E por que seria mais confiável a transmissão oral? Você não foi capaz de explicar isso.
A transmissão oral já foi a mais confiável das formas de registro histórico, num período que hoje conhecemos como Pré-História. Acontece que para nós, os arrogantes habitantes do século XXI da Era Cristã, tomamos estes relatos como simples mitos e lendas. Devido à nossa soberba, nós perdemos a capacidade que os antigos possuíam de compreensão e aceitação de certas verdades.
Euzébio, por acaso os Autrolopithecus tinham TV via satélite? É claro que na pré-história a transmissão oral foi importante, mas ninguém pode falar que foi confiável. Olhe por exemplo a lenda do rei Arthur, ou os mitos sumérios que geraram o mito do dilúvio... tudo foi "romantizado". Não há como afirmar que foi mantida sequer a essência do fato original, na verdade nem que houve um fato por detrás do mito.
Você pode provar que a escrita tornou a cultura transmitida oralmente em mito?Hahahahahah
Êeee, ganhei o dia, ganhei o dia!...
É Euzébio, pelo menos a gente se diverte!
Ponha-se ao lado de um primata e observe-se num espelho. Aquela espécie que está representada ao seu lado é muito mais antiga do que a tua própria espécie, no entanto, ela não evoluiu praticamente NADA desde a sua origem (milhões de anos atrás)!
Prove.
E onde esta figura diz que o chimpanzé não evoluiu? Só porque ele não teve cladogênese em seu ramo, apenas anagênese, não quer dizer que está em estase. E mesmo que alterações morfológicas não possam ser observadas no registro fóssil, estruturas moles podem mudar, assim como as frequências dos genes. Espécies crípticas não podem ser distiguidas morfologicamente mas são espécies únicas.
Como uma espécie (muito) mais antiga não evolui tanto ou mais quanto uma espécie mais nova?
E onde na teoria evolutiva diz que todas as espécies devem passar pelos mesmo processos evolutivos? Se uma mutação ocorre em uma linhagem, só pode ser fixada nesta. E mutações são ao acaso. Cada espécie tem uma história evolutiva única.
Se o ambiente é o culpado, por que as demais espécies que compartilhavam o mesmo ambiente não tiveram o mesmo salto evolutivo (inteligência, aptidões artísticas e a fala)?
Duas coisas... Primeiro, saltacionismo não é aceito como teoria válida atualmente. Não há nada de saltacional na evolução humana. O tamanho encefálico progrediu gradualmente.
Segundo: Não é só o ambiente que molda a evolução. Ele apenas contribui com as pressões seletivas. Mas é preciso variação pré-existente para ser selecionada. Além disso, deriva também pode dirigir a evolução sem depender do meio.
A menos que o bicho-homem seja o ápice da evolução de toda e qualquer espécie, e não apenas do símio...
Ele pode estar no ápice de um momento evolutivo, para sua linhagem (não dos outros símios). Leia "A escalada do monte improvável" do Dawkins.
Não existe ranking entre as espécies Euzébio....
não há competição pra virar
Homo sapiens.... não viaja!
SE realmente a evolução aconteceu como nos conta a ciência, nós sofremos uma evolução ULTRA-acelerada, enquanto o primata literalmente parou no tempo...
E quem disse que parou no tempo? Se era um ancestral comum não era o próprio chimpanzé. Você é capaz de provar que a evolução dele parou? Prove, please.
Segundo a própria ciência...
Onde? Quem disse que isso é estático? Além do mais, esta figura está errada. Não é linear assim.... mas o que importa para os fundamentalistas católicos ou os adeptos do supermercado da fé, né?
E você é um primata, não esqueça!
A realidade de cada um pode lhe parecer diferente, mas eu citei a realidade global. Essa é compartilhada por todos.
Esta realidade é um erro, ela passa por cima da cultura individual de cada povo. Isto parece comunismo...
Como diria o Leão da Montanha....
Se passou é óbvio que há distanciamento... Dã!
¿Dã?¿?
Especiação não é evolução. O Homem não é um macaco especializado...
Ah é, não é? Então o que é evolução, Euzébio?
Você não tem noção do que está falando, né?
Absolutamente, não.
Novamente: O que é evolução?Apenas digo que o homem NÃO pode ser a evolução de um símio que deu origem também ao macaco.
Prove.
Algo aconteceu num dado momento da nossa evolução que nos fez surgir.
Prove.
Por mais que a ciência tente explicar este salto e esta transformação, não tem tido muito sucesso.
O salto é por sua conta. Mas se você acha que ele existe, prove.
A explicação mais lógica é a interferência, num dado momento, de algo ou alguém na nossa "criação".
Prove.
Acho que você não sabe o que é evolução, Euzébio.... o que é evolução?
A evolução darwinista ou neodarwinista não é suficiente para explicar o surgimento repentino do Homem.
A pergunta era o que é evolução!!!!Enquanto você não aprender isso, não vai entender por que ela explica muito bem o surgimento do homem.
E sobre sua afirmação: prove.
Como disse das duas, uma: ou somos cria de uma tecnologia muito avançada, mesmo para os nossos dias, ou todas as espécies simiescas evoluem para o homem (no entanto, esta última não explica como o chimpanzé AINDA é um chimpanzé).
Ai que parto!!!! :cry:
Olha, Euzébio, me diga em que livro de evolução diz que o chimpanzé deve virar humano. Você quer dizer que pra você ficção é igual a realidade?
A ficção de hoje PODE SIM ser a realidade de amanhã. A Sci-Fi pode ser RECORDAÇÕES do futuro, ou seja, reminiscências de uma super-civilização que por aqui esteve, em tempos imemoriais, mas que ficaram registradas na memória das raças ou mesmo na memória dos átomos.
8)
Abraços!
Ou pode ser masturbação mental. O que será que é mais parcimonioso?