jamais, a justiça pra uma coisa hedionda dessa não existe NESTE PLANO.
Ainda, num caso destes o cara provavelmente seria condenado a 27439273 anos de cadeia, que ia reduzir pela metade por comportamento mas mesmo assim podia morrer na cela. O próprio judiciário garante quem é "reabilitável" ou não, ao dar a sentença. E o judiciário é mais competente pra definir isso que eu, porque não foi a família inteira dele que mataram e esquartejaram e fritaram em óleo quente, hm.

Isso tudo foi um mero exercício e não faz a MÍNIMA diferença no todo.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2005, 10:14:44 »
Citação de: Rhyan

Cuidado para não ser subjetivista e seguir as tendências do seu sentimento, senão se torna mais um argumento para quem é contra, a falta de um critério objetivo(ou possível de ser convencionado)  para definir quem merece a pena de morte.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2005, 10:20:42 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
Citação de: Rhyan

Cuidado para não ser subjetivista e seguir as tendências do seu sentimento, senão se torna mais um argumento para quem é contra, a falta de um critério objetivo(ou possível de ser convencionado)  para definir quem merece a pena de morte.

É tem razão.

Só quis dizer que os crimes são inaceitáveis.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2005, 10:25:17 »
Sou a favor apenas em alguns casos muito específicos.
Definitivamente sou contra a forma com que é usada nos EUA, com seus vários erros jurídicos que levaram a condenação e execução de vários inocentes. Considero abominável que um sistema permita a condenação e execução de um único inocente sequer.
Acho que a pena de morte deveria ser usada apenas nos criminosos reconhecidamente culpados que representam perigo para a sociedade mesmo dentro de um presídio de alta segurança. Por exemplo, os líderes do tráfico, como o Fernandinho Beira-Mar ou o Elias Maluco.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

rizk

• Visitante
Pena de morte
« Resposta #24 Online: 17 de Maio de 2005, 10:50:01 »
Poindexter, eu quis me ater ao "aspecto prático" da coisa. Estatística é o que abunda, mas se você preferir eu pesquiso pra você.

Agora ela provocou o meu passional:
proponho pena de morte praqueles que quiserem reforma nas garantias básicas dos cidadãos brasileiros.

Coisa deste tipo não é "emenda", o princípio de garantir a vida PERMEIA a CF inteirinha e ia precisar reescrevê-la. Porque, se catar, muita gente aqui é mais velha que eu e sabe NA CARNE o trabalho que foi, o quanto custou (em número de mortos, inclusive) conseguir sentar todo mundo pra escrever a constituição que temos. E a gente ganhou isso de bandeja. SÓ POR DEUS mesmo, porque senão... E é revoltante que tenhamos passado por TUDO o que passamos, com o governo arbitrando baseado no seu código sobre as vidas da população inteirinha, e mesmo assim vir gente querendo acabar.
E mesmo que reformassem, ainda tem a carta dos direitos humanos, a ONU, o Brasil sempre cumpre com os acordos, e várias coisas. É óbvio que se fizerem plebiscito e a maioria quiser, eu não falo nada. Mas AI do fdp que propuser, porque eu vou e faço raid e LAVO A HONRA na família dele inteirinha.

E ainda acho que é muito barulho por nada. Falta falarem os juristas alenônimos, queria MUITO ouvir mesmo, eles entendem mais destas coisas que nós. Este tipo de gente costuma dizer que é bom saber que o culpado pode passar por inocente, mas que os inocentes não passam por culpados. E eu acho um PECADO mesmo que isso costume se restringir ao meio deles. Talvez a memória esteja mais viva ali.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!